quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Trabalhou antes de 1988? Você pode ter valores a receber do Fundo PIS/Pasep

Cerca de 15,5 milhões de pessoas talvez não saibam, mas têm dinheiro para receber do Fundo PIS/Pasep. A estimativa é da CGU (Controladoria-Geral da União).
O que é o Fundo PIS/Pasep?
Até 1988, as empresas e órgãos públicos depositavam dinheiro nesse fundo em nome de todos os funcionários e servidores contratados. Cada trabalhador é um cotista do fundo.
Quem tem direito a receber?
Quem trabalhou como contratado em uma empresa ou servidor público antes de 1988 e não sacou todos os recursos do fundo ainda.
Quanto é possível receber?
Essas pessoas têm direito a receber, a cada ano, os rendimentos de sua parte no fundo. Esse direito é diferente do abono salarial (o abono do PIS), concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Além disso, os trabalhadores que têm dinheiro no Fundo PIS/Pasep podem sacar o valor total disponível quando se aposentam, ficam com uma doença grave ou completam 70 anos. Em caso de morte, os valores devem ser pagos aos dependentes.
Como descobrir se tenho direito?
Para saber se tem algo a receber, quem trabalhou antes de 1988 deve procurar:
uma agência da Caixa Econômica Federal, se trabalhava numa empresa privada;
um agência do Banco do Brasil, se era servidor público.
É preciso levar um documento com foto e informar seu número PIS ou Pasep. Se não souber, basta apresentar nome e CPF do trabalhador.
Fundo deve ser mais divulgado
A CGU fez uma auditoria no fundo. Entre julho de 2013 e julho de 2014, ele contava com a participação de aproximadamente 31 milhões de trabalhadores inscritos e cerca de R$ 37,5 bilhões.
Do total de participantes, 26 milhões tinham trabalhado em empresas (tinham registro no PIS, Programa de Integração Social) e 5 milhões eram servidores (com registro no Pasep, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
A CGU afirma que quase metade dos cotistas (cerca de 15,5 milhões) pode desconhecer que tenha direito a esses valores. Por isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o assunto seja amplamente divulgado.
O site do Tesouro Nacional traz mais informações sobre o assunto: http://zip.net/blsNBG.
UOL/JBelmont

Papa Francisco recebe Ronaldinho no Vaticano

Meio-campista de 35 anos viajou para Roma na manhã desta quarta-feira e esteve no Vaticano, onde foi recebido pelo papa Francisco
Do Portal Agora RN: Ronaldinho Gaúcho vem tendo dias agitados em sua passagem pela Europa. Depois de participar da festa de 110 anos do diário espanhol Mundo Deportivo, em Barcelona, o meio-campista de 35 anos viajou para Roma na manhã desta quarta-feira e esteve no Vaticano, onde foi recebido pelo papa Francisco.

Segundo a Veja, Carlos Romero, um seminarista chileno que participou do evento no Vaticano, divulgou em seu Twitter uma imagem do momento em que Ronaldinho e o pontífice argentino se encontraram. Com a visita, o jogador brasileiro se redimiu do “cano” que deu no papa há dois anos: em 2014, Ronaldinho foi convidado por Francisco, um confesso apaixonado por futebol, para o “amistoso pela paz”, em Roma, mas, apesar de estar sem clube na época, não apareceu para o evento.

Fátima Bezerra anuncia apoio a recriação da CPMF

Presidente Dilma Rousseff pediu apoio do Congresso Nacional para aprovar medidas tributárias
Do Portal Agora RN: A senadora Fátima Bezerra (PT) anunciou apoio a recriação da CPMF, uma das principais propostas do governo Dilma Rousseff (PT) para recuperar a economia do país. A presidente, inclusive, pediu apoio do Congresso Nacional para aprovar as medidas este ano. A parlamentar disse que é favorável.

“O debate tá colocado e sou daquelas que entendo que é necessário sim, uma CPMF insentando a maioria do povo brasileiro, que ganha menos de R$ 3,8 mil. Uma CPMF com uma destinação muito clara, para ajudar no campo da questão previdenciária, da saúde, da segurança, da educação. Está aí o desafio do piso salarial do magistério. Então defendo uma CPMF com destinação muito clara, como é o projeto que governo defende, que não fique só nos cofres da união, mas que vá para estados e municípios”, disse a senadora em entrevista concedida à Rádio Senado.

Ainda na entrevista, Fátima revelou suas expectativas para o ano legislativo. Para ela, tanto o governo da presidenta Dilma quanto os parlamentares da base de apoio estão confiantes de que 2016 será uma ano de recuperação da economia e de retomada do desenvolvimento. “A presidenta vem trazer uma mensagem de diálogo, de união em defesa dos interesses do Brasil”, destacou a senadora, enquanto aguardava a chegada da presidenta Dilma para a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos.

Fátima lembrou que 2015 foi um ano muito ruim para o país. “A crise política no ano de 2015, com a oposição, no âmbito do Congresso, apostando no quanto pior melhor, tomou proporções tão elevadas que contaminou e muito o quadro da nossa economia no país. Mas esperamos que isso tenha ficado para trás, pois não podemos, de maneira nenhuma, deixar de pensar no desenvolvimento do país.

Zika vírus

Na mesma entrevista, Fátima defendeu o engajamento da sociedade no combate ao Zika Vírus. “Esse é um problema que não diz respeito só ao governo. O governo tem que fazer a sua parte – e está fazendo -, mas a sociedade como um todo tem que dar as mãos no combate ao mosquito”, destacou a parlamentar.

Senador José Agripino diz que CPMF trava a geração de empregos no país

De ontem, na abertura do ano legislativo, no Congresso Nacional:
Thaisa Galvão: Do presidente do Democratas, senador José Agripino (RN):
“Fui a pessoa que mais lutou pela não prorrogação da CPMF, eu e meu partido sustentamos essa bandeira e derrubamos em 2007 a proposta que prorrogava a sua vigência. Seria uma insensatez votar a favor do imposto”.
“Não vamos votar a favor da CPMF porque não é interessante para economia brasileira. É um imposto injusto, cumulativo, complicador de negócios e travador da geração de empregos. E o Brasil está precisando estimular quem gera empregos para reverter esses índices desastrosos estabelecidos pelo governo do PT”.
“O que for de interesse da sociedade terá nosso apoio. A oposição jamais ficará contra o país”.
Fotos Mariana Di Pietro

 

LAGOA DO APODI CONTINUA TOMANDO ÁGUA!

A Arena das Mlvinas, obra da Prefeitura Municipal de Apodi está ficando inundada!

CHUVAS REGISTRADAS PELA EMPARN EM TODO O RN


Per.: das 7:00hs de 02/02/2016 as 7:00hs de 03/02/2016

No. Postos Existentes: 197 No. Postos sem Contato: 86

No. de Postos com Chuva: 60 No. de Postos sem Chuva: 51

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Coronel Joao Pessoa(Emater) 55,0

Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 43,0

Encanto(Prefeitura) 40,0

Martins(Particular) 36,0

Jose Da Penha(Emater) 28,0

Olho D'agua Dos Borges(Particular) 26,5

Itau(Particular) 26,2

Vicosa(Prefeitura) 26,2

Francisco Dantas(Emater) 24,2

Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 24,0

Janduis(Emater) 21,6

Campo Grande(Particular 2) 19,2

Tabuleiro Grande(Prefeitura) 18,0

Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 18,0

Campo Grande(Particular) 17,2

Riacho Da Cruz(Emater) 16,6

Agua Nova(Prefeitura) 13,0

Caraubas(Particular) 12,0

Patu(Particular) 11,0

Dr. Severiano(Emater) 10,9

Sao Miguel(Emater) 10,8

Porto Do Mangue(Prefeitura) 10,4

Serra Do Mel(Prefeitura) 10,0

Alexandria(Emater) 8,0

Grossos 6,1

Assu(Emater/st. Casa Forte) 5,6

Luis Gomes(Delegacia) 5,0

Assu(Particular) 4,3

Mossoro(Prefeitura) 3,2

Alto Do Rodrigues(Emater) 2,8

Jucurutu(Emater) 2,8

Upanema(Prefeitura) 2,6

Sao Rafael(Emater) 2,3

Rafael Godeiro(Emater) 2,0

Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 1,2

Areia Branca(Emater) 1,1

Gov. Dix-sept Rosado(Particular) 1,0

Pendencias(Emater) 1,0

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR

Caico(Acude Itans) 19,2

Caico(Batalhao) 19,0

Sao Joao Do Sabugi(Emater) 11,0

Jardim De Piranhas(Prefeitura) 10,0

Sao Fernando(Emater) 6,6

Santana Do Matos(Emater) 5,0

Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 5,0

Pedro Avelino(Particular) 4,6

Timbauba Dos Batistas(Emater-fz. Timbauba) 4,0

Guamare(Delegacia) 2,5

Lagoa Nova(Emater/st. Humaita) 2,5

Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 1,1

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Jacana(Emater) 9,0

Japi(Particular) 7,7

Vera Cruz(Emater) 0,7

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Baia Formosa(Prefeitura) 7,3

Espirito Santo(Prefeitura) 5,1

Senador Georgino Avelino(Particular) 4,9

Canguaretama(Emater/barra De Cunhau) 2,8

Ceara Mirim(Prefeitura) 2,3

Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 2,1

Nisia Floresta(Particular) 0,3.

Evangelista pede licença do cargo de presidente da Câmara Municipal



O presidente da Câmara Municipal de Apodi, João Evangelista de Menezes, preso na semana passada por determinação da justiça, pediu licença do cargo por tempo indeterminado.

Com o afastamento de João Evangelista, Junior Carlos assume o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Apodi.

As informações foram peblicadas hoje no Diário Oficial de Hoje. Veja na íntegra:
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CÂMARA MUNICIPAL DE APODI GABINETE DA PRESIDÊNCIA ATA DA MESA DIRETORA DA CMA

Em 02 de fevereiro de 2016, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Apodi, reuniu-se sob a presidência do vicepresidente Raimundo Nonato Carlos Junior que convocou os demais membros José Pereira Filho Neto – Primeiro Secretário, a vereadora Maria Soneth da Silva Ferreira Gomes – segunda secretária, com fundamento no artigo 42 do Regimento Interno. Para apreciar requerimento através protocolo n° 002/2016, livro 009 fls. 13 de 02 de fevereiro de 2016, dirigido a mesa da câmara pelo presidente João Evangelista de Menezes Filho, que requer licença do cargo de presidente da Câmara por motivo de ordem pessoal e por tempo indeterminado. Passouse a discussão entre os três membros presentes e decidiram por: conforme os artigos 41, V e 46, e artigo 93 parágrafo 1°, inciso III do regimento interno, e emitiram o seguinte parecer: (que diante o requerimento apresentado a esta mesa diretora, decidiu-se, em consonância com a lei orgânica do município e o regimento interno dessa casa, que fosse acatado o presente pedido de licença encaminhado pelo senhor presidente João Evangelista de Menezes Filho. Ao passo que decidiram dar posse ao vice-presidente Raimundo Nonato Carlos Junior ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Apodi. É o parecer).


Participou deste ato alem dos membros da mesa diretora, o vereador Antonio de Sousa Maia Junior, a secretaria legislativa Aila Maria Maia e Sousa, o controlador Flauber Peixoto Soares Lins, e a procuradora Leila Juliana Leite Andrade. Eu Aila Maria Maia e Sousa, digitei a presente ata. Nada mais a tratar o presidente empossado deu por encerrada a reunião. Raimundo Nonato Carlos Junior Presidente Jose Pereira Filho Neto Primeiro Secretário, Maria Soneth da Silva Ferreira Gomes Segundo secretário Antonio de Sousa Maia Junior Vereador Flauber Peixoto Soares Lins Controlador Leila Juliana Leite Andrade Procuradora Aila Maria Maia e Sousa Secretaria – escrituraria.

Fonte: http://jairgomesapodi.blogspot.com.br/

Carnaval de Apodi - Prefeitura tem mais uma licitação fracassada!


Há exatamente 2 dias do início do carnaval a prefeitura de Apodi divulga o resultado do pregão presencial para contratação de empresa especializada no serviço de segurança armada.

De acordo com a equipe de licitação o valor negociado ficou acima da pesquisa mercadológica e a licitação foi fracassada!

Fonte: http://jairgomesapodi.blogspot.com.br/

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO