domingo, 22 de janeiro de 2017

Força Nacional encontra dois túneis fora de Alcaçuz e apreende drogas

Um dos buracos estava camuflado com mato; outro se abriu com a chuva.
Muro de contêineres é construído para separar facções rivais.


*Do G1 RN

Força Nacional encontra dois túneis próximos à Penitenciária de Alcaçuz (Foto: Divulgação)

Policiais da Força Nacional encontraram dois túneis na área externa próxima ao Pavilhão 5 de Alcaçuz. Um deles estava camuflado. Também foram encontrados drogas e celulares que seriam arremessados para dentro do presídio.

Um dos túneis encontrados teria aparecido após parte da areia desabar em decorrência das chuvas deste domingo. O outro estava camuflado com mato, e a polícia não sabe se ele teria sido usado para fugas durante as rebeliões desta semana.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do RN, o túnel que estava camuflado já foi fechado e o mesmo deverá ser feito com o que desabou por causa das chuvas.

Próximo aos dois buracos, os policiais da Força Nacional encontraram uma sacola contendo drogas, como maconha e cocaína, e mais quatro aparelhos celulares. Foram realizadas diligências e abordagens na área, no entanto, ninguém foi preso até o momento.

Muro
No sábado (14), pelo menos 26 detentos foram mortos durante a invasão de um pavilhão na penitenciária, a maior do estado. Na quinta (19), após novo enfrentamento, muitos presos ficaram feridos. A PM confirma que há novos mortos dentro da unidade, mas não informou o número.

Está pronta a primeira fileira do muro feito com contêineres – estrutura improvisada para separar as duas facções criminosas que disputam o poder dentro da penitenciária. Uma segunda fileira deverá ser feita na terça-feira. Apesar da separação, os detentos permanecem soltos pela unidade.

Ônibus de turismo com passageiros do Piauí é metralhado no RN

Cerca de 36 passageiros, entre adultos e crianças do município de Floriano no Piauí que estavam em um ônibus de turismo, passaram por um grande susto quando o veículo atravessava o Estado do Rio Grande do Norte. Eles foram abordados por assaltantes que metralharam o ônibus e deixaram o motorista ferido. Nenhum passageiro foi atingido pelos disparos.

Em entrevista ao Piauí TV, o motorista Moisés Barbosa relatou os momentos de tensão durante a abordagem dos bandidos. Ele seguia viagem com outro ônibus. A parte frontal do ônibus ficou repleta de marcas de tiros.

“Só eu que fui atingido, as outras pessoas correram risco, mas todos se esconderam atrás das cadeiras, mas a destruição no ônibus foi grande, janelas quebradas, foi o maior desastre”, disse.

Na entrevista, o motorista conta que está na profissão há 35 anos, ele conta que já está pensando em mudar de ramo.

Fonte: Nova Cruz oficial.

HOSPITAL WALFREDO GURGEL DESMENTE FALSOS BOATOS

Os esclarecimentos em relação a uma onda de boatos falsos nas redes sociais, que a unidade hospitalar estava sendo invadida por pessoas ligadas a uma facção para o resgate de pacientes internados. Veja:

ERRATA

Bom dia a todos. Esta rolando uma mensagem pelas redes sociais de que o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel está sendo invadido por criminosos para resgatar membros do PCC que estariam internados naquela unidade hospitalar. ISTO É MENTIRA!!!. Por favor, aqueles que recebem esta mensagem, não repassem. Antes de propagar qualquer informação recebida, tentem checar com os veículos de comunicação da cidade. Obrigado desde já.

Atenciosamente
Assessoria de imprensa do HMWG.

Polícia Civil de Macaíba prende três suspeitos por tentativa de homicídio; dois são PM’s

A Delegacia de Polícia Civil de Macaíba prendeu em flagrante três homens que são suspeitos de tentarem assassinar um indivíduo, na tarde desta sexta-feira (20), na comunidade Pé do Galo, zona rural do município. Bruno Severino da Silva e os policiais militares Elton Cabral da Silva e John Everton do Nascimento Camara foram presos com um veículo adulterado, armas, munições, carregadores, capuzes e algemas.

Uma equipe de policiais civis recebeu uma denúncia anônima informando que estava havendo um tiroteio em uma das granjas da localidade e diligenciou até o local. Quando os policiais chegaram encontraram um veículo Palio na entrada da granja, com quatro suspeitos dentro do carro com placas adulteradas. No momento da abordagem, a Polícia Civil conseguiu deter três homens que estavam no carro e um deles acabou fugindo.

Os policiais civis apreenderam com Elton Cabral uma pistola, munições e um carregador calibre 40. Com John Everton foram apreendidos uma pistola, munições e um carregador. Com Bruno Severino foram apreendidos o veículo, uma pistola municiada, dois carregadores, 66 munições calibre 380, 11 munições calibre 40, um coldre preto, dois capuzes, um par de algemas, um alicate e dois coletes balísticos. Os três homens foram autuados por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e adulteração de sinal identificador de veículo. Elton e Bruno também foram autuados pelo crime de receptação.
*Blog do BG.

NATAL-RN: MANHÃ DE DOMINGO CHUVOSA NA CAPITAL

O dia começou com chuva na capital do estado, Natal-RN.
A previsão é que durante o dia apareça sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.
Tomara que a chuva chegue no interior também!

Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região - NOTA

Associações de Praças, estará buscando reunir-se com o Comando Geral da PMRN na próxima 2ª feira (23) para tratar dos últimos acontecimentos
Em decorrência dos últimos acontecimentos relacionados à perturbação da ordem em nosso estado, sobretudo nas unidades prisionais da região metropolitana de Natal, e que teve por consequência o aumento na jornada de trabalho dos policiais militares instituídas através de portarias publicadas no boletim geral da corporação, a APRAM informa o que segue:

Nesta sexta (20) o presidente da entidade, Soldado Tony, esteve reunido com o Coronel Elyause (CPI), Tenente-Coronel Alvibá (CPR-1), Major Maximiliano (2ºBPM) e demais oficiais, a quem o dirigente revelou a insatisfação e desmotivação da categoria em razão do aumento na carga de trabalho e as inúmeras demandas que aguardam respostas por parte do governo. O ato é interpretado como desnecessário uma vez que nenhum incidente extraordinário foi registrado na região.

A insatisfação da categoria aumenta quando se constata que àqueles que mais trabalham, que arriscam suas vidas em nome da sociedade, que são apontados como a solução para suplantar as crises, não são tratados com a mesma prioridade quando a pauta é a concessão de direitos. Um exemplo desse tratamento diferenciado é a Polícia Civil, categoria que teve todas as promoções e pagamentos retroativos respeitados.

Com demandas acumuladas e preteridas, os policiais militares têm apelado à esfera judicial para buscar algo que lhes pertencem por lei, vide a atualização dos níveis remuneratórios que deveria ser reajustado a cada três anos de acordo com a patente de cada militar e que é ignorado pelo governo.

Além disso, a categoria amarga o atraso das promoções de 25 de dezembro de 2016, não atualização remuneratória dos promovidos em agosto de 2016, não pagamento de retroativos, falta de alimentação em várias unidades, déficit de efetivo e a legislação arcaica (LOB, Estatuto e Código de Ética parados). Fora isso, a inexistência de uma carga horária definida que deixa à categoria angustiada e desrespeitada enquanto trabalhadores.

Enfim, deixamos explícita a preocupação e disposição para a retomada da ordem nos presídios e principalmente nas ruas do nosso estado, ainda que discordemos do aumento da jornada de serviço que significará uma sobrecarga aos já castigados policiais militares, homens e mulheres que tão bravamente pelejam na difícil missão de salvaguardar a população potiguar.

A APRAM, junto às demais Associações de Praças, estará buscando reunir-se com o Comando Geral da PMRN na próxima 2a feira (23) para tratar dos últimos acontecimentos e encaminhamento das demandas que versam sobre os direitos da categoria militar.

Mossoró/RN, 21 de janeiro de 2017.
Assessoria de Imprensa APRAM/O Câmera.

BARAÚNA-RN: Mais uma morte violenta é registrada na cidade

Na madrugada de hoje, a cidade de Baraúna, voltou a registrar mais um "Crime Violento Letal Intencional em 2017"
A cidade de Baraúna, vem sendo referência no cenário de mortes violentas em todo estado do Rio Grande do Norte. Na madrugada de hoje, 22 de janeiro, um popular, ainda sem identificação, teve o rosto desfigurado com disparos de escopeta calibre 12, na cabeça.

Segundo informações, os criminosos arrombaram um mortal e a porta da casa onde a vítima dormia no bairro da Subestação, com disparos de escopeta. Ele ainda tentou escapar, mas foi morto brutalmente, no quintal da residência.

A equipe de plantão no Itep em Mossoró realizou os procedimentos e fez a remoção do corpo para a base da Unidade Regional do órgão, em Mossoró, onde deverá ser necropsiado.

*O Câmera.

MATERIAL ESCOLAR, É NA CHEIROX!!!!

Compre seu material escolar na Cheirox! Rua Sabiá, Nº 52 bairro Bacurau 1.

PARAÚ-RN: Crime de homicídio é registrado na cidade

José Ivanildo da Costa, foi baleado quando chegava para comprar bebida num posto da gasolina em Paraú, na noite de ontem.

Mais uma morte violenta provocada por disparos de arma de fogo, foi registrada na noite de ontem, 21 de janeiro, a cidade de Paraú, no Oeste do Rio Grande do Norte. Um homem identificado como José Ivanildo da Costa, foi baleado quando chegava para comprar bebida num posto da gasolina da cidade.

Segundo informações de populares, alguns indivíduos num varro tipo Siena teriam se aproximado de Ivanildo e efetuaram vários disparos. Ele foi socorrido por populares para o Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú, mas não resistiu.

Oficialmente a polícia ainda não tem pistas dos possíveis acusados e nem a motivação. No site do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte existem alguns processos envolvendo o nome de José Ivanildo da Costa. Veja!


*O Câmera.

Peritos recolhem duas cabeças e outras partes de corpos em Alcaçuz

Equipes do Instituto Técnico da Perícia realizaram buscas no presídio. PM entrou na prisão neste sábado (21) para construir muro de contêineres.
 

*Anderson Barbosa e Thyago Macedo - G1 RN
Peritos e necrotomistas do Instituto Técnico de Perícia (Itep) recolheram neste sábado (21), na Penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal, cinco partes de corpos de presos assassinados durante as rebeliões que aconteceram no fim de semana passado. De acordo com a direção do Instituto, em um mato próximo a um dos muros da unidade, foram encontradas duas cabeças, um antebraço, um braço e uma perna.

REBELIÃO NO RN

Motim em Alcaçuz deixou 26 mortos

Neste sábado (21), três equipes de peritos foram acionadas e se deslocaram para Alcaçuz, onde a Polícia Militar realiza uma intervenção. A missão foi fazer busca de possíveis corpos em setores onde não há presos. Assim, não houve varredura nos pavilhões 1 e 5. No primeiro, ficaram isolados detentos que pertencem à facção Sindicato do RN. No outro, membros do PCC.

Um veículo da Companhia de Águas e Esgoto (Caern) foi levado para Alcaçuz para atuar no esvaziamento de fossas onde possivelmente presos teriam jogado corpos de rivais assassinados. O Itep disse que, dentro das fossas esgotadas, nada foi achado.

Também neste sábado, o Itep divulgou que 22 dos 26 corpos retirados de Alcaçuz após a matança ocorrida no fim de semana passado já foram identificados por meio de exame de papiloscopia, com a comparação de impressões digitais. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

Os presos cujos corpos foram identificados são:

  1. Jefferson Pedroza Cardozo
  2. George Santos de Lima Júnior
  3. Willian Anden Santos de Souza
  4. Antônio Barbosa do Nascimento Neto
  5. Carlos Clayton Paixão da Silva
  6. Jonas Victor de Barros Nascimento
  7. Marcos Aurélio Costa do Nascimento
  8. Anderson Barbalho da Silva
  9. Cícero Israel de Santana
  10. Marlon Pietro da Silva Nascimento
  11. Eduardo dos Reis
  12. Jefferson Souza dos Santos
  13. Felipe Rene Silva de Oliveira
  14. Charmon Chagas da Silva
  15. Diego Felipe Pereira da Silva
  16. Anderson Mateus Félix dos Santos
  17. Luiz Carlos da Costa
  18. Tarcísio Bernardino da Silva
  19. Francisco Adriano Morais dos Santos
  20. Lenilson de Oliveira Melo Silva
  21. Diego Melo de Ferreira
  22. França Pereira do Nascimento.

A direção do Itep ainda não informou a previsão para identificação dos outros quatro corpos.

Muro


A Polícia Militar entrou na penitenciária por volta das 10h50 (horário de Brasília) para erguer um muro de contêineres. O objetivo é separar presos de duas facções que estão rebelados e se confrontando há oito dias dentro do presídio.

A barreira de contêineres, segundo o governo, é uma medida temporária até que um muro definitivo seja construído dividindo os pavilhões 1, 2 e 3 (ocupados por membros do Sindicato do RN) dos pavilhões 4 e 5 (dominados pelo PCC).

Participam da ação o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque (BPChoque) e Grupo de Operações Especiais (GOE). O helicóptero Potiguar 1, aeronave da Secretaria de Segurança Pública, também está sobrevoando Alcaçuz. No início da operação, os policiais chegaram a usar bomba de efeito moral para evitar qualquer reação dos presos.
 

VEM AI, O 5º MEGA FEIRÃO DE RIVANI VARIEDADES!!


PAU DOS FERROS-RN: Adolescente é assassinado no centro da cidade

Francisco Daniel Nogueira Lima, de 16 anos foi morto próximo ao açougue público de Pau dos Ferros. O crime pode ter relação com o assassinato do advogado Alex Ney no estado do Ceará no ano passado.
Por volta do meio dia de hoje (21), no centro da cidade de Pau dos Ferros, próximo ao açougue público, o adolescente, Francisco Daniel Nogueira Lima, de 16 anos de idade, foi surpreendido por dois homens que lhe atingiram com vários disparos de arma de fogo.

Daniel estava acompanhado do colega Ítalo, que saiu correndo quando viu um dos homens atirando em Daniel. Daniel caiu na calçada e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no local.

Os dois homens saíram correndo, entraram em um carro e empreenderam fuga. A Polícia Militar foi acionada, fez o isolamento do local do crime e realizou diligência para prender os assassinos, mas não obteve êxito.

Os dois jovens que estavam conversando quando foram abordados são suspeitos de participarem do assassinato do advogado Alex Ney Diógenes Almeida, 44 anos, encontrado morto no dia 26 de dezembro de 2016, no distrito de Extremo, zona rural de Alto Santo, no interior do Ceará. Ele foi localizado próximo a um carro e com sinais de perfuração por objeto cortante - provavelmente faca, segundo a Polícia Civil.

Daniel nasceu em Potiretama, mas cresceu em Pau dos Ferros. Há dois anos atrás foi morar em Alto Santo e conheceu ítalo, que é natural daquela cidade. Após o assassinato do advogado Alex Ney, os dois com medo resolveram morar em Pau dos Ferros.

A Polícia Civil de Pau dos Ferros foi informada sobre o homicídio e iniciou as primeiras investigações coletando testemunhos e imagens de câmeras próximo ao local do crime. O jovem Ítalo que saiu correndo e sobreviveu ao atentado foi localizado pela equipe de policiais e esclareceu que, realmente, participou juntamente com Daniel e outro jovem de nome Agnon do assassinato do advogado Alex Ney, mas negou ter esfaqueado a vítima, apontando Daniel como o autor do crime.

Segundo o delegado Municipal de Pau dos Ferros, Andson Rodrigo, "os indícios apontam que Daniel foi assassinado em virtude de sua participação no homicídio do advogado, mas investigações estão em andamento e nos próximos dias o homicídio ocorrido em Pau dos Ferros será elucidado".

*Fonte: Cidadão 190/O Câmera.

Concursos: 7 órgãos abrem inscrições para 334 vagas na segunda-feira

Os salários chegam aR$ 5.516,51 no Tribunal de Justiça do Paraná. Somente na Universidade Federal Fluminense (UFF) são 113 vagas.

*Do G1.

Pelo menos 7 órgãos abrem inscrições de concursos públicos, na segunda-feira (23), para 334 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários chegam a R$ 5.516,51 no Tribunal de Justiça do Paraná. Somente na Universidade Federal Fluminense (UFF) são 113 vagas.

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES

Nos concursos para formação de cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Com Sisu, nº de vagas da USP para cota racial cresce 376% em um ano

No segundo ano de participação parcial da Universidade de São Paulo no Sisu, 586 vagas serão oferecidas para estudantes pretos, pardos ou indígenas.

*Do: G1
A adesão da Universidade de São Paulo (USP) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) quebrou um tabu histórico da maior e mais conceituada instituição de ensino superior do Brasil: as cotas raciais. A implantação da política de ação afirmativa, porém, não veio de uma única decisão central da universidade. Após a aprovação, no Conselho Universitário (CO), da adesão parcial ao Sisu, em julho de 2015, cada faculdade, escola ou instituto ganhou autonomia para definir se participaria ou não da seleção do governo federal, com quantas vagas e de que forma.

Neste domingo (22) e segunda (23), o G1 publica três reportagens especiais sobre a decisão que abriu uma alternativa inédita de acesso à graduação da USP. Veja alguns destaques:

Entre 2016 e 2017, o número de vagas da USP destinadas ao Sisu subiu 57%
No mesmo período, a quantidade de vagas reservadas para a cota racial cresceu 376%
Um dos primeiros estudantes da USP aprovados pela cota racial relata sua trajetória
Em 2016, quase metade das vagas da USP no Sisu ficaram vazias, e foram preenchidas pelos candidatos da Fuvest
A Pró-Reitoria de Graduação e professores de diversas unidades explicam os motivos por trás do aumento de vagas no Sisu e os planos para aumentar o preenchimento delas

No ano passado, o curso de relações internacionais foi um dos poucos a reservar, no Sisu, seis das 60 vagas anuais para novos alunos a candidatos pardos ou indígenas que tenham feito o ensino médio na rede pública. Graças a essa decisão, o estudante Jefferson Oliveira, que um ano antes havia abandonado a escola para estudar sozinho, conseguiu usar sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para, ao mesmo tempo, assegurar o certificado de conclusão do ensino médio e um lugar na carreira que quer seguir. Filho de uma diarista e um pedreiro, Jefferson não conseguiu passar para a segunda fase na Fuvest 2016 por poucos pontos, mas hoje é um dos veteranos que se preparam para receber os novatos de 2017. 

As inscrições para o Sisu começam na próxima terça-feira (24). Neste ano, o curso de relações internacionais aumentou para oito o número de vagas na cota racial.

Veja a distribuição total de vagas da USP entre a Fuvest e o Sisu em 2017

APODI-RN: CASA PARA VENDER!!

Vende-se uma casa localizada na Rua Governador José Varela nº 80, Bairro São Sebastião – Apodi/RN, medindo 5 metros e 70 centímetros (frente) por 18 metros de comprimento. A Casa tem 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha, 1 banheiro, 1 terraço e o muro. Interessados ligar para 99866-2092 ou 99134-5449.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO