segunda-feira, 14 de março de 2016

Subprocurador da República Eugênio Aragão é o novo ministro da Justiça

A presidente Dilma Rousseff definiu o nome do novo ministro da Justiça.

Será o subprocurador-geral da República, Eugênio Aragão.

Ele assumirá no lugar de Wellington César Lima e Silva, empossado há 11 dias.

Eugênio Aragão, 56 anos. entrou no Ministério Público Federal em 1987 e é um dos 73 sub-procuradores-gerais da República.

Ele coordenou áreas como Direitos das Populações indígeas, Defesa do Patrimônio Publico e já foi dirigente da Associação Nacional dos Procuradores da República.
  
*Thaisa Galvão.

Literatura e música marcam Dia Nacional da Poesia na Assembleia Legislativa

Crédito da foto: Eduardo Maia

Personagens nordestinos estão no centro das histórias de Fui ao Croatá ... – Uma Geolovehistory, do médico psiquiatra e escritor Epitácio de Andrade Filho. O lançamento da obra, que é um misto de romance de memórias e causos, marcou a comemoração, na Assembleia Legislativa, do Dia Nacional da Poesia, comemorado hoje (14).

O Legislativo do RN reservou uma programação especial para lembrar a data. Amantes da poesia e da música, fãs, amigos e familiares prestigiaram o evento, que contou com a participação dos deputados Carlos Augusto Maia (PTdoB) e Tomba Farias (PSB).

Além do lançamento literário, às 10h, a música tomou conta do Salão Nobre e do Auditório da Casa, com apresentação do coral Chiquita Bacana, formado por pacientes do CAPS do município de Santa Cruz, regidos pelo maestro Crisanto Dantas e de cantores e violeiros como Dudé Viana, Galego do Vovô e Cláudio Saraiva, os dois últimos naturais de Patu, mesma cidade do escritor.

“É louvável a iniciativa de promover a poesia e a cultura”, afirmou o autor da obra, definida na contracapa como uma catarse pós-psicodélica delirante, não-esquizofrênica. Autor também do ensaio A Saga dos Limões-Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante (2011), Epitácio resgata seus primeiros protagonistas e desta vez ele próprio se insere na trama amorosa do casal Carolina e Pedrinho, num percurso romanesco em épocas transtemporais e espaços desterritorializados que promove no leitor a necessidade de um exercício intelectual que se faz necessário sempre uma tomada de posição quanto ao perfil psicológico dos personagens e à orientação temporal ao longo do caminho realístico-fantástico, dentro da dicotomia ou simbiose ficção/realidade.

Epitácio acompanhou toda a trajetória da Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial no País e ratifica, na obra, sua opção preferencial pelos menos favorecidos.

O cantor Dudé Viana, que já vem participando de outros eventos alusivos à data, elogiou a iniciativa da Casa: “A poesia tem que ocupar todos os espaços, estar em todos os locais, porque ela faz parte do cotidiano das pessoas”, afirmou.

Jovem registra em áudio os últimos momentos de vida do trio assassinado em Extremoz

Uma jovem que terá sua identidade preservada, narrou os últimos momentos de vida das vítimas de um triplo homicídio registrado em Extremoz.

Na gravação ela relata que homens armados estão na frente da residência, onde acontece o assassinato. Ainda é possível sentir o desespero dela e ouvir os gritos de vítimas e dos assassinos, até os disparos segundos depois.

Até o moimento os assassinos não foram identificados, mas segundo a polícia as vítimas tinham envolvimento com crimes. 


Áudio:
Audio Player
00:00

00:24
Use Up/Down Arrow keys to increase or decrease volume.

Sobre o crime:

Triplo homicídio é registrado em residência na cidade de Extremoz

http://190rn.com/regiao-metropolitana/2016/03/triplo-homicidio-e-registrado-em-residencia-na-cidade-de-extremoz/

Triplo homicídio é registrado em residência na cidade de Extremoz

Um triplo homicídio foi registrado na madrugada desta segunda-feira (14), dentro de uma residência localizada na Rua Jerusalém, na cidade de Extremoz, vitimando Gildson José Melo Tavares, Robson Rogério e outro jovem ainda não identificado.

Segundo informações da Polícia Militar, vários homens fortemente armados teriam chegado na residência e arrombado a porta. As vítimas ainda tentaram se esconder mas foram encontrados e mortos, com disparos de arma de fogo.

Ainda segundo a polícia Robson, estaria sendo recrutado pelo PCC e para participar do grupo, teria que matar um comerciante, que seria ligado a Joel do Mosquito, mas a informação esta sendo investigada.

Os peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) estiveram no local juntamente com os policiais da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) para os procedimentos de investigação, perícia e remoção do corpo para a sede do instituto.


*190 RN.

Onça-parda assusta moradores da zona rural de Apodi

Uma onça tem aterrorizado a tranquila vida dos agricultores que moram na região da Pedra, na zona rural de Apodi/RN. O animal foi visto pela primeira vez em fevereiro e, desde então, tira o sono dos agricultores e tem dado prejuízos aos criadores.

A primeira pessoa que a viu foi a dona de casa Lúcia Teófila, de 36 anos. Ela saiu de casa à tarde, com a filha pequena, para olhar um bezerro recém-nascido, quando ficou cara a cara com a onça, de cor amarronzada.

Na ocasião, ela cogitou lutar com a fera, caso ela atacasse, mas o animal fugiu. “Eu disse para a minha menina que gritasse para o pai, porque eu ia me abofelar com o bicho. Eu nunca tinha visto uma onça. De início, pensei que fosse uma raposa”, contou ela.

*Mossoró Hoje/O Xerife.

ONU: 200 MIL PESSOAS MORREM POR ANO DEVIDO O USO DE DROGAS

Quase 300 mil pessoas morrem anualmente devido ao consumo de narcóticos ilegais, entre sobredoses e outros problemas associados, afirmou hoje, em Viena, o diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, sigla inglês), Yuri Fedotov.

Yuri Fedotov discursou na abertura de uma reunião da Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas (CEONU), iniciada hoje na capital austríaca, que conta com a presença de ministros e de altos responsáveis de 53 países. Participaram também instituições e organismos internacionais, com vistas a consensualizar posições para a próxima sessão especial sobre drogas da Assembleia Geral da ONU, de 19 a 21 de abril.

Segundo Fedotov, atualmente existem 27 milhões de toxicodependentes com problemas graves de saúde, em que 12 milhões deles utilizam drogas injetáveis, como a heroína.

SÃO OS NÚMEROS DA OPERAÇÃO LAVA JATO

Do Xerife: A revista Veja, edição desta semana, trouxe um balanço quantitativo com os números da operação Lava-Jato. Confira abaixo:

67 pessoas já foram condenadas pelo juiz Sérgio Moro desde o início da operação Lava-Jato, em março de 2014.

100 réus da Lava-Jato esperam por julgamento – dos 179 acusados nas 24 fases da operação, apenas doze foram absolvidos.

49 acordos de delação premiada foram firmados até agora – o do senador Delcídio do Amaral, uma vez homologado pelo STF, será o quinquagésimo.

2,9 bilhões de reais foram retomados pela Justiça – 659 milhões vieram da repatriação de recursos em contas no exterior e outros 2,4 bilhões de bens bloqueados dos réus.

MORO: AGRADECIMENTO AO BRASIL!


DIA 18 O MOVIMENTO SERÁ EM DEFESA DO GOVERNO DO PT

Da coluna Painel, da Folha:

Governo aposta em ato com presença de Lula para mostrar resistência ao impeachment

Queda de braço  

O Planalto reconhece que a adesão aos protestos pró-impeachment foi expressiva, mas aposta no ato do dia 18, com a presença de Lula, para mostrar resistência. O governo admite, no entanto, que dificilmente conseguirá número similar nas manifestações pró-Dilma. Com o veto deste domingo, petistas se apegam às vaias aos tucanos como sinal de que o espólio das ruas não foi conquistado pela oposição. Parece pouco para quem terá de enfrentar duríssima votação do impeachment.
Quanto pior

Na avaliação do PT, a hostilização ao governador Geraldo Alckmin e ao senador Aécio Neves na Paulista mostra que a situação política no país é ainda mais preocupante, com uma “raiva” generalizada em relação a todos os partidos.

CLINI VIDA!!!!!


FOTO: Crispiniano Neto embarcando para Natal na noite deste domingo

O BlogdoBG tem leitores em todos os cantos, e um deles flagrou na noite deste domingo no Aeroporto de Brasília o diretor da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, embarcando para Natal no voo TAM JJ3342, que saiu da capital federal com destino a Natal às 22:44h.

Crispiniano que não se apresentou neste domingo no Quartel do comando da Polícia Militar para cumprir a pena imposta pela justiça porque não chegou a ser citado pelo oficial de justiça, já que se encontrava fora de Natal.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/

PF apreendeu em apartamento de Lula documentos de sítio em Atibaia

O jornal Estado de S.Paulo destaca que, na cobertura do Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo, onde mora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Maria Letícia, a Polícia Federal recolheu documentos de imóvel rural em Atibaia, 9 aparelhos de telefones celular e uma carta com nome impresso Emílio Odebrecht. São alguns dos itens apreendidos na Operação Aletheia – 24ª fase da Lava Jato, deflagrada no dia 4 -, que teve Lula como alvo principal. Ele foi levado coercitivamente para depor, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o material recolhido em sua casa enviado para Curitiba.

O material está descrito no auto circunstanciado de busca e apreensão da Polícia Federal. No documento consta que no apartamento 121, ocupado pelo ex-presidente Lula, um dos itens recolhidos são de “documentos diversos relacionados a imóvel rural na cidade de Atibaia/SP”. Lula é investigado pela compra do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, em nome de “laranjas” e que recebeu reformas e equipamentos bancados por empreiteiras do cartel acusado de corrupção na Petrobrás – OAS e Odebrecht – e pelo pecuarista José Carlos Bumlai, preso desde novembro pela Lava Jato.


*O Xerife.