terça-feira, 4 de outubro de 2016

HOJE É DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS!!!

Hoje, 04 de outubro na Igreja Católica comemora-se o dia de São Francisco. Em Canindé-CE a festa é tradicional e conta com uma grande participação de romeiros, que se deslocam de várias cidades do Nordeste para acompanhar os festejos.
Irmãs e irmãos, Paroquianos e Romeiros de São Francisco das Chagas, “O Senhor lhes dê a Paz!”

A cada ano, a Festa de São Francisco é uma oportunidade privilegiada para tornar São Francisco mais conhecido de seus romeiros e romeiras, e mesmo de nós que aqui vivemos em Canindé, junto ao seu Santuário. Este ano, vamos refletir sobre o Cântico do Irmão Sol ou Cântico das Criaturas, composto por ele em 1225.

Faz um ano que o Papa Francisco escreveu uma Carta sobre o cuidado com a casa comum, nosso planeta Terra, tão devastado por nosso egoísmo e indiferença! E nesta carta, o Papa assim define São Francisco: “Ele era um místico e um peregrino que vivia com simplicidade e numa maravilhosa harmonia com Deus, com os outros, com a natureza e consigo mesmo.” (LS,10). 

É este São Francisco tão vivo e atual, porque viveu o Evangelho, que nós queremos anunciar a partir de seu Santuário no sertão do Ceará, santuário de fé e de oração!

Este ano, Ano da Misericórdia, 8º Centenário do Perdão de Assis, queremos cantar com São Francisco o Cântico das Criaturas e nos comprometer com a vida em nosso planeta, procurando, como quer o Papa Francisco, “dialogar com todos sobre nossa casa comum” (LS,3). 

Desejamos, ao povo de Deus em Canindé, que a festa deste ano nos faça comprometidos com o Evangelho como foi São Francisco e com ele também digamos: “Deus nos salvará unicamente por Sua misericórdia” (RnB 23,25).

Em nome de nossa Fraternidade Franciscana, boas festas de São Francisco!

Frei Marconi Lins de Araújo, OFM |Pároco e Reitor do Santuário.

ONTEM FOI DIA DOS MÁRTIRES DE CUNHAÚ

Em 1645 moradores de São Gonçalo do Amarante resistiram aos holandeses.
Mais de 80 pessoas foram mortas e 30 vítimas beatificadas pelo papa.



Ontem, 03 de outubro no Rio Grande do Norte foi feriado, dos Mártires de Cunhaú.


A cultura religiosa nas cidades de São Gonçalo do Amarante e Canguaretama, no interior do Rio Grande do Norte, está fortemente ligada à figura dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Também conhecido como Protomártires do Brasil, este é o título dado aos cristãos martirizados nos dois municípios em 1645 em decorrência das invasões holandesas no Brasil. Mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos; destes, 30 foram martirizados pelo papa.

O primeiro massacre aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, em Canguaretama; O segundo em Uruaçu, comunidade do município de São Gonçalo do Amarante.

Tudo começou quando os holandeses tomaram a iniciativa de invadir o nordeste brasileiro para cobrar as dívidas dos portugueses que construíram engenhos com dinheiro emprestado pela Holanda.

APODI: PREFEITO ELEITO COMEMORA VITÓRIA AO LADO DO POVO NAS RUAS DA CIDADE

O prefeito eleito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), comemorou a vitória nas eleições ao lado do povo. Durante toda esta segunda-feira (03), ele e sua vice, Hortência Regalado (PSDB), visitaram diversos pontos de concentração de eleitores pelas ruas da cidade.

A cada encontro, um abraço forte e cheio de esperança. De acordo com Alan, neste momento ele não poderia deixar de agradecer pelos mais de 12 mil votos obtidos nas urnas.


Fomos eleitos por esse povo e é para eles que vamos trabalhar. Agradeço de todo o coração cada voto depositado no nosso projeto. Ao lado de Hortência vou trabalhar para fazer a melhor gestão que Apodi já viu”, disse o futuro prefeito.


Diferente de outros que estão por aí, nós não vamos nos esconder de ninguém, principalmente desse povo que tanto precisa de atenção”, acrescentou Hortência Regalado.


As comemorações do dia foram encerradas com uma passeata pelas principais ruas da cidade.


Alan e Hortência são os gestores mais jovens da história do município. Eles foram eleitos com 12.623 votos, quase 2 mil de maioria sobre o atual prefeito de Apodi.

Segunda mais votada em Natal, vereadora não consegue reeleição

Amanda Gurgel (PSTU) não entrou por causa do quociente eleitoral.
Em 2012, vereadora foi eleita com 32.819 votos; número é recorde em Natal. 

Recordista de votos em Natal durante as eleições de 2012, a vereadora Amanda Gurgel (PSTU) não conseguiu se reeleger em 2016. Mesmo sendo a segunda candidata mais votada na capital potiguar em 2016, com 8.002 votos, a candidata não foi eleita, pois o partido não atingiu o mínimo de votos para atingir o quoeficiente eleitoral para eleger candidatos.

Em Natal, o PSTU optou por não formar coligações, entrando no processo eleitoral sozinho. O partido lançou 11 candidatos a vereador, que somados, obtiveram 10.074 votos - sem contar os votos de legenda. No entanto, o total de votos foi inferior a 12.584, equivalente ao quoeficiente eleitoral na capital.

Nesta segunda-feira (3), a assessoria de Amanda Gurgel emitiu uma nota na qual classifica como 'um verdadeiro absurdo e uma injustiça' a não reeleição da vereadora. Na nota, a vereadora ainda critica a legislação eleitoral. "Essa barreira cria uma grande distorção, chegando a uma situação em que vereadores com menos de dois mil votos terão uma cadeira na câmara", diz a nota.


Em 2012, Amanda Gurgel foi recordista de votos em Natal. Com 32.819 votos, a candidata pelo PSTU se tornou a vereadora mais votada da história de Natal. Na época, o partido de Amanda formou coligação com o PSOL. A votação expressiva da candidata ajudou a eleger outros dois vereadores: Sandro Pimentel (PSOL), que no pleito teve 1.398 votos, e Marcos do PSOL, que obteve 717. Pimentel conseguiu a reeleição em 2016, com 3.700 votos.

Ainda de acordo com a nota, Amanda cumprirá seu mandato como vereadora e participará dos debates envolvendo o orçamento anual e retornará para a sala de aula, uma vez que é professora concursada da rede estadual de ensino.

*Fonte: G1 RN/Robson Freitas.

PF investiga grupo que fraudava contratos no Ministério das Cidades

Uma operação da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta terça-feira (4), investiga grupo criminoso responsável tanto pela possível prática de financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia, quanto por esquemas de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades. Chamada de Operação Hidra de Lerna, os policiais estão cumprindo 16 mandados de busca e apreensão autorizados pela ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo a PF, “a operação, que deriva de 3 colaborações de investigados na Operação Acrônimo, já homologadas pela Justiça e em contínuo processo de validação pela Polícia Federal, tem como origem dois novos inquéritos em tramitação no STJ e cuja distribuição entre os ministros da corte ocorreu de forma automática”.


*O Xerife.

VÍDEO DO OUTUBRO ROSA!!!


Mossoroense é morto quando chegava em casa na zona rural de Felipe Guerra na noite de ontem

Expedito Maia da Silva Neto “Netinho” de 35 anos de idade, foi morto com um disparo de escopeta, por volta de 21 horas da noite de ontem, 03 de outubro, quando chegava em casa, no Sítio Boqueirão, na zona rural de Felipe Guerra, no Oeste do Rio Grande do norte.

Segundo informações, Netinho morava na Rua Padre Elesbão, no bairro Boa Vista, em Mossoró e havia se mudado para Felipe Guerra há pouco mais de um ano.

Na noite de ontem, ele estava retornando da cidade de Felipe Guerra e foi morto quando chegava em casa, segundo registro da Delegacia de Plantão em Mossoró.

A polícia não tem detalhes do crime, mas não descarta a possibilidade da morte estar relacionada à confusão de rua. Segundo informações, Netinho, havia se envolvido numa briga com outro elemento, no domingo, dia 02 de outubro. 


*O Câmera.

Do Xerife: Surra de votos no Lula e no PT


FUTEBOL: RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2016, SÉRIE A

A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016 aconteceu no final de semana aconteceram muitos gols. O Fluminense venceu mais uma está colado no G4.

RESULTADOS

Fluminense-RJ 3x1 Sport-PE
São Paulo-SP 0x0 Flamengo-RJ
Santos-SP 2x0 Atlético-PR
Chapecoense-SC 1x4 Vitória-BA
Botafogo-RJ 2x0 Corinthians-SP
Ponte Preta-SP 1x2 Atlético-MG
Cruzeiro-MG 1x0 Grêmio-RS
Internacional-RS 1x0 Figueirense-SC
Santa Cruz-PE 2x3 Palmeiras-SP
Coritiba-PR 3x0 América-MG
 

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG
 

1 Palmeiras-SP 57 28 17 23
2 Flamengo-RJ 54 28 16 11
3 Atlético-MG 52 28 15 9
4 Santos-SP 48 28 15 19

5 Fluminense-RJ 46 28 13 7
6 Atlético-PR 42 28 13 2
7 Corinthians-SP 41 28 12 6
8 Botafogo-RJ 41 28 12 2
9 Grêmio-RS 40 28 11 0
10 Ponte Preta-SP 39 28 11 -6
11 Chapecoense-SC 38 28 9 -8
12 Coritiba-PR 36 28 9 2
13 Vitória-BA 35 28 9 -1
14 São Paulo-SP 35 28 9 -1
15 Sport-PE 33 28 9 -6
16 Cruzeiro-MG 33 28 9 -6
17 Figueirense-SC 31 28 7 -9
18 Internacional-RS 30 28 8 -6
19 Santa Cruz-PE 23 28 6 -14
20 América-MG 21 28 5 -24