quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Alunos e servidores do CAMEAM/UERN bloqueiam parcialmente a BR-405 em Pau dos Ferros

Estudantes, professores, servidores terceirizados e servidores técnico administrativos do Campus Avançado "Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) bloquearam na manhã desta quarta-feira (26), parcialmente a rodovia federal BR-405 na altura do KM 153, no município de Pau dos Ferros.

O protesto que contou com a participação de cerca de 100 manifestantes com faixas e cartazes, teve o objetivo de mobilizar toda comunidade acadêmica, bem como a sociedade do Alto Oeste Potiguar acerca de várias demandas da área, entre elas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 que visa a limitação dos investimentos públicos em diversos setores, sobretudo na Educação e a reformulação do ensino médio.

Os estudantes também protestaram contra o descaso do Governo do Estado do Rio Grande do Norte com a universidade, que, inclusive está com as suas atividades acadêmicas e administrativas suspensas em virtude da paralisação dos trabalhadores terceirizados que atuam na limpeza e vigilância e que não recebem os seus salários há três meses.

Os recorrentes atrasos salariais enfrentados pelos professores e servidores públicos estaduais e a falta de investimento na infraestrutura da universidade também constaram na pauta de reivindicação do protesto que se estendeu ao reitor da universidade, Pedro Fernandes, o qual teve o seu nome citado em diversos momentos e falas do protesto.

O movimento que busca mais respeito e uma maior atenção a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a educação brasileira prosseguirá nos próximos dias com novos atos públicos que deverão receber cada dia mais participantes e uma maior adesão popular.

VEJA MAIS FOTOS AQUI

*Fonte: São Miguel News.

ALAN, HORTÊNCIA E EQUIPE DE TRANSIÇÃO REUNIDOS

O Prefeito eleito, Alan Silveira, a Vice Hortência e a equipe de transição se reuniram hoje, O objetivo da reunião foi planejar e traçar metas para a futura gestão.
"Hoje eu e Hortência nos reunimos com a equipe de transição da nossa futura gestão. Discutimos um planejamento com metas para ser trabalhado durante a transição dos governos", disse o Prefeito Alan Silveira.

APODI: DONA DE CASA PROCURA FILHA DESAPARECIDA HÁ MAIS DE UM MÊS

A dona de casa Iracema Costa de Farias está desesperada procurando sua filha Gilnaria da Silva Souza, de 28 anos, que está desaparecida desde o dia 12 de setembro.

Gilnaria mora sozinha no município de Apodi e sofre de problemas com drogas. A família pede ajuda para encontrá-la.

O MOSSORÓ HOJE entrou em contato com a dona de casa Iracema Costa e ela, emocionada, afirmou que está há dias sem ver a filha e isso está a preocupando muito. “Faz tempo que ninguém aqui vê ela, estamos muito preocupados”, afirma Iracema, que mora em Felipe Guerra, há 34 quilômetros de Apodi. Iracema conta que muitas pessoas já chegaram a dizer que viram Gilnaria no início de outubro em Apodi, mas acredita que seja boato.

“Tem muita conversa. Alguns dizem que viram em tal canto, outros dizem que viram em outro canto, já não sei em quem acreditar”, diz. A dona de casa já compareceu à Delegacia de Polícia Civil de Apodi para fazer um Boletim de Ocorrência. "Também vou lá, porque me ligaram dizendo que viram ela na Paraíba, aí vou pedir para o delegado de Apodi entrar em contato com o de lá para saber", destaca. Gilnaria da Silva vive pelas ruas da cidade de Apodi.

Ela já sofreu uma tentativa de homicídio em julho de 2014, com tiros e golpes de faca. O suspeito chegou em uma motocicleta e a agrediu. Na época, ela ficou gravemente ferida e foi levada para o hospital local. Em janeiro de 2015, Gilnaria se envolveu novamente em caso semelhante.

Desta vez, ela foi apontada como suspeita. Após discutir com uma mulher, Gilnaria teria tentado feri-la com golpes de faca.

Informações quem souber de alguma informação sobre Gilnaria, pode entrar em contato pelo telefone: (84) 99816 7956.

*Mossoró Hoje.

Briga de bar termina em morte na cidade de Pendencias na madrugada de hoje

O crime aconteceu por volta de 4h:30min da madrugada de hoje, no conjunto Potilândia, na cidade de Pendências no Rio Grande do Norte.

O preso de justiça “Delhomar Cardoso de Oliveira” de 20 anos de idade, foi morto com várias cutiladas de faca peixeira, depois de se envolver numa confusão de bar com outro elemento que, segundo informações, foi preso momentos depois.

Delhomar, que segundo a polícia cumpria pena por assalto, em Natal, tinha sido beneficiado com progressão da pena e estava em liberdade vigiada. Quando foi morto ele estava usando uma tornozeleiras eletrônica.

Populares informaram à polícia que durante a briga, era a faca furando e Delhomar indo pra cima do acusado.
Depois dos procedimentos no local o corpo foi removido para ser necropsiado na sede da Unidade Regional do Itep em Mossoró.
 
*Informações e imagens: O Câmera.
 

Advogados se mobilizam contra aumento da anuidade da OAB/RN

Um grupo de advogados realiza mobilização contra o aumento da unidade da OAB/RN. O evento acontece na sede da sede da Ordem, em Natal, nesta quinta-feira (27), às 17h30. Enquanto outras seccionais, como a OAB Maranhão, diminuíram suas anuidades em 15%, a representação potiguar promoveu um aumento desproporcional, segundo os advogados.

O SACRIFÍCIO QUE DEVE SER FEITO PELOS OUTROS PODERES

Um dado grave que o CORECON chama a atenção é que praticamente 1/4 da receita Líquida do Estado, cerca de 23,38%, são repassadas para os poderes Legislativo e Judiciário, que ao longo dos últimos anos vinham obtendo ganhos reais, prova que nos balanços dos saldos do Legislativo e Judiciário no final dos exercícios fiscais sempre registravam superávits contra déficit cada vez mais geométricos do Executivo.

A título comparativo, verificamos que a média brasileira da participação dos poderes Legislativos e Judiciários na Receita Corrente Líquida (RCL) é da ordem de 17,87% contra 23,38% do RN.

No Nordeste, basta comparar os nossos 23,38% com os modestos 17,13% no Ceará, os 17,54%, em Pernambuco e na Paraíba de 19,83% o que representou em 2015 o segundo maior comprometimento do Orçamento Estadual no Nordeste.

Em nível nacional, nos põe em 4º lugar no ranking do Brasil, e no ano de 2016, saltamos para o 3º lugar, enquanto nos outros estados a relação vem diminuindo a cada ano.
 
*Por Neto Queiroz.

CONVITE DE ANIVERSÁRIO!!!

Meus queridos amigos e irmãos está chegando o dia da nossa grande dia festa e quero convidar você e sua família para estarem conosco neste Grande dia, que será o dia 29 de Outubro conto com sua presença até lá!

No RN, PM encontra cofre de agência dos Correios enterrado em matagal

Cofre foi encontrado na tarde desta terça-feira (25) em Pureza.
Segundo a PM, suspeita é que cofre tenha sido roubado no começo do mês.

Policiais militares encontraram um cofre dos Correios enterrado em uma área da mata na zona rural do município de Pureza, distante 59 Km de Natal. De acordo com a Polícia Militar, um morador do distrito de Cana Brava, local onde o cofre foi encontrado, informou a polícia sobre o achado. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (25).

De acordo com o sargento Galdino, comandante do policiamento de Pureza, desde a semana passada a polícia recebeu informações sobre a presença do cofre no local. "Chegamos a ir até o local duas vezes, mas nunca encontrávamos quem passou as informações. Quando fomos hoje é que encontramos uma pessoa que nos levou até o local", explicou.

Ainda de acordo com o sargento, a porta do cofre estava jogada dentro do matagal. Também havia areia revirada no local. "O catador disse que tentou cavar com um pedaço de pau e bateu em algo, mas não cavou para ver. Quando cavamos, encontramos o restante do cofre no buraco", disse.

Segundo Galdino, a suspeita é que o cofre encontrado seja o mesmo roubado por bandidos da agência da cidade no dia 5 de outubro. Ainda de acordo com o sargento, o cofre foi deixado no local e deve ser removido pela Polícia Federal.

"Não tem como saber o conteúdo, porque não retiramos nada, mas provavelmente é o cofre roubado da agência da cidade", concluiu.

*Do G1 RN/Robson Freitas.
 

GARIBALDE: NOTA DE APOIO A VAQUEJADA LEGAL

O movimento denominado Vaquejada Legal busca a regularização do esporte junto ao Congresso Nacional, o que levou milhares de vaqueiros a Brasília, nesta terça-feira (25). Desde já, me coloco a disposição do grupo no Senado e apoio o debate da legalização da vaquejada.
O Rio Grande do Norte, como os demais estados do Nordeste, tem na vaquejada parte da formação do seu povo e essa identidade não pode ser esquecida ou renegada. Defendo este debate pelo bem do esporte, da viabilidade econômica e preservação cultural, desde que se preserve a condição física e mental dos vaqueiros e dos animais. Não podemos colocar o peso do desemprego sobre o Nordeste, ainda mais em um momento crítico pelo qual passa a economia do Brasil.

Garibaldi Alves Filho.

Rosalba é aniversariante do dia!

Prefeita eleita comemora com celebração de missa
“Comemorar e agradecer a Deus pelo dom da vida é maravilhoso, ainda mais ao lado dos nossos amigos. Conto com a presença de cada um de vocês neste momento especial!”

Assim, a prefeita eleita, Rosalba Ciarlini, convida os mossoroenses, para celebração de missa em ação de graça, por mais um aniversário, às 17h, desta quarta-feira, 26, na Catedral de Santa Luzia.

Rio: Crivella, 46%, Freixo, 27%, brancos/nulos, 19%, não sabem, 8%

O instituto Datafolha divulgou nesta quarta-feira (26) a terceira pesquisa de intenção de voto para prefeito do Rio neste segundo turno.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Datafolha, isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Votos totais:
– Marcelo Crivella (PRB): 46% (pela margem de erro, entre 43% e 49%)
– Marcelo Freixo (PSOL): 27% (entre 24% e 30%)
– Em branco/nulo/nenhum: 19%
– Não sabe: 8%

No levantamento anterior, Crivella tinha 48%, e Freixo, 25%. Votariam em branco, nulo ou nenhum 19% e não souberam 8%. Na pesquisa do dia 6, Crivella tinha 44%, e Freixo, 27%. Votariam em branco, nulo ou nenhum 18% e não souberam 10%.

Votos válidos:
– Crivella (PRB): 63% (pela margem de erro, entre 60% e 66%)
– Marcelo Freixo (PSOL): 37% (entre 34% e 40%)

No levantamento anterior, Crivella tinha 66% e Freixo, 34%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.

O Datafolha ouviu 1.280 eleitores de todas as regiões do Rio, com 16 anos ou mais, no dia 25 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-09035/2016.


*O Xerife.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO