quarta-feira, 13 de julho de 2016

Eleição na Câmara terá 2º turno entre Rodrigo Maia e Rogério Rosso

Deputados do DEM e do PSD receberam 120 e 106 votos, respectivamente.
Maia tem apoio de PSDB, DEM, PPS e PSB; Rosso representa o 'Centrão'.
 

A eleição para presidente da Câmara será decidida em segundo turno entre os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF).

Dentre os 13 candidatos, Maia e Rosso foram os mais votados. Maia recebeu 120 votos e Rosso, 106. A votação em primeiro turno durou 30 minutos.

Veja quantos votos obteve cada um dos candidatos:

- Rodrigo Maia (DEM-RJ): 120
- Rogério Rosso (PSD-DF): 106
- Marcelo Castro (PMDB-PI): 70
- Giacobo (PR-PR): 59
- Esperidião Amin (PP-SC): 36
- Luiza Erundina (PSOL-SP): 22
- Fábio Ramalho (PMDB-MG): 18
- Orlando Silva (PCdoB-SP): 16
- Carlos Gaguim (PTN-TO): 13
- Cristiane Brasil (PTB-RJ): 13
- Carlos Manato (SD-ES): 10
- Miro Teixeira (Rede-RJ): 6
- Evair Vieira de Melo (PV-ES): 5

O eleito vai suceder o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo de presidente na semana passada.

Antes de se iniciar a etapa de discursos, havia 14 candidaturas oficializadas, mas, no plenário, o deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) declarou apoio a Rosso e teve seu nome retirado da urna eletrônica.

Rosso acompanhou parte da apuração dos votos do comitê de imprensa da Câmara, onde ficam os jornalistas. Ele se disse ansioso com a expectativa do resultado. “Estou com frio na barriga e muita fome”, afirmou, pouco antes de ser anunciado o placar.

Rodrigo Maia acompanhou do plenário e foi cumprimentado por deputados do PSDB, DEM, PPS e SD, partidos da antiga oposição que garantiram os votos necessários para que ele pudesse chegar ao segundo turno.

Discursos

 
Rosso e Rodrigo Maia, assim como os demais candidatos, tiveram dez minutos para discursar antes de a votação ter início.

Apontado como candidato favorito do Palácio do Planalto, Rosso defendeu a harmonia entre os poderes, mas destacou a importância de aprovar matérias relevantes para o governo. “É obrigação garantir a estabilidade do governo”, disse.

Aliado de Eduardo Cunha, o deputado do PSD presidiu a comissão especial do impeachment na Câmara e, no seu discurso, defendeu a legalidade do processo que afastou Dilma Roussef do cargo.

“Cumprir a Constituição não é golpe”, afirmou, acrescentando que “qualquer um que venha a assumir a cadeira tem a obrigação institucional de colocar para votar as matérias de interesse do país, sejam do Legislativo ou do Executivo”.

Rodrigo Maia

 
Rodrigo Maia buscou o apoio de diferentes partidos, inclusive da atual oposição, para se lançar oficialmente como candidato.

Filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM), integra um bloco informal dos chamados governistas independentes. Além do DEM, fazem parte do grupo PSDB, PSB e PPS.

No início da gestão Temer, Rodrigo Maia foi cogitado para a liderança do governo na Câmara, mas acabou preterido em favor do líder do PSC, André Moura (SE). Integrante da "tropa de choque" de Eduardo Cunha, o deputado sergipano foi um imposição do "Centrão".

Rogério Rosso

 
Líder do PSD na Câmara, Rosso é aliado próximo do ex-presidente Eduardo Cunha e um dos nomes mais influentes do chamado "Centrão", bloco que reúne os partidos de centro-direita. Ele presidiu a Comissão Especial do Impeachment que analisou o afastamento de Dilma Rousseff e está no primeiro mandato como deputado federal.

A postura de Rosso no comando da comissão do impeachment chamou a atenção do governo Temer. O líder do PSD é o deputado que tem a maior simpatia dos integrantes do Planalto, ainda que, oficialmente, o governo esteja evitando demonstrar preferência por qualquer um dos candidatos para evitar um racha na base aliada.

Outro ponto a favor de Rosso, na visão do governo, é o fato de que ele ele tem “bom trânsito” entre as principais lideranças da Câmara e tem “baixo índice de rejeição”, além de não ter a imagem ligada “aos velhos caciques” do Congresso Nacional.



*Do G1.

CDP de Apodi concorre ao Prêmio Innovare

O Centro de Detenção Provisória de Apodi “Agente Ronilson Alves da Silva”, esta concorrendo com 482 participantes de todo Brasil, ao Premio Innovare em sua 13ª edição.

Na tarde dessa terça-feira (12), o consultor do Instituo Innovare, Reginaldo Medeiros, visitou o CDP Apodi, onde elogiou a organização da unidade, e a forma como a unidade fora construída, através de mão de obra carcerária e recursos oriundos de Penas Pecuniárias e doações de empresas da região.

Durante a visita, o consultor Reginaldo Medeiros, conversou com os internos e agentes penitenciários que atuam no estabelecimento penitenciário e mostrou a satisfação de estar visitando um estabelecimento penitenciário tão bem organizado. O promotor Silvio Brito, idealizador do projeto também acompanhou a visita do consultor. 

O Projeto de construção do CDP Apodi envolveu o Poder Judiciário, através da juíza Katia Guedes, promotor Silvio Brito e o diretor do CDP, agente penitenciário Marcio Morais.

O CDP Apodi tem sido considerado modelo no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte. A unidade conta com cerca de 100 internos. Nunca fora registrado fugas, homicídios, suicídios. Vários projetos são executados no CDP como cultos, palestras, escolas e hospitais de Apodi são reformados com a utilização de mãos de obra de internos.

O prêmio Innovare tem o objetivo de identificar, premiar e disseminar práticas que tornam o Judiciário mais ágil, moderno e próximo do cidadão.

“Sinto-me honrando em ver o CDP Apodi disputar o Prêmio Innovare, isso reforça cada vez mais o nosso compromisso com o sistema penitenciário do RN”, comentou o diretor Márcio Morais.

*O Vale do Apodi.

Sesed e Prefeitura de Serra do Mel discutem formas conjuntas de melhorias para segurança pública

O secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren, se reuniu na manhã desta quarta-feira (13), com representantes públicos de Serra do Mel, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, com o objetivo de discutir medidas que visem melhorias para segurança pública do município. Participaram do encontro, o deputado estadual, Manoel Souza Neto, o prefeito Fábio Bezerra, secretários municipais, vereadores e agentes de segurança pública que atuam na região.

Na ocasião, o secretário da Sesed citou algumas ações que estão em andamento para melhoria dos serviços prestados pelas forças policiais.

“O estado do Rio Grande do Norte ficou há muito tempo sem dar a devida atenção a segurança. O momento agora é de definir prioridades. Estamos finalizando os processos de concursos para ampliação do efetivo das forças policiais e renovamos contratos de aluguéis das viaturas para patrulhamento. Além disso, também estamos empenhados na elaboração do novo Plano Estadual de Segurança Pública que há dez anos encontrava-se desatualizado. Acredito que estamos no caminho certo e que em breve teremos uma boa resposta para região”, disse Ronaldo Lundgren.
O secretário também elogiou a atuação dos policiais que atuam na localidade e estimulou a população a fazer o uso dos serviços do “Disque Denúncia”.

“Apesar das dificuldades existentes, nossas instituições estão trabalhado muito, realizando diversas prisões e apreensões. Convidamos a população a colaborar ainda mais com o nosso serviço denunciando pelo telefone 181 e pelo whatsapp 98149-9906. Desta forma aumentaremos nossa produção, com informações importantes para os nossos serviços de inteligência”, disse o secretário.

Outras ações também foram discutidas na reunião como a melhoria do sistema de rádio comunicação da região, ampliação das medidas de controle para monitorar e avaliar as atividades policiais, a implementação do Programa Ronda Cidadã, a instalação de uma delegacia no município e a intensificação de operações policiais para coibir o crime na cidade.

O deputado estadual Manoel Cunha de Souza Neto destacou o empenho da Sesed em estar cada vez mais próximo da população ouvindo as demandas e buscando soluções. “O secretário tem demonstrado sensibilidade de vir in loco conhecer a realidade. Esperamos que este encontro possa trazer resultados concretos para a redução da violência em nossa região”, disse o parlamentar.

Após a reunião, o secretário Ronaldo Lundgren percorreu algumas regiões da cidade e conheceu as estruturas de segurança disponíveis no município.

 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

O Câmera.

JULHO VERDE: GASPEC TAMBÉM PARTICIPA DE CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Julho Verde e o mês de Prevenção do Câncer Cabeça e Pescoço que apresenta um alto índice em nosso estado e no mundo.
Com o objetivo de despertar a sociedade Apodiense para a prevenção deste tipo de Câncer, convidamos todos os segmentos sociais para abraçar essa causa junto conosco partipando da palestra que será realizada no dia 28 de Julho - Quinta feira as 19h:30min no Salão Paroquial com o tema - Câncer Cabeça Pescoço: Previna-se!
Palestrante: Dr Thiago Demétrius
Médico do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró-RN.
Contamos com a sua presença.
Grupo de Assistência as Pessoas com Câncer de Apodi - GASPEC. Contamos com a sua presença.
Grupo de Assistência as Pessoas com Câncer de Apodi - GASPEC.

“ELEITOR CONSCIENTE NÃO TOLERA MAIS CAMPANHA SUJA”

POR GIVANILDO SILVA
 
O eleitor consciente não tolera mais campanha suja, a inconsequência de políticos que ainda acreditam na ignorância.

Porque entende que é prática sem-vergonha, destoante da realidade crul que a responsabilidade impõe.

E que não é por aí que se resolverão o atraso, a insignificância, fruto de comportamentos lenientes, para não dizer degradantes.

Apodi: Pré-candidatos do PR decidem quem vão apoiar para prefeito da cidade

Do Xerife: Os três pré-candidatos a vereadores de Apodi pelo Partido da República (PR), deverão anunciar na próxima segunda-feira (18), o nome do pré-candidato a prefeito que irão apoiar nas eleições deste ano. O anúncio será feito durante o encontro da legenda, que será realizado às 19h no assentamento Aurora da Serra, na Chapada do Apodi. De acordo com o presidente do partido no município, o vereador João Evangelista, o grupo ainda está analisando o projeto político de cada um dos nomes.

“Vamos optar pelo pré-candidato que tiver o melhor projeto para Apodi”, destaca. Além de Evangelista, o grupo do PR possui ainda o pedreiro Zé dos Grossos e o motorista Hélio da Ambulância como pré-candidatos a vereador.

Zé dos Grossos frisa que esta escolha deve ser feita com calma, para que não comprometa o futuro do município. “É preciso ter calma e pé no chão. O projeto que devemos escolher será aquele que apresenta propostas reais, coerentes e com possibilidade de serem cumpridas. Chega de milagres”, acrescenta o pedreiro.

Justiça determina medidas para recuperação de mata ciliar em margens do rio Apodi-Mossoró

Proprietários e ocupantes de área próxima das margens do Rio não poderão criar embaraço para recuperação

Por Carlos Skarlack.

A 3ª Vara Cível de Mossoró, através de sentença prolatada pelo juiz Manoel Padre Neto, determinou a quem esteja na posse ou detenção de uma área de 148 hectares situada nas margens do Rio Apodi-Mossoró uma série de medidas com vistas à preservação e a recuperação do meio ambiente local que estava sendo degradado pela ação dos proprietários e posseiros que ocupam o lugar.

Com a sentença, os ocupantes da área e seus proprietários foram condenados a não criar embaraço à recuperação da área mata ciliar localizada em sua propriedade/posse, conforme levantamento feito pelo IDEMA. Eles não podem criar obstáculo ao ingresso do pessoal responsável pela recuperação da área e dos equipamentos necessários, bem como, quando estritamente necessário, à colocação de cerca com o único objetivo de proteger as mudas plantadas no local contra a ação de animais e vândalos.

Eles também devem abster-se de praticar qualquer ato tendente a destruir, suprimir ou impedir o crescimento da vegetação ciliar nativa plantada no imóvel, no perímetro da faixa de preservação permanente e, caso a área subsista degradada, foi determinado aos transgressores a reparação da APP.

Ação

As determinações atendem ao que foi pedido pelo Ministério Público do RN em uma Ação Civil Pública inicialmente proposta contra três proprietários das terras degradadas. Na ação, o MP alegou que, ao longo das margens e entorno do Rio Apodi-Mossoró, a mata ciliar nativa vem sendo degradada por possuidores e/ou proprietários dos terrenos situados nessas áreas.

Segundo o MP, a degradação ocorre mediante o exercício de atividade pecuária e o plantio de vegetação diversa da nativa, como o capim, situação esta que demandou a idealização do Projeto “Margem Viva”, destinado à recuperação desse perímetro, no universo de 148 hectares, considerado pelo Código Florestal, como de Preservação Permanente.

O Ministério Público também relatou que a implementação do projeto seria custeado pelos empreendedores locais, após compromisso assumido em Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) assinados no âmbito do Ministério Público, daí porque concluiu afirmando a total ausência de qualquer tipo de dispêndio por parte dos réus, os quais terão a única incumbência, imposta por lei, de se absterem de praticar atos obstativos à efetivação desse projeto.

Decisão

Para o magistrado Manoel Padre Neto, ficou provado nos autos processuais a existência de um cenário de poluição ambiental concentrada na destruição da mata ciliar, situada às margens do Rio Apodi/Mossoró. Ele também observou que a área do imóvel objeto da ação encontra-se encravada dentro da zona urbana do município de Mossoró, conforme provado por meio de ampla documentação apresentada pelo Ministério Público.

“Além disto, o relatório técnico informativo confeccionado pelo IDEMA foi concludente na alteração da mata nativa, seja pelo exercício de atividade pecuária, seja pelo plantio de vegetação totalmente estranha ao ambiente circundante, tal como o capim”, salientou.

(Processo nº 0015427-32.2010.8.20.0106)

MOSSORÓ: LARISSA ROSADO SENDO VICE DE ROSALBA

O nome da ex-deputada estadual Larissa Rosado desponta com mais força para disputar a vaga de vice-prefeita de Rosalba Ciarlini em Mossoró.
O nome de Gustavo Rosado esteve envolvido na ‘Operação Anarriê’.
Tá fora.

Presidência da Câmara será disputada hoje por 15 deputados

Terminou às 12h de hoje (13) o prazo de inscrição de candidatos à presidência da Câmara. São 15 os que vão concorrer à eleição do sucessor do presidente Waldir Maranhão. A sessão está marcada para começar às 16h desta quarta-feira. O deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) foi o 15º a se candidatar.
Antes de migrar para o PSC, Nascimento já foi do PMDB e do PSB, partidos pelos quais se elegeu três vezes vereador de São Paulo e duas vezes deputado estadual. Advogado e delegado de polícia, ele está em sua segunda legislatura como deputado federal. O número de candidatos ainda pode ser reduzido, uma vez que os nomes podem ser retirados até uma hora antes do início da votação em plenário, que se dará de forma secreta por meio eletrônico.
Confira a lista de candidatos à presidência da Câmara:
Evair Vieira de Melo (PV-ES)
Beto Mansur (PRB-SP)
Esperidião Amin (PP-SC)
Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Miro Teixeira (Rede-RJ)
Luiza Erundina (PSOL-SP), única candidata de oposição
Rogério Rosso (PSD-DF)
Giacobo (PR-PR), 2º vice-presidente da Câmara
Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do delator do mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson
Fausto Pinato (PP-SP)
Carlos Gaguim (PTN-TO)
Carlos Manato (SD-ES)
Gilberto Nascimento (PSC-SP)
Heráclito Fortes (PSB-PI), que na semana passada havia se candidatado, abriu mão da disputa hoje.

Vi no Xerife.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO