quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Campanha Tome chá de jaramataia continua ajudando as pessoas

A campanha de combate e prevenção a mais de 30 tipos de doenças continua sendo realizada através das distribuições gratuitas das folhas da jaramataia, um gesto solidário do radialista Wilson Oliveira da cidade de Apodi que faz essa ação há mais de 03 anos, ‘’além do rádio, jornais, televisão, internet, agora estamos colocando out doors nas estradas estaduais e federais para atender uma parcela da população que tem o seu tempo corrido, e todos os dias os caminhoneiros quando passam pela cidade ligam pedindo as folhas que são entregue rapidamente sem nenhum custo, o objetivo é atender a quem precisa dessa ajuda seja aonde for'' finaliza o radialista.
Se você quiser provar do chá milagroso é só ligar 84 – 9 9156 3020 (claro) ou 9 9820 9649 (tim) ou mandar um e mail para wocampanhas@gmail.com e falar com Wilson Oliveira.

Homem assalta mulher e é espancado pela população em São José de Mipibú, RN

VNT: Populares tentaram linchar um homem na noite desta terça-feira (16) na cidade de São José de Mipibú, após ele praticar um assalto e ser contido por um popular. O linchamento só não foi concluído porque a Polícia Militar chegou.

Segundo a PM, após cometer um assalto no Conjunto Tancredo Neves, juntamente com um comparsa, ao empreenderem fuga pela Avenida Senador João Câmara, a dupla foi detida por populares, nas proximidades da escola CAIC. Um dos suspeitos conseguiu fugir, mas o outro acabou nas mãos da população indignada, e só não foi a óbito porque a guarnição da Força Tática acabou contendo os populares.

O suspeito que ficou com várias escoriações pelo corpo, foi levado delegacia de Polícia Civil na zona Sul de Natal para os procedimentos cabíveis.

MPF processa prefeito de Pau dos Ferros por improbidade

Fabrício Torquato confessou que médicos não cumprem jornada. Apesar disso não tomou providências para corrigir as irregularidades 
Uma ação de improbidade foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros contra o prefeito do Município, Luiz Fabrício do Rêgo Torquato; e as ex-secretárias municipais de Saúde, Patrícia Leite Santos e Maria Tereza da Silveira Mesquita. Os três permitiram que profissionais de saúde descumprissem a carga horária das equipes do Estratégia de Saúde da Família (ESF) e ainda informaram para o Ministério da Saúde dados falsos para o Município continuar recebendo recursos federais, mesmo sem cumprir as jornadas estipuladas pela Política de Atenção Básica à Saúde.

O procurador da República Marcos de Jesus é o autor da ação, na qual o MPF aponta que, embora os recursos sejam repassados pela União, cabe ao Município fiscalizar o cumprimento das regras estabelecidas para o recebimento do dinheiro. O cumprimento da carga horária dos profissionais integrados às equipes do Estratégia Saúde da Família (antigo PSF) é um desses requisitos e há anos vêm sendo descumprido em Pau dos Ferros.

Os três gestores listados na ação são ou foram responsáveis pelas informações repassadas ao Ministério da Saúde, nas quais não constam os dados relativos ao descumprimento da carga horária. “São públicas e notórias as reiteradas reclamações da população em relação à ausência, notadamente, de profissionais médicos e odontólogos, nos serviços públicos de saúde (...). As razões para essa deficiência na prestação do serviço público decorre, principalmente, da conivência dos gestores públicos e do controle absolutamente deficiente por parte do ente competente.”

Uma auditoria promovida em 2010 constatou a “falta de cumprimento integral de 40 horas semanais de trabalho pelos profissionais de Saúde da Família e Saúde Bucal”. Na época, era secretário municipal de Saúde Fabrício Torquato, o atual prefeito. Já na atual gestão, mesmo cientes de que os profissionais não cumpriam as jornadas previstas, os gestores seguiram informando ao Ministério da Saúde o contrário e obtendo, assim, o repasse integral das verbas, indevidamente.

