domingo, 17 de janeiro de 2016

Prognóstico é de chuvas no Rio Grande do Norte

A primeira reunião oficial de meteorologistas para anunciar o primeiro prognóstico da quadra chuvosa no sertão nordestino será realizada esta semana em Fortaleza, mas uma prévia divulgada sexta-feira na Paraíba indica que a situação não é tão grave como se imaginava meses atrás. De acordo com relatório elaborado por uma equipe de técnicos, ao final de uma reunião convocada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do governo paraibano, o semiárido poderá ter chuvas até março provocadas por fenômenos meteorológicos transientes, como os vórtices ciclônicos.

Esses fenômenos, que trazem umidade do oceano Atlântico para o Continente foram os responsáveis pelas chuvas deste início de ano em todas as regiões do Rio Grande do Norte, inclusive elevando o volume de água de alguns reservatórios a níveis suficientes restabelecer o sistema de abastecimento. É o caso de Equador, suspenso no final do ano passado, quando o reservatório usado para captação de água entrou em colapso e retomado neste final de semana, segundo informou a Caern.

Na reunião de Campina Grande, os meteorologistas constataram um quadro até certo ponto animador,levando-se em consideração as condições de ano anteriores: "as atuais configurações oceânicas e atmosféricas globais indicam a persistência do fenômeno El Niño-Oscilação Sul de intensidade moderada na região do oceano Pacífico equatorial. No entanto, os resultados das análises climáticas indicam um gradativo enfraquecimento deste fenômeno a partir do mês de março de 2016."

O sertão potiguar não tem inverno regular desde 2011, quando as chuvas encheram os principais reservatórios, garantindo o abastecimento de água para mais de 1 milhão de pessoas e a produção de culturas de subsistência. Em 2012, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que faz a coleta de dados em 197 pluviômetros, o volume de chuva ficou muito abaixo das médias históricas em pelo menos 90% das cidades. Do total de 167 municípios, 133 ficaram na classificação mais grave (muito seco) e 16 na "seco'.

No ano passado, os chamados fenômenos meteorológicos transientes garantiram "inverno normal" em 21 municípios; outros cinco receberam a classificação "chuvoso" da Emparn. Em 2016, o acumulado de chuvas supera os 100 milímetros em 14 municípios, dos quais dez no Alto Oeste. 




*Tribuna do Norte.

ÁGUA NA LAGOA DO APODI!!!

A Lagoa do Apodi está com água. Depois de vários anos de estiagem na nossa região, a Lagoa secou, mas com a recuperação da parede da barragem de Júlio Marinho, no Vale do Apodi, a Lagoa começou a tomar água vinda da barragem de Santa Cruz do apodi e hoje encontra-se com vida! Peixes, ração para os animais, mas também precisando de um cuidado especial, para se evitar a poluição.

14ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Envolvido com trafico de drogas é morto nos Paredões

Francisco Ferreira Viana “Chiquinho” de 37 anos de idade, foi morto no início da noite de hoje, 16 de janeiro de 2016, em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo informações, dois indivíduos numa motocicleta foram os responsáveis pelos disparos e a morte de Chiquinho que tinha algumas passagens pela polícia por tráfico de drogas.

Ele foi baleado na Rua Anatália de Melo Alves, nos Paredões, onde morava, mas morreu a caminho do Tarcísio Maia para onde estava sendo socorrido por familiares.

A polícia registrou a ocorrência, mas não tem informações sobre os matadores e nem sobre a motivação. Em julho de 2015, Chiquinho foi detido pela equipe da Delegacia de Combate ao Narcotráfico, comercializado droga, em casa: Lembra? 

Ainda não há confirmação se o crime tem relação com a atividade de venda de droga. Existe uma informação, ainda não confirmada pela polícia, que a vítima também respondia por um crime de homicídio.
*Imagem da vítima ferida: Policia 24 horas.
*Informações: O Câmera.

CONVITE DE CANTORIA!!!

Blogueiro procura filho que saiu de casa

Segue abaixo o relato do blogueiro Francisco Coelho, editor da página policial Focoelho, sobre o desaparecimento do seu filho:

Após intensa luta contra as drogas nos últimos anos, sinto que estou perdendo meu filho. Com três internações, numa clínica de reabilitação em Natal, uma em Pau dos Ferros e a outra na fazenda em Serra do Mel.

Infelizmente nada adiantou, por isso que digo, a única solução é Jesus, só Ele para libertar não só o meu filho, mas todos do vício das drogas. Sei que é forte a vontade de consumir o crack, mas nada é impossível para Deus, por favor, peço a oração de vocês.

Estou aqui abrindo meu coração, pois meu filho saiu de casa há três dias e não mais voltou, o mesmo saiu dizendo que ia para Natal. Quem tiver informações e puder ajudar entre em contato com o Focoelho pelos contatos em destaque.

13ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Adolescente baleado na cabeça na noite de ontem morreu no Tarcísio Maia

O ano de 2016 começa muito violento na cidade de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Nos primeiros 15 dias, 12 pessoas foram assassinadas na cidade e uma ossada com sinais de violência foi encontrada dentro do muro do Aeroporto, elevando para 13, o número de Crimes Violentos, Letais Intencionais, CVLI.
No início da noite de ontem, 15, Victor Hugo da Silva Venceslau, 17 anos de idade, morador da Ilha de Santa Luzia, foi encontrado caída ao lado de uma bicicleta na Rua Jeronimo Rosado, próximo ao Museu municipal e ao Colégio Evangélico Leôncio José de Santana, no centro de Mossoró.

Segundo informações, o adolescente apresentava dois ferimentos na cabeça provocados por disparos de arma de fogo. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia e morreu na manhã de hoje, 16 de janeiro.


*O Câmera.

Acidente com vítima fatal na RN 117 na zonza rural de Alexandria

O acidente do tipo queda do moto aconteceu por volta das 22 horas de ontem, 15 de janeiro, próximo ao Sitio Riacho do Meio, na Rn 117, na zona rural de Alexandria.
A polícia acredita Eglilberto Lucifran de Sousa Ferreira, de 42 anos de idade, natural de Alexandria, tenha perdido o controle da motocicleta, uma CB 300R, com placa de São Paulo.

Eglilberto, que residia na Avenida Dr Gregório de Paiva, no centro de Alexandria, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, morreu no local.

A equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, Unidade Regional de Mossoró foi acionada para os procedimentos de perícia e remoção do corpo para a base do órgão em Mossoró.
                                                                       
*Imagens cedidas via Whatsapp.
*O Câmera.

Presidente do PSB nacional decidirá destino da legenda no RN

Carlos Siqueira, presidente nacional do PSC prometeu “mundos e fundos” ao deputado federal Rafael Motta, mas pelo menos esperou a recuperação da ex-governadora Wilma de Faria para tomar alguma decisão. Tal encaminhamento deve ser tomado após o retorno de Siqueira da Europa. Vamos aguardar!