terça-feira, 22 de novembro de 2016

Esponjas marinhas podem ajudar no desenvolvimento de tratamentos para o câncer com menos efeitos colaterais

Uma versão modificada de uma proteína encontrada em esponjas do mar combateu o câncer em camundongos sem causar efeitos colaterais da quimioterapia, tratamento utilizado atualmente.

Se esse sucesso for trazido para os seres humanos, esse medicamento poderia oferecer alívio para milhões de pacientes com câncer. A capacidade das células cancerosas de se dividirem e multiplicarem rapidamente é o que as torna perigosas, fazendo com que se espalhem pelo corpo.

No entanto, isso também fornece um ponto de vulnerabilidade, que o tratamento de quimioterapia explora, atacando as células no processo de divisão. Infelizmente, as células saudáveis também ficam danificadas no tratamento, causando efeitos colaterais como anemia, falta de ar, febres e infecções, mudanças no sistema nervoso, náuseas, vômitos, etc.

A classe de medicamentos quimioterápicos conhecidos como agentes direcionadores de microtúbulos (MTAs) têm frequentemente demonstrado eficácia contra o câncer, mas os microtúbulos aos quais eles se ligam são componentes essenciais dos neurônios e os MTAs não discriminam. Dr. Michal Wieczorek, da McGill University, no Canadá, testou o DZ-2384, um composto que também tem como alvo os microtúbulos celulares, mas o faz de uma maneira diferente das drogas existentes.

Em um artigo pulicado na revista Science Translational Medicine, Dr. Wieczorek relata que a aplicação de DZ-2384 em camundongos com câncer de pâncreas e cólon deixou todos os ratos livres dos tumores três meses após o tratamento. Dois dos quatro camundongos tratados da mesma forma contra o câncer do pulmão também tiveram seus tumores eliminados e as concentrações de células cancerígenas foram dramaticamente reduzidas nos onze camundongos com Leucemia Linfoide Agua, conhecida cientificamente pela sigla LLA.

O mais animador é que não foram observados sinais de danos nos nervos, mesmo em concentrações bem acima das necessárias para controlar o câncer. DZ-2384 é um produto químico sintético, mas cuja forma é baseada em Diazonamide A, um produto químico liberado por esponjas de mar conhecidas como Diazona angulata.
 

Ela nos fornece uma rica variedade de compostos potencialmente úteis para explorar. Alguns destes são difíceis de sintetizar em quantidades comerciais, mas Wieczorek e seus coautores afirmam que isso não deve ser um problema para o DZ-2384. Alterando a curvatura da proteína tubular, o DZ-2384 endireita os filamentos microtubulares, impedindo a divisão celular cancerosa, fazendo com que haja pouco impacto sobre as células nervosas.

Atualmente, cerca de 8,2 milhões de pessoas no mundo morrem de câncer. Esperamos que esse novo medicamento proveniente das esponjas do mar seja útil para diminuir esse número.

Jornal Ciência/Blog do BG.

Consciência Negra


Paiva Netto
Numa homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e à lembrança do valente Zumbi, publico trecho de um artigo que preparei para a Folha de S.Paulo em 15 de maio de 1988. Nele enfatizo a necessária prática do Ecumenismo entre as mais variadas etnias:

Zumbi deu o brado que nenhum Domingos Jorge Velho poderia abafar: Liberdade! Dignidade! Somos seres humanos!

Morreu-lhe o corpo. Mas a Alma — quem conseguirá matá-la? — permanece... e se multiplica nas palavras e atos de um Patrocínio, Joaquim Serra, Luís Gama, Salvador de Mendonça, André Rebouças, Castro Alves, Joaquim Nabuco e de tantos outros negros, brancos e mestiços. Se ainda não há democracia étnica dentro de nossas fronteiras — embora o Brasil seja nação de etnias mescladas, para cuja sobrevivência é essencial estar plenamente legitimada e vivida a sua brilhante mestiçagem —, é porque o espírito de senzala continua grassando. Contudo, é justamente na natureza miscigenada que consiste a sua força. O Brasil é uma grei globalizante...

Continue lendo o artigo

PARABÉNS PARA QUEM FAZ ANIVERSÁRIO HOJE!!!

Parabéns o Bruno Morais!!! Que Deus esteja sempre do seu lado e multiplique essa data por muitos e muitos anos de vida!!!
Parabéns para a amiga Ângela Carvalho!! Muitos anos de vida, saúde, paz e tudo de bom!!!

22 DE NOVEMBRO COMEMORA-SE O DIA DO MÚSICO!!!

Hoje, 22 de novembro comemora-se o "Dia do Músico"! Nós que fazemos o Blog queremos parabenizar a todos os músicos de Apodi, do Brasil e do mundo!
A santa dos músicos - Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia. Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convencê-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo.

MOSSORÓ: Palácio da Resistência e Câmara Municipal podem ser interditados a qualquer momento

Revelação foi feita pelo prefeito Francisco José Júnior

O prefeito Francisco José Júnior utilizou o seu blog oficial, lançado este fim de semana no portal RN Mais, para revelar que 10 prédios públicos correm o risco de serem interditados pelo Corpo de Bombeiros a qualquer momento, entre eles o Palácio da Resistência e a Câmara Municipal.

Estão inclusos na lista ainda a Praça da Convivência, a Secretaria Municipal da Fazenda e mercados públicos da cidade. “Mais uma vez é preciso a união da sociedade e da classe política para evitar que esses prédios sejam fechados”, destaco Francisco José Júnior, complementando:

“Não dá para avaliar o prejuízo causado pelo efeito cascata decorrente desse fechamento. De cara, mais de 500 famílias que atuam na Praça de Convivência e mercados estariam impedidas de obter seu sustento. O município teria que parar de arrecadar sem a fazenda pública funcionar em pleno momento de crise. Executivo e Legislativo sem suas sedes… enfim, a cidade vai parar”, afirmou.

Especificamente sobre o Nogueirão, Francisco José Júnior enfatizou que o Município se empenhou para concretizar as adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, no entanto, não houve empresa habilitada para executar o projeto.

“Muita gente me pergunta como estádios em cidades menores sem condições nenhuma de receber competições são liberados e o Nogueirão sempre é interditado. Não sei os critérios adotados, mas a verdade é que ano após ano, o Corpo de Bombeiros insiste em penalizar os clubes e torcedores de Mossoró com a interdição do estádio. Muitas melhorias já foram feitas, outras ainda necessitam fazer, no entanto, é preciso um pouco de bom senso e analisar o contexto político e econômico que estamos atravessando”, criticou o gestor.

Francisco José Júnior ainda afirmou que é impossível apresentar um Plano de Combate a Incêndio, Explosão e Pânico dos equipamentos públicos ameaçados de interdição em um prazo de cinco dia, conforme solicitou o Corpo de Bombeiros.

“Em uma prova de total falta de conhecimento sobre administração pública, o Corpo de Bombeiros, que já havia interditado o Nogueirão, intimou a Prefeitura de Mossoró a, em um prazo de cinco dias, realizar e executar o Plano de Combate a Incêndio, Explosão e Pânico desses equipamentos públicos. Ora, para que o município execute esse plano, é preciso elaborar os projetos, licitar os serviços e executar as adequações, o que necessita de no mínimo de cem dias. O município solicitou um prazo maior para realizar as adequações. Estamos aguardando resposta, no entanto, já afirmo aqui que independente do deferimento do pedido protocolado pelo município, a cidade não vai parar. Os prédios não serão fechados”, frisou.

Por fim, o prefeito de Mossoró critica a situação do prédio do próprio Corpo de Bombeiros. “O mais curioso é a situação do prédio que abriga o Corpo de Bombeiros. Rachaduras, problemas com o teto são apenas algumas das deficiências da sede da corporação, como mostram imagens que circularam em blogs e grupos de whatsapp na semana passada”, concluiu. 


*Fonte: Rede 360 News/Carlos Skarlack.

CONVITE DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO SÍTIO CABOCLO!!!


ESTUDANTES OCUPARAM SEDE DA 12ª DIREC EM MOSSO

video

Movimento político usa estudantes para ocupações

Depois da Reitoria da UERN, que passou uma semana ocupada por invasores que preferem se identificar como estudantes, agora é a vez da sede da DIRED.

Um grupo invadiu a sede do órgão na manhã desta terça-feira, 22.

video

LARISSA ROSADO VOLTA PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM DEZEMBRO

Larissa Rosado (PSB) reassume uma cadeira deputada estadual, a partir do dia 19 de dezembro. Nessa data, será diplomado o vice-prefeito eleito de Natal, deputado Álvaro Dias (PMDB), e a vaga estará aberta.

PATU: Criminosos arrombam cofre e levam dinheiro e armas de banco

Banco do Brasil de Patu foi alvo dos criminosos, que entraram no prédio e arrombaram o cofre da agência (Foto: PM/Divulgação)

Criminosos arrombaram a agência do Banco do Brasil do município de Patu, na região Oeste potiguar, e levaram o dinheiro do cofre e três armas que pertencem à empresa que faz a vigilância do local. O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (22). Segundo a Polícia Militar, o grupo usou um maçarico para violar o cofre. Ninguém foi preso.

Segundo o capitão da Companhia de Polícia Militar de Patu, Aderlan Bezerra, a polícia ainda não tem conhecimento de quantos assaltantes participaram da ação ou mesmo a hora exata do crime. “Quando os vigilantes chegaram para trabalhar, por volta das 8h, é que perceberam o que havia acontecido e acionaram a polícia”, ressaltou.

Ainda segundo o oficial, os alarmes da agência não dispararam. Ainda não se sabe a quantia levada do cofre.

A superintendência do Banco do Brasil foi comunicada do ocorrido e a polícia faz buscas na região na tentativa de encontrar algum suspeito.


*Fonte G1 RN).

Robinson cancelou ida a Brasília para encontro de governadores e foi a Caicó para se reunir com prefeitos e população

O governador Robinson Faria decidiu não ir a Brasília para a reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e possivelmente com o presidente Michel Temer.

Acompanhado do presidente da Caern, Marcelo Toscano, dos secretários de Recursos Hídricos, Maírton Azevedo, e de Articulação Institucional, Getulio Ribeiro, e do presidente do Igarn, Josivan Cardoso, ele seguiu agora para Caicó.

Sem água nos reservatórios e enfrentando uma seca há mais de 4 anos, o município é um dos que, a partir de hoje, não terá mais como ser abastecido pela Caern.

O governador vai conferir as medidas que estão sendo tomadas para convivência com o colapso d’água e às 15h se reunirá na Câmara Municipal com autoridades locais e a população.


*Thaisa Galvão.

Temer pode receber governadores hoje mas adianta que só ajudará estados mediante contrapartidas

Da Folha:
Governadores vão a Brasília em busca de saída para crise fiscal
VALDO CRUZ
O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) vai negociar nesta terça-feira (22) com governadores um plano de recuperação dos Estados com a adoção de contrapartidas que garantam o fim em definitivo da crise fiscal.
Entre as medidas do cardápio que será analisado, estão a privatização de estatais, limite para o crescimento dos gastos de pessoal, autorização para captação de empréstimos no exterior e antecipação de receitas para os Estados (como a repatriação de recurso de brasileiros lá fora).
Também está prevista uma reunião dos governadores com o presidente Michel Temer para tentar fechar o plano de recuperação fiscal dos Estados. Este encontro dependerá da evolução das negociações com Meirelles.
Temer e seu ministro da Fazenda vão dizer aos governadores que qualquer ajuda não poderá comprometer o ajuste fiscal da União e que serão cobradas contrapartidas dos Estados em troca do socorro.
Segundo assessores presidenciais, não há espaço para ajuda caso os governadores não se comprometam com um cardápio de medidas fiscais que terão de adotar.
O presidente decidiu negociar o socorro aos Estados para evitar um crise grave neste final de ano, com cerca de 20 governadores sem recursos para pagar aos servidores o 13º salário.

Apodi=Dois assaltos durante a noite movimentaram o setor policial na cidade.

Durante a noite de ontem e início da madrugada de hoje, a Central de Operações da Policia Militar registrou dois assaltos a mão armada na cidade.

O primeiro assalto aconteceu na por volta das 19:00 na Rua Ademar Leão, no Bairro Betel, onde na ocasião dois elementos magros de posse de um revolver, tomaram de assalto um celular de uma moradora da rua que se encontrava sentada na calçada, a dupla chegou numa Honda Biz de prata e após o crime fugiram com destino ignorado.

O segundo assalto foi por volta de 00:30 da madrugada de hoje, o crime aconteceu na Rua Marechal Floriano, próximo a borracharia do Coda. Na ação criminosa os indivíduos tomaram o celular e a motocicleta da vítima, uma Honda CG 150 Titan anos 2009 de cor preta e placa MYV-7931 Apodi.

A policia pede a quem tiver alguma informação que possa ajudar na captura desses delinquentes, denuncie ligando para os telefones, 190 / 3333-2703 / 3333-2737. Não precisa se identificar!

*Fonte: Sentinelas do Apodi.

CARAÚBAS: CORPO DE HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO POR POPULAR

Na última segunda-feira (21/11), um morador de uma comunidade rural, próxima ao lixão da cidade, de Caraúbas / RN, encontrou o corpo de um homem, que foi identificado como sendo da pessoa de Zé de Maurícia, que estava desaparecido há dois meses.

No período em que Zé de Maurícia, estava dado como desaparecido, surgiram muitos boatos, de que o mesmo havia sido visto na cidade de Paraú, o que levou alguns familiares e amigos a percorrer aquela cidade.

O mesmo estava numa posição em que dá a entender, de que estava cansado e com sede, sentando naquela região inóspita e de pouca acessibilidade de carros e motos e um pouco afastado de estrada carroçável.

Seu corpo foi encontrado em adiantado estado de decomposição, ressecado ao sol.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO