segunda-feira, 18 de julho de 2016

Hospital Walfredo Gurgel em Natal registra aumento de vítimas por arma de fogo

VNT: Um levantamento feito pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) mostra que os índices da violência urbana por arma de fogo aumentaram no último ano, passando dos 627 (em 2015) para 719 nos últimos seis meses.

Para a contagem dos boletins também foram considerados os indicadores: homens, mulheres, menores, casos de espancamentos, ferimentos por arma branca e com objetos contundentes. Todas as vítimas foram atendidas na porta de urgência do Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) e os números abrangem o período de janeiro a junho, de 2015 e de 2016

Os registros abrangem pacientes de todo o Rio Grande do Norte (RN) e traçam um panorama do crescente número dos casos de violência armada na capital potiguar. As agressões por arma branca também subiram de 321 (em 2015) para 340 este ano

Em contrapartida, diminuíram as ocorrências de agressão física contra o homem e contra a mulher. Até junho do ano passado, 101 mulheres haviam sido socorridas no Pronto Socorro com ferimentos graves. No mesmo período deste ano foram assistidas 80. Os casos de agressão física contra o homem também tiveram redução. Saíram dos 636 para os atuais 594.

A maior redução ficou com os casos de agressão com objetos contundentes. Neste quesito, a queda foi de quase 50%, saindo de 867 para 443.

Segundo o ortopedista, Rogério Nobre, o perfil destes pacientes é bem semelhante aos dos acidentados de moto: “a grande maioria são homens, com idade variando dos 18 aos 35 anos e em idade produtiva”, afirma.

Rogério destaca que “entre os bairros que mais demandam pacientes destes casos para o PSCS, estão: Planalto, Felipe Camarão, Passo da Pátria e outros da Zona Norte de Natal”. Sobre as causas dos ferimentos, o ortopedista diz: “a quase totalidade destes pacientes são vítimas de tentativa de assalto ou de tentativa de homicídio”.

Após briga em jogo de futebol, mãe e filha são queimadas dentro de casa

Deuzilene e a filha estão internadas no hospital Walfredo Gurgel, em Natal (Foto: Cedida/Família)
 

VNT:Uma dona de casa de 42 anos e uma filha dela cadeiranrte, de 15 anos, sofreram queimaduras pelos corpos após bandidos atearem fogo na casa delas na cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime teria sido motivado por uma briga de um filho de Deuzilene Antônia da Silva em uma partida de futebol. O atentado aconteceu na quinta-feira (14).

Segundo Deuzilene, os criminosos pretendiam colocar fogo em um filho dela, de 22 anos, que se envolveu em uma briga na terça-feira (12). Esse filho dela teria dado uma facada em um homem nessa confusão. “Certamente eles queriam colocar gasolina no meu filho e tocar fogo. Como não encontraram, resolveram se vingar em mim e minha filha, que é especial”, conta. O filho da dona de casa, no momento do ataque, estava na casa de um parente para evitar um novo confronto com os rivais.

O atentado aconteceu no residencial Santa Júlia. A casa de Deuzilene tem dois quartos, sala e cozinha, e é forrada com PVC. A dona de casa e a filha, na sexta-feira, foram transferidas para o hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. As duas se tratam de queimaduras no rosto, braços e em parte das costas e perna. “Dói muito”, diz Deuzilene.

O ataque foi feito por quatro suspeitos, que estavam numa moto e numa camioneta Hilux. Segundo ela, dois invadiram a residência quebrando a porta dos fundos e renderam o marido dela na porta do quarto. Enquanto isso, o outro espalhava gasolina nos compartimentos da casa, ateando fogo em seguida.


Deuzilene da Silva teve queimaduras pelo corpo em atentado em Mossoró (Foto: Josemário Alves/Mossoró Hoje)

"A gente entrou em desespero. Eu saí da cama onde estava e me abracei com a minha filha, que é portadora de necessidades especiais, na outra cama. Quando o fogo subiu rapidamente, tentei sair do quarto levando minha filha, mas o homem me empurrou de volta no fogo. Eu caí de lado nas chamas e queimei braço, parte do rosto, perna e as costas", relatou a dona de casa.

A filha dela teve o rosto, costas, braços e pernas queimados. Após atearem fogo, os bandidos ameaçaram a família de morte, caso revelasse os nomes deles, e fugiram. O marido de Deuzilene puxou a filha pelas pernas e, depois, fez o mesmo com a mulher.

Os vizinhos ajudaram a apagar o fogo. O Corpo de Bombeiros e a Policia Militar também ajudaram. A casa ficou totalmente danificada. O forro de PVC ficou destruído, apenas com os arames pendurados. O caso será investigado pela equipe do 2º Distrito Policial de Mossoró.

APODI: NOTA DO SINTRAPMA EM REAÇÃO A GREVE DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS


Morreu o Professo Valmir Godeiro

Professor faleceu em Natal 
Faleceu, no final em Natal, o professor Valmir Godeiro Carlos.

Valmir como era conhecido, foi Professor e Diretor da Faculdade de Educação Física de Mossoró, como também, Presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Mais do que isso, um homem modesto que tinha em seus ensinamentos o respeito, o caráter, a lealdade, a honestidade e sobretudo a ética.

Descanse em paz amigo e que nosso maravilhoso DEUS lhe proporcione toda paz eterna, confortando todos seus familiares. Vá em paz meu irmão com a certeza da missão cumprida.
 

Do Blog: O editor deste blog solidariza-se com os familiares do professor, Valmir Godeiro. Valmir já foi candidato a reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN e obteve grande votação do alunado, prova de pessoa querida. Que descanse com o Senhor Jesus Cristo!

Escola de Música da UFRN abre inscrições para curso de violão

VNT: A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) está com inscrições abertas para os interessados em aulas de violão. As aulas serão semanais com duração de uma hora.

O valor do investimento é de R$ 400 reais divididos em três parcelas, sendo a primeira de R$100 reais no ato da matrícula. As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria da Escola de Música, no período de 25 a 27 de Julho.

São ofertadas duas turmas: uma para pessoas com faixa etária entre 07 e 14 anos, e outra entre 15 e 20 anos. Os alunos novos devem adquirir um violão modelo clássico. Alunos desistentes do curso não poderão fazer inscrição.

O início das aulas está previsto para o dia 3 de agosto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (84) 3342-2229.

Processo Simplificado oferta 575 vagas remanescentes na UERN

UERN abriu seleção para vagas em cursos de graduação (Foto: Divulgação/UERN)

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulgou a abertura de inscrições no Processo Simplificado de Vagas Iniciais Remanescentes (PSVIR) nos cursos de graduação. O edital foi publicado na quinta-feira (14).
São oferecidas 575 vagas iniciais remanescentes da Lista de Espera da primeira versão do SiSU 2016, nas modalidades de concorrência. Essas vagas não foram preenchidas em editais anteriores.
A seleção dos candidatos será efetuada, exclusivamente, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2015), independente de terem participado da primeira versão do SiSU 2016.
Os interessados deverão observar os pesos e nota mínima dos cursos, estabelecidos no item 3 do Termo de Adesão ao SiSU 2016.
A solicitação de inscrição no PSVIR deverá ser efetuada, exclusivamente, via internet, acessando o endereço eletrônico da UERN/SiSU, no qual estarão disponíveis o edital do PSVIR e o Formulário de Inscrição.
As inscrições terão início às 9h do dia 18 de julho e irão até as 17h do dia 25 de julho de 2016. O Resultado do PSVIR será divulgado no dia 29 de julho de 2016. Neste mesmo dia, será publicado um edital com as datas, os locais e os horários para a realização das matrículas institucional e curricular dos convocados pelo SiSU para ingresso nos semestres letivos 2016.1 e 2016.2.

PARABÉNS PARA TODOS OS ANIVERSARIANTES DE HOJE!!!

Maykon Oliveira, parabéns pelo aniversário!! Que Deus lhe conceda muitos anos de vida cheia de saúde, paz e tudo de bom!!!
Mayara Morgana, também mandamos os parabéns e que Deus a abençoe hoje e sempre!!!
Moana Alves, parabéns, felicidades e muitas vitórias na sua vida!!!
Danielly Gurgel, parabéns prá você!! Que essa data se repita por muitos e muitos anos!! Feliz aniversário!!!

Moradores de São Miguel do Gostoso protestam contra domínio de estrangeiros no município

Do blog ‘O Contador de Histórias’, de São Miguel do Gostoso:
População protesta contra autoritarismo de “estrangeiros em Gostoso
Manifestação intitulada de “O Povo tem Vez e Voz” ganhou as ruas e atraiu centenas de pessoas contra algumas atitudes que incomodam todos há muitos anos.

Por Ailton Rodrigues

Fotos Ariclene Silva

Buzinaço, apitaço, gritos e cantos, foram usados para convocar a população de São Miguel do Gostoso a vir para as ruas protestar contra o que eles entendem por autoritarismo que alguns donos de pousadas tentam impor no município ao longo de anos.
A manifestação ocorrida no sábado reuniu cerca de 500 pessoas, 25 motos e alguns veículos.

Aos gritos de “O gigante acordou!”, eles percorreram as ruas do município.
O estopim para a manifestação se deu desde que o jornalista Emanuel Neri, dono de uma pousada, publicou em seu blog pessoal, textos contra vaquejadas e arraiás.

“Estamos cansados de ser feridos com palavras”, disse Miller em discurso durante movimento.
De acordo com os organizadores, um segundo momento de mobilização já está sendo programado outro movimento para ser realizado na Câmara dos Vereadores

A intençã depois de críticas a vaquejadaS e arraiás é em cima dos hotários limite para encerramento tradicionais do município.
A mobilização ocorreu no sábado, data que se comemora a emancipação política de Gostoso.











































ELEIÇÕES 2016: MUITOS PRÉ CANDIDATOS A PREFEITO, MAS SEM O VICE

Em Apodi há muitos pré candidatos a prefeito, mas sem o vice. A hora está chegando e, a disputa pela vaga de vice praticamente não existe, o que gera especulações e deve ser o fiel da balança. Se não souber escolher o vice, pode sofrer derrota e isso, os pré candidatos, principalmente os que se dizem da oposição devem definir nos próximos dias! Vamos aguardar!

Mais um final de semana violento na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Houve registros de mortes violentas nas cidades de Itajá, Pendencias, Alexandria, Riacho de Santana e Baraúna.
No sábado pela manhã, o corpo de Niedson Luiz Moura da Silva, de 27 anos de idade residente na Rua Abelardo de Melo, no bairro Valadão, na cidade de Macau, foi encontrado as margens na RN 118 que liga Alto do Rodrigues a Pendências.

Ele foi morto com disparos de arma de fogo no tórax, no braço e na virilha e um disparo de escopeta na cabeça. As marcas deixadas no local do crime indicam que houve luta corporal ente a vítima e os possíveis acusados.

Segundo informações da polícia, Niedson foi visto durante a noite participando de uma movimentação festiva na cidade de Alto do Rodrigues e logo nas primeiras horas da manhã, foi encontrado morto as margens da rodovia em direção a cidade onde morava.

A polícia não tem informações dos acusados, mas não descarta a possibilidade de acertos de contas por causa de drogas. Existem informações que a vítima era usuária.

No final da tarde de sábado, 16 de julho, Patrícia Fernandes da Silva, de 29 anos, foi morta com um disparo de revolver na cabeça, no Sitio Cedro, zona rural de Alexandria.

Segundo informações, a moça que morava na cidade de Alexandria, teria ido passar uns dias na casa de seus avós, que são deficientes visuais e na tarde de sábado foi surpreendida por dois elementos que chegaram na residência de motocicleta e armados.

Segundo informações de pessoas ligadas a família, um dos elementos ficou parado na frente enquanto o outro chegou pelos fundos da casa. Assustada, a vítima tentou correr, mas foi alvejada com um tiro na cabeça e caiu no quintal da residência.

A polícia acredita que a motivação pode ter sido problemas antigos envolvendo pessoas da mesma família. O pai de Patrícia Fernandes foi morto na mesma região, há dois anos. Equipes da Policia Civil com apoio do Grupo Tático Operacional de Alexandria, comandos pelo Cap Brilhante ainda realizaram busca na região, mas ninguém foi preso.

Na noite de sábado, 16 de julho, a polícia militar foi acionada com a informação de disparos de arma de fogo com uma pessoa alvejado com cerca de cinco disparos de arma de fogo em via pública na cidade de Itajá.

Erivelton Ribeiro de Lima, 21 anos natural de Mossoró foi baleado e socorrido para o Hospital Regional de Assú, mais já chegou sem vida.

Até o momento, não se tem informações dos autores deste crime, e os motivos, o que se sabe até agora, é que o mesmo tinha envolvimento com drogas.

No final da noite de sábado, 16 de julho, Thiago Anderson Fontes, de 33 anos de idade, foi morto com uma cutilada de faca peixeira na região abdominal desferida pelo seu próprio cunhado, conhecido apenas como Henrique.

Vítima e acusado moravam vizinhos, no Sitio Catolezinho, as margens da BR 405, próximo ao trevo de acesso a cidade de Riacho de Santana, na região Oeste do Estado.

Segundo informações de familiares, dias atrás Henrique invadiu a residência de Tiago, para mata-lo, mas ele não estava em casa.

Ontem à noite foi a vez de Thiago invadir a casa onde Henrique dormia com a esposa, que é irmã de Tiago e uma filha do casal. O acusado quebrou a porta da frente da residência, mas foi morto na sala da casa.

Na manhã de domingo, 17 de julho, o vigilante Leonardo Fernandes Queiroz, de 30 anos de idade, natural cidade de Lucrécia, foi morto na manhã de hoje, 17 de julho, próximo a cidade de Baraúna, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, Leonardo trabalhava como vigilante numa empresa Segurança em Mossoró e teria saído do trabalho, hoje pela manhã. Ele estava indo para casa na cidade de Baraúna quando foi surpreendido por uma dupla, que estava de motocicleta.

Numa tentativa de escapar, o vigilante pulou do carro e entrou numa plantação de manga, mas foi alcançado e morto com tiros de revolver, nas costas e na cabeça. 


*Fonte: O Câmera.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO