terça-feira, 1 de março de 2016

PATU: ALUNOS DA BANDA DE MÚSICA - PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA NA UERN.

Buscando o melhor para a Cultura Patuense, bem como para o enriquecimento teórico-prático dos músicos da nossa queria cidade, o maestro Josineudo Moreira com total apoio da Prefeitura Municipal e do Secretário de Finanças Rivelino Câmara, tem a honra de registrar a Primeira aula do curso de metais dos alunos da Banda de Música Luiz de França Dantas no conservatório de Música da UERN em Mossoró . Que esse seja o pontapé inicial para que outros alunos tenham a mesma oportunidade.

 *Fonte: Blog da Banda Luiz de França Dantas.

GETÚLIO REGO DIZ QUE ASSEMBLEIA DEVERÁ FAZER CORTES DE 600 CARGOS COMISIONADOS

A quantidade de funcionários da Assembleia Legislativa deverá ser foco do pronunciamento do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), na manhã desta terça-feira (1º). No entanto, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) antecipou à Tribuna do Norte que, em reuniões durante o fim de semana, o presidente disse que pretende anunciar o corte de 600 cargos comissionados.

Segundo Getúlio, os deputados debateram sobre a situação do Legislativo durante o fim de semana e há a tendência de que os cargos comecem a ser cortados imediatamente. O parlamentar disse que haverá cortes no próprio gabinete, onde, segundo ele, há aproximadamente 35 cargos comissionados.

Pais de Alunos reivindicam inicio dos transportes escolares junto a DIREC em Apodi

Na manhã desta terça-feira 01, um grupo de pais de alunos da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana da comunidade de Santa Rosa em Apodi estiveram em reunião na DIREC em Apodi, quando na oportunidade foram interceder junto a diretora do órgão Mara Marlizete o inicio do serviço de transporte escolar do estado.

A diretora da regional de Apodi, explicou que aguarda por parte do governo do estado o envio da comissão que fará um levantamento de rotas, para que assim o processo de contratação emergencial dos transportes seja providenciado.

Audivan Fernandes, pai de um aluno que reside na comunidade de Trapiá e que estuda na unidade de ensino reclamou: “As aulas começaram semana passada até agora não tivemos nem uma posição do governo do estado sobre esse transporte, nossos filhos estão indo por conta própria, isso quando têm transportes, já os que não têm ficam sem aula”, relatou.

Mara Marlizete diretora da DIREC disse que espera que ainda essa semana a comissão da secretaria de educação do estado do RN, chegue a Apodi para realizar esse estudo dessas rotas, para que assim possa iniciar o mais breve possível, mas não definiu nem uma data, pois segundo ela tudo depende dessa formação das rotas para contratação dos transportes escolares.

“A escola que nossos filhos estudam tem apenas cerca de 40% de alunos frequentando as aulas, justamente em detrimento dessa questão do transporte, pois muitos moram longe, não têm transporte e nem condições de arcar com essa despesa, por isso estão sendo prejudicados”, relatou Pinheiro Viana, pai de um aluno da escola.


*Fonte: Josenias Freitas.

QUARTA GRANDE VAQUEJADA DO PARQUE FRANCISCO FERREIRA DA SILVA

Nos 01, 02 e 03 de abril você não pode perder a Vaquejada que já é tradição na região! Atrações: O Coroão, Arreio de Ouro, Danilo Nixon, Zé do Fole, Júnior Viana, Willison dos Teclados e Feras do Forró!!!
Contatos com Jairo Ferreira: (84) 9 9627 - 7457 (84) 9 9110 - 0664 Participe da maior e melhor vaquejada da região!!!

EDUCAÇÃO: Prefeitura de Taboleiro Grande entrega material escolar e fardamento a aproximadamente 500 alunos da Rede Municipal

Novamente, a atual gestão sai na frente quando o assunto é a valorização do ser humano. Pela primeira vez na história de Taboleiro Grande, na abertura do ano letivo de 2016 a Prefeitura está realizando a entrega de material escolar e fardamento gratuito para os alunos da Rede Municipal, aproximadamente 500 crianças do Ensino Fundamental receberam os kits. 
A prefeita Klébia Bessa foi pessoalmente a Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa para entregar os materiais. “É mais um grande investimento que a Prefeitura faz na Educação. Os kits foram adquiridos com recursos próprios e é resultado de muito planejamento e economia que fizemos. Os materiais são de qualidade e tenho certeza de que muito auxiliarão as nossas queridas crianças”, observa a Chefe do Executivo de Taboleiro Grande.
 
Diretores, professores e demais servidores também estão comemorando a chegada dos kits. “É mais um avanço para a Educação e isso nos deixa orgulhosos. Estávamos ansiosos esperando por estes kits que é, sim, motivo de alegria para toda a comunidade escolar. Acreditamos e confiamos no trabalho desta administração, observa Sonia Oliveira, diretora da Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa.

Mais investimentos na educação taboleirense:

Além da entrega de kits escolares, a prefeitura reformou esse ano o prédio da Escola Abraão Cavalcante Bessa, implantando a acessibilidade, tornando assim a escola um lugar mais acessível e melhor para a aprendizagem de nossas crianças.

Outro feito esse ano na educação, foi o pagamento do reajuste do piso salarial dos professores, a prefeitura já realizou o pagamento do mês de fevereiro acrescentando 11,36% ao salário dos professores. "O município de Taboleiro Grande foi um dos primeiros a adotar a lei do piso salarial dos professores. Neste ano, enfrentamos, assim como outros municípios, dificuldades financeiras, mas continuamos respeitando os direitos conquistados pela categoria," enfatizou a prefeita Klébia Bessa.










*Fonte: Tabuleiro Grande New.

PARABÉNS PARA OS ANIVERSARIANTES DE HOJE!!!!

Gerocilma Gomes, parabéns e muitas felicidades!!!
Ana Luiza Melo, parabéns e feliz aniversário!!!
Cantora e compositora Lea Costa, parabéns!!! Que Deus continue te abençoando hoje e sempre!!!
Josemário Alves, o homem da notícia!! Parabéns e muitos anos de vida!!!
José Ronaldo, Professor da UERN, parabéns e que essa data se repita muitos e muitos anos!!!

Bispos iniciam caminhada pela água, a partir da barragem de Oiticica

Visita a duas barragens e reunião com representantes de órgãos públicos, comunidades e agricultores do Rio Grande Norte. Nesta segunda-feira (29/2), o Ministério da Integração Nacional (MI) deu início ao acompanhamento da comitiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A instituição que congrega os bispos da Igreja Católica no país conhecerá, até quinta-feira (3/3), as estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco - trechos em obras e barragens que receberão as águas do empreendimento.

“Essa uma oportunidade para o Governo Federal mostrar seu empenho e comprometimento com a questão hídrica por meio do Projeto São Francisco, da barragem Oiticica e de outras obras”, disse o secretário de Infraestrutura Hídrica Osvaldo Garcia, integrante da delegação do MI. Garcia viajou acompanhando do presidente da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e do diretor-geral Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Walter Gomes de Sousa.

O primeiro dia de roteiro da CNBB foi dedicado a empreendimentos que receberão as águas do projeto. Os religiosos visitaram a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, construída pelo Dnocs e localizada no Rio Piranhas-Açu, no município de Açu. A parada seguinte ocorreu em Jucurutu: diálogo com representantes de órgãos públicos e da sociedade e visita à Barragem Oiticica, obra em andamento executada pelo governo do Rio Grande do Norte, com apoio financeiro do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves abastece 34 núcleos urbanos em 33 municípios e beneficia cerca de 500 mil pessoas. É uma das 24 barragens estratégicas que receberão águas do Projeto São Francisco e para as quais o MI, por meio Dnocs, tem elaborado estudos e projetos-executivos para recuperação. O investimento nos projetos é de R$ 22 milhões. “Já o valor estimado para recuperação dessas 24 barragens é da ordem de R$ 370 milhões”, completou Osvaldo Garcia.

O roteiro do primeiro dia de agenda termina à noite, em Cajazeiras, na Paraíba: os religiosos celebrarão missa na catedral do município. A caravana é formada por oito bispos e outros 100 membros da Igreja, pertencentes à regional Nordeste 2 da instituição. O objetivo da CNBB é marcar um novo momento de diálogo entre Igreja Católica, instâncias do Estado brasileiro e comunidades do Nordeste.

Serviço

Visita de comitiva da CNNB à região do Projeto São Francisco

Terça-feira (1/3)


Visita Barragem Engenheiro Ávidos/Boqueirão

Horário: 7h30.

Local: São José de Piranhas (PB).

Visita à Vila Produtiva Rural Cacaré

Horário: 11h30.

Local: São José de Piranhas (PB).

Visita ao Reservatório Jati e apresentação do MI sobre as obras no Eixo Norte

Horário: 15h30.

Local: Jati (CE).

Visita à Vila Produtiva Rural Retiro

Horário: 17h30.

Local: Penaforte (CE).

Quarta-feira (2/3)
Atividade em Escritório do Ministério da Integração Nacional

Horário: 8h30.

Local: Salgueiro (PE).

Visita à primeira Estação de Bombeamento (EBI-1)

Horário: 14h30.

Local: Cabrobó (PE).

Quinta-feira (3/3)

Missa de encerramento e diálogo com órgãos públicos, comunidades tradicionais e agricultores familiares

Horário: 8h30.

Local: Catedral de Salgueiro. Salgueiro (PE).

Dom Antônio: "Oiticicas é uma luta da comunidade que conta com o apoio da Igreja"

O primeiro dia da Caravana Sócio-Ambiental que está visitando as obras de transposição das águas do Rio São Francisco, foi marcado por visitas a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá e as obras da Barragem de Oiticicas em Barra de Santana, na Zona Rural de Jucurutu. Nesta segunda-feira (29) a caravana foi coordenada pelo bispos dom Jaime Veira (arquidiocese de Natal), Dom Antônio Carlos (Diocese de Caicó), dom Mariano Manzano (Diocese de Mossoró) e dom José (Diocese de Pesqueira/PE), e contou com representantes de vários segmentos e entidades, senadores, deputados, além de autoridades do Governo Federal.

Em Barra de Santana, na Igreja da comunidade falas concedidas apenas para quatro representatividades: a Igreja através de Dom Antônio Carlos; o Governo Federal, através de Osvaldo Garcia, secretário de infraestrutura hídrica do Ministério da Integração Nacional, responsável pela execução da construção da barragem; a comunidade local através da jovem Érica, e a Justiça, com a fala do juiz Herval Sampaio, responsável pelo Núcleo que julga as desapropriações das terras que serão atingidas pela construção da barragem.

A comitiva se deparou com uma população entusiasma com a obra da barragem, cuja obra física já está com quase 40% concluída, porém preocupada com a lentidão com as obras sociais, dentre elas a construção da nova Barra de Santana e o Cemitério da comunidade. Esse foi o tom dos discursos. "Me chama a atenção como alguém consegue manter vivo um sonho, 50 anos depois. É típico do povo da Bíblia, esperar contra toda a humana esperança. É neste sentido que a Igreja, representada aqui pela Província Eclesiástica está acolhendo. Não é uma luta da Igreja nem para ela aparecer, é uma luta da comunidade que conta com o apoio da Igreja", disse Dom Antônio. 

*Fonte: Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó - ADESE/De Fato.