terça-feira, 26 de janeiro de 2016

RN ganhará ensino em tempo integral em 17 escolas públicas estaduais


De Fato: Dezessete escolas públicas da rede estadual serão beneficiadas com a instalação do horário integral para os estudantes de ensino fundamental no Rio Grande do Norte. A medida é resultado da emenda à Constituição Estadual proposta pela deputada estadual Márcia Maia (PSB-RN) e promulgada no ano passado pela Assembleia Legislativa do RN.
A notícia foi confirmada durante audiência solicitada pela parlamentar para cobrar da Secretaria de Educação, o início da implantação gradual da proposta feita no plenário do Legislativo. Márcia esteve no Centro Administrativo do Estado, oportunidade em que conversou com o titular da pasta, Francisco das Chagas Fernandes.
Após a mudança na Constituição Estadual, serão as primeiras 17 escolas que passarão a funcionar em regime de tempo integral - sendo duas em Natal e outras 15 pelo interior do estado – e com ampliação gradativa anual de escolas beneficiadas pela nova redação constitucional.
Segundo secretário, a meta brasileira é de ter 50% de escolas com no mínimo 25% dos alunos no ensino de tempo integral nos próximos 10 anos. “Aqui no RN, a meta é começar o ano com 17 escolas em tempo integral. Serão 7 escolas no primeiro semestre e as demais no segundo semestre”, afirmou.
Márcia Maia reforça a importância do investimento em Educação como base sólida para construção de uma sociedade com menos desigualdade social e, consequentemente, menos violenta.
"Combate a violência e desigualdade social passa pelo investimento real, permanente e sistemático em educação. Acreditamos que, com esse investimento, associado a outras políticas públicas em áreas distintas como cultura, esporte e, claro, na própria segurança pública, será possível promover uma transformação social e garantir mais qualidade de vida e perspectiva de futuro à toda sociedade", ponderou a deputada.
Emenda
A partir da promulgação da Emenda Constitucional 17/2015, o Estado vai ter que incluir, progressivamente, o horário integral para os alunos da rede do ensino fundamental, na rede estadual, em Natal e no interior.

A Emenda acrescenta ao artigo 138 da Constituição do Rio Grande do Norte o inciso VIII que regula a opção pela Escola de Tempo Integral, como forma de resgatar a qualificação do processo educacional. A PEC repete outros estados, entre eles o Rio Grande do Sul.

Projetos
Márcia Maia é autora, dentre outros projetos e leis, as iniciativas que colocaram o fim ao Voto Secreto na AL, que instituiu o Copa Legal e criou o Bolsa-Atleta Estadual, este último, ainda aguarda regulamentação.

Operação Denarc - Apodiense preso por tráfico de drogas em Mossoró

Agentes da Delegacia Especializada em Combate ao Narcotráfico, prenderam na manhã de hoje, 26 de janeiro de 2016, um casal acusado de tráfico de drogas no bairro Barracas em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.
Francisco Fabiano da Silva, “Apodi" de 27 anos de idade e Josimara Belarminio da Silva de 25, foram detidos dentro da casa onde moram na Rua Marechal Deodoro.

Com eles, os Agentes encontraram uma pedra de Crack pesando cerca de 300 gramas, um tablete com aproximadamente 200 gramas de maconha, uma balança de precisão, um revólver calibre 38 com 10 munições intactas e um rádio comunicador, além de dois celulares.

Fabiano é natural de Apodi e foi condenado há 11 anos de prisão por tráfico de drogas. Ele cumpriu parte da pena e quando foi beneficiado com a progressão para o regime semiaberto fugiu.

Ele assumiu a responsabilidade pela droga, numa tentativa de livrar o flagrante da esposa, mas segundo o Bacharel Teixeira Junior, o casal vai responder pelo tráfico, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

Desde que fugiu da Penitenciaria Agrícola Mario Negócio há três meses, Fabiano era monitorado, mas só agora através do telefone 197, do Disk Denúncia, os agentes conseguiram localizar a residência e prendê-lo.

Segundo o Delegado Teixeira Junior, todas as informações repassadas para a Denarc, estão sendo investigadas. Depois dos procedimentos na Delegacia, o casal deverá ser encaminhado a penitenciária.


*Informações e imagens: O Câmera.

ALEXANDRIA TERÁ ELEIÇÃO INDIRETA PARA PREFEITO

O Nobre Vereador Manoel Abrantes Junior - Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito - recebeu neste dia 26, de ordem da Exma. Sra. Juíza Eleitoral da 41ª Zona Dra. Welma Ferreira, despacho em resposta ao comunicado Prot.nº 992/2016.

Tendo em vista que a cassação do Chefe do Executivo de Alexandria deu-se por causa não eleitoral, no segundo biênio do mandato, bem como da proximidade das Eleições no próximo 02 de outubro do corrente ano, imperosa se faz a realização de ELEIÇÃO INDIRETA pelo Poder Legislativo local, a quem cabe sua regulamentação e execução conforme os precedentes do TSE e da Corte Eleitoral potiguar. 


*Barriguda News.

Juiz fixa prazo de 5 de fevereiro para Dilma se manifestar na Zelotes

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou hoje (26) o prazo de 5 de fevereiro para que a presidenta Dilma Rousseff se manifeste como testemunha de defesa em ação penal na Operação Zelotes, que investiga suposto esquema de venda de medidas provisórias.

A data também vale para outras autoridades com foro privilegiado que foram arroladas como testemunhas de defesa na mesma ação penal. A lista inclui o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os senadores Walter Pinheiro (PT-BA), Humberto Costa (PT-PE), José Agripino (DEM-RN) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), os deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA), Alexandre Baldy (PSDB-GO) e José Guimarães (PT-CE), e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).


*O Xerife.

TUDO ISSO VOCÊ ENCONTRA EM RIVANI VARIEDADES!!!!

Vice Presidente Michel Temer estará em Natal na sexta-feira

O vice-presidente da República, Michel Temer, estará no Rio Grande do Norte.

Será na próxima sexta-feira, 29, quando cumprirá agenda, em Natal.

Como presidente nacional do PMDB, Michel Temer percorre o Brasil, em busca de votos para se reeleger.

CHUVAS REGISTRADAS PELA EMPARN DE ONTEM PARA HOJE


Per.: das 7:00hs de 25/01/2016 as 7:00hs de 26/01/2016

No. Postos Existentes: 197 No. Postos sem Contato: 82

No. de Postos com Chuva: 16 No. de Postos sem Chuva: 99

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Joao Dias(Emater) 22,0

Olho D'agua Dos Borges(Particular) 15,0

Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 9,0

Jose Da Penha(Emater) 8,5

Itau(Particular) 5,0

Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 4,1

Ipanguacu(Emater) 4,0

Luis Gomes(Delegacia) 4,0

Messias Targino(Prefeitura) 3,5

Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 2,0

Major Sales(Prefeitura) 2,0

Patu(Particular) 2,0

Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 2,0

Coronel Joao Pessoa(Emater) 1,0

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR

Caico(Acude Itans) 9,1

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Canguaretama(Base Fisica Da Emparn) 1,6

Acidente de trânsito é registrado na Avenida Mira Selva, em Felipe Guerra/RN

Rede News 360: Um acidente de trânsito foi registrado no final da manhã desta terça-feira (26) na Avenida Mira Selva, em Felipe Guerra, região Oeste do Rio Grande do Norte.

O acidente aconteceu em frente ao Mercantil Alves II, quando um cidadão conhecido como Francimar, trafegava na avenida em uma motocicleta Titan 150, de cor vermelha e placa de Felipe Guerra/RN, que ao tentar atravessar um cruzamento foi colhido por um carro, modelo Citroën, de cor prata e placas de Mossoró/RN, cujo o condutor ainda é desconhecido.

O carro trafegava na contramão, em uma rua que percorre uma das laterais da avenida, e ao tentou entrar na avenida, colheu a motocicleta.

Francimar, que conduzia a motocicleta, teve sua perna direita quebrada e foi socorrido por uma ambulância até a Unidade de saúde local, de onde deve ser transferido para o Hospital regional Tarcísio Maia, em Mossoró/RN.

O condutor do carro não teve nenhum ferimento.

'OPERAÇÃO APÓSTOLO': PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE APODI E MAIS 8 PESSOAS FORAM DETIDOS NA MANHÃ DE HOJE

Uma operação com apoio das Polícias Civil e Militar de Apodi cumpriu, na manhã desta terça-feira (26), nove mandados de prisão preventiva expedidos pela Juíza de Direito Ana Clarisse Arruda Pereira contra o vereador João Evangelista de Menezes Filho e outras oito pessoas, atendendo pedido do Ministério Público. Participam das investigações oito Promotores de Justiça.

João Evangelista de Menezes, que é presidente da Câmara de Vereadores de Apodi, já vinha sendo investigado criminalmente pelo GARPP (Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público), GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate à Criminalidade Organizada) e pela Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi há mais de nove meses, por suspeita de desvio de recursos públicos da Casa Legislativa.

No curso das investigações da operação, denominada Apóstolo, interceptações telefônicas realizadas com autorização judicial mostraram uma intensa articulação do presidente da Câmara no intuito de intimidar testemunhas e assim interferir no conteúdo dos seus depoimentos, além de ter destruído documentos que interessavam às investigações.

Diante dessas circunstâncias, não restou ao Ministério Público outra alternativa senão requerer a custódia cautelar do investigado e de outras oito pessoas, que vinham tentando inviabilizar as investigações.

Os elementos de prova até agora colhidos apontam para a prática dos crimes de peculato, extravio de documentos públicos, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, associação criminosa, denunciação caluniosa, usurpação de função pública e falso testemunho, cujo somatório das penas pode chegar a até 47 anos de prisão.

* Fonte: MPRN.

EMPARN - BOLETIM PLUVIOMÉTRICO DE DE 24 A 25 DE JANEIRO

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Mossoro(Prefeitura) 86,4
Itaja(Emater) 80,0
Jucurutu(Emater) 60,0
Severiano Melo(Prefeitura) 45,0
Tibau(Prefeitura) 34,5
Itau(Particular) 31,0
Assu(Particular) 30,3
Apodi(Base Fisica Emparn) 30,3
Marcelino Vieira(Emater) 30,0
Portalegre(Particular) 24,9
Gov. Dix-sept Rosado(Particular) 17,6
Grossos 16,5
Janduis(Emater) 16,0
Ipanguacu(Emater) 15,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 14,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 10,5
Dr. Severiano(Emater) 10,0
Messias Targino(Prefeitura) 10,0
Riacho Da Cruz(Emater) 9,5
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 9,0
Vicosa(Prefeitura) 9,0

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR


Tenente Laurentino Cruz(Emater) 76,6
Florania(Sitio Jucuri) 46,2
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 39,4
Lajes(Prefeitura) 22,7
Acari(Particular) 22,1
Pedro Avelino(Particular) 21,6
Sao Jose Do Serido(Fz Caatinga Grande) 16,8
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 13,3
Angicos(Prefeitura) 7,1 


MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR 


Barcelona(Particular) 47,8
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 24,0
Passa E Fica(Prefeitura) 23,7
Jacana(Emater) 21,0
Santo Antonio(Emater) 9,2
Nova Cruz(Emater) 8,0
Coronel Ezequiel(Particular) 6,0

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR 

 
Ceara Mirim(Prefeitura) 10,0
Pedra PreMESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Mossoro(Prefeitura) 86,4
Itaja(Emater) 80,0
Jucurutu(Emater) 60,0
Severiano Melo(Prefeitura) 45,0
Tibau(Prefeitura) 34,5
Itau(Particular) 31,0
Assu(Particular) 30,3
Apodi(Base Fisica Emparn) 30,3
Marcelino Vieira(Emater) 30,0
Portalegre(Particular) 24,9
Gov. Dix-sept Rosado(Particular) 17,6
Grossos 16,5
Janduis(Emater) 16,0
Ipanguacu(Emater) 15,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 14,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 10,5
Dr. Severiano(Emater) 10,0
Messias Targino(Prefeitura) 10,0
Riacho Da Cruz(Emater) 9,5
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 9,0
Vicosa(Prefeitura) 9,0

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR 

 
Tenente Laurentino Cruz(Emater) 76,6
Florania(Sitio Jucuri) 46,2
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 39,4
Lajes(Prefeitura) 22,7
Acari(Particular) 22,1
Pedro Avelino(Particular) 21,6
Sao Jose Do Serido(Fz Caatinga Grande) 16,8
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 13,3
Angicos(Prefeitura) 7,1
 

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
 
Barcelona(Particular) 47,8
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 24,0
Passa E Fica(Prefeitura) 23,7
Jacana(Emater) 21,0
Santo Antonio(Emater) 9,2
Nova Cruz(Emater) 8,0
Coronel Ezequiel(Particular) 6,0

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

 
Ceara Mirim(Prefeitura) 10,0.

Idoso de motocicleta bate na traseira de carro parado e morre na hora

O acidente foi registrado na noite de hoje, 25 de janeiro de 2016, na Rua Seis de Janeiro no bairro Santo Antônio em Mossoró região Oeste do Rio Grande do Norte.
Airton Sebastião da Silva de 65 anos de idade, pedreiro, residente no Loteamento Santa Helena, trafegava sozinho de motocicleta e bateu na traseira de uma carreta que se encontrava estacionada no acostamento da Rua Seis de Janeiro, próximo ao cruzamento com a Avenida Rio Branco no bairro Santo Antônio.

Ele sofreu um forte trauma na cabeça e morreu no local, antes da chegada do socorro medico. O motorista da carreta com placa de Francisco Beltrão, no Paraná, não foi encontrado, mas deverá comparecer na Delegacia de Plantão para prestar esclarecimentos.

Uma equipe do Departamento Estadual de Transito atendeu a ocorrência e fez o isolamento do local para os procedimentos que foram realizados pela equipe de plantão no Instituto Técnico e Científico de Policia, Itep, Unidade Regional de Mossoró para onde o corpo de Airton Sebastião da Silva foi removido e será necropsiado.


*Informações e imagens: O Câmera.

25ª Morte violenta em Mossoró em 2016

Um crime de homicídio foi registrado na manhã de segunda feira 25 de Janeiro de 2016, na comunidade de Mulunguzinho na zona rural de Mossoró Rio Grande do Norte.
Manoel Alexandre da Silva, 35 anos de idade, natural de Assú, foi encontrado morto em uma estrada carroçável com sinais de espancamento e as mãos cortadas.
Segundo informações, na madrugada de hoje indivíduos chegaram a residência de Manoel se dizendo policiais, colocaram ele na mala de um veiculo tipo gol e saíram. Pela manhã populares encontraram o corpo em um matagal as margens de uma estrada carroçável proximo do assentamento.
Uma viatura da Policia Militar esteve no local realizando o isolamento até a chegada do Instituto Técnico e Cientifico de Policia que fez a remoção do corpo para sede do órgão. Segundo um familiar do mesmo ele já foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

*Informações e imagens: O Câmera.
 

GOVERNADOR DO AMAZONAS TEM MANDATO CASSADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL

O governador do Amazonas, José Melo (PROS), e o seu vice, Henrique Oliveira (SDD), tiveram os mandatos cassados nesta segunda-feira (25) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). A decisão, proferida pela presidente da corte, a desembargadora Socorro Guedes, considera o chefe do Executivo amazonense culpado crime eleitoral de compra de votos. Cinco magistrados votaram pela cassação, e apenas um foi contra.

Além da cassação, eles foram multados em 50 mil e 30 mil UFIR, sigla para Unidade Fiscal de Referência. A ação que resultou no processo é movido pela coligação ‘Renovação e Experiência’, liderada pelo ex-candidato a governador e atual Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB).

Presidente da Câmara de Apodi é preso durante operação do MP

Uma operação com apoio das Polícias Civil e Militar de Apodi cumpriu, na manhã desta terça-feira (26), nove mandados de prisão preventiva expedidos pela Juíza de Direito Ana Clarisse Arruda Pereira contra o vereador João Evangelista de Menezes Filho e outras oito pessoas, atendendo pedido do Ministério Público. Participam das investigações oito Promotores de Justiça.

João Evangelista de Menezes, que é presidente da Câmara de Vereadores de Apodi, já vinha sendo investigado criminalmente pelo GARPP (Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público), GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate à Criminalidade Organizada) e pela Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi há mais de nove meses, por suspeita de desvio de recursos públicos da Casa Legislativa.

No curso das investigações da operação, denominada Apóstolo, interceptações telefônicas realizadas com autorização judicial mostraram uma intensa articulação do presidente da Câmara no intuito de intimidar testemunhas e assim interferir no conteúdo dos seus depoimentos, além de ter destruído documentos que interessavam às investigações.

Diante dessas circunstâncias, não restou ao Ministério Público outra alternativa senão requerer a custódia cautelar do investigado e de outras oito pessoas, que vinham tentando inviabilizar as investigações. Os elementos de prova até agora colhidos apontam para a prática dos crimes de peculato, extravio de documentos públicos, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, associação criminosa, denunciação caluniosa, usurpação de função pública e falso testemunho, cujo somatório das penas pode chegar a até 47 anos de prisão.


*Fonte: O Xerife.