quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

VÍDEO: Tropa de Choque entra em Alcaçuz

Polícia Militar, através do Batalhão de Choque, entrou no fim da tarde desta quinta-feira(19), na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Objetivo é controlar ânimos dos presos. Segundo o governador em entrevista a Globo News no meio da tarde, o objetivo é criar uma barreira que separe as fações.

*Blog do BG.

Relator da Lava Jato no STF, Teori morre aos 68 anos após queda de avião em Paraty, diz filho

Ministro do Supremo Tribunal Federal viajava de São Paulo para o litoral sul do Rio de Janeiro; magistrado tinha três filhos e estava na Suprema Corte desde 2012.

*Do G1, Brasília.
Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social.

O filho do ministro, também publicou a seguinte mensagem no Facebook: "Amigos, infelizmente, o pais estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre".

No meio da tarde desta quinta, chegou ao STF a informação de que o nome do ministro estava na lista de passageiros da aeronave que caiu no litoral fluminente. A lista foi entregue para a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e também para o presidente da República, Michel Temer.

A Infraero informou que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, na capital paulista. O avião é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

A Anac informou que a documentação da aeronave estava em dia, com o certificado válido até abril de 2022 e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017.

O dono e operador da aeronave é o Hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro, documento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que reúne uma relação de todas as aeronaves brasileiras certificadas pela Anac. 

No Facebook, filho de Teori Zavascki confirma que ministro estava no avião que caiu em Paraty (RJ) (Foto: Reprodução/Facebook)

Viúvo desde 2013, Teori deixa três filhos. Ele se tornou ministro do STF em 2012 por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff.

Natural de Faxinal dos Guedes (SC), Teori também foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) entre 2001 a 2003 e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 1990.

Ele ingressou na carreira jurídica em 1971, em Porto Alegre, como advogado concursado do Banco Central, onde atuou por sete anos. No anos 80, o magistrado se transferiu para a superintendência jurídica do Banco Meridional do Brasil.

Teori Zavascki está na lista de passageiros de avião que caiu em Paraty (RJ)

A queda do avião

Segundo o aeroporto de Paraty, o avião saiu de São Paulo (SP) e caiu a 2 quilômetros de distância da cabeceira da pista. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), quatro pessoas estavam a bordo.

Por volta de 14h50, a Polícia Militar disponibilizou uma lancha para auxiliar as buscas. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros também trabalhavam no resgate.


Na tarde desta quinta, a Infraero informou ao G1 que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo (SP), com destino a Paraty. A aeronave é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

O dono e operador da aeronave é o hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro, documento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil que reúne uma relação de todas as aeronaves brasileiras certificadas pela Anac.

Morre Teori Zavascki em acidente de avião em Paraty-RJ

O ministro Teori Zavascki, durante sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) (Pedro França/Agência Senado)

Confirmado pelo Corpo de Bombeiros: o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki faleceu vítima do acidente aéreo em Paraty, no litoral sul do Rio. Ele deve ser velado no STF e será enterrado em Santa Catarina.

Teori estava a bordo do avião modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM pertencente a Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, em São Paulo e no Rio. A aeronave tem capacidade para oito pessoas.

Radar On-line, Veja/Blog do BG.

Governador diz que PM vai entrar em Alcaçuz e fazer 'paredão humano'

Em entrevista à GloboNews, Robinson Faria falou sobre crise prisional.
No último final de semana, 26 pessoas morreram no presídio em RN.


*Do G1 RN
Policiais da Força Nacional se preparam para entrar em Alcaçuz (Foto: Anderson Barbosa/G1)

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), anunciou na tarde desta quinta-feira (19) que policiais militares entrarão na Penitenciária de Alcaçuz para separar as duas facções que se enfrentam no local. Em entrevista à GloboNews, ele afirmou que os policiais formarão um "paredão humano".

Diante do presídio, policiais da Força Nacional e da PM se preparavam para entrar na tarde desta quinta. Por volta das 16h30, presos atearam fogo no pavilhão 3 da unidade.

No último final de semana, 26 pessoas morreram em uma rebelião - nesta quinta, houve outro confronto entre as facções, também com mortes, mas o número de vítimas não foi informado. Segundo a PM, os presos "estão armados e se matando".

Segundo o governador, a entrada dos policiais visa "permitir a construção de uma parede física para separar o PCC do Sindicato do RN”. Os policiais farão uma "corrente humana", e permanecerão dentro da penitenciária até a construção de uma parede física que possa separar os presos.

Na entrevista, Faria disse ter sido ameaçado pela facção paulista de que iriam "tocar fogo em Natal" se houvesse a transferência dos seus chefes para presídios federais. O governo anunciou na quarta que havia pedido à Justiça a transferência. À noite, uma série de ataques ocorreu em Natal a ônibus e delegacias, entre outros locais.

A seguir, leia trechos da entrevista:

Operação para evitar matança
O governador afirmou que o batalhão de choque e forças especiais da PM do estado estão se preparando para entrar daqui a pouco em Alcaçuz, “para devolver e fazer um paredão humano até que tenhamos a construção de uma parede física para separar o PCC do Sindicato do RN”.

“A curto prazo agora [o objetivo] é evitar uma nova briga, uma nova matança entre eles. Por isso nós vamos entrar daqui a pouquinho, a operação vai começar já já. Em um segundo momento vamos transferir os presos das facções para presídios separadamente.”

Há risco?
"É claro que existe risco, mas é dentro da lei. A lei faculta o direito de a PM intervir em caso de extremos.”

Ordem: retomar o presídio
"A ordem é retomar a ordem do presídio, fazer uma corrente humana dentro, de policiais, separando eles, para acabar com essa folga de ficarem perambulando, e amanhã se inicia a construção de um paredão, de placas de concreto, para separar até você ter toda a remoção, no estado inteiro, de quem é PCC e quem é sindicato do crime.”

Polícia demorou?
O governador admitiu que achou que a entrada da PM nesta quinta demorou e, por ele, poderia ter ocorrido antes, mas afirmou que a polícia informou que estava se preparando, e que não poderia ordenar a entrada dos policiais sem que eles estivessem preparados. O governador afirmou que os policias vão permanecer dentro de Alcaçuz para evitar novos confrontos.

Desafio
"O Sindicato desafiou o governo, assim como o PCC também me desafiou, a minha integridade, se eu tirasse presos da Alcaçuz”.

Esquecer ou intervir?
“Você acha melhor a gente esquecer Alcaçuz, deixar todo mundo se matar lá dentro, ou tentar intervir para evitar uma nova tragédia?”

Negociação?
O secretário de Segurança Pública e Defesa do RN, Caio Bezerra, disse nesta quinta que o governo mantinha contato com os líderes das facções para tentar retomar o controle de Alcaçuz, e que eles foram informadas de que a polícia não iria mais permitir confrontos entre criminosos.

O jornal “O Globo” publicou reportagem afirmando que a paz no presídio foi negociada com o PCC. Questionado, o governador negou ter feito negociações: “Não houve negociação. Até porque ontem eu estava em Brasília, cheguei aqui ontem no final da tarde. Tanto é que o PCC me ameaçou, disse que ia tocar fogo em Natal. A mesma coisa o sindicato. Ou seja, se tivesse tido negociação Natal não estava sendo agora incendiada.”

“Não vou negociar. Vamos enfrentar. Não vou fazer nada fora da lei, mas vamos enfrentar, como enfrentamos agora e em todas as rebeliões que já aconteceram.”

'Evitar Carandiru 2'
O governador justificou por que motivo os policiais não entraram em Alcaçuz já na noite de sábado (13), quando ocorreu a primeira rebelião. "Naquela ocasião era noite. Eles estavam armados, nós escutamos vários tiros. Se eu ordenasse que a polícia entrasse em Alcaçuz, podia ser um Carandiru 2 [...] A polícia ia entrar, encontrar presos armados, violentos, e iria ter uma matança muito grande, tanto de policiais quanto de apenados. Eu não posso autorizar a polícia a entrar se ela não se sentir segura para entrar.”

“Nós entramos duas vezes, eu só proibi entrar no sábado à noite porque seria um Carandiru 2. Mas agora não há mais cela. Nós vamos entrar para evitar uma mortandade, essa vingança do sindicato do RN contra o PCC.”

Destruíram o presídio
Segundo Faria, não houve negligência por parte da polícia após a primeira rebelião. “A polícia entrou, recolheu o que pode recolher, recolheu armas. Agora, eles destruíram o presídio. Terá que ser feita toda uma nova reconstrução.”

“Essa guerra que está sendo agora, que vamos acabar já já, é de armas de pedaço de ferro, de pedaço de cano, do que foi destruído. Não foi negligência, não houve negociação, e não vai haver negociação porque o governador não autoriza negociação com quem quer que seja, nem com PCC, nem com Sindicato do RN.“

Presos desafiam o estado
“É muito difícil, mas temos que ter coragem e enfrentar. Já pedi ao presidente Temer que envie as Forças Armadas para proteger as ruas, a população (...). Eles estão [as facções] desafiando o estado. Cada vez estão mais aparelhados, e fica mais difícil, e o estado vai ficando menor.”

Bloqueadores de celular estão desligados?
O governador admitiu que os bloqueadores de celular do presídio estão desligados. "Desde sábado que eles [presos] conseguiram ter acesso ao setor de operações da empresa que instalou o bloqueador de celular, uma máquina blindada, mas isso será corrigido. Eles estão tão aparelhados que conseguiram ter acesso à central onde ficava o bloqueador."

Criminosos querem intimidar
“Eles querem intimidar [com os ataques pela cidade], fazer medo ao governo, para ver se o governo recua e negocia.”

Intenção: desativar ou reconstruir Alcaçuz
“Esse presídio foi feito já há mais de 20 anos. Foi um equívoco a escolha do local, uma área de duna, arenosa. Temos que depois discutir com o departamento do engenharia, desocupar Alcaçuz, fazer uma realocação, ou interditar de vez ou fazer uma reconstrução para tornar o presídio altamente blindado, seguro.”

Sistema prisional brasileiro faliu
"Temos que mostrar a verdade como ela é mesmo. O Brasil faliu o sistema prisional. (...) Agora que o presidente Temer resolveu fazer essa parceria com os governos estaduais."

'Estamos torcendo por um milagre', diz filho de Teori Zavascki

Filho disse que relator da Lava Jato no STF estava a bordo de aeronave que caiu em Paraty; ainda não há informações sobre sobreviventes.

*Do G1
A família do ministro do Supremo Tribunal Federal e relator dos processos da Lava Jato que correm no STF, Teori Zavaski, diz esperar por um milagre depois das informações de que o voo em que ele estava caiu no litoral de Paraty, na região sul do estado do Rio de Janeiro.

"Ele estava a bordo e estamos torcendo por um milagre", disse Francisco Zavascki, filho do ministro, à BBC Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o avião de modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM, saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, às 13h (horário de Brasília).

A aeronave PR-SOM está registrada em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada.

Integrantes da Marinha e do Corpo de Bombeiros prestam assistência no local.

Com reportagem de Felipe Souza, Néli Pereira, Paula Reverbel e Luis Kawaguti

Avião de pequeno porte cai no mar em Paraty, na Costa Verde do Rio

Acidente foi registrado próximo à Ilha Rasa, dizem bombeiros.
Ministro Teori Zavascki estava na lista de passageiros; não há confirmação de mortos.


*Do G1 Sul do Rio e Costa Verde.
Trabalho de resgate da aeronave em Paraty, na Costa Verde (Foto: Sonia Barcelos/Arquivo pessoal)

Um avião caiu na tarde desta quinta-feira (19) no mar de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente foi próximo à Ilha Rasa. O nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki está na lista de passageiros da aeronave. Ainda não há informação sobre mortos.

O aeroporto do litoral informou que o avião saiu de São Paulo (SP) e caiu a 2 km de distância da cabeceira da pista. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), quatro pessoas estavam a bordo. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas.

Por volta de 14h50, a Polícia Militar havia disponibilizado uma lancha para auxiliar nas buscas. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros também trabalhavam no resgate.

Segundo moradores da região, no momento do acidente chovia forte em Paraty. "Eu não vi o momento do acidente só senti um cheiro muito forte de combustível. De onde estou, consigo ver o resgate. Tem uma pessoa tentando sair da aeronave que parece ser de pequeno porte", contou Rosália Ramos Lima, proprietária de uma pousada e restaurante da ilha.

 
Modelo Hawker Beechcraft King Air C90, semelhante ao que caiu em Paraty (Foto:Divulgação/Beechcraft)

A assessoria de comunicação da Infraero confirmou ao G1 que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo (SP) com destino a Paraty. A aeronave é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

O dono e operador da aeronave é o hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro, documento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil que reúne uma relação de todas as aeronaves brasileiras certificadas pela Anac. O G1 procurou a assessoria de imprensa do grupo Emiliano Empreendimentos e eles não tinham informações sobre o acidente.

Às 15h50, uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estava se dirigindo ao local para apurar as causas do acidente.

As fotos foram enviadas para o WhatsApp da TV Rio Sul.

Aeronave caiu na tarde desta quinta-feira (Foto: Rosália Ramos Lima/Arquivo Pessoal)
Acidente foi próximo à Ilha Rasa, em Paraty (Foto: Arquivo Pessoal).

 

Geraldo Melo sugere governador dar murro na mesa e desautorizar “quem fez acordo com facção”

VÍDEOS: Presos de Alcaçuz reclamam de detentos atingidos por disparos da Polícia; facções em confronto e Segurança tenta conter ânimos

Detentos da maior penitenciária do Estado reclamam dos disparos de balas de borracha durante confronto entre facções na manhã desta quinta-feira(19), em que rivais arremessaram pedras e objetos entre si.

*Blog do BG.

Todos os policiais militares no RN convocados para estado de prontidão

Pela segunda vez nesta semana, o Governo do Estado convoca todos os policiais militares, inclusive, os de folga e até mesmo administrativos, para apresentação ao Quartel General, no bairro do Tirol, em Natal, e seus respectivos postos espalhados no RN.

Confrontos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, e onda de ameaças e ataques, principalmente, a veículos e transportes públicos na capital, região metropolitana e interior, desde essa quarta-feira(18), levam Estado a convocação de policiais para prontidão.

*Blog do BG.

VÍDEO: Presos tomam território de facção rival em Alcaçuz e tentam avançar; confronto direto pode ocorrer


Barricadas, clima de guerra e verdadeira batalha campal. Um presídio praticamente destruído e ameaças e confrontos sucessivos. A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, na manhã desta quinta-feira(19), registra o seu momento mais tenso depois da rebelião sangrenta do sábado(14), em que 26 presos foram mortos, contagem do Itep, até o momento.

A situação sem controle em Alcaçuz já registra vários feridos. A Polícia não se encontra na área interna. Detentos do Pavilhão 5 avançaram em território até então ocupado por presos do Pavilhão 4, e o confronto foi iniciado. Barricadas frágeis separam presos. Guariteiros realizam disparos de balas de borracha.

*Blog do BG.

APODI-RN: PREFEITO QUER REVITALIZAR A FEIRA LIVRE DA CIDADE

Ainda na tarde desta quarta-feira (18), o prefeito Alan Silveira, juntamente com o secretário de Urbanismo, Wellinton Carlos, esteve visitando as instalações da Feira Livre para discutir qual a melhor forma para revitalizar o equipamento. “Esse é um sonho antigo dos feirantes que nós pretendemos realizar”, destacou o prefeito.

Presos em Alcaçuz entram em confronto; pedras e objetos arremessados entre facções

Reprodução: TV Ponta Negra

Detentos entram em confronto neste momento em Alcaçuz. Clima de guerra tem até televisionamento nacional. Presos de facções arremessam pedras e objetos. Policiais e agentes penitenciários realizam diversos disparos de balas de borracha na tentativa de acalmar os ânimos. Há registro de feridos.

*Blog do BG.

CAICÓ: Presos urinam e defecam em comida que seria para os próximos 15 dias

O radialista e blogueiro Marcos Dantas destaca em seu Blog nesta quinta-feira(19) que boa parte da comida que seria usada para os detentos nos próximos 15 dias, na Penitenciária Estadual do Seridó, foi estragada da maneira mais nojenta possível (desculpe o termo). Segundo o comunicador, alguns presos defecaram e urinaram nos alimentos.

Blog do BG.

CARAÚBAS-RN: ESCOLA ESTADUAL PROF. LOURENÇO GURGEL ESTÁ COM MATRÍCULAS ABERTAS PARA ALUNOS NOVATOS

Os estudantes da rede pública que desejam estudar numa escola com boa estrutura física e uma equipe de professores preparados, procurem a Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira.
A escola está realizando matrículas dos alunos novatos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Ensino fundamental, médio e EJA.
Além de curso profissionalizante de técnico em Administração.
Lourenço Gurgel, excelente estrutura física e professores qualificados!

ALCAÇUZ: Balas de borracha e gás lacrimogêneo são usados para evitar possível confronto de presos

Os presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal, voltaram a subir nos telhados dos pavilhões. Ameaças e novas provocações.

Na manhã desta quinta-feira(19), a Polícia Militar se encontra posicionada na área externa da penitenciária. Por outro lado, os agentes penitenciários, em meio a movimentação mais preocupante dos presos, precisaram atirar balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo para conter um possível confronto entre os detentos.

Blog do BG.

APODI-RN: PREFEITO FEZ VISITA À ESCOLA DE MELANCIAS

O prefeito Alan Silveira visitou as obras paralisadas da escola das Melancias, na tarde desta quarta-feira (18). Seu objetivo foi conhecer a situação para autorizar a retomada da construção o mais breve possível. “É uma das prioridades do meu governo concluir esta obra tão importante para esta comunidade”, afirmou Alan.

VEM AI, O 5º MEGA FEIRÃO DE RIVANI VARIEDADES!!


Prefeito se pronuncia sobre atos de vandalismo em Caicó

A cidade de Caicó vivenciou a noite de quarta-feira (19) com vários atos de vandalismo, rebelião na Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, e veículos incendiados, inclusive três pertencentes à frota da secretaria municipal de Saúde. O prefeito Batata se pronunciou sobre o fato através das redes sociais.

“Nossa equipe, de forma incansável, fez de tudo para evitar que toda a frota de veículos do Município fosse dizimada por atos de vandalismo. Conseguimos evitar que mais de 50 máquinas e automóveis fossem destruídos. Vamos trabalhar forte para conseguir novos veículos para a Saúde. Digo ao povo de Caicó que a gestão está ao lado de cada um de vocês”, afirmou Batata.


*Blog do BG.

VÍDEO: Bandidos ateiam fogo em transporte alternativo em Parnamirim na manhã desta quinta

Bandidos atearam fogo em transporte alternativo da linha 06, em Vale Dourado, no município de Parnamirim, na Grande Natal, na manhã desta quinta-feira(19), por volta de 07h20. Micro-ônibus ficou totalmente destruído. Vídeo abaixo enviado ao ZAPBG:

 *Blog do BG.

NATAL: OS ÔNIBUS COMEÇARAM O DIA CIRCULANDO NORMALMENTE

Na manhã de hoje, os ônibus saíram das garagens e começaram o trabalhos de rotina.

O presidente do Sindicato, Júnior da Rodoviária falou durante uma entrevista para uma emissora de TV, que os ônibus estão circulando na cidade, apenas ocorreu um atraso na saída da garagem devido a falta de segurança nas primeiras horas do dia. Mas tudo deve voltar à normalidade.

VÍDEO: Rebelião em Caicó acaba com um morto e sete feridos na noite desta quarta


O Rio Grande do Norte registrou mais uma rebelião na noite desta quarta-feira na Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, em Caicó. Segundo o blogueiro Sidney Silva e amigos do grupo imprensa potiguar, um preso foi morto e sete detentos ficaram feridos. A situação foi controlada por volta das 22h10m.

Segundo Zemilton Silva, diretor da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) ao portal G1/RN, os presos do Pavilhão B quebraram um portão, entraram em uma área onde funcionava a cozinha da unidade e quebraram tudo. Guariteiros atiraram para conter maiores ações.

Abaixo segue vídeo dos bandidos pulando e comemorando a ação criminosa. Crédito de Jair de Sampaio.

*Blog do BG.

Foto Notícia: O Pereirão após uma “noite de horror” em Caicó


*O Xerife.

UNS APONTAM OS OUTROS. TODOS COM DEDOS SUJOS

Assim como é fácil para os oportunistas de plantão se regalarem em cima da crise nas prisões do RN, descascando o governador Robinson Faria, é igualmente fácil para o governador classificar todas as críticas como discursos de oportunistas.

Assim como é fácil para Robinson dizer que os que o criticam não estão ajudando o RN, é fácil para os que criticam apontar o dedo para o desgoverno existente.
 
*Neto Queiroz.

14 ônibus, duas delegacias e carro do governo são atacados no RN

Ataques aconteceram nesta quarta (18) em quatro cidades do RN. Polícia investiga se ataques têm relação com rebelião em Alcaçuz.

Anderson Barbosa, Andrea Tavares, Beatriz Vital e Fred Carvalho - G1 RN /O Câmera.
Bandidos ateiam fogo em ônibus na Rua Café Filho, zona leste de Natal (RN), nesta quarta-feira (18). (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Uma onda de ataques criminosos começou nesta quarta-feira (18) no Rio Grande do Norte. Doze ônibus, dois micro-ônibus, um carro do governo, duas delegacias e um prédio de uma secretaria de Saúde foram alvos de ataques. Não há informação de pessoas feridas.

REBELIÃO NO RN

Motim em Alcaçuz deixou 26 mortos

Segundo o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra, está sendo investigado se os ataques têm relação com a crise no sistema penitenciário do estado. "Pessoas já foram presas", afirmou, mas sem revelar a quantidade de detidos.

A maioria dos ataques aconteceu no mesmo momento em que a PM fazia a remoção de 220 presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. No local, 26 detentos morreram durante uma rebelião no final de semana. Destes, segundo o governo, 15 foram decapitados. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

A remoção dos presos é uma nova tentativa de o Estado retomar o controle da unidade. Para a retirada dos detentos o governo está usando ônibus de turismo locados.

Ataques
Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, o major Soares disse ao G1 que o primeiro ataque registrado foi contra um carro do governo que estava estacionado na frente da casa de um servidor que mora no bairro de Mãe Luíza. Seis pessoas teriam se aproximado a pé e atirado contra o veículo, que em seguida pegou fogo.

Já na comunidade de Brasília Teimosa, que fica perto de Mãe Luíza, um ônibus da empresa Santa Maria foi incendiado.

Um pouco depois, dois ônibus foram queimados no terminal do Vale Dourado, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte. Segundo a Polícia Militar, homens se aproximaram e lançaram um coquetel molotov sobre os veículos.

À noite, mais oito ônibus foram queimados na garagem da empresa de viação Contijo, no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste da cidade e um micro-ônibus queimado em Bela Vista, bairro de Parnamirim, cidade da Grande Natal.

 Por volta das 23h10 a 2º DP de Natal foi alvo de disparos.
  
Micro-ônibus foi incendiado em Macau (Foto: Eduardo Carlos)

Em Macau, cidade da região salineira do estado, um micro-ônibus também foi incendiado.

A Polícia Militar conseguiu evitar ainda outro ataque a ônibus no conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal. Segundo o comandante do 4º batalhão, o major Lisboa, dois homens chegaram a jogar combustível no veículo, mas foram impedidos pelos policiais que patrulhavam preventivamente a área. Os bandidos fugiram a pé na direção da lagoa de captação. O comandante disse também que a segurança foi reforçada em todos os oito terminais de ônibus da Zona Norte.

  
Bandidos atearam fogo na garagem do prédio da Secretaria de Saúde de Caicó (Foto: Willacy Dantas)

Na cidade de Caicó, região Seridó do estado, a garagem da Secretaria de Saúde da cidade foi incendiada. De acordo com a Polícia Militar, cinco viaturas foram incendiadas. Ainda em Caicó, a PM confirmou um ataque na garagem da empresa de ônibus Jardinense. Um veículo foi destruído.

Delegacias e ameaças

O 1º Distrito Policial, na Cidade Alta, também sofreu um ataque na tarde desta quarta-feira. Um policial que trabalha na delegacia e preferiu não se identificar disse que dois homens chegaram em uma moto e atiraram contra a fachada do prédio. Os bandidos também atiraram uma mensagem, amarrada a uma pedra, com ameaças aos policiais.

A outra delegacia atacada foi a 14ª DP, que fica no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste. Tiros foram disparados contra o prédio. Ninguém foi ferido.

PCdoB DECIDE APOIAR MAIA PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Um dos principais aliados da ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment no Congresso, o PCdoB decidiu apoiar oficialmente a candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 17, após uma reunião da bancada - formada por 12 deputados - e será comunicada nessa quarta-feira, 18, ao PT e PDT pelo líder Daniel Almeida (BA).

Sem o apoio formal dos partidos de oposição, o PDT lançou nesta terça-feira a candidatura do deputado André Figueiredo (CE). Mesmo sem chance de vitória e com dificuldade de unificar o campo oposicionista, o PDT insiste na candidatura para marcar posição e reforçar a pré-candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto em 2018.

Dividido, o PT ainda discute qual será sua posição oficial. Com 57 deputados e a segunda maior bancada na Casa, o partido tem direito a um lugar na Mesa Diretora.


*Neto Queiroz.

Robinson Faria diz que o governo não negocia com bandido

Governador faz pronunciamento sobre ação de facções nos presídios do RN

UTILIDADE PÚBLICA: AVISO!!!!

Vende-se uma casa localizada na Rua Governador José Varela nº 80, Bairro São Sebastião – Apodi/RN, medindo 5 metros e 70 centímetros (frente) por 18 metros de comprimento. A Casa tem 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha, 1 banheiro, 1 terraço e o muro. Interessados ligar para 99866-2092 ou 99134-5449.

Texto assinado pelo “Sindicato do Crime” que circula nas redes sociais é realmente da Facção; veja na íntegra

Circula nos grupos de WhatsApp um texto assinado pelo “SINDICATO DO CRIME”. O BlogdoBG conseguiu confirmar que o texto realmente pertence à facção.
ESTAMOS AQUI EM MEIO A ESSE COMUNICADO PARA DEIXAR BEM CLARO QUE SOMOS A FRENTE DE TODO O SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DO RN, NÃO ESTAMOS AQUI PRA MEDIR FORÇAS COM O GOVERNO DO ESTADO, MAS TBM NOIS NÃO IREMOS ACEITAR PERDE PRA OS VERMES DO PCCU NEM UM PRÉDIO NOSSO.

SE QUEREM LEVAR OS PCCU PRA ALGUM LUGAR, QUE LEVEM ELES PRA CARAUBAS PAU DOS FERROS OU PRA SÃO PAULO QUE O LUGAR DELES DE ORIGEM, DEIXAMOS BEM CLARO QUE SE CASO VINHEREM A MEXER COM ALGUM DE NOSSOS PRÉDIOS IREMOS REAGIR A ALTURA, POIS SOMOS MAS FORTES AINDA NA RUA, TEMOS INTEGRANTES DISPOSTOS A CONCLUIR TODOS OS NOSSOS SALVES, IREMOS ATACAR TODOS OS TIPOS DE ÓRGÃOS PÚBLICOS IREMOS CAUSAR UM CAUS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

DE INÍCIO VAMOS TOCAR FOGO EM ÔNIBUS DELEGACIAS CARROS DO GOVERNO TODOS OS ÓRGÃOS PÚBLICOS COM EXCEÇÃO DE ESCOLAS E HOSPITAIS TOMAR ARMAS DE VIGIAS MATAR POLÍCIA AGENTES PENITENCIÁRIOS ATÉ VCS AUTORIDADES COMPETENTES NOS OUVIR.

IREMOS TBM MOSTRA QUE PREDOMINAMOS TODO O SISTEMA CARCERÁRIO VAMOS QUEBRAR TODAS AS UNIDADES QUE PODEMOS PRA ASSIM VCS VER QUE ESTÃO DANDO FORÇA A QUEM NÃO TEM POIS NÃO ACEITAREMOS PERDE NADA QUE É NOSSO ESTAMOS PRA RESOLVER DA MANEIRA QUE VCS AUTORIDADES VENHA NOS OUVIR NÃO INICIAMOS A GUERRA MAS TBM NÃO FUGIREMOS DELA.

ANTENCIOSAMENTE FINAL E CONSELHO DO SDCRN.

*Blog do BG/O Câmera.

UERN: Publicada nova portaria de nomeação de docentes aprovados no Concurso Público

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) publicou nova portaria de nomeação dos candidatos aprovados no Concurso Público para provimentos de cargo de docente da UERN.

Os nomeados deverão apresentar-se à Diretoria de Pessoal da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE/UERN) no período de 30 dias contados da publicação da portaria, no horário das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, munidos dos documentos constantes nos Anexos II e III.

A posse dos aprovados e nomeados ocorrerá na Diretoria de Pessoal da PRORHAE, em até cinco dias úteis após a entrega da documentação, devendo ser apresentada previamente a documentação necessária e cumpridas todas as formalidades legais.

Veja: PORTARIA

Contatos da PRORHAE: (84) 3315-3028 e (84) 3315-2122

MOSSORÓ-RN: Ferido por arma de fogo no Santa Delmira, morreu a caminho do Hospital

Francisco José de Lima 32 anos, encontrado ferido por disparos de arma de fogo no Santa Delmira, não resistiu 

*O Câmera.
Uma ocorrência de disparos de arma de fogo com uma pessoa ferida, foi registrada no início da noite de hoje, 18 de janeiro, na Avenida São Jerônimo, no Conjunto Santa Delmira em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Uma Unidade do Samu realiza os procedimentos no local, tentando reanimar Francisco José de Lima 32 anos de idade, ferido com vários disparos de arma de fogo.

Segundo informações, ele morreu quando era conduzido ao Hospital Tarcísio Maia.

Uma viatura da Polícia Militar, foi ao local atender a ocorrência e auxiliar na segurança dos profissionais do Samu, no atendimento ao ferido.

No local ninguém se prontificou a falar com a polícia sobre a ocorrência e os possíveis criminosos.

Operação transfere 220 presos da Penitenciária de Alcaçuz

Não houve resistência por parte dos presos, fizemos revistas em todos os pavilhões e estamos concluindo a transferência dos presos.
A operação de hoje tem como objetivo evitar conflitos entre as facções e conta com as forças especiais da Polícia Militar e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Houve a necessidade de liberar vagas em Parnamirim para receber os presos que estavam amotinados, principalmente, nos pavilhões 1 e 3. Os detentos do PEP foram encaminhados à Cadeia Pública de Natal e a Alcaçuz.

O secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra, considerou a operação exitosa até o momento da coletiva. “Não houve resistência por parte dos presos, fizemos revistas em todos os pavilhões e estamos concluindo a transferência dos presos. Foram localizadas armas de fogo, um colete balístico e uma grande quantidade de armas brancas”, destacou.

Cerca de 400 policiais e agentes penitenciários trabalharam na transferência, que está sendo realizada em dez ônibus, 60 viaturas, um veículo blindado Centurion do Choque e a Aeronave Potiguar I, que ainda contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Sobre as recentes ocorrências na capital, o secretário explicou que ainda está sendo investigada a relação dos crimes com a transferência dos presos. “As nossas forças de segurança estão mobilizadas para garantir a normalidade nas ruas e as investigações sobre possíveis retaliações já estão sendo feitas”, frisou Caio.
 
 
*Fotos: Ivanízio Ramos
*Assecom-RN
*O Câmera.

Ônibus é incendiado e carro do governo leva tiros em Natal

Ataques aconteceram na tarde desta quarta (18) na Zona Leste da cidade. Polícia investiga se ataques têm relação com rebelião no presídio de Alcaçuz


*G1 RN/O Câmera.
Um ônibus e um carro do governo do Rio Grande do Norte foram alvos de ataques no início da tarde desta quarta-feira (18) na Zona Leste de Natal.

REBELIÃO NO RN

Motim em Alcaçuz deixou 26 mortos

Segundo o major Eduardo Franco, da assessoria de comunicação da PM, a Secretaria de Segurança investiga se os ataques têm relação com a crise no sistema penitenciário do estado.

Os ataques acontecem no mesmo momento em que a PM faz a remoção de presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. No local, 26 detentos morreram durante uma rebelião no final de semana. Destes, segundo o governo, 15 foram decapitados. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

A remoção dos presos é uma nova tentativa de o Estado retomar o controle da unidade. Para a retirada dos detentos o governo está usando ônibus de turismo locados.

Ataques

Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, o major Soares disse ao G1 que o carro do governo estava estacionado na frente da casa de um servidor que mora no bairro de Mãe Luíza. Seis pessoas teriam se aproximado a pé e atirado contra o veículo, que em seguida pegou fogo.