sábado, 14 de maio de 2016

CARAÚBAS: Municipalidade se reúne com Subsecretário de Educação para resolver impasses do transporte escolar

O Subsecretário Estadual de Educação Marino Azevedo, junto com a diretora da Diretoria Regional de Educação e Cultura – 13ª DIREC, Mara Marlizete Duarte, se reuniram com uma comitiva da Prefeitura de Caraúbas no fim da manhã deste sábado (14), no Gabinete do Prefeito, Palácio Jonas Gurgel, com objetivo de buscar soluções conjuntas para resolver o impasse do transporte escolar.

Participaram da reunião, o Subsecretário Estadual de Educação, Marino Azevedo, a diretora da Diretoria Regional de Educação e Cultura – 13ª DIREC, Mara Marlizete Duarte Marinho, pelo município, os secretários: Da Educação, Robenildo Lima, da Controladoria, Gilvandro Jácome Fernandes, da Saúde, Onaldo Gurgel, de Finanças, Miqueias Gurgel, de administração, Lamanda Gumaia e Chefe dos Transportes do Município, Robério Cezar Câmara.

O Secretário Municipal da Educação, Robenildo Lima, repassou para o subsecretário como foi o processo para a não renovação do convenio com o governo do estado. “Nos reunimos em audiência com o pessoal da Secretária Estadual de Educação para tentar resolver o problema do transporte escolar, mas, achei eles muito insensíveis e na época mostramos que as contas não batiam, o município pagava 1,60 reais por quilômetros e o estado pagava 2 reais per capita. Ana Rosangela quis dizer na audiência que a obrigação era do município, já que os alunos são do município e nós mostramos que na legislação o município tem responsabilidade com o ensino básico e o ensino médio é com estado. Depois de muitos discursões, não houve um acordo entre as partes e o convenio com o estado não foi renovado”. Afirmou Robenildo Lima.

“Os gastos do ano passado com manutenção, motoristas entre outros, eram em torno de 159 mil reais por mês e o estado mandava 18 mil, o governo federal 21 mil e o município arcava com 120 mil reais e, depois da não renovação do convenio com o estado, o município estar tendo um gasto de apenas 60 mil reais; a metade das dispersas do ano passado por mês. Relatou Robenildo Lima.

Outra dificuldade para a não renovação do convenio segundo o Secretário Robenildo foi em relação as parcelas, o governo do estado mandava anualmente 5 parcelas e o município tinha que pagar as despesas mensalmente e só recebia do governo em cada três meses.

O Subsecretário Estadual de Educação, Marino Azevedo, sensível com a situação propôs enviar um novo ônibus para contribuir com a demanda que o município tem hoje e o Secretário Robenildo disse que com as planilhas que foram feitas em Caraúbas, com 10 rotas, um ônibus não resolveria o problema.

Segundo o Chefe dos Transportes do Município, Robério Cezar Câmara, de emergências hoje para minimizar a situação seria necessário 4 ônibus para baratear o custo. O Subsecretário, Marino Azevedo, disse que teria que ser aberto um estudo sobre a questão, pôr as rotas já terem sido todas definidas pelo município e já ter uma ideia de como fazer para resolver esse impasse.

O Secretário Municipal de Saúde, Onaldo Gurgel, perguntou qual era a proposta do Subsecretário Estadual de Educação, Marino Azevedo, para os municípios que estão passando por este impasse. O Subsecretario ressaltou que o primeiro passo é o diálogo entre as duas partes, depois o interesse de resolver o problema o quanto antes e o que for possível ser feito, “a secretária estadual de educação não vai medir esforços para que seja concretizado". Afirmou Marino Azevedo.

Como desdobramento desta reunião, o Subsecretário Estadual de Educação, Marino Azevedo convidou a municipalidade para uma nova reunião com ele e alguns membros da secretária estadual, no dia 16 de Maio (segunda-feira), em Natal, onde o assunto será novamente discutido, com proposta do município de aumentar o repasse para os gastos e manutenção, bem como, aumentar o número de ônibus.


*Informações do Icém Caraúbas.

COMUNICADO IMPORTANTE DA CLINI VIDA APODI

ATENÇÃO ATENÇÃO! Agora na #CliniVIDA disponibilizaremos de cirurgias plásticas e beleza, com o Dr. Frederico Fernandes. E dia 16/05 (segunda-feira), iniciaremos os atendimentos. Não vai perder essa oportunidade né? Então corre e agende já a sua consulta!
Av. Marechal Floriano, 69. Apodi/ RN
Mais informações: (84) 3333-3808/ (84) 99461-5056/ (84) 99636-5735 ou através do nosso whatsapp (84) 99461-5056

98ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Assaltante baleado nas Barrocas morreu dentro da ambulância do Samu

Um homem, ainda sem identificação, baleado no bairro Barrocas, em Mossoró no início da noite de hoje, 14 de maio, morreu quando estava sendo socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, por uma equipe da Unidade com Suporte Avançado “Alfa” do Samu.

A polícia militar foi ao local, na Avenida Alberto Maranhão, próximo a Stock Frios, mas ainda não tem informações sobre os possíveis acusados e nem a motivação. A polícia foi informada que 03 elementos chegaram a anunciar um assalto e uma pessoa teria reagido, matando um. Os outros 02 conseguiram fugir.

Imagens: Fim da Linha.
Informações: O Câmera.

Um policial e uma moça foram baleados em tentativa de assalto a supermercado no Santo Antônio

Crime aconteceu no Supermercado Rebouças, na Rua João Cordeiro, no bairro Santo Antônio em Mossoró, no Rio Grande do Norte, inicio da tarde de hoje, 14 de maio.

O policial militar da reserva, Francinildo Martins de Oliveira, de 55 anos de idade e uma funcionaria, Kelly Cristina Eufrásio, de 28, foram baleados durante uma tentativa de assalto.

Dois homens foram em direção ao supermercado enquanto um terceiro ficou num Palio estacionado nas proximidades, dando apoio para a fuga. Os dois tentaram render o policial, que estava logo na entrada do supermercado conversando com a mulher. O Policial reagiu e os criminosos atiraram nele. A mulher não foi vítima de bala perdida. Eles também atiraram nela, Segundo informações da policia.

Os criminosos são três homens que fugiram em um Palio de cor verde. O policial e a moça foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

A Policia Militar ainda fez buscas pela região, mas os criminosos não foram encontrados.

Imagem: Passando na Hora.
Informações: O Câmera.

Campanhas beneficentes de Wilson Oliveira continuam erradicando casas de taipa na zona rural de Apodi

Recebemos o pedido de ajuda de Deassis de Zé de Moura morador da comunidade rural do sitio baixa fechada 01 localizado no vale do Apodi, o mesmo planejava construir a sua de alvenaria, e com as dificuldades essa realização ficava mais distante, Deassis é pai de 12 filhos de filha humilde, foi então que soubemos da situação e começamos mais uma campanha que no passar dos meses aos poucos foi se conseguindo os materiais principais para dar inicio a futura casa, inicialmente tijolos, e outros materiais, e agora finalmente chegou o cimento. Famílias grande como essa de muitos filhos e netos devemos ter o cuidado para evitar a reprodução das doenças de chagas, e ter acesso a uma moradia digna é um mínimo de direito que uma família deve ter.

Campanha beneficente de Wilson Oliveira vai levar água de beber para Dionísio agricultor do sitio urbano região da areia de Apodi

Recebemos um pedido de ajuda vindo do Sr. Dionísio morador da comunidade rural do sitio urbano, o mesmo tem problemas de saúde de hérnias de disco e vem sofrendo com falta de água, ‘’ só não fui embora por que não tenho emprego para morar na cidade, só temos o fome zero e não dar para pagar agua, luz e aluguel, o jeito que tem é viver aqui, mas sem água fica muito difícil, já pedi a todos os representantes públicos e não resolvem a minha situação e de mais famílias que moram aqui, o jeito que teve foi apelar para o radialista Wilson Oliveira para ver se consigo pelo menos pipa de água’’ desabafa o sertanejo desiludido com a situação que se encontra.
A campanha está aberta o valor de 01 pipa de água para essa comunidade é de R$ 150,00 reais e dar para 50 dias de consumo, quem quiser e puder ajudar é só ligar 84 – 9 9156 3020 ou 9 9820 9649 e fazer a sua doação.

Comunidade caraubense lota o auditório da UFERSA para dar início à campanha contra violência infantil

Com participação massiva de entidades, autoridades, e comunidade em geral, foi dada como aberta a campanha “Faça Bonito” que aborda a problemática do abuso e violência contra a criança e o adolescente. Encabeçada pela Prefeitura de Caraúbas, a campanha teve seu evento inicial na manhã da última quarta-feira (11) no auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido .

Com palestra de abertura, apresentações culturais, o momento ainda contou com os discursos em apoio à campanha dados pelos órgãos de defesa que atuam diretamente em busca dos direitos dos jovens, como o Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Militar e Civil. Juntamnete com as Secretarias de Educação, de Assistência Social, dos órgãos de trabalho social, como o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), receberam uma comenda em homenagem ao trabalho prestado à comunidade.

Logo após a solenidade, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social proferiu uma breve capacitação sobre o que pode ser trabalhado em sala de aula pelos educadores das escolas e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, ligados aos CRAS e CREAS.

Segundo a Prefeitura de Caraúbas, no próximo dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, haverá um momento cívico com o hasteamento das bandeiras de estado, incluindo a bandeira símbolo da campanha Faça Bonito, além de blitz educativa e concurso de desenho promovido pelo CREAS. Será realizado durante todo o dia na Praça Reinaldo Pimenta, centro de Caraúbas.

A campanha ainda prevê trabalho da temática dentro das escolas onde culminará com uma tradicional caminhada em manifestação ao seu apoio, saindo das proximidades da sede do CREAS, no bairro Leandro Bezerra, dia 31 de maio (terça-feira).


*ASSCOM – Prefeitura de Caraúbas.

MOSSORÓ CIDADE JUNINA TERÁ PROGRAMAÇÃO ANUNCIADA NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA

JBelmont: Prefeitura Municipal de Mossoró anuncia a programação do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2016 na próxima segunda-feira, 16, às 17h, na Estação das Artes Elizeu Ventania. A edição deste ano celebra os 20 anos do evento, que se consolidou entre as importantes festividades do calendário nacional. Os tradicionais 'Pingo da Mei Dia' e o espetáculo 'Chuva de Bala', bem como as apresentações musicais, são os destaques do MCJ.

O Mossoró Cidade Junina impulsiona segmentos diversos do município. O evento representa um relevante espaço para os talentos locais, exaltando o potencial dos artistas da cidade. O MCJ também confirma o viés cultural de Mossoró e aproxima a população de variadas manifestações artísticas.

O estímulo à economia é outro fator que movimenta a cidade. A presença de turistas de outros Estados, como advindos de municípios do Rio Grande do Norte, favorecem especialmente o comércio e o setor hoteleiro.

Este ano, as festividades juninas de Mossoró ganham mais uma atração: o revezamento da Tocha Olímpica, que passará no dia 6 de junho pela cidade e reunirá anônimos e personalidades do esporte.

Justiça determina retorno da prefeita Luana Bruno, de Areia Branca

A juíza Uefla Fernandes Duarte Fernandes, de Areia Branca, suspendeu a decisão da Câmara Municipal de Areia Branca, de afastar a prefeita Luana Bruno, do PMDB, do cargo.

Luana Bruno foi afastada do cargo terça-feira, dia 10, pela maioria dos vereadores na Câmara Municipal. Foram quatro processos. Ela foi absolvida em dois e afastada nos outros dois.

Durante as 72 horas que ficou fora do cargo, assumiu a vice-prefeita Lidiane Garcia, do PMN. Lidiane disse nesta sexta-feira, 13, disse que estava tranquila aguardando a citação judicial.

A juíza Uefla Fernandes Duarte Fernandes observou que Luana Bruno não teve o direito de defesa respeitado pelos vereadores, conforme previsto na legislação Brasileira.

Diante do fato, determinou que ela retornasse ao cargo e que os vereadores fizessem um novo julgamento em 10 dias, garantindo o exercício da ampla defesa da prefeita processada.

Temer quer Jarbas Jarbas Vasconcelos na presidência da Câmara

Circulou ontem em Brasília a informação nos bastidores de que o presidente interino Michel Temer (PMDB) já teria dado o aval para o deputado Jarbas Vasconcelos se preparar para disputar a Presidência da Câmara dos Deputados. Temer, segundo as conversas, precisaria de um presidente da dimensão de Jarbas neste momento em que o País enfrenta uma crise moral e ética no seu parlamento.

Mas o deputado só pode inscrever a sua candidatura se houver a vacância do cargo. Para isso teriam que renunciar Eduardo Cunha, o presidente afastado, e Waldir Maranhão, primeiro-vice, no exercício do cargo.


*O Xerife.