Documentos fornecidos pelo próprio Município comprovaram que muitos profissionais não cumprem suas cargas horárias mínimas dentro da Política de Atenção Básica de Saúde. Fabrício Torquato, em audiência no MPF, realizada em setembro de 2014, admitiu que os médicos não cumprem a jornada obrigatória, mas não adotou qualquer medida para reverter a irregularidade, argumentando apenas que os profissionais não recebem aumento há anos.

Reconhecendo que os médicos são dignos de uma remuneração justa e que deixar de revisá-la anualmente é uma “ofensa à Constituição”, a ação do MPF destaca que, “para fazer valer seus direitos, os médicos ou qualquer outro servidor público civil devem utilizar os instrumentos legítimos, entre os quais, como último recurso, está a greve”.

O MPF afirma que a União vem sendo prejudicada mensalmente, fazendo repasses sem o Município preencher os requisitos da Política de Atenção Básica de Saúde. As então secretárias de saúde, com o aval do prefeito, deixavam de exigir a jornada dos profissionais atuantes no ESF, estabelecendo, na prática, uma carga horária inferior à informada ao Ministério da Saúde. Inspeções realizavas pelos ministérios Público Estadual e Federal também constataram a ausência dos profissionais nos locais e horários de trabalho.
 

Nos livros de ponto constatou-se várias irregularidades. Um odontólogo, por exemplo, passou todo mês de setembro de 2014 (mesmo depois de já ter tirado férias) sem qualquer registro de presença ou justificativa de ausência. Outro odontólogo sequer mencionava os horários de entrada e saída, limitando-se a colocar sua rubrica no livro de ponto. Esses problemas se repetiam com outros profissionais e em todas unidades de saúde do Município.

Liminar – Em janeiro, a Justiça concedeu ao MPF uma liminar obrigando a Prefeitura de Pau dos Ferros a implantar, dentro de 60 dias, o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) e exigir de todos os servidores públicos da área da saúde, em especial dos médicos e dentistas, esse registro.

A liminar determina ainda que esse registro deve ficar disponível para os usuários do sistema de saúde interessados em consultá-lo. A decisão judicial é fruto de uma ação civil pública ajuizada pelo MPF, e assinada também pelo procurador da República Marcos de Jesus. Dos 38 municípios da área de atuação da Procuradoria da República em Pau dos Ferros, metade assinou termos de ajustamento de conduta (TACs) com o MPF, relativos ao controle dessas jornadas. Pau dos Ferros foi um dos 19 que se recusaram.

O MPF vem estudando novas ações a serem propostas contra os demais gestores que não firmaram TACs e planejando ações de fiscalização dos termos já assinados. O processo no qual foi concedida a liminar tramita na Justiça Federal sob o número 0800218-02.2015.4.05.8404, enquanto a nova ação de improbidade recebeu o número 0800050-63.2016.4.05.8404.

MOSQUITO DA DENGUE É PERIGOSO, PRECISA URGENTE SER COMBATIDO.

I

Problema que está acontecendo
A gente fica tão preocupado
Quando o ser humano é picado
Sempre a pessoa não está vendo
Saúde pra doença vai cedendo
Logo o paciente é atingido
Mosquito com o jeito atrevido
No mundo está ficando famoso
Mosquito da dengue é perigoso
Precisa urgente ser combatido.

II

Perigo tendo água parada
Ele vai seu ovo depositar
Da lavra o mosquito vai gerar
Depois a pessoa ser ferroada
Com isso já fica contaminada
O vírus no corpo é incluído
Tendo o paciente contraído
Esse mal que é tão audacioso
Mosquito da dengue é perigoso
Precisa urgente ser combatido.

III

Mosquito “Da dengue” é transmissor
Tem outras doenças que contagia
O “zika vírus”,” microcefalia”
“Chicungunha” é um mal de tanta dor
Inseto é o grande causador
Deixando o paciente sofrido
Hospital pra esse ser atendido
Espera por um tempo valioso
Mosquito da dengue é perigoso
Precisa urgente ser combatido.


IV

Aedes Aegypti é o mosquito
Um nome difícil de ser chamado
Que deixa o povo preocupado
Por trazer um mal grande e esquisito
Causando tanta dor também conflito
Seu ferrão no corpo introduzido
Que pica na hora não é sentido
Depois o perigo é monstruoso
Mosquito da dengue é perigoso
Precisa urgente ser combatido.



Precisa a conscientização
E também muito esclarecimento
Para que haja mais entendimento
Por parte da nossa população
Precisa duma fiscalização
Com água onde não é permitido
Cuidado com o suor expelido
Pode ter o vilão malicioso
Mosquito da dengue é perigoso
Precisa urgente ser combatido.

VI

Pra todos acabar este mal
Ajude divulgar este poema
Combater quem causa tanto problema
E quem traz a doença radical
Não importa a classe social
Precisa todo mundo dá ouvido
Divulgar sei que não é proibido
O povo precisa ser corajoso
Mosquito da dengue é perigoso
Precisa urgente ser combatido.

Mossoró-RN, 17.02.2017.

Ilton Gurgel, poeta.

Divulgado resultado final do concurso público para professores do Estado do RN

VNT: A Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos e Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte divulgou o resultado final do Concurso Público para Professores e Especialistas para preenchimento de 1.400 vagas

Mais de 48 mil candidatos inscritos participaram das provas do concurso público para professores e especialistas em educação da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. As provas aconteceram em 16 cidades no dia 10 de janeiro de 2016.

Os resultados finais foi divulgado nesta terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 no site da Idecan, empresa responsável pela realização do concurso.

Confira:

REEXAME DE GABARITO

RESULTADO FINAL ESPECÍFICO PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

RESULTADO FINAL

RESULTADO DEFINITIVO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

DECISÃO DE RECURSO - RESULTADO PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

RESULTADO DEFINITIVO PROVA OBJETIVA

DECISÃO DE RECURSOS - RESULTADO PRELIMINAR PROVA OBJETIVA

Criminosos explodem caixa de banco em Arez, RN

Do VNT: Criminosos explodiram um caixa eletrônico do Bradesco na madrugada desta quarta-feira (17) na cidade de Arez, na Região Metropolitana de Natal. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos quatro homens invadiram a agência.

O crime aconteceu por volta das 3h. Segundo a PM, os assaltantes chegaram ao local em dois carros dos modelos Honda Civic e Grand Vitara. Eles invadiram a agência e explodiram um terminal. A polícia não sabe quanto foi levado.

Na fuga, a quadrilha efetuou disparos pelas ruas da cidade.

35ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Morre no Tarcísio Maia a segunda vítima baleada no Vingt Rosado na tarde de ontem.

Morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia, a segunda vítima dos disparos de arma de fogo na tarde de ontem, 16, no Conjunto Vingt Rosado em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Fábio Mendonça dos Santos de 20 anos de idade e seu irmão Erivan Junior dos Santos Faria de 22, foram baleados na calçada de uma residência na Avenida Epitácio de Carvalho.

Erivan morreu dentro do muro quando tentava escapar dos criminosos. Fabinho recebeu atendimento no local pela equipe de plantão na Unidade com Suporte Avançado “Alfa” do Samu e foi levado para o Hospital Tarcísio Maia, onde morreu na madrugada de hoje.

Segundo informações da polícia, Fabinho era investigado num crime de homicídio no início do ano no bairro Costa e a Silva e motocicleta que foi encontrada na calçada da casa e que segundo informações, pertencia aos irmãos, estava sendo procurada pelas viaturas de Rádio Patrulhas da Policia Militar, por envolvimento em vários assaltos na cidade.

Já são 35 mortes violentas em 47 dias do ano de 2016 na cidade de Mossoró.


*Informações e imagens: O Câmera.

CARAÚBAS: PAIS VÃO AO MINISTERIO PÚBLICO PEDIR O TRANSPORTE ESCOLAR PARA OS SEUS FILHOS


Na manhã de ontem, terça feira, 16 de fevereiro aconteceu uma Palestra para os Pais dos alunos da escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira com o tema: A importância do papel do família na formação educacional de cada indivíduo

Preletor: Pr. Pablo Juan ( Igreja de Cristo Ministério Apostólico Nova Terra), onde orientou muito bem, para os pais terem cuidados com os filhos.

Muitas coisas foram discutidas e o assunto do transporte escolar foi voltou à tona. Na ocasião, foi formada uma comissão para pedirem providências à Promotoria Pública e cobrar urgência na solução do problema.

O que acontece é, que o município não quer firmar convênio com o estado para o transporte escolar e o governo estado manda o calendário letivo para ser cumprido pelos professores, mas não dá nenhuma previsão de quando o transporte vai funcionar. Então, é falta de compromisso mesmo com a educação do estado. Os alunos é que recebem o prejuízo. Isso é uma vergonha!!!

 Canindé Costa fazendo música ao vivo!!!
 A palavra do Pastor!!
 Os pais compareceram e lotaram o auditório!!!
 Professores atentos, ouvindo os ensinamentos do Pastor!!!

Dilma admite não ter percebido crise antes

Do Xerife: Na conversa de ontem com líderes da base aliada no Palácio do Planalto, a presidente Dilma fez um relato detalhado da situação econômica e política do País. Ela falou da preocupação com a crise financeira internacional, citando até a China, mas reconheceu que no Brasil a crise política prolongada, inclusive com a Operação Lava Jato, piorou o cenário interno. A presidente admitiu, mais uma vez, que o seu erro foi “não ter percebido essa crise antes”. “Meu erro foi não ter percebido essa crise antes e não ter mudado a política de incentivo fiscal”, disse Dilma.

Jovem é morto na cidade de São Miguel

O crime aconteceu por volta das 20 horas de ontem 16 de fevereiro de 2016, na Rua Boba Lopes, próximo ao Ginásio de Esportes Torquatão, na cidade de São Miguel, região Oeste do Rio Grande do Norte.
Rodrigo Huan da Silva Costa de 19 anos de idade, residia na Rua Miguel Vicente da Silva, no bairro Núcleo Manoel Vieira. Segundo informações, o assassino que foi preso em flagrante, teria ido ao local matar duas pessoas. A segunda possível vitima conseguiu escapar do atirador.

O Caso foi registrado no Sistema de Informações da Polícia Militar, que acionou a equipe de plantão no Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep de Mossoró, para os procedimentos e remoção do corpo, que deverá ser necropsiado na base do órgão em Mossoró. 


*O Câmera.

PLANO VIDA FIDELIDADE NA CLINI VIDA!!!

Ao adquirir o PlanoVIDA Fidelidade, você e sua família terão descontos em todos os serviços da CliniVIDA.
‪#‎cardiologia‬
 
#‎clinicogeral‬ 
#‎ginecologia‬ 
‪#‎gastroenterologia‬ 
#‎neurologia‬ ‪  
#‎reumatologia‬ ‪  
#‎urologia‬ 
‪#‎fisioterapia‬ 
#‎nutrição‬ 
#‎psicologia‬ 
#‎psicanalise‬ 
#‎fonoaudiologia‬, além de descontos em exames laboratoriais, exame preventivo, descontos em medicamentos e descontos em serviços odontológicos.
Fone: 3333-3808/9461-5056/9656-5735.

NOVA LISTA DE CONVOCADOS PARA A UERN PELO SISU

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UERN) divulga edital com a lista dos convocados em segunda chamada, no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2016), para realização das matrículas institucional e curricular nos cursos de graduação da UERN. Os candidatos convocados em lista de espera da segunda chamada para ingresso no primeiro e no segundo semestre letivo de 2016 deverão requerer matrícula institucional nos dias 01 e 02 de março de 2016.

O candidato convocado na segunda chamada na cota destinada à pessoa com deficiência, para ingresso no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2016, deverá ser previamente submetido à avaliação da junta multiprofissional da UERN, devendo apresentar-se no horário das 18h30 às 21h do dia 25 de fevereiro, no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).