terça-feira, 19 de julho de 2016

CEARÁ: Empresário, filho e advogado são assassinados durante intenso tiroteio em Quixadá

Na direção estava um advogado de Morada Nova, o empresário Veridiano, além de seu filho "Sadoque".

Um intenso tiroteio deixou três pessoas executadas a tiros durante o fim da tarde desta terça-feira, 19, na cidade de Quixadá, na região Central do Ceará. Curiosamente, os tiros aconteceram ao lado do 9ª Batalhão da Polícia Militar.
De acordo com as informações preliminares, um veículo estava perseguindo o outro, momento em que os três ocupantes de um Corolla foram executados. Na direção estava um advogado de Morada Nova, o empresário Veridiano, além de seu filho "Sadoque".
Durante os tiros, policiais militares estavam no Quartel e imediatamente foram acionados, mas não foi possível prender os demais ocupantes do outro veículo, que fugiu.
A princípio muitos pensavam que teria sido um ataque ao 9° Batalhão da PM, mas já foi descartado pela polícia. Em contato com o Comante do 9ª BPM, tenente-coronel Ednaldo Calixto, ele disse que alguns tiros ainda acertaram o prédio, mas não tinha como alvo a unidade de segurança.
A ação não teve como foco agentes da segurança pública, mas possivelmente acertos de conta.

*Revista Sertão Central/Alto Santo é Notícia.

136ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Um preso morreu e outro foi baleado durante fuga na Cadeia Pública de Mossoró

Uma tentativa de fuga na cadeia Pública de Mossoró na manhã de hoje, 19 de julho, terminou com um preso morto, outro ferido e dois conseguiram fugir pelo matagal.

Quatro presos conseguiram escalar o muro usando uma espécie de escada a humana e quando já estavam fora da cadeia, os policiais militares que estavam numa das guaritas efetuou alguns disparos de contenção, mas os presos em fuga não obedeceram a ordem de parada.

Dois foram baleados e socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Um deles, Francisco Wanderley Pereira Filho “Nino” de 25 anos de idade, foi baleado na tentativa de fugir, e morreu quando estava sendo socorrido para o Hospital Tarcísio Maia.

Seu companheiro na fuga, Breno Maycon de Moura, de 20 anos de idade, residente na Rua Aoem Menescal no Santo Antônio, foi baleado na perna e sem muita gravidade, foi socorrido para o Hospital e depois de medicado foi liberado.

Wanderley estava preso acusado de assalto com utilização de arma de fogo e tráfico de drogas e Breno Maycon, estava preso acusado de tráfico de drogas.

Outros dois elementos que conseguiram fugir estão sendo procurados pela polícia. A direção com os agentes de plantão faz a recontagem para saber se mais algum detento conseguiu fugir.

Segundo informações, a Cadeia Pública de Mossoró possui atualmente 189 internos. A capacidade da unidade é para 140 detentos.


*Informações e imagens: O Câmera.

Ex-governador Fernando Freire tem quinto recurso negado

Do Xerife: A Câmara Criminal do TJRN, na sessão desta terça-feira (19), negou o quinto recurso, somente em 2016, voltado ao caso do ex-governador do Estado, Fernando Antônio da Câmara Freire, por delitos praticados, quando do exercício da função em 2002. O julgamento se deu quando os desembargadores apreciaram Apelação Criminal na qual tanto o Ministério Público quanto a defesa do ex-gestor pediam reformas de decisões judiciais anteriores. Em 12 de abril de 2016, o órgão julgador já havia contabilizado um total de oito Habeas Corpus movidos em favor do ex-chefe do Executivo.

Na sessão desta terça, a relatora da Apelação, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, rejeitou as alegações preliminares da defesa, que pediam a nulidade processual por suposto cerceamento da defesa e devido, também, ao que alegaram como uma ausência de nomeação de advogado, em uma audiência, na qual o réu foi interrogado.

O voto da relatora considerou ainda o entendimento do Supremo Tribunal Federal, demonstrado no julgamento do HC 126292/SP, por meio do qual a pena já pode ser executada, quando existir a condenação em segunda instância, que é o caso da demanda.

Vídeo mostra escola de Parnamim totalmente destruída após saques e depredações

A escola Municipal Limírio Cardoso Dávila ficou completamente destruída após a ação de vândalos, que incendiaram e saquearam o prédio. 

VNT:A Escola Municipal Limírio Cardoso Dávila, localizada em Parnamirim, na Grande Natal, sofreu uma série de saques e depredações desde a última quinta-feira (15). Vândalos atearam fogos em livros didáticos e carteiras, além de terem depredado e saqueado a unidade de ensino.

Mesas, cadeiras, armários, fios de cobre e até o portão da escola foram roubados em plena luz do dia. De acordo com Corpo de Bombeiros, os vândalos atearam fogo na instituição por volta das 21h40. Na manhã desta segunda-feira (18), a equipe de reportagem do Nominuto.com esteve no local e flagrou o cenário de destruição. Confira o vídeo.

A equipe do portal flagrou a Polícia Civil prendendo um homem que foi detido após roubar telhas da escola. No local, motoristas e motociclistas passavam e paravam para observar a destruição. Na rua onde fica localizada a escola, muitas crianças e adolescentes foram vistos nas calçadas.

Segundo o secretário de educação de Parnamirim, José Rildo Martins, a depredação da escola pode ter sido motivada pela saída do antigo diretor de coordenação – que teria saído após professores reclamarem da postura dele com os alunos.

Docentes chegaram a revelar que o antigo diretor permitia que os alunos fizessem o que quisessem. Apesar disso, alguns vândalos disseram que os atos ocorreram porque a população tomou conhecimento que a escola seria fechada.

Confira o vídeo:


CARAÚBAS: Escola Lourenço Gurgel realizará programação especial para o dia do estudante em 2016

A Escola Estadual Prof. Lourenço Gurgel de Oliveira, realizará uma programação especial para o dia do estudante em 2016.

PROGRAMAÇÃO: 

 
DIA 08 de Agosto das 16h às 20h: Abertura da Programação
Gincana Cultural Inter classe com tarefas de Conhecimentos Gerais, Culturais e Competitivas.

DIA 09 de Agosto das 8h às 17h: VI Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, serão apresentados a Comunidade 21 projetos em diversas áreas do conhecimento, produzidos pelos alunos e professores orientadores.

DIA 10 de Agosto às 19h: Desfile da Escolha dos Mais Belos Estudantes - Miss e Mister Lourenço Gurgel/2016.

Todas as atividades serão realizadas na sede da própria Escola. E toda a comunidade de Caraúbas está convidada para prestigiar mais um de nossos eventos. 


Contamos com sua participação!

UFERSA realiza aula inaugural do curso de Medicina

Fátima Bezerra participa de aula inaugural
Skarlack: A senadora Fátima Bezerra (PT) prestigiou nesta segunda-feira (18) a aula inaugural do curso de Medicina na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), no campus de Mossoró.

A parlamentar falou de sua luta pelo curso:

“Estou muito feliz por ter participado dessa luta, por ter dado a minha contribuição para que a exemplo da UFRN, a UFERSA também realizasse seu sonho, o de ampliar acesso ao ensino superior com a oferta de vagas no curso de Medicina.”

Pernambuco entrega Prêmio Ariano Suassuna

Do Xerife: O governador de Pernambuco, Paulo Câmara comanda, hoje (19), a cerimônia de entrega do 1° Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia. Lançado em julho do ano passado, o concurso reconhece e incentiva a transmissão de saberes e fazeres da cultura popular, assim como estimula a escrita dramática.

Inspirado na forte contribuição do escritor, tanto no campo das artes quanto da gestão pública de cultura, o edital dessa seleção será publicado anualmente. A solenidade ocorrerá no Teatro Santa Isabel, no Recife.

Atração da Lua e do Sol contribui para causar terremotos, revela estudo

Do Xerife: Cientistas do Serviço Geológico dos EUA determinaram que a atração gravitacional da Lua e do Sol podem causar terremotos de baixa frequência na Falha de Santo André, o que permite prever grandes sismos. A Falha de Santo André, que se estende ao longo de quase 1.300 quilômetros pela costa da Califórnia, é uma formação geológica entre duas placas tectônicas. Ela acumula a tensão criada pelo movimento dessas placas ao longo do tempo e, eventualmente, provoca atrito. A última vez que isso aconteceu foi em 1906, provocando mais de 300 mil feridos e desabrigados na costa ocidental norte-americana.

Para os pesquisadores do estudo, esses tremores de terra parecem ser desencadeados pela gravitação, que “comprime e estica” a crosta da Terra. Como foi observado por Nicholas van der Elst, um dos autores do estudo, os tremores são mais intensos durante as duas semanas da Lua Crescente: “Quando a Lua está ‘puxando’ na mesma direção em que a falha está deslizando, isso faz com que a falha deslize mais rápido”.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO