sábado, 17 de dezembro de 2016

CARAÚBAS-RN: CHUVA BANHA A CIDADE E TRAZ ALEGRIA PARA TODOS!

A chuva se aproxima do Sertão das Caraubeiras. Já deu para registrar a sua presença imagens deste sábado, das lentes do professor Marcos Roberto. 
Tomara que as chuvas cheguem logo e que tragam fartura para os nordestinos! Todo mundo espera!

MOSSORÓ: CHUVA COM APAGÃO

Chuva e apagão, Foto de Ismael Sousa 
Tempo fechado em Mossoró, nuvens carregadas anunciando boas chuvas em toda região. Att Cosern, faltando energia no Alto de São Manoel a mais de uma hora. Socorro... Agora ai faz medo!

*JBelmont.

Frente em defesa da Uern traça calendário de atividades

Vereador Francisco Carlos comanda atividades
A Frente Parlamentar e Popular em defesa da Uern definiu, em reunião na Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira, 16, as primeiras atividades do grupo, nos meses de janeiro e fevereiro. Além de encontro com a Reitoria, será enviado ofício, ao Departamento de Economia da instituição, solicitando estudo sobre as condições financeiras da instituição.

O relatório também apontará reflexos econômicos e sociais da instituição ao Estado, além do impacto que pode ser causado a partir de janeiro, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 55 (Pec dos Gastos Públicos).

“A reunião serviu para traçarmos metas e trabalharmos em favor do desenvolvimento da Uern. A ideia é ampliar a participação, estendendo o alcance aos representantes políticos na esfera federal como deputados e senadores potiguares, igrejas e sociedade em geral”, destacou o vereador Professor Francisco Carlos propositor da Frente.

Calendário
O estudo embasará outras duas reuniões, nos dia 16 e 23 de fevereiro, quando será discutido o orçamento e apresentadas e debatidas alternativas, que possam minimizar problemas financeiros enfrentados pela Uern, como a autonomia financeira, por exemplo.

“Precisamos agir com urgência. A Frente foi criada com esse propósito, para que, nesse momento de crise, sejam adotadas medidas para reduzir os problemas e manter a Uern oferecendo educação pública, gratuita e de qualidade”, enfatizou Lemuel Rodrigues, presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern).

Para ampliar e fortalecer o debate em torno da defesa da Uern, a Frente Parlamentar e Popular também realizará encontros em outros municípios onde funcionam campis da instituição.

Além do professor Francisco Carlos e Lemuel Rodrigues, participaram da reunião a vereadora Izabel Montenegro (PMDB), pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, Ivonete Soares, o técnico administrativo, Erisson Natércio, entre outros representantes.


*Carlos Skarlack.

“Vamos juntos construir uma nova história”, destaca Alan durante cerimônia de diplomação

O prefeito eleito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), e a vice-prefeita eleita Hortência Regalado (PSDB), foram diplomados nesta sexta-feira (16) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). A cerimônia aconteceu às 9h30 da manhã no Fórum Desembargador Newton Pinto.

Na ocasião, ocorreu também a entrega dos diplomas assinados pela juíza eleitoral Drª Kátia Cristina Guedes Dias aos 13 vereadores que irão compor o poder Legislativo a partir de 2017.

Eleito com 12.623 votos (52,58% dos votos válidos), Alan Silveira afirmou que está pronto para governar e que o povo apodiense pode contar com ele para, juntos, reescrever a história do município.

“Contem comigo, enquanto prefeito de Apodi, e com meu fiel trabalho, visando os interesses da maioria. Contem com atitudes corretas, sensatas e pautadas na verdade e na honra. Vamos juntos construir uma nova história a partir de hoje”, destacou ele, enquanto era aplaudido por uma multidão que o escutava.

Após a cerimônia, parte do público que estava acompanhando a diplomação saiu em passeata pelas ruas da cidade.

De acordo com o TRE-RN, a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. O diploma conferido pela Justiça Eleitoral é um documento obrigatório para que os eleitos possam ser empossados nos respectivos cargos em janeiro de 2017. 



*Fonte: Agência de Comunicação Integrada/O Câmera.

Polícia Ambiental passa a utilizar drone durante as ocorrências

A Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) ganhou um importante ‘reforço’ esta semana. Desde a última segunda-feira (12), os policiais do órgão passaram a utilizar um drone durante as ocorrências.
O aparelho foi adquirido através de um edital do Juizado Especial Criminal de Parnamirim. “Apresentamos o projeto para o Juizado, mostramos como o drone seria utilizado e iria ajudar na nossa atuação. O nosso projeto foi aceito e o Juizado liberou recursos para que pudéssemos adquirir o aparelho”, explicou o tenente Moab Lucena.
Do dia 22 de novembro até 8 de dezembro, alguns policiais passaram por uma capacitação para aprender a pilotar o drone. “Já tínhamos alguns policiais que possuíam um conhecimento nessa área, que já praticavam o aeromodelismo e também que usavam drones para georreferenciamento”, explicou o tenente.
Inicialmente o drone está sendo utilizado na região do Jiqui, que possuí uma grande quantidade de áreas de mata e rios. “De fato foi uma grande aquisição para o CIPAM. Com o drone, conseguimos ter uma visão muito boa de determinadas áreas que seriam de grande dificuldade para o patrulhamento a pé. Em certas regiões de mata, por exemplo, é muito complicado para o policiamento entrar. O drone consegue sobrevoar essas regiões e fazer imagens, o que facilita o nosso trabalho”, concluiu o tenente Moab.
O funcionamento do aparelho foi apresentado em um evento nesta sexta-feira (16) que mostrou as ações desempenhadas pelo CIPAM durante o ano. O promotor do Meio Ambiente de Parnamirim, David Benevides, esteve presente.


*190 RN.

JOGADOR DA CHAPECOENSE CONCEDE ENTREVISTA COLETIVA PELA PRIMEIRA VEZ E SE EMOCIONA

Muito emocionado, o lateral Alan Ruschel concedeu uma entrevista coletiva na manhã deste sábado (17), na Arena Condá, em Chapecó. Alan recebeu alta na tarde de sexta-feira (16) em Chapecó. Ele foi o primeiro dos quatro sobreviventes brasileiros a ter alta, 17 dias após o acidente aéreo com o avião da Chapecoense, que deixou 71 mortos e seis feridos na Colômbia.

Chorando muito durante as primeiras perguntas dos jornalistas, Alan falou sobre seu futuro. “Farei de tudo para voltar a jogar. Com muita paciência farei de tudo para dar muita alegria para esse pessoal aqui”.

“Tava indo pra um jogo, tu não sabe o que vai acontecer daqui a 10 minutos. O que eu levo da lição é viver a vida, aproveitar a vida e fazer o bem. O que os médicos fizeram por mim durante esses dias não tem explicação”, disse.

O lateral não se lembra do acidente. “Lembro de a gente chegando em Santa Cruz de la Sierra, embarcando. não lembro do voo. Não lembro do acidente. Lembro depois da minha esposa Marina falando comigo lá no hospital.” O jogador afirmou que trocou de lugar durante o voo. “Eu estava sentando mais pra trás e o Cadu pediu pra eu sentar mais na frente pros jornalistas sentarem no fundo”.

Ele também falou sobre a volta para casa depois de tantos dias hospitalizado. “Poder dormir com a minha esposa, ver meu cachorro, minha mãe. Todo mundo em casa. É uma sensação única, não tem explicação”. “A primeira coisa que pedi para comer foi feijão, arroz a bife acebolado. Foi muito bom”.

215ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Popular é morto com sete tiros de revolver no bairro Santo Antônio.


Joelcio Rodrigues Lopes de 26 anos de idade, residente na Rua Francisca Vasconcelos, próximo a antiga Rafitex, no Santo Antônio, foi alvejado com cerca de sete disparos de revolver no meio da rua, por volta de 21 horas de hoje, 16 de dezembro de 2016 e morreu no local.

Segundo informações ele já havia sido preso acusado de roubo e era usuário de entorpecentes.

No início da noite, populares acionaram a Central de Controle da Polícia Militar de Mossoró, com a informação de disparos de arma de fogo com uma pessoa ferida, na Rua Francisco Ferreira Lopes, próximo ao Motel Love Time no bairro Santo Antônio.

A polícia militar ainda não sabe o que pode ter acontecido e no local impera a lei do silencio. Moradores informaram apenas que ouviram os disparos.

O corpo de Joelcio foi encontrado próximo de uma bicicleta que ele havia tomado emprestado a um vizinho. Dentro de sua cueca, a equipe do Itep encontrou um papelote de maconha e 05 pedras de crack.

Segundo o perito criminal Joaquim Guimarães, a vítima foi atingida com 07 disparos de revolver, todos pelas costas.


Imagem do destaque: Mossoró Hoje.
Informação: O Câmera.

LAVA JATO UNIÃO!!!!


EMUFRN recebe apresentação da Academia Jaime Lourenço

A Academia Jaime Lourenço convida amantes da música e cinéfilos de plantão para seu recital Cinema em Partituras, que acontece no próximo sábado, 17, no Auditório da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), com entrada franca.

Esse é o segundo recital didático promovido pela Academia no ano de 2016, o primeiro a ser realizado em duas etapas: às 16h apresentam-se os alunos que praticam instrumentos de corda. Já às 19h é a vez dos alunos de piano.

O tema sugere a pluralidade cultural proporcionada pelos instrumentos musicais, mesmo por aqueles de apelo erudito, como o violino. É assim que obras como as de Mozart, Beethoven, Chopin ou Vivaldi compartilham democraticamente ao redor do mundo estantes de música com partituras de peças contemporâneas, como os clássicos do cinema.

Os recitais da Academia acontecem ao final dos semestres e têm finalidade predominantemente didática, oportunizando aos alunos demonstrar seu desempenho e evolução ao longo do ano. Além disso, desejam atrair curiosos e admiradores dos instrumentos clássicos, proporcionando momentos de boa música ou, quem sabe, desafiando-os ao aprendizado de um novo instrumento.

Itaipu desbanca ‘Três Gargantas’ e é líder mundial na produção de energia

A hidrelétrica de Itaipu, compartilhada por Paraguai e Brasil, alcançou aos dez primeiros minutos deste sábado (17) a produção de 98.800.319 milhões de megawatts-hora, superando a própria marca de produção anual de energia, e desbancou o recorde mundial obtidos pela usina de Três Gargantas, na China.

A marca foi alcançada 13 horas depois que a Itaipu superou seu recorde de 98,6 milhões de megawatts-hora, registrado em 2013. Desde a entrada em operação de sua primeira unidade geradora, em maio de 1984, Itaipu já produziu mais de 2,4 bilhões de megawatts-hora, energia suficiente para atender a demanda do mundo inteiro por 40 dias, conforme informou a usina.


*O Xerife.

Em Baraúna um trabalhador braçal foi morto por não aceitar o relacionamento de uma filha, segundo a familia.

O crime aconteceu na tarde de hoje, 16 de dezembro de 2016, na cidade de Baraúna, no Oeste do Rio Grande do Norte.

O trabalhador braçal, Idalecio Rosa de Lima de 48 anos de idade, foi morto dentro da residência de um vizinho na Rua Neo Targino, próximo a creche da conhecida Rua da vara. A perícia criminal encontrou no local, capsulas de escopeta calibre 12, munições deflagradas de revolver e rifle.

Idalecio foi alvejado com os disparos na residência de um vizinho. Ele ainda correu, mas os criminosos invadiram o quintal da casa e o executaram dentro do banheiro.

Populares informaram a polícia que houve troca de tiros no local. Outra pessoa, João Clécio dos Santos, de 28 anos de idade, foi baleado e socorrida para o Tarcisio Maia em Mossoró e segundo informações da Policia Civil de Baraúna, ele é o principal acusado pelo crime.

Familiares informaram, que a vítima não tinha inimigos e a motivação pode ter sido uma confusão envolvendo a vítima, Idalecio e um elemento que mantinha, um relacionamento com uma filha sua. Ainda segundo informações, o elemento é envolvido com tráfico de drogas na região e já havia ameaçado matar o sogro, que era contrario o relacionamento por que o espancava a tal filha da vítima.


*Informações e imagens: O Câmera.

REPATRIAÇÃO RENDERÁ R$168 MILHÕES AO RN

A multa referente à repatriação de dinheiro não declarado no exterior será repassada aos estados ainda neste ano. A informação foi confirmada durante a reunião realizada pelo Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e Distrito Federal, conforme acordado com a ministra Grace Mendonça, advogada-Geral da União. Serão destinados ao Rio Grande do Norte R$ 168 milhões líquidos.

CONVITE DA CHEIROX!!!!!