terça-feira, 10 de janeiro de 2017

PEDRO FERNANDES VAI DISPUTAR REITORIA

Reitor da UERN foi pressionado a ser candidato de novo
  
Diante da pressão e de convocação da comunidade uerniana e em face do surgimento de várias candidaturas no processo eleitoral para a Reitoria, o reitor da UERN, Pedro Fernandes, foi instado a rever sua decisão anterior. E será candidato a um novo mandato.

*Carlos Skarlack.

FEMURN: Prefeito de Apodi não resiste às pressões do PMDB e muda de lado na eleição da Femurn

O prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), que não votaria de jeito nenhum no prefeito de Patu, Rivelino Câmara (PMDB), para a presidência da Femurn, não resistiu às pressões-exigências-cobranças do presidente do PMDB, Henrique Alves, do senador Garibaldi Filho, do deputado Walter Alves…

Foi só o Blog publicar que o prefeito peemedebista não votaria em candidato do PMDB para Allan receber ligações até de outras instâncias além da política…

E a cobrança era sempre a mesma: ‘vai votar no prefeito de Severiano Melo, Dagoberto Bessa, do PSD do governador Robinson Faria?’

E Alan abriu…

Vai votar em quem não queria de jeito nenhum.

Aliás, não só vai votar como já integra a chapa como quarto vice-presidente, que é pra não ter nem o perigo de deixar de votar nele mesmo.

De Praga, na República Tcheca, onde passa dias de férias, Henrique pressionou Alan…

Teve aliado de Alan que só acreditou que ele tinha mudado de lado quando viu a chapa registrada.


Vi em: Thaisa Galvão.

Forte chuva em Assú causa estragos

O prefeito Gustavo Soares emitiu recomendação aos titulares das pastas de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, respectivamente, Nuilson Pinto, Marcelo Galvão e Samuel Fonseca, para que iniciem de imediato todo um completo diagnóstico abrangendo o setor urbano, suburbano e periférico da cidade do Assú, a fim de identificar os danos provocados pela forte precipitação pluviométrica ocorrida na tarde desta terça-feira, dia 10.

Segundo informação do titular da pasta municipal de Infraestrutura, Nuilson Pinto, a atividade já foi iniciada e as equipes das secretarias estão se dedicando, desde a pausa da chuva, a percorrer diversos pontos do município e a visualizar os casos considerados mais críticos e que demandam providências de forma mais urgente.

“Todo o pessoal das secretarias afins foi imediatamente mobilizado, a partir da instrução do prefeito Gustavo Soares, para vistoriar todo o perímetro da cidade”, disse. O auxiliar da prefeitura municipal frisou que, a partir da constatação dos casos de maior gravidade, a administração elaborará todo um mapeamento objetivando iniciar todo o trabalho de recuperação dos setores mais agravados em consequência da força das águas. As pessoas que queiram contribuir com o levantamento de prejuízos podem ligar para o telefone (84) 9-9820-3981 (Samuel Fonseca).


*O Xerife.

Wilson Oliveira e a campanha de ajuda para Elizangela do bairro Bacurau I

Recebemos o pedido dessa senhora, mãe de 03 filhos na noite de ontem, a mesma não tinha onde guardar as roupas de seus filhos, e graças a colaboração de amigos realizamos mais uma ação, agradecemos a todos que nos ajudam a ajudar às pessoas que realmente precisam!

Prefeitura de Apodi retoma parceria com SENAC e oferecerá cursos profissionalizantes gratuitos

A Prefeitura de Apodi retomou a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e irá oferecer cursos profissionalizantes gratuitos à população apodiense.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (10) após reunião entre o prefeito Alan Silveira, a vice-prefeita Hortência Regalado, a secretária de Assistência Social Gorete Silveira e representantes do SENAC.

De acordo com Gorete Silveira, a parceria irá beneficiar diretamente dezenas de apodienses que possuem interesse em adquirir uma profissão. “Vamos profissionalizar o povo do Apodi, para que eles possam se desenvolver, economicamente. Isso é bom tanto para quem faz o curso, quanto para o município”, afirmou a secretária.

Os cursos serão ofertados gratuitamente, mas ainda não possuem data prevista para começar. A prefeitura irá fazer um levantamento para identificar as necessidades e os interesses da população.
 

Atualmente, o SENAC possui três unidades móveis que ofertam cursos nas áreas da beleza, hotelaria, turismo, gestão e informática.

A supervisora pedagógica do SENAC, Lucélia Freitas, avalia como positiva a retomada da parceria com a Prefeitura de Apodi.

“Essa parceria é muito positiva. Quando alguém se profissionaliza, ele tende a trabalhar com aquilo e acaba gerando renda para a comunidade. Essas pessoas passam a ter uma profissão definida”, comentou.

A parceria prevê a realização de pelo menos dois cursos a cada ano em Apodi. Além da população apodiense, os cursos profissionalizantes também serão ofertados à equipe da prefeitura. 


*Assessoria de Comunicação.

Prefeitura realiza limpeza e desobstrução da Lagoa de Apodi

A prefeitura Municipal de Apodi, por meio do trabalho conjunto das Secretarias de Obras e Urbanismo, está realizando hoje a limpeza na Lagoa de Apodi e dos seus arredores. O objetivo é a preparação da mesma para o recebimento das águas no período de chuvas.

Segundo Wellinton Carlos, Secretário de Urbanismo e Transportes, existiam muito lixo e obstruções no local. "Estamos fazendo um trabalho de prevenção e desobstrução de toda a lagoa. Desde o balneário até os muros de contenção. Recolhemos o lixo, estamos limpando os matos e melhorando os acessos de todos os arredores", explica.

O trabalho faz parte de um conjunto de ações de revitaliza que foi pauta de reunião das duas secretarias com o prefeito Alan Silveira. "A lagoa é importante para o nosso desenvolvimento. Precisamos deixá-la pronto para receber as águas da chuva, que chegarão e devolverão o nosso cartão postal, que promove sustento também para muitas famílias", concluiu o prefeito.


*Assessoria de Comunicação.

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na manhã de hoje, 10/01/2017 CORINA MARIA DE MORAIS, 80 anos.
Corina morava no Sítio Ponta II, estava internada no Hospital Regional Hélio Morais Marinho e faleceu na manhã naquela unidade hospitalar.
O corpo de Corina está sendo velado na residência de Maria, sua filha no bairro Bacurau 1. O sepultamento está previsto para às 4 horas da tarde no Cemitériode São João Batista em Apodi.
Desde já família agradece a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade humana!

MOSSORÓ-RN: Popular é morto a tiros nas Malvinas

Manoel Miguel de Almeida, de 33 anos foi morto na porta de casa na Rua das Amazonitas, no Conjunto Jardim das Flores, nas Malvinas.

Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na manhã de hoje, 10 de janeiro, mais um crime atribuído ao trafico de drogas na cidade. Manoel Miguel de Almeida, de 33 anos de idade foi morto na porta de casa na Rua das Amazonitas, no Conjunto Jardim das Flores, nas Malvinas.

Segundo informações, Ele estava dentro de casa e saiu para atender dois elementos que chegaram de motocicleta chamando por ele. Manu, como era conhecida a vitima, foi alvejado com 03 disparos de arma de fogo e morreu no local. O perito criminal Joaquim Guimarães identificou uma perfuração no rosto e duas nas costas.

A Polícia foi informada por familiares que Manu, era usuária de drogas e que nos últimos dias tinha se envolvido numa briga, mas não descarta a possibilidade de acerto de contas com traficantes da região.

Depois dos procedimentos no local o corpo de Manoel Miguel de Almeida foi removido para a sede da Unidade Regional do Itep em Mossoró, onde será necropsiado.


*O Câmera.

FORÇA NACIONAL CHEGANDO EM MANAUS

Homens da Força Nacional desembarcaram no Aeroporto de Ponta Pelada, no bairro Crespo, zona sul da capital, por volta das 4h55, horário de Brasília (2h55 no horário local), com 29 pessoas a bordo.

Uma segunda aeronave modelo Hércules chegaria ainda nesta manhã, com mais 71 homens. Ao todo, cem pessoas foram destacadas para compor a equipe que reforçará a segurança no Estado.

MARTINS-RN: JOVEM MORRE VITIMA DE ACIDENTE DE MOTO NO CENTRO DA CIDADE

 Netinho vitima fatal

Ontem (09), por volta das 23h40min, um jovem conhecido por Netinho com aproximadamente 25 anos de idade, residente na Cohab, filho de Lurdes de Toninho, perdeu o controle de sua moto em um quebra-molas no centro da cidade próximo a residência de Dr. Raimundo Leite.

Segundo as informações e o que pode-se constatar, Netinho após passar no quebra-molas bateu em uma proteção na calçada, em seguida no corre-mão e, segundo populares, ficou enganchado em outra proteção de calçada. O mesmo foi socorrido, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito.

Netinho era Irmão do blogueiro Gildivan Leite.

Nossos sentimentos a família enlutada.

 
Proteção que recebeu o primeiro impacto.
Segundo informações a moto bateu no corre-mão e com o impacto Netinho foi jogado sobre essa proteção na calçada

*Fonte: Martins em Pauta/Gardênia Oliveira.

PMs suspeitos de integrar grupo de extermínio são presos no RN

Prisões tem ligação com a Operação Os Intocáveis deflagrada em 2016. Segundo a PM, dois militares são suspeitos de chacina em Mossoró.

Do G1 RN

Operação Os Intocáveis foi deflagrada em junho de 2016 em Mossoró (Foto: Hermes Castro/Mossoró Hoje)

Dois policiais militares foram presos no início da noite desta segunda-feira (9) em Mossoró, cidade do Oeste potiguar, suspeitos de integrarem um grupo de extermínio apontado como responsável pela morte de pelo menos 14 pessoas em 2015. As informações foram confirmadas pela assessoria de comunicação da Polícia Militar.

As prisões são desdobramento da Operação Os Intocáveis, deflagrada em 2016, responsável por investigar “um grupo de extermínio composto por policiais militares que cometiam crimes de homicídio sob a alegação de ‘aplicar a justiça’", como define a investigação do Ministério Público Estadual.

De acordo com o assessor da PM, major Eduardo Franco, os militares se apresentaram no 2 Batalhão da Polícia Militar, em Mossoró, e foram presos, atendendo a ordem judicial de prisão preventiva. Os dois estão recolhidos no próprio batalhão e aguardam as próximas decisões.

O major informou que há a possibilidade de os policiais serem expulsos da corporação. "Se for provado que eles agiram fora da lei e forem condenados por isso, há sim a possibilidade de serem expulsos. Temos que aguardar a decisão judicial”, falou.

Ainda segundo o militar, o processo corre em segredo de Justiça. "Essa operação começou com a investigação de vários homicídios que aconteceram nas cidades de Mossoró, Assu e Tibau, no ano de 2015", explicou. A Polícia Civil também investiga o caso.

Operação Intocáveis
A operação, denomina de ‘Os Intocáveis’, foi realizada por equipes da Força Nacional em conjunto com policiais civis e militares em junho de 2016. Cinco policiais militares foram presos suspeitos de participação em um grupo de extermínio apontado como responsável pela morte de pelo menos 14 pessoas.

Denúncia do MP
Com base na Operação Intocáveis, em agosto de 2016 o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio Grande do Norte, denunciou a conduta de seis policiais militares e um motorista. As denúncias, relativas a sete assassinatos e uma tentativa de homicídio, são assinadas por cinco promotores públicos e foram remetidas a um colegiado de juízes formado na 1ª Vara Criminal da Zona Sul de Natal. Como os juízes receberam essas denúncias, os seis PMs e o motorista, que cumprem prisões preventivas, já são réus nos processos.

Chacina em Tibau

Um dos crimes atribuídos pela polícia aos policiais é a chacina ocorrida na noite de 12 de agosto de 2015, no município de Tibau. Quatro pessoas foram executadas na frente de uma casa. Rudson Carlos Araújo, de 40 anos, o filho dele, Rudson Carlos Araújo Filho, 18 anos, o pedreiro Ivanaldo dos Santos Duarte, 45 anos, e o servente de obras Raimundo Edvan Pereira, 51 anos, estavam conversando quando dois homens chegaram ao lugar e iniciaram uma série de disparos.


*O Câmera.

MOSSORÓ-RN: GOVERNADOR FICARÁ NA CIDADE POR TRÊS DIAS

Governador do Estado cumprirá agenda em Mossoró no dias 11, 12 e 13
O Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Farias, cumprirá agenda, em Mossoró, dias 11, 12 e 13. A agenda oficial foi divulgada nesta segunda-feira, 9. Confira:

Agenda do Sr. Governador do Estado em Mossoró
Quarta-feira, 11 de janeiro de 2016

*10h. – Desembarque no Aeroporto Dix-Sept Rosado;

*10h40 – Visita a Central do Cidadão na Rodoviária;

*11h15 – Inauguração do Café do Trabalhador na Central do Cidadão;

*12h – Inauguração do laboratório do IPEM e da sede do PROCON na Central do Cidadão;

*13h – Almoço de trabalho com a CAERN;

*15h – Entrega de viaturas e equipamentos para a EMATER e o IDIARN e distribuição de sementes pela SAPE;

*Assinatura de Termos de Cooperação com a UFERSA para o funcionamento do Laboratório de Análise de Alimentos e de Cooperação de Pesquisa e Extensão;

*Repasse de convênios do projeto piloto nas áreas de agricultura irrigada, apicultura e cajucultura para assentamentos e sítios de Mossoró e outras cidades vizinhas;

*17h30 – Apresentação do programa Ronda Cidadã à imprensa.

Quinta-feira, 12 de janeiro de 2017
*09h – Visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia para a entrega do tomógrafo e assinatura do Protocolo de Intenções da Alta Complexidade com o município de Mossoró;

*10h – Visita ao Hospital Rafael Fernandes;

*11h30 – Visita à Regional da Saúde para o início do recadastramento dos postos de distribuição do Programa do Leite e entrega de equipamentos aos usuários do CRI;

*13h30 – Almoço de trabalho do IDEMA e SETHAS, quando será feita a apresentação do projeto do novo prédio do IDEMA que funcionará no centro da cidade, juntamente com o posto avançado da Central do Cidadão;

*15h – Visita à sede da Potigás em Mossoró;

*17h- Inauguração das novas instalações da JUCERN;

*19h – Inauguração do Restaurante Popular do bairro Santo Antônio e apresentações culturais pela Fundação José Augusto.

Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

*09h – Visita ao Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mossoró;

*10h – Visita a Escola de Tempo Integral Francisco Antônio de Medeiros;

*11h – Participação no evento Vila Cidadã, com ações integradas para atendimento à comunidade do bairro Santo Antônio;

*13h – Almoço com prefeitos;

*16h – Entrega dos cheques do Programa Micro Crédito do Empreendedor; *18h – Entrega da obra do Aeroporto Dix-Sept Rosado.

CARAÚBAS-RN: POR QUE ESTUDAR NA ESCOLA LOURENÇO GURGEL?

1. Uma das melhores instalações físicas da cidade (Espaço amplo e boas acomodações);
2. Uma equipe Gestora que busca incansavelmente, pelo melhor para servir a sua clientela, mantendo o ambiente favorável para que o trabalho aconteça;
3. Equipe pedagógica efetiva, composta por 3 grandes supervisoras, prontas para atender ao aluno e familiares, e apresentá-los nossos projetos pedagógicos, para efetivação da aprendizagem;
4. Equipe de funcionários (ASGs e porteiros) que não medem esforços para manterem a Escola sempre limpa, organizada e agradável para atender bem a nossa clientela, todos os dias;
5. Merenda escolar de primeira qualidade, e feita com muito amor por nossa equipe de merendeiras e auxiliares;
6. Uma equipe técnica de secretaria, composta por pessoas gabaritadas, e especialistas na área. Sempre prontas a atender nossos clientes e fazer o melhor para deixar tudo organizado, mantendo nossa documentação toda em dias;
7. Uma das melhores equipes financeiras, com o trabalho bem reconhecido na 13 DIREC e região. Todas as prestações de contas em dias e transparentes a toda a Comunidade da Escola;
8. A melhor equipe de professores. O nosso quadro é composto pelo maior número de Professores Mestres de nossa cidade, e
Dentre eles, grande parte são especialistas. Sempre prontos, para melhor atender aos alunos.
9. Uma das escolas que mais recebe premiação nas realizações das Feiras de Ciências. Nossos projetos já venceram 4 vezes na Feira Regional, das 6 já realizadas. E fomos classificados para FEBRACE, maior Feira de Ciências do Brasil, e lá fomos premiados em primeiro lugar, pelo voto do povo, pelos internautas;
10. A escola que realiza a melhor programação, em comemoração ao Dia do Estudante (Gincanas, atividades esportivas, escolha dos mais belos estudantes, premiação do aluno nota 10, aulas passeios, dentre outras... );
11. Realização de aulões para o ENEM;
12. Realização de Projetos para aulas de Campo (Projetos Interdisciplinares);
13. A única escola da cidade, que realiza um Congresso Educacional para início das aulas, com palestras e oficinas;
14. Escola que realiza os maiores projetos culturais (Café Literário, Carnaval de valores, Projeto Junino, dentre outros...);
15. A escola tem parceria com o SEBRAE ( Curso DESPERTAR, Jovem empreendedor);
16. A Escola tem o Programa Mais Educação;
17. A Escola oferta vagas para o ensino técnico para alunos matriculados em nossa escola.

Não perca tempo, venha e garanta já sua vaga!!!

Estamos prontos para te receber e oferecer o melhor, contribuindo sempre com sua aprendizagem...

As renovações já estão acontecendo e matrículas para os novatos, dia 16 de janeiro de 2017. Mas já pode se dirigir a escola e guardar sua vaga!!!

Temos turmas do 6 ao 9 anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.

Jucurutu registrou a maior chuva no Seridó nesta segunda

Com 80 mm o município de Jucurutu foi o que registrou a maior chuva na região do Seridó nesta segunda-feira (09) quando choveu em diversos municípios potiguares e no estado da Paraíba.

Confira outros registros:

Caicó (Penedo) – 14 mm
Caicó (Barra Nova) – 8 mm
Jucurutu (Sítio Adequê) – 80 mm
Patos (Fazenda Trapiá) – 20 mm
Caicó (Brasilgás) – 15 mm
Jucurutu ( Sítio Canaã) – 65 mm.


*O Xerife.

Chuva também anima Caicoenses

Para alegria dos caicoenses chove neste momento em Caicó.

Chuva aparentemente tranquila, acompanhada de pequenos trovões e relâmpagos.

Boa pra tomar um banho de bica! Rsrs…


*O Xerife.

Choveu 62 mm em Florânia ontem

Em Florânia, na Fazenda Quixodé de Baixo, de propriedade de João de Laércio, registrou 62,5 milímetros na chuva no final de tarde e início de noite desta segunda-feira, 09.

No Bairro Bugi, José Bonifácio informou a Estação Local do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 20 milímetros.

Já no sítio Jucurí, o registro é de 16 milímetros.


*O Xerife.

Chuva causa transtornos em Patos/PB nesta segunda

A chuva foi forte em Patos na Paraíba e causou alguns transtornos no início da noite desta segunda-feira, 09.

De acordo com informações repassadas ao blogue do xerife, o canal do frango transbordou, várias árvores caíram e o muro de uma velha usina, por trás do cinema velhote da Rua do Prado também transbordou. Devido as fortes rajadas de vento, o teto de uma loja que vende veículos tipo Hilux não aguentou e desabou.


*O Xerife.

MOSSORÓ-RN: Hospital Tarcísio registrar maior aumento de pacientes em macas

Sindisaúde divulgou relatório na manhã desta segunda-feira 
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde divulgou hoje uma estatística que chamou de “Corredômetro”, apontando o número de paciente nos corredores dos hospitais públicos do Estado.

O hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, foi o que teve maior aumento na quantidade de pacientes em macas, proporcionalmente. A média dobrou: em 2015 eram 12 pessoas em macas e em 2016, o Corredômetro identificou 24 pacientes internados de forma irregular, em média. O Sindsaúde de Mossoró irá denunciar a situação do hospital durante a visita à cidade do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), nesta quarta-feira (11).

Nos demais hospitais, Santa Catarina e Deoclécio Marques, foi possivel ver uma redução nos números. De 20 para 12 no Santa Catarina, e de 43 para 24 no Deoclécio Marques. Neste último, a redução foi provocada pela interrupção e redução de serviços e pela abertura da UPA de Parnamirim.


*Carlos Skarlack.

APODI-RN: Prefeitura convoca associações rurais para discutir programa de corte de terras

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizará na próxima quarta-feira (11), uma reunião com os presidentes de associações rurais e representantes de comunidades para tratar sobre o programa de corte de terras.

O encontro está marcado para acontecer às 9h da manhã, no Centro do Idoso, na rua Antônio Lopes Filho.

Segundo secretário Elton Rosemberg, o objetivo da reunião é apresentar as normas e critérios para participação do programa, além da data de início.

“Vamos explicar a todos os presidentes de associações e representantes de comunidades o que o agricultor deve fazer para ter direito aos cortes de terras no período chuvoso. Esses representantes, por sua vez, vão repassar a todos os agricultores de suas comunidades”, afirmou.

Ainda conforme o Elton, a reunião vai permitir o debate entre agricultores e representantes do poder público, que, por sua vez, vai aprimorar o programa e a garantir que todos sejam beneficiados.

Neste ano, a prefeitura vai disponibilizar cerca de R$ 180 mil para o programa de corte de terras. A expectativa é que mais de 1.500 famílias sejam beneficiadas diretamente. 


*Assessoria de Comunicação.