terça-feira, 12 de abril de 2016

EDUCAÇÃO: Prefeito de Jundiá, RN, Beto de Izaías garante reajuste de 11,36%, no piso dos professores

VNT - O prefeito de Jundiá, Agreste do Rio Grande do Norte, José Roberto de Souza "Beto de Izaías", garantiu em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, 12 que pagará o reajuste do piso salarial de todos os professores do município. O aumento que é de 11,36%, será incorporado nos vencimentos deste mês de abril.

O prefeito Beto de Izaías afirmou que apresar da crise financeira que os municípios enfrentam, será possível garantir o aumento aos professores. "De imediato garanto o reajuste do piso para o final deste mês " Declarou o prefeito. Referente ao retroativo de janeiro, fevereiro e março, após o parecer do jurídico e do contador o prefeito garantiu que dará uma resposta até 30 de abril.

O anúncio do reajuste foi feito em uma assembléia entre os representantes do Sinte-RN, Prefeito, Beto de Izaías, Secretária de Educação, Daize Meireles e com a presença significativa dos professores. A reunião ocorreu na Escola Municipal Paulino Francisco de Souza, na sede do município. Na ocasião o Sinte-RN também repassaram outros informes de interesse da categoria.

"Quero parabenizar o prefeito pela transparência e pela atitude louvável por ter liberado os profissionais de educação para participarem da reunião, parabéns mesmo". Disse uma professora após as palavras do prefeito na assembleia.

JÓRIO NOGUEIRA REAFIRMA QUE CONTINUARÁ A CUMPRIR O QUE O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO ORIENTA

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ ANUNCIA QUE NÃO PAGARÁ VERBA DE GABINETE QUE SEJA ILEGAL

POR CARLOS SKARLACK 

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Jório Nogueira (PSD), reafirmou, nesta terça-feira, 12, que continuará a cumprir o que orienta o Tribunal de Conta do Estado (TCE) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Por isso, acrescenta, Jório, enquanto for presidente da Câmara Municipal, não autorizará pagamento de verba de gabinete que não esteja de acordo com o que determina a legislação.

– Vamos continuar trabalhando de forma transparente e de acordo com a Lei, mesmo que isso desagrade a um pequeno grupo de vereadores -, declarou.

As explicações de Jório Nogueira foram dadas ao Jornal da Câmara, apresentado na TV Câmara Mossoró, pelos jornalistas, Gilberto de Souza e Thurbay Rodrigues, às 18h.

JÓRIO NOGUEIRA PODERIA SER AFASTADO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA POR CUMPRIR DECISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DO TCE?

PRESIDENTE DA CÂMARA É OBRIGADO A PAGAR VERBA DE BABINETE USADA POR ALGUNS VEREADORES DE FORMA IRREGULAR?

POR CARLOS SKARLACK

O vereador Jório Nogueira (PSD), poderá ser afastado da presidência da Câmara Municipal de Mossoró por cumprir atos de equipe técnica e do TCE e do Ministério Público do TCE sobre a verba de gabinete de vereadores?

Em tempos de Lava-Jato, seria correto, Jório Nogueira, descumprir decisão do TCE e pagar verba de gabinete irregular, de alguns vereadores?

Daqui a pouco, nós vamos esclarecer estas e outras questões.

Igreja que recebe dinheiro sujo

Investigadores da Operação Lava-Jato detectaram um pagamento da empreiteira OAS para uma igreja indicada pelo ex-senador Gim Argello (PTB-DF), preso nesta terça-feira (12/4) na 28ª fase do caso, apelidada de “Vitória de Pirro”. Ele é acusado de receber propina para não convocar empreiteiros em CPIs da Petrobras que aconteceram no Congresso, das quais o ex-parlamentar fez parte. É o segundo pagamento para uma igreja detectado pela Lava-Jato.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), em 15 de maio de 2014, quando foi instalada a CPI da Petrobras no Senado, o presidente afastado da empreiteira OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, enviou uma mensagem a um interlocutor em que pediu o pagamento de R$ 350 mil para a conta da Paróquia São Pedro, em Taguatinga, frequentada por Gim Argello. O centro de custo apontado era “Obra da Renest (sic)”, uma referência à sigla Rnest, a refinaria de Abreu de Lima da Petrobras, em Pernambuco, onde a OAS prestava serviços à estatal. O pagamento foi realizado em 19 de maio, de acordo com documentos fiscais da empreiteira. 

*O Xerife.

CHEIROX COM O MATERIAL ESCOLAR PARA O SEU FILHO!!!

Com 8 Habeas Corpus negado Fernando Freire poderia fazer delação premiada?

A Câmara Criminal do TJRN negou, na sessão desta terça-feira (12), o oitavo pedido de Habeas Corpus movido em favor do ex-governador do Estado, Fernando Freire. Pelo seu envolvimento na Operação Gafanhoto.

Depois de oito Habeas Corpus negado a quem diga que chegou a hora de Fernando Freire oferecer uma delação premiada.

Se ele puder, claro! Fernando teria muito o que revelar.

Caseiro é encontrado morto no Sitio da Ex-Governadora Rosalba Ciarlini em Mossoró

No final da tarde de hoje, 12 de abril, populares encontraram o corpo de “Raimundo Brito”, um dos caseiros do Sitio Cantopolis, localizado as margens da Avenida Leste Oeste, próximo ao Rio Mossoró, de propriedade da Ex Governadora Rosalba Ciarlini.

A Polícia Militar e a Central de Regulação do Samu foram acionadas e não identificaram sinais de violência no corpo do caseiro.

Segundo informações, Raimundo cuidava de animais e possivelmente teria sofrido um mal súbito.

O Médico Intervencionista do Samu, não identificou sinais de violência no corpo do caseiro, mas preferiu solicitar a presença das equipes de plantão na Delegacia da área e do Instituto Técnico e cientifico de Policia Itep.  

*Imagem: Andrade Macedo - Whatsapp.
*Informações: O Câmera.

Oposição já contabiliza 340 votos favoráveis ao impeachment

A oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) já contabiliza ter 340 votos favoráveis ao impeachment da presidente. O mais recente número foi levantado no final da manhã desta terça-feira (12), durante reunião dos líderes oposicionistas, que contou com a presença do deputado federal Rogério Marinho (PSDB). O grupo estima ainda 46 parlamentares indecisos e 127 a favor do governo.

A notícia foi divulgada pelo próprio Rogério em seu perfil pessoal no Twitter (@rogeriosmarinho). Segundo o tucano, “está cada vez mais perto do Fora PT. O Brasil vai virar, daqui a pouco, esta página infeliz de nossa história”. São necessários 342, na votação prevista para o próximo domingo (17), para dar prosseguimento ao processo, que continua no Senado. A expectativa é para que o impeachment passe com folga.

*Do Xerife.

JÓRIO NOGUEIRA NÃO FOI AFASTADO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL

ERRO DE INTERPREÇÃO PROVOCA INFORMAÇÃO DISTORCIDA
O vereador Jório Nogueira (PSD) não foi afastado da presidência da Câmara Municipal de Mossoró.

Interpretação distorcida de Regimento Interno da Câmara Municipal de Mossoró provoca informações distorcidas.

Mais detalhes, em instantes.


*De Carlos Skarlack.

IFRN - II Semana de Linguagens do Campus Apodi

O IFRN Campus Apodi realizará de 26 a 29 de Abril sua II Semana de Linguagens, com o tema "Ser(tão) nordestino: identidade e cultura na contemporaneidade". Alunos e servidores de outros Campi também podem participar do evento, para isso é importante que agendem a visita na aba "Caravanas", disponível no site do evento: http://eventos.ifrn.edu.br/slap. Todas as informações sobre a II Semana de Linguagens do Campus Apodi podem ser obtidas no referido endereço.

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, já nos lembrava Euclides da Cunha na sua leitura dos vastos “sertões” nos quais se vive, se sente e se luta. São por essas “veredas”, que nos levam a espaços vários, que a II Semana de Linguagens irá percorrer, compreendendo desde a contação dos mais variados causos da nossa região, passando pelas letras incomparáveis de cordelistas, contistas e romancistas até chegar ao western ou às fronteiras da hispanidad.

Nessa travessia, torna-se importante questionar o que caracteriza e, ainda mais, na atualidade a identidade que se constrói nesse espaço de luta e de força, tecendo nesse caminho os diálogos necessários para compor um quadro que possa refletir o sertão, saindo das visões que, comumente, a ele são delegadas. Para tanto, a interdisciplinaridade possibilitou unir saberes e partilhar ideias, o que resultará na elaboração das mais diversas atividades, como salas temáticas, exposições, apresentações artísticas pelos alunos, com a orientação dos professores envolvidos na organização deste evento.

Nesses dias, teremos a oportunidade, ainda, de participar de palestras, oficinas, concursos, entre outras atividades, que enriquecerão aqueles que visitarem e fizerem parte desta semana bastante rica, a qual nos permite vivenciar de mais pertinho o canto de um “sertão querido”, ouvido quando se presencia essa “vida sertaneja”.

Eu canto o sertão querido,
A fonte dos meus poema,
Onde se iscuta o tinido
Do grito da sariema
E onde o sertanejo véio
Observa os Evangéio
E nas noite de luá,
Sirrindo, alegre e ditoso,
Conta istora de Trancoso
Para o seu neto iscutá.

Patativa do Assaré (poema “Vida Sertaneja”).

Lula coloca Henrique Alves entre “conspiradores” para tirar presidente Dilma

Em discurso no Rio de Janeiro na noite de ontem (11), antes do show de encerramento do ato da Cultura pela Democracia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou os homens que, segundo ele, estão por trás da conspiração golpista contra a presidenta Dilma Rousseff: “Vejam quem quer tirar a Dilma. Primeiro, Temer; segundo, Eduardo Cunha; terceiro, Geddel (Vieira Lima); quarto, Henrique Eduardo Alves; quinto, Wellington Moreira Franco, que foi governador deste estado”.

Todos são do PMDB. Geddel, com Lula, Moreira Franco e Eduardo Alves (com Dilma), este até duas semanas atrás, foram ministros dos governos petistas. “Nunca imaginei que, eu, aos 70 anos, a gente ia ver golpista tentando tirar uma presidente eleita”. O ex-presidente afirmou que a vitória da oposição na Comissão Especial do Impeachment, por 38 a 27, “não quer dizer nada”. “(A decisão) é domingo no plenário”, afirmou. Para aprovar o impeachment, a oposição precisa de 342 votos.

PROCESSO DO IMPEACHMENT DE DILMA É APROVADO

VOTAÇÃO DO PLENÁRIO DA CÂMARA FEDERAL COMEÇA SEXTA-FEIRA

POR G1/Skarlack.

Por 38 votos a 27, a comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (11) o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

SAIBA COMO CADA DEPUTADO DA COMISSÃO VOTOU

Agora, o resultado da votação na comissão deverá ser lido no plenário da Câmara nesta terça-feira (12) e publicado no “Diário Oficial da Câmara” na manhã de quarta (13).

Depois de respeitado um prazo de 48 horas, a expectativa é de que a votação no plenário da Câmara comece na próxima sexta-feira (15) e leve três dias, terminando no domingo (17).

Para ser aprovado e seguir para o Senado, instância à qual cabe julgar a denúncia, são necessários os votos de 342 dos 513 deputados.

Em seu parecer, Jovair Arantes (veja no vídeo abaixo entrevista após a votação) sustentou haver indícios de que Dilma cometeu crime de responsabilidade ao editar decretos de crédito extraordinário sem autorização do Congresso Nacional e ao permitir a prática das chamadas “pedaladas fiscais”, que é o atraso no repasse pela União aos bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais.

Sessão tensa

 
O parecer foi aprovado em uma sessão tensa, que durou mais de nove horas e foi marcada por bate-bocas e provocações entre parlamentares governistas e da oposição.

Antes mesmo do início, já houve briga entre os deputados na hora de assinar o nome na lista de presença. A disputa se explica porque, na ausência de deputados titulares, votariam os suplentes por ordem de chegada.

O debate sobre o parecer havia sido iniciado na última sexta-feira (7), quando 61 deputados tiveram a palavra para falar contra e a favor da decisão do relator. Asessão durou mais de 12 horas e só terminou na madrugada de sábado (9).

Logo no início da sessão desta segunda, o relator sustentou que a “população clama”para o processo de impeachment continuar e que havia indícios “sérios” de cometimento de crime de responsabilidade.

 
PROCESSO DE IMPEACHMENT
 

Possível afastamento de Dilma é analisado 
Seguinte a falar, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, atacou o parecer e sustentou ter “contradições” e “equívocos conceituais”, além de um “desejo político” pelo impeachment.

Votação

 
Algumas bancadas foram rachadas para a votação. O PMDB, que até o fim de março era o principal aliado do governo e decidiu romper com a presidente Dilma, liberou o voto dos seus deputados diante das divisões internas.

“Não emitiremos nenhuma orientação, os parlamentares do PMDB estarão livres para votar de acordo com a sua consciência”, afirmou o líder da bancada, Leonardo Picciani (PMDB-RJ).

Dividido internamente, o PSD, que detém o Ministério das Cidades, teve uma ala que discursou contra o impeachment e outra a favor. Em nome da parcela contrária, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) afirmou que não existe, no processo, provas de que “Dilma é ladra”.

Favorável ao impedimento, o deputado Marcos Montes (PSD-MG) acusou o governo de não conseguir se desvencilhar da “turma” do governo Lula.

Em defesa de Dilma, o líder do PT, Afonso Florence (BA), repetiu o discurso de que há um golpe em curso por, segundo ele, não haver a comprovação de crime de responsabilidade. Florence também atacou o vice-presidente da República, Michel Temer, acusando-o de “traição”. Afirmou ainda que “não haverá sossego” para os defensores do impeachment.

O líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), criticou o tom de “ameaça” do discurso de Florence e disse que alguns pronunciamentos “revelam desequilíbrio emocional e ameaças”. “É muito triste a ver deputados ameaçarem a população brasileira”, disse.

Motorista de ônibus universitário é morto a tiros por motoqueiro desconhecido em Pau dos Ferros/RN

No início da noite de ontem, 11 de abril, o motorista do ônibus escolar da cidade de São Miguel, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, que fazia o transporte de estudantes universitários, para Pau dos Ferros, Willivagner Bento da Silva, “Vaguinho” de 41 anos de idade, foi assassinado a tiros na Rua José Paulino do Rego, bairro João XXIII em Pau dos Ferros.
Vaguinho foi socorrido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros pela própria polícia militar da cidade, mas não resistindo a gravidade dos ferimentos e morreu antes de receber atendimento.

O corpo foi encaminhado ao ITEP/RN para exames de necropsia na sede do órgão em Mossoró/RN.

De acordo com informações o motorista após sair de uma lanchonete foi para o ônibus pegou uma cadeira como de costume e sentou escorado no ônibus com outros dois motoristas.

Um motoqueiro com um colete vermelho de moto táxi se aproximou ainda anunciou um suposto assalto e efetuou vários disparos no motorista.

A Polícia acredita que o motorista estava sendo seguido pelo desconhecido que aproveitou o momento certo para execução. No local do crime foram encontradas algumas capsulas de arma de fogo, calibre ponto 40.

O caso será investigado pela Polícia civil. 


*Informações: Sgt Gilvan Alves - Nosso Paraná.
*Via: O Câmera.

CLINI VIDA!!!!


O Lula já achou o impeachment uma coisa legal…

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO