quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Robinson Faria cumpre agenda em Mossoró

Ao lado da prefeita Rosalba Ciarlini, governador inaugura obra no aeroporto
Primeiro compromisso do governador Robinson Faria na cidade foi no aeroporto Dix-sept Rosado. Ao lado da prefeita Rosalba Ciarlini, Robinson entregou a obra da reforma do terminal do aeroporto de Mossoró.

Nos próximos três dias, o Governo do RN realizará uma série de ações administrativas em Mossoró, incluindo as áreas social, de saúde, segurança, educação, econômica, entre outras. A inauguração de um novo restaurante popular, visita a hospitais, apresentação do Ronda Cidadão estão entre as iniciativas.

AGENDA
10h – Entrega da obra da reforma do terminal do aeroporto de Mossoró.
10h40 – Visita à Central do Cidadão.
11h – Inauguração do Café do Trabalhador na Central do Cidadão.
12h – Inaugurações do Laboratório do IPEM e da sede do PROCON na Central do Cidadão.
13h – Almoço de trabalho da CAERN.
15h – Evento na Estação das Artes.
– Entrega de viaturas e equipamentos para EMATER e IDIARN e distribuição de sementes e mudas pela SAPE para pequenos agricultores da região.
– Assinatura de Termo de Cooperação de Pesquisa e Extensão Rural entre a EMATER e a UFERSA
– Repasse de convênios do projeto piloto nas áreas da agricultura irrigada, apicultura e cajucultura para assentamentos e sítios de Mossoró e outras cidades da região.
17h30 – Apresentação do Programa Ronda Cidadã à imprensa (Local: Hotel Vila Oeste. Avenida Pres. Dutra, 870 – Ilha de Santa Luzia).


*Carlos Skarlack 

Justiça determina que agente penitenciário acusado de tráfico de drogas no RN continue preso

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, negou nesta terça-feira (10) o pedido de habeas corpus de Victor Cianni de Lima Maia, agente penitenciário preso em 2015 a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, acusado de repassar drogas, celulares e armas a detentos.

A defesa do acusado alegou constrangimento ilegal por excesso de prazo para a conclusão de instrução penal, e que, desta forma, fosse “relaxada a prisão” e expedido o alvará de soltura em favor do acusado. Mas não foi acolhido pela Câmara Criminal, já que a demanda envolve multiplicidade de réus, o que justifica a razoabilidade no tempo da instrução processual.


*O Xerife.

Rosalba Ciarlini fala da chegada de voos comerciais para Mossoró

Prefeita destaca importância para economia da cidade
Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, enquanto aguardava a chegada do governador Robinson Faria, no aeroporto Dix-sept Rosado. Foto: iPad Skarlack

No aeroporto, antes do desembarque do governador do RN, Robinson Faria, a prefeita Rosalba Ciarlini falou ao Blog, sobre a importância da chegada da empresa Azul em Mossoró. Inicialmente, Mossoró receberá aeronaves com capacidade de 70 assentos e os voos serão diários: Recife – Mossoró – Recife, com início a partir de 12 de abril de 2017.

  
*Carlos Skarlack.

APODI-RN: COMEÇA SINALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

Por meio das Secretarias de Obras e Urbanismo, a Prefeitura Municipal de Apodi deu início ao projeto de sinalização do trânsito. Nessa primeira fase do projeto quarenta placas de sinalização estão sendo fixadas ao longo das principais ruas do centro da cidade de Apodi. A ação já faz parte do cronograma de ações da municipalidade para garantir cada vez mais comodidade e acessibilidade para os turistas que participarão do carnaval. 
É sem dúvida um bom legado que fica para o município. 
Tomara que NÃO seja apenas o início de uma fábrica de multas, onde somente os pobres são penalizados. Apodi precisa de sinalização e de orientações. Se multar Chico, multe José e Francisco. Do contrário, o Blog fica no lado dos mais humildes!

MOSSORÓ-RN: Mairton França fala de ações que serão implementadas em Mossoró

Secretário cumpre agenda na cidade ao lado do governador Robinson Faria
Mairton França, Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Foto: iPad Skarlack

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, já está em Mossoró para acompanhar a agenda administrativa do governador Robinson Faria.

Ao Blog, Mairton adiantou algumas ações que serão implementadas em Mossoró ao longo desses três dias em que o governo se instala na cidade.

Ações:
– reunião com equipe da Caern onde o governador anunciará algumas medidas administrativas que a Companhia vai implantar no município e na região;

– na sexta a secretaria estará com o “Stand Orientador” na Vila Cidadã , no bairro Santo Antônio para mostrar como anda o Plano Estadual de Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos, entre outras questões que envolve o meio ambiente do Estado.


*Carlos Skarlack.

GROSSOS-RN: LOCUTOR E CANTOR FOI ASSASSINADO NA MANHÃ DE HOJE

Vítima: Cezar Leal / Foto: O Facho
 
Após o ano inteiro de 2016 sem mortes violentas, foi registrado na manhã desta quarta-feira (11), o 1º homicídio do ano de 2017 em Grossos.

A vítima foi identificada como Antonio Cesar Leal da Silva, 43 anos de idade, funcionário público, cantor e compositor de músicas de políticas, bastante conhecido no município e região.

Segundo informações, a vítima estava saindo de sua residência na av. Terezinha Pereira, quando foi surpreendido por elementos que efetuaram vários disparos de arma de fogo, provavelmente calibre 12.

A Polícia Militar esteve no local colhendo as informações necessárias e isolou a área até a chegada do ITEP que fez a remoção do corpo até a sede do órgão. O caso será investigado pela Polícia Civil.

O blog deixa aqui registrado os mais sinceros pêsames aos amigos e familiares desse grande profissional da comunicação, que com certeza deixará grandes saudades a população grossense.


*Fonte: O Facho de Grossos.

MOSSORÓ-RN: Jovem baleado no Belo Horizonte morre no Tarcísio Maia

Matheus Gledson de Lima, 19 anos de idade, foi baleado na calçada de casa na Rua Antônio Delmiro de Medeiros no Bairro Belo Horizonte, morreu quando chegava no Tarcísio Maia.

O crime aconteceu na Rua Antônio Delmiro de Medeiros, próximo ao Bar do Mutuca, no bairro Belo Horizonte em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, Matheus Gledson de Lima, 19 anos de idade, estava conversando com um amigo na calçada de sua residência e foi surpreendido por dois elementos que chegaram de motocicleta, já atirando. Matheus ainda tentou correr, mas foi atingido na cabeça e no abdômen.

Ele foi socorrido por populares para Unidade de Pronto Atendimento do Horizonte e depois que recebeu os primeiros socorros foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia e não resistiu.

Uma criança que brincava na rua, na hora da ocorrência foi atingida na perna com um disparo e precisou de atendimento médico.

A Polícia recebeu informações, que Mateus era usuário de drogas e não descarta a possibilidade de acerto de contas, com grupos rivais. Ele havia sido ameaçado de morte, juntamente com outro amigo, morador do mesmo bairro.


*O Câmera.

Sejuc anuncia construção de presídio no RN com 600 vagas

Wallber Virgolino afirmou que novo presídio será construído em Mossoró.
Sistema penitenciário do RN tem déficit de mais de 4,5 mil vagas.


Do G1 RN
Wallber Virgolino ressaltou que o déficit carcerário chega a 4 mil vagas (Foto: Reprodução/ Inter TV Cabugi)

Com o objetivo de "desafogar o sistema penitenciário no Rio Grande do Norte", o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, anunciou a construção de um presídio em Mossoró, no Oeste potiguar. “Temos um déficit de 4,5 mil vagas. É mais que urgente a construção de novas unidades”, explicou o secretário, mas afirmou que ainda não há um prazo específico para os trâmites.

A verba, R$ 44 milhões, é proveniente do fundo penitenciário federal que foi repassada aos estados. Segundo Virgolino, o dinheiro será dividido entre a construção da nova unidade e as necessidades das já existentes.

Ainda segundo o secretário, o RN ganhará mais três unidades prisionais durante sua gestão. “Temos a Cadeia Pública de Ceará-Mirim, um presídio estadual com capacidade para 600 presos em Afonso Bezerra e agora esta em Mossoró”, disse.

Novas vagas
Em abril de 2015, o então secretário estadual de Justiça e Cidadania, Edílson França, prometeu a construção de um presídio no município de Ceará-Mirim, na Grande Natal. Em junho de 2016 a obra se arrastava a passos lentos. O projeto prevê a criação de 603 novas vagas no sistema penitenciário. A previsão era de que ela fosse entregue em novembro do ano passado, coisa que não aconteceu.

Já em Afonso Bezerra, a unidade foi anunciada em agosto de 2016, e também contará com 600 vagas. De acordo com o secretário Wallber, está na fase final do processo de licitação. A expectativa é que a construção do presídio dure um ano e ajude a desafogar o sistema penitenciário potiguar, que está há mais de um ano em crise, com unidades superlotadas, depredadas e recordes de fugas.

Com o anúncio desta quarta-feira (11), o número de novas vagas chega a 1.800, mas ainda não é suficiente para suprir o déficit carcerário do estado.

Deficit carcerário
Segundo a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), órgão responsável pelo sistema prisional do estado, o Rio Grande do Norte possui 33 unidades prisionais. Juntas, elas oferecem 3,5 mil vagas para uma população carcerária de 8 mil presos, ou seja, deficit de 4,5 mil vagas.

Calamidade Pública
O sistema penitenciário potiguar entrou em calamidade pública em março de 2015, logo após uma série de rebeliões em várias unidades prisionais. Na ocasião, o governo pediu ajuda à Força Nacional. Para a recuperação de 14 presídios (todos depredados durante os motins), foram gastos mais de R$ 7 milhões. Tudo em vão. As melhorias feitas foram novamente destruídas. Atualmente, em várias unidades, as celas não possuem grades e os presos circulam livremente dentro dos pavilhões.

Coronel Dancleiton passa o Comando da PM ao Coronel Azevedo

 Fotos Kalina Veloso
 Já nomeado pelo governador Robinson Faria, o coronel André Luiz Vieira de Azevedo assumiu hoje à tarde o Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em substituição ao coronel Dancleiton Pereira Leite que pediu para sair.

“Desejo ao coronel André Azevedo que tenha êxito e coragem na tomada de decisões. E faço aqui um pedido às forças militares: peço que dêem todo apoio, crédito e confiança ao comandante Azevedo. Vamos ter, juntos, muitas lutas pela frente. É importante que tenhamos uma polícia motivada e unida”, apelou o governador.


*Thaisa Galvão.

Obama incentiva americanos a participar ativamente da democracia em despedida

Presidente dos EUA fez em Chicago seu último discurso oficial, dez dias antes de transmitir cargo a Donald Trump. Ele se emocionou ao falar da família e do vice, Joe Biden.

Do G1.
Em um tom positivo e recorrendo a seu antigo slogan de campanha, Barack Obama se despediu do povo americano na noite desta terça (10) em seu último discurso oficial como presidente. "Sim, nós podemos. E nós fizemos", disse, após enumerar avanços alcançados em seus dois mandatos.

A dez dias de entregar a presidência a Donald Trump, ele falou durante 54 minutos para um público de 20 mil pessoas no McCormick Place, em Chicago, em discurso transmitido ao vivo pela TV.

Aos gritos de "fique", o presidente foi bastante aplaudido e abriu o pronunciamento com um agradecimento. “Hoje é minha vez de dizer obrigado. Todos os dias, aprendi com vocês. Vocês fizeram de mim um presidente melhor, e fizeram de mim um homem melhor”.

Enumerando índices positivos de criação de empregos e redução de pobreza, além de avanços internacionais como o acordo nuclear com o Irã, Obama disse que seria difícil acreditar que tudo isso um dia seria realizado. "Mas foi isso que fizemos", ressaltou.

O presidente falou ainda sobre a democracia nos EUA e reforçou a importância da união. Vaias foram ouvidas quando ele falou sobre a transferência do poder em dez dias, mas, cortando os protestos, Obama destacou que o processo eleitoral faz parte da democracia e que a transição será pacífica, assim como quando George W. Bush entregou o cargo a ele há oito anos.

Conforme haviam adiantado seus assessores, o tom do discurso foi basicamente otimista. "Nossa juventude e disposição, nossa diversidade e abertura, nossa incansável capacidade de arriscar e reinventar significam que o futuro deve ser nosso", disse. "A mudança apenas acontece quando pessoas comuns se envolvem, se comprometem e se unem para exigí-la. Nossa democracia não irá funcionar sem o senso de que todos tenham oportunidades".

Igualdade racial

A questão racial também teve destaque, com o presidente dizendo que ela "permanece uma força potente e muitas vezes divisiva em nossa sociedade". Ele incluiu ainda a questão da imigração em sua fala. "Se não estivermos dispostos a investir nos filhos de imigrantes... diminuímos os prospectos de nossos próprios filhos".

"Avançando, temos que apoiar leis contra a discriminação - em contratações, em moradias, na educação e no sistema judiciário e criminal", acrescentou.

"Todos nós temos que nos esforçar mais e partir da premissa de que cada um de nossos colegas cidadãos ama este país tanto quanto nós. Para muitos, se tornou mais seguro se recolher dentro de suas próprias bolhas, cercados por pessoas com quem se parecem", alertou. Mais adiante, ele também deixou claro que é preciso rejeitar a discriminação a muçulmanos, afirmando que isso depõe contra os verdadeiros valores da América.
 

Obama ressaltou ainda a importância de notícias "reais" e de apoiar e confiar na ciência, citando avanços no combate ao aquecimento global e defendendo o Acordo de Paris, assunto no qual tem grandes discordâncias com o presidente eleito. "Sem ações corajosas, nossos filhos não terão tempo para debater as mudanças climáticas. Eles estarão ocupados lidando com seus efeitos".
Barack Obama em discurso de despedida, na terça (10) (Foto: Reprodução/Youtube/White House)

Ao falar sobre terrorismo e segurança, o presidente lembrou que nenhum grande ataque foi cometido nos EUA nos últimos oito anos, embora tenha recordado atos cometidos por indivíduos radicalizados, como em San Bernardino e Orlando e admitido que este é um assunto que requer atenção prioritária.

Ele destacou ainda que a coalizão liderada pelos Estados Unidos atingiu os principais líderes do Estado Islâmico e reconquistou cerca de metade dos territórios que eles haviam tomado.

A parte final do discurso foi dedicada à democracia, com o alerta de que "nossa democracia é ameaçada a cada vez que nós a damos por certo. Todos nós, independente do partido, devemos nos atirar na tarefa de reconstruir nossas instituições democráticas... e quando as taxas de voto estão entre as mais baixas entre as democracias avançadas, deveríamos tornar mais fácil votar, e não mais difícil".

O presidente também incentivou os cidadãos a participarem mais ativamente da vida pública. "A América não é uma coisa frágil. Mas os ganhos de nossa longa jornada até a liberdade não estão assegurados", disse. "Apesar de todas as nossas diferenças externas, nós, na verdade, dividimos todos o mesmo título orgulhoso: cidadãos. Nossa democracia precisa de vocês. Não apenas quando há uma eleição, mas durante toda a sua vida".

 Barack Obama se emocionou ao elogiar sua família e o vice-presidente Joe Biden (Foto: Charles Rex Arbogast/AP)

Emocionado, Obama chegou a enxugar os olhos ao falar de sua mulher, Michelle Obama, e de suas filhas, Malia e Sasha. O público aplaudiu de pé os elogios dele à família. "Michelle, eu tenho orgulho de você e o país tem orgulho de você... e Malia e Sasha, de tudo o que já fiz em minha vida, meu maior orgulho é ser o pai de vocês", disse, visivelmente comovido.

O público também se levantou e reagiu com entusiasmo às palavras de Obama a seu vice, Joe Biden. "O determinado garoto de Scranton que se tornou o filho favorito de Delaware: você foi minha primeira escolha como candidato e a melhor. Não apenas porque você foi um grande vice-presidente, mas porque, no processo, eu ganhei um irmão".

Toda a equipe de seu governo também foi homenageada, e através dela Obama se referiu a todos os americanos que o apoiaram nos últimos oito anos. "A todos os americanos que viveram e respiraram o trabalho duro da mudança: vocês são os melhores apoiadores e organizadores que alguém poderia desejar".

Encerrando sua fala, Obama recorreu ao slogan de sua primeira campanha, em 2008, e concluiu: "Sim, nós podemos. E nós fizemos. Sim, nós podemos". 

Barack Obama é abraçado por sua mulher, Michelle, e observado pela filha mais velha, Malia (Foto: Charles Rex Arbogast/AP)

Ao decidir falar em Chicago, Obama quebrou uma tradição de seus antecessores, que discursaram em suas despedidas na própria Casa Branca. Ao justificar a escolha do lugar, ele lembrou que foi em Chicago que fortaleceu sua carreira política, além de ter sido a cidade onde conheceu sua mulher e onde nasceram as filhas do casal.

Segundo a CNN, Obama escreveu pessoalmente seu discurso, com a ajuda de seu principal redator, Cody Keenan. O presidente ditou suas ideias e fez anotações nos rascunhos de Keenan. O texto final foi aprovado após pelo menos quatro rascunhos, ainda de acordo com a emissora.

Governo lança Ronda Cidadã em Mossoró nesta quarta-feira

O programa Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), apresentará à imprensa o Ronda Cidadã Mossoró, nesta quarta-feira (11), às 17h30, no Hotel Vila Oeste.

Inicialmente o projeto abrigará quatro bairros (Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim e Paredões) contemplando uma população de 62 mil habitantes. O programa Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem, contudo, descuidar-se do policiamento repressivo, de forma qualificada.

O evento contará com a presença do governador Robinson Faria, do secretário de Segurança Pública Caio Bezerra, dos Comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, respectivamente Coronel André Azevedo e Coronel Sócrates Vieira e ainda do Delegado Geral da Polícia Civil, Claiton Pinho.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO.

O Câmera.