terça-feira, 24 de janeiro de 2017

FOTOS: Polícia Civil no interior do RN prende dupla suspeita por homicídios

Uma ação da Delegacia Municipal de Patu, com apoio de policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO), prendeu dois homens que são suspeitos de estarem envolvidos com a realização de homicídios, tráfico de drogas e roubos na região, na noite dessa segunda-feira (23).

Francelange Cardoso Bezerra Barbosa, vulgo Chico de Banda e Mayron da Silva Dantas, conhecido como Juninho foram presos mediante cumprimento de mandado de prisão quando passavam por uma barreira da Polícia Militar.

*Blog do BG.

APODI-RN: DUPLA É PRESA PORTANDO ARMA DE FOGO NO CENTRO DA CIDADE

Arma apreendida com a dupla

Na tarde desta segunda-feira (23/01), uma equipe da Rádio Patrulha, da PM de Apodi, conseguiu prender uma dupla que trafegava em uma motocicleta, portando uma arma de fogo do tipo revólver, calibre 38.

Segundo um dos PMs que participaram da prisão, a equipe da Rádio Patrulha seguia no seu patrulhamento de rotina, quando percebeu uma dupla em uma motocicleta, em atitude suspeita, e foram abordar os mesmo, que não obedeceram a ordem de parada, iniciando uma perseguição, que terminou na Rua Governador Dixsep Rosado, onde a dupla acabou colidindo em outra motocicleta, e foi interceptada pela PM.

Com os mesmo foi apreendido um revólver calibre 38. Segundo a PM, um dos presos já responde na justiça por roubo de animais.

Os dois foram encaminhados a DP da policia civil, onde serão flagranteados.
 

*Blog F5 Apodi

Piloto do avião de Teori disse que esperaria fim da chuva para pousar, afirmam técnicos

Segundo o Bom Dia Brasil, especialistas que tiveram acesso ao áudio da caixa-preta disseram que o piloto falou da chuva antes de a gravação ser interrompida.

*Do G1

Técnicos que tiveram acesso ao áudio do gravador de voz do avião que caiu em Paraty (RJ) com o ministro do STF Teori Zavascki disseram que o piloto fez comentários sobre o tempo e falou na gravação que iria esperar a chuva passar para pousar, de acordo com informações do Bom Dia Brasil. Em seguida, a gravação é interrompida.

A aeronave caiu no mar perto de Paraty, na última quinta-feira (20). Além de Teori Zavascki, que era relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, morreram o piloto e os outros três passageiros.

O gravador de voz do avião está em Brasília desde sábado (21), quando os peritos da Aeronáutica começaram a análise. Uma preocupação inicial era que parte do equipamento tivesse sido danificada pela água do mar. Mas a Aeronáutica conseguiu extrair todo o áudio da gravação, que registra o que foi dito pelo piloto, seja com outros passageiros ou com o controle de tráfego aéreo, nos últimos 30 minutos do voo.

As investigações e o trabalho dos peritos vão continuar para apurar o que de fato levou à queda do avião.

Segundo o colunista do G1 Matheus Leitão, a Justiça Federal de Angra dos Reis (RJ) determinou à Aeronáutica que compartilhe as gravações e os dados sobre o acidente aéreo com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal – os dois órgãos também instauraram inquéritos para investigar a queda do avião.

A morte de Teori Zavascki


Ministro do STF desde 2012, indicado pela então presidente Dilma Rousseff, Teori Zavascki morreu aos 68 anos e deixou três filhos. Além da relatoria da Lava Jato, no gabinete dele há mais de 7,5 mil processos.

A morte do ministro gerou um ambiente de consternação nos meios político e jurídico. O presidente Michel Temer anunciou no sábado que só vai nomear um novo ministro para a Corte depois que o STF designar um novo relator para a Lava Jato.

Pelo regimento, há diversas possibilidades sobre o relator. Uma delas seria um sorteio entre os ministros que atuam hoje no Supremo.

Além de Teori, morreram no acidente o dono do Grupo Emiliano e do avião, Carlos Alberto Filgueiras – que era amigo do ministro –, o piloto Osmar Rodrigues, a massoterapeuta Maira Lidiane Panas Helatczuk, e a mãe dela, Maria Ilda Panas. O misitro do STF estava de férias e viajava para a casa de praia do empresário.

Policiais chegam em Alcaçuz para revista minuciosa

Policiais do Bope, Tropa de Choque e o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria de Justiça (Sejuc) chegaram na manhã desta terça-feira (24) à Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, para o início de uma revista minuciosa nos pavilhões.

As equipes também vão apoiar a colocação de um muro de contêineres para separar as duas facções rivais do presídio. Os policiais chegaram por volta das 7h30 (8h30 horário de Brasília).

Às 9h40, os presos se recolheram aos pavilhões e começaram a rezar. A intervenção ainda não teve início.

*G1/RN.

APODI-RN: “Jogos pré-carnavalescos serão realizados”, afirma secretário após vento destruir teto do ginásio

Mesmo após uma forte ventania destruir o teto do Ginásio Municipal, na tarde de domingo (22), o secretário de Esportes de Apodi, Hessinho Mayard, garantiu que os jogos pré-carnavalescos não deixarão de ser realizados neste ano.

“Estamos trabalhando para que os nossos desportistas possam desfrutar desse evento tão importante para o nosso município”, afirmou Hessinho.

De acordo com o secretário, o ginásio já estava em situação crítica, mas o vento agravou o estado do telhado. Hessinho informou que irá se reunir com o prefeito Alan Silveira (PMDB) para discutir qual a melhor saída.

“O prefeito já tinha sinalizado para uma reforma completa, mas isso demora cerca de três meses. Se não conseguirmos fazer um paliativo no telhado até o início dos jogos, vamos realizar a competição no ginásio do IFRN. O fato é que os jogos pré-carnavalescos serão realizados sim”, destacou o secretário.

Hessinho e o prefeito Alan reconhecem a importância da competição para os apodienses. Os jogos pré-carnavalescos tornaram-se tradição e movimentam desportistas de toda a região.


*Assessoria de Comunicação.

APODI-RN: Secretário de Agricultura anuncia retorno do Balde Cheio para março

O secretário de agricultura, Elton Rosemberg, se reuniu na manhã desta segunda-feira (23), com os consultores do Programa Fazenda Eficiente, Gilmara dos Santos e Valber Gomes, para discutirem sobre a renovação do Programa “Balde Cheio”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura, Sebrae e a Fazenda Eficiente.

O programa oferece visitas mensais nas propriedades dos criadores de caprinos, ovinos e bovinos, onde são feitos levantamentos, orientações e avaliações para que assim possa diagnosticar o que será necessário para melhorar o rebanho.

O Sebrae arca com 70% dos recursos e a Prefeitura de Apodi com 30%. A Fazenda Eficiente disponibiliza engenheiros agrônomos e zootecnistas que dão suporte na parte de orientação técnica aos criadores do município. Uma das tecnologias que será implantada no programa “Balde Cheio” é a de palma e forrageira, que é uma alternativa de baixo custo existente na região, que serve de alimentação para os animais.

O Secretário destacou a importância da volta do programa, visto que o mesmo já rendeu bons frutos no município.
(Foto: Anna Oliveira | Comunicação)

“Desenvolvemos esse programa na gestão de Gorete Silveira e deu muito certo. Por sinal, 10 beneficiários ainda utilizam dessas técnicas até hoje. Daí o nosso interesse de retomar e reimplantar esse trabalho em benefício dos criadores de caprino, ovino e bovino. Inclusive esse programa está inserido no plano de governo do prefeito Alan Silveira”, explicou Elton.

O programa terá início em março deste ano, com durabilidade de 10 meses, o qual atenderá um número de criadores do município selecionados e que tenham interesse no benefício.


*Assessoria de Comunicação.

APODI-RN: Prefeito vai retomar obras da escola de Melancias, abandonada há quatro anos

O prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), anunciou que vai retomar as obras de construção da escola de Melancias, paralisadas há quatro anos, na zona rural do município. O gestor espera concluir o equipamento já no primeiro semestre deste ano.

A declaração do prefeito foi dada durante vistoria na tarde de quarta-feira (18), no local onde a escola está sendo erguida.

“Verifiquei com os engenheiros que o colégio tem condição sim de ser concluído. Ainda tem muito por fazer, mas com determinação e planejamento, podemos entregar essa obra tão importante para o nosso Apodi”, afirmou Alan.

Para concluir o colégio, o investimento previsto é de aproximadamente R$ 350 mil de recursos próprios. A escola está com 15% das obras concluídas, de acordo com o secretário de Urbanismo e engenheiro, Wellinton Carlos.

Segundo Alan, após a retomada das obras, o prazo para a conclusão é de cerca de quatro meses. O colégio começou a ser construído no ano de 2011.

Atualmente, a escola funciona em um prédio alugado pelo município ao lado do canteiro de obras.
 

*Assessoria de Comunicação.

Garibaldi diz que “ninguém criticou” construção de Alcaçuz na época e que “não acompanhou muito a obra”

Foto do arquivo da Tribuna do Norte – Carlos Eduardo e Garibaldi fazem o descerramento da placa na inauguração 

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), governador do Rio Grande do Norte entre 1995 e 2002, afirmou a FOLHA DE SÃO PAULO que na época em que o presídio de Alcaçuz foi construído, em 1998, não houve reclamações sobre a estrutura da penitenciária ou defeitos na obra.

“Não me lembro de ter recebido qualquer crítica sobre a obra, seja da imprensa, seja de técnicos, ou da população. Não houve polêmica, qualquer advertência, qualquer restrição à construção”, afirmou ele, por telefone, em entrevista à Folha.

Quase 20 anos depois da inauguração do presídio, Garibaldi Alves afirmou não se lembrar o motivo da escolha das dunas de Nízia Floresta, na região metropolitana de Natal, para a construção da penitenciária.

“Foi uma obra que não visitei tanto. Ela estava a cargo da secretaria de Obras e da de Justiça. Depois que saí [do cargo de governador] foram feitas reformas, e não acompanhei”, disse. “A obra resistiu por 20 anos. Agora é que não está resistindo mais”, finalizou o senador.

DO BLOG: O secretário de Justiça que acompanhou a obra de Alcaçuz é o atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

*Blog do BG.

Em áudio, piloto que levava Teori menciona chuva e não relata falhas

A gravação de áudio do avião em que voava o ministro Teori Zavascki (Supremo Tribunal Federal) indica, segundo peritos da Aeronáutica, que não houve relato de problemas na aeronave antes da queda em Paraty.

Segundo a Folha apurou, os registros da cabine do avião King Air teriam captado diálogos do piloto Osmar Rodrigues com outros pilotos que voavam pela região.

Em uma conversa, de acordo com informações obtidas pela reportagem, o piloto diz que vai esperar a chuva diminuir antes de pousar. Pouco depois, a gravação teria sido interrompida, segundo análises preliminares.

Na avaliação de técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o teor aponta, em caráter preliminar, que o piloto pode ter perdido o controle da aeronave, levando-a ao choque com a água. O áudio não explica exatamente o que ocorreu – a investigação depende também de outros fatores para que a causa da queda seja esclarecida.

A Aeronáutica confirmou na noite desta segunda (23) que os técnicos conseguiram acessar material arquivado no gravador de voz da cabine do avião que se acidentou na última quinta-feira (19), matando o ministro do STF Teori Zavascki.

O conteúdo da gravação não foi divulgado –a Justiça Federal decretou sigilo sobre as investigações.

FOLHAPRESS/Blog do BG.

VENDE-SE CASA EM APODI

Vende-se uma casa localizada na Rua Governador José Varela nº 80, Bairro São Sebastião – Apodi/RN, medindo 5 metros e 70 centímetros (frente) por 18 metros de comprimento. A Casa tem 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha, 1 banheiro, 1 terraço e o muro. Interessados ligar para 99866-2092 ou 99134-5449.

Morre o artista plástico potiguar Dorian Gray Caldas

Faleceu agora há pouco, no Natal Hospital Center, o artista plástico Dorian Gray Caldas, 86 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Ele estava internado há 12 dias tratando uma pneumonia e passando por hemodiálise.

Dorian Gray era também escritor e integrava a Academia Norte-Riograndense de Letras. Reconhecido nacionalmente e internacionalmente.

Dorian estreou na arte em 1950, junto com os primeiros e grandes amigos Newton Navarro e Ivon Rodrigues, no 1º Salão de Arte Moderna de Natal. Seu primeiro livro se deu 11 anos depois, em 1961, intitulado “Instrumento de Sonho”.

Artista insaciável, produziu mais de 10.000 obras entre pinturas a óleo, gravuras, bicos-de-pena, desenhos, painéis, tapeçaria e escultura. Seu talento artístico foi reconhecido internacionalmente e colecionou prêmios importantes, dentre eles a Medalha de Ouro no Grand Prix da Bélgica (1997), além dos diplomas nos 20º, 21º e 23º Salões Internacionais de Revin, na França (1992,1993 e 1995). Algumas de suas tapeçarias podem ser encontradas em lugares como o Banco de Brasil, em Zurique, na Suíça e no Departamento de Segurança da Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos.

*Heitor Gregório - Foto: Adriano Abreu/JBelmont.

MOSSORÓ-RN: Jovem é morto a tiros no meio da rua no Santo Antônio

Aldivan Tomas de Aquino Júnior, “Juninho” de 19 anos, morto na noite de hoje, é o 16º Crime Violento Letal Intencional em Mossoró em 2017
“Juninho” de 19 anos de idade, foi morto quando conversava ao celular na calçada da vizinha na Rua Decima Rosado, no Santo Antonio

Mais um crime de homicídio, o Segundo da noite de hoje, 23 de janeiro de 2017 na cidade de Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Aldivan Tomas de Aquino Júnior, “Juninho” de 19 anos de idade, foi morto por disparos de arma de fogo, na Rua Decima Rosado, próximo ao Supