segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

APODI: DIPLOMÇÃO DE PREFEITO, VICE E VEREADORES ACONTECERÁ NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA

Nesta sexta-feira (16) o Cartório Eleitoral de Apodi estará diplomando os prefeitos eleitos de Apodi e Felipe Guerra, bem como os vices-prefeitos e também os vereadores.

O ato acontecerá no Fórum Desembargador Newton Pinto às 9 horas da manhã.

Nas respectivas cidades foram eleitos Alan (PMDB) prefeito e Hortência (PSDB) vice e Haroldo (PSB) prefeito e Salomão (PSB) vice.

Em seis horas, terra treme 17 vezes na cidade de João Câmara no Agreste potiguar

Segundo a UFRN, maior tremor foi registrado às 00h29.
Região de João Câmara é conhecida pelos tremores de terra.

Cidade de João Câmara fica localizada na falha geológica da Samambaia (Foto: Reprodução/LabSis)

A cidade de João Câmara, no Agreste potiguar, registrou 17 tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (12). De acordo com o técnico do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor do Departamento de Geofísica, Eduardo Menezes, os tremores ocorreram entre 0h e 6h, o maior atingiu magnitude de 2,1 graus na escala Richter.

Segundo o especialista, os moradores ficaram muito assustados. "Ninguém quer viver isso de novo", disse ele lembrando do abalo de 30 de novembro de 1986, considerado o maior do RN. Na época, os tremores atingiram magnitude de 5.1º da Escala Richter.

Eduardo Menezes diz que a magnitude de 2,1 graus é de pequena intensidade e quase não é sentido por moradores das regiões afetadas. Na maioria das vezes não provoca desastres, apenas balanço de telhas, portas e pequenas fissuras dependendo da estrutura de cada construção. "Como faz tempo que a cidade não sentia um tremor, o fato chama atenção, A cidade está assustada", comenta Eduardo.

O epicentro dos tremores ocorreu na área que está localizada na parte norte da falha sísmica de samambaia. O professor ainda lembrou que os tremores de terra são comuns na região de João Câmara. "É muito comum, mas é imprevisível, não tem como saber quando será o próximo", explica.

Áreas sísmicas ativas
De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), a borda da Bacia Potiguar (Rio Grande do Norte e leste do Ceará), é uma das áreas sísmicas mais ativas do Nordeste do Brasil.

Tremores foram registrado pela UFRN (Foto: Reprodução/LabSis)

Escala Ritcher
Criada em 1935 pelo sismólogo americano Charles F. Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia, a escala Richter foi desenvolvida para medir a magnitude dos terremotos, que consiste no ato de quantificar a energia liberada no foco do terremoto. É uma escala que se inicia no grau zero e é infinita (teoricamente), no entanto, nunca foi registrado um terremoto igual ou superior a 10 graus na escala Richter. Um dos fatores é que ela se baseia num princípio logarítmico, ou seja, um terremoto de magnitude 6, por exemplo, produz efeitos dez vezes maiores que um outro de 5, e assim sucessivamente.

*Fonte: G1 RN/Robson Freitas.

1ª Cavalgada de Santa Luzia – Sítio Ponta 2 !

Imagem Ilustrativa
Nesta segunda-feira (12/12), acontecerá a primeira Cavalgada de Santa Luzia, da comunidade do Sítio Ponta 2, zona rural de Apodi-RN.

O cavalgada sairá às 15h (três da tarde) da Capela de Santo Expedido, localizada no Bairro Bacurau I, na cidade de Apodi, e seguirá até a comunidade do Sítio Ponta 2. O evento faz parte dos Festejos Alusivos a Santa Luzia, padroeira daquela comunidade rural, e está sendo organizado pelo grupo de jovem Mensageiros da Fé.

Ocorrências policiais do final de semana na Região Oeste do Rio Grande do Norte.

Na tarde de sábado, 10 de dezembro, Francisco Victor Ferreira Soares Rufino, de 22 anos de idade, foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, no Loteamento Santa Helena e morreu no Hospital Tarcísio Maia, para onde foi socorrido. Segundo informações, ele saiu de casa no bairro Paredões de bicicleta, para comprar droga e quando estava retornando com algumas pedras de crack, foi surpreendido por dois elementos numa motocicleta. Victor já havia sido preso por envolvimento com consumo de drogas, mas a família informou que ele não era traficante.

Agricultor baleado na zona Rural de Severiano Melo morreu no hospital local.

O Agricultor Francisco Sólon da Silva de 35 anos de idade, foi morto por disparos de arma de fogo no Sitio Boa Vista, na zona rural de Severiano Melo. Segundo informações, ele estava num bar, quando foi surpreendido e morto, por elementos que chegaram ao local de motocicleta. A vítima ainda foi socorrida, mas morreu no hospital da cidade.

Agricultor é morto na zona rural de Caraúbas:

O agricultor Antônio Carlos Paulo Pereira de 29 anos de idade, natural de Grossos e residente na Rua Neo Targino em Caraúbas, foi morto a tiros e seu corpo foi encontrado as margens de uma estrada carroçável que dá acesso ao Assentamento Nove de Outubro, na zona rural de Caraúbas. Segundo informações, “Bebé”, como era conhecida a vítima trabalhou na “Puma” empresa de vigilância noturna em Caraúbas. Ele trafegava em uma motocicleta, quando foi atingido por vários tiros de pistola calibre 380, disparados por dois elementos que o seguiam em outra motocicleta.

Professor morre vítima de acidente de transito em Campo Grande:

No município de Campo Grande, o professor Ricardo Soares Viera Liberato “Ricardo professor” como era conhecido, morreu vítima de acidente de transito. Segundo informações, ele perdeu o controle da sua motocicleta após se encadear com a luz de um carro na RN-233 entre Campo Grande e Caraúbas. O professor sofreu uma pancada na cabeça, ainda foi socorrido para o hospital de Campo Grande e morreu quando estava sendo socorrido para Mossoró.

Acidente de transito com vítima fatal em Guamaré:

O Pedreiro Gilberto Rafael de Souza de 52 anos de idade, residente no Sitio de Salinas da Cruz, na zona rural de Guamaré, morreu vítima de acidente de transito, no sitio onde residia. Ele chegou a ser atendido no Hospital Manoel Lucas de Miranda em Guamaré, mas não resistiu.

Adolescente é morto a tiros na cidade de Macau.

No início da noite de domingo dia 11, O adolescente José Fabricio Araújo Nascimento, “Kaiau” de apenas 17 anos de idade, foi morto a tiros na cidade de Macau. Segundo informações, ele estava sentado numa calçada na Rua Feliciano Teteo, quando foi surpreendido, por um criminoso que chegou sozinho de motocicleta. Uma equipe do Samu ainda tentou reanima-lo, mas o rapaz morreu no local.

Todos os corpos passaram pelo Itep em Mossoró para os procedimentos de necropsia.


*O Câmera.