sábado, 24 de setembro de 2016

CARAÚBAS: PRIMEIRA PASSEATA EM DEFESA DOS DIREITOS DA COMUNIDADE SURDA

Um dia bonito de luta na 1ª Passeata dos Surdos de Caraúbas com a realização da Associação dos Surdos de Caraúbas /ASCAR.
Muito interessante o movimento, a sociedade deve apoiar.
 

‘Crise do ensino médio significa que modelo faliu”, diz secretária do MEC

O Globo
A Medida Provisória que reforma o ensino médio no país atende a uma necessidade urgente de reverter o fracasso desse segmento escolar. Foi desta maneira que a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães, defendeu a inicitiva do governo federal que, anunciada nesta quinta-feira, propõe mudanças como a flexibilização do currículo, favorecendo o aprofundamento do estudante em áreas de conhecimento com as quais ele se identifica, possibilitando mais ênfase no ensino técnico. A medida também promove a extensão da carga horária na etapa, incentivando escolas e redes de ensino a ampliar o número de seus alunos no regime de período integral.

Maria Helena foi a primeira palestrante do encontro Educação 360. Realizado pelos jornais O GLOBO e “Extra”, em parceria com o Sesc e com apoio da Coca-Cola Brasil, da TV Globo e do Canal Futura, o evento acontece nesta sexta e sábado na Escola Sesc do Ensino Médio, em Jacarepaguá, no Rio. Na ocasião, ela rebateu críticas dirigidas ao anúncio da medida. Educadores elogiaram a atitude do MEC de dinamizar o ensino médio, mas alguns profissionais da área não gostaram da possibilidade, descrita na MP, de excluir disciplinas como educação física e artes da lista de conteúdo obrigatório. Outros criticaram o fato de a reforma estar sendo realizada por meio de medida provisória, sem um amplo debate na sociedade.

– A criação da MP não significa falta de debate e de conhecimento, mas, sim, o caráter de urgência dessa questão. Sabemos que o fracasso do ensino médio brasileiro é um dado apontado por especialistas na área. A crise significa que o modelo não funciona, faliu. O ensino médio brasileiro é o único do mundo engessado com 13 disciplinas obrigatórias. O jovem precisa ter a possibilidade de se aprofundar em áreas de conhecimento, faz muito mais sentido para ele – explicou.

Segundo a secretária, a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, que vai determinar os conteúdos obrigatórios de 50% da carga horária do ensino médio, começa a ser discutida em seminários e debates com as secretárias estaduais em 15 de outubro, para, até o fim de novembro, levantar todas as necessidades dos estados, professores e especialistas em ensino médio. O MEC vai, então, elaborar uma proposta da BNCC que deverá ficar pronta em março ou abril. Depois disso, o texto será encaminhado para exame do Conselho Nacional de Educação (CNE). A flexibilização do currículo só se tornará obrigatória quando a BNCC for aprovada.

(mais…)

Blog do BG.

CARAÚBAS: EDUCANDÁRIO ÊXITO COLÉGIO E CURSO SE SOLIDARIZA COM A FAMÍLIA DE DONA IVANEIDE, VÍTIMA DE ACIDENTE EM APODI

Do Professor Aliandro: O Educandário Êxito Colégio e Curso, neste momento de dor e tristeza, se solidariza com os Professores Kaline e Carlos, pela perca da mãe Dona Ivaneide, morte provocada em um acidente automobilístico na noite de ontem (23) de Setembro. Ficamos surpresos e muito tristes ao sabermos do acontecimento, e queremos todos nesse momento, rogarmos ao Pai Celestial que a acolha em Sua eterna mansão, e permita que o Espírito Santo, venha como o consolador, daqueles que ficaram ainda no plano terrestre para continuar o cumprimento de vossas Missões. Pedimos ainda a Deus, que o pai que também ficou gravemente ferido, possa se recuperar e voltar ao seio familiar e juntos seguirem nessa jornada da vida. Kaline e Carlinhos, nós que fazemos esta Instituição de Ensino, quero prestar nossa solidariedade a vocês e dizer que estamos a disposição caso necessitem de nossa ajuda. Deus trará o consolo em vossas vidas!

Tribunal de Contas da União sugere que bens de Dilma e ex-conselheiros da Petrobras sejam bloqueados

Parecer do Tribunal de Contas da União sugere que ex-integrantes do Conselho de Administração da Petrobrás, tenham os bens bloqueados por perdas na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas.

E o TCU inclui o nome da ex-presidente Dilma Rousseff, que era ministra da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração em 2006, quando foi aprovada a aquisição dos primeiros 50% da refinaria.
O Tribunal a indisponibilidade de bens das seguintes pessoas:

Antônio Palocci – ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil

Cláudio Haddad – empresário

Fábio Barbosa – empresário

Gleuber Vieira – General

José Sergio Gabrielli – ex-presidente da Petrobras, que por integrar também a Diretoria Executiva, já está com os bens bloqueados. 


*Thaisa Galvão.

Governador Robinson decreta situação de emergência em 153 municípios

O Diário Oficial do Estado, edição deste sábado (24), traz a publicação do decreto nº 26.365, que “declara situação de emergência nas áreas dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, afetados por desastre natural climatológico por estiagem prolongada que provoca a redução sustentada das reservas hídricas existentes”.

O documento uma lista de 153 municípios (CLIQUE AQUI), “considerando que a seca já tem a duração de cinco anos (2012-2016), que apresenta um quadro de extrema falta d’água nos reservatórios públicos e privados do Estado e que os níveis estáticos dos diversos lençóis freáticos do Rio Grande do Norte se apresentam extremamente baixo”.

APODI: Mesmo com capacete, dona de casa sofreu trauma profundo na cabeça, diz ITEP

(Foto: Arquivo Pessoal) 
O ITEP atestou que a causa da morte da dona de casa Maria Ivaneide da Costa, vítima de acidente Apodi, foi um trauma profundo na cabeça. Mesmo estando com capacete, o impacto com o asfalto da BR – 405 provocou sérios ferimentos e ela morreu no local.

“Muito triste a morte dessa jovem. Ela teve um grande traumatismo craniano. Mesmo com o uso do capacete, não foi o suficiente para amenizar ou evitar a fatalidade. Eu fiz parte da remoção do corpo dela até a sede do instituto técnico de perícia”, destacou o auxiliar de perito, Eudes Fontes, ao Blog.

Leia: Dona de casa morre durante colisão entre carro e moto na zona rural de Apodi

 
O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (23) na região da Chapada do Apodi, próximo a entrada de Felipe Guerra. Ivaneide seguia de moto com o esposo, quando colidiu com um veículo que vinha no sentido contrário.

A dona de casa foi arremessada a vários metros do local da batida. O seu esposo não sofreu ferimentos, mas ficou em estado de choque.

De acordo com a polícia, os ocupantes do veículo se evadiram do local.

As causas da morte serão apuradas em inquérito policial conduzido pelo delegado Renato Oliveira, da Delegacia de Polícia Civil de Apodi.

Pelas redes sociais, amigos e parentes se solidarizaram com a morte da dona de casa. A amiga Marilene Mota destacou que ela era uma pessoa humilde.

“Minha vizinha e amiga. Que o senhor te receba no reino dos céus. Você era uma pessoa maravilhosa e humilde. Que Deus te dê o descanso eterno”, escreveu.

“Jesus, dá conforto a essa família que foi pega de surpresa pelo destino. Meus pêsames a todos da sua família. Descanse em paz, Ivaneide Costa”, publicou o colega de trabalho Edgar Leonardo.

Maria Ivaneide deixa esposo e três filhos. 


*Fonte: Blog do Josemário Alves.

APODI: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA ZONA RURAL

(Foto: Arquivo Pessoal)

Um acidente de trânsito na rodovia federal BR – 405 deixou uma pessoa morta na noite desta sexta-feira (23) na zona rural de Apodi, região do Oeste do Rio Grande do Norte. A dona de casa Maria Ivaneide da Costa, de 40 anos, não resistiu e morreu no local

Segundo a Polícia Militar, Ivaneide seguia de moto com o esposo, quando colidiu frontalmente com um veículo, que transitava no sentido contrário. O acidente aconteceu próximo a entrada de Felipe Guerra.

A dona de casa foi arremessada violentamente contra a pista e sofreu ferimentos fatais. Seu esposo não sofreu ferimentos, porém ficou em estado de choque e precisou do atendimento do SAMU.

Ainda de acordo com a PM, não se sabe as causas do acidente. Os ocupantes do carro fugiram do local.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para fazer a liberação da via, que ficou parcialmente interditada. O ITEP removeu o corpo da mulher para ser examinado na sede do instituto, em Mossoró.

Pessoas próximas à vítima informaram, que Maria Ivaneide residia no conjunto COHAB, em Apodi.

167ª Morte violenta em Mossoró: Popular é morto a pauladas dentro de casa nos Pintos

Mais uma morte violenta com registro para a cidade de Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. Edivanilson da Fonseca Saraiva de 36 anos de idade, foi encontrado morto dentro de casa na Rua Antônio Mendes da Silva Neto, no bairro Costa e Silva.

Na hora que foi morto Edivanilson, estava deitado numa rede na sala da residência, onde morava sozinho. Ele apresentava um hematoma profundo na cabeça, com características de pancadas com material contundentes, como pauladas.

Segundo informações, a casa servia como ponto de encontro de usuário de drogas. A polícia acredita na possibilidade de Edivanilson da Fonseca ter sido morto dormindo e por alguém que estava com ele. A porta de trás da residência apresentava sinais de arrombamento.

A perícia criminal encontrou no local, vários balins “Chumbos de cartuchos”, mas segundo o Perito Jader Viana, não havia sinais de disparos de arma de fogo.

A Polícia Militar isolou o loca de crime para os procedimentos do Instituto Técnico-Científico de Perícia, “Itep”. O corpo Edivanilson da Fonseca foi para a sede da Unidade Regional do órgão em Mossoró onde será necropsiado. 


*Informações e imagens: O Câmera.

"Mossoró" foi morto na madrugada de hoje na cidade de Baraúna

A cidade de Baraúna, no Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na madrugada de hoje, 24 de setembro, mais uma morte provocada por disparos de arma de fogo.
Rafael Pereira Rodrigues, “Mossoró” de 27 anos de idade, foi morto dentro de casa, na rua João Belinda, no bairro da Subestação.

A polícia foi informada que os criminosos chegaram chamando por “Mossoró” que atendeu, mas não abriu a porta da casa. Segundo informações, ele foi baleado pelas rotulas da janela da frente e morreu no local.

Oficialmente, nenhuma informação que possa justificar a morte de Rafael “Mossoró”. Depois dos procedimentos realizados no local pela equipe de plantão no Itep, o corpo foi removido e será necropsiado na sede da Unidade regional do órgão em Mossoró. 


*O  Câmera.

NATAL: Prefeitura decreta estado de emergência na orla da Praia do Meio por 90 dias

A Prefeitura de Natal decretou estado de emergência por 90 dias em toda a orla da Praia do Meio e em todos os trechos do calçadão destruídos pelo avanço do mar, em função das altas das marés, para desenvolvimento de ações de resposta, assistência à população e restabelecimento de toda a área destruída.

O decreto, assinado pelo prefeito Carlos Eduardo, foi publicado na edição do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (23), e estabelece ainda diante da urgência da situação e com base no art. 24, IV, da Lei Nacional nº 8.666/1993, que fica autorizada a contratação emergencial pelo prazo de 90 (noventa) dias, contados da publicação do Decreto e dispensada de licitação contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras, todos relacionados com a reabilitação dos cenários do desastre.

A decretação de estado de emergência foi adotada por causa da erosão marinha ocorrida em toda a orla do calçadão da Praia do Meio, provocada pelo avanço das marés além da normalidade e o agravamento das condições de segurança.

Além disso, há a necessidade de proteger a incolumidade física da população, dos frequentadores em geral da Praia do Meio e a própria salubridade da orla da Praia do Meio, cuja degradação dos sistemas públicos de esgoto, saneamento e drenagem de toda a área atingida piorou excessivamente nos últimos meses, acarretando alteração intensa e grave das condições de normalidade da área e comprometendo a capacidade de resposta do Município de Natal. Também foi considerada a necessidade urgente de realizar ações de restabelecimento dos serviços essenciais, do sistema de iluminação pública e dos equipamentos públicos e comunitários instalados no local.


*O Xerife.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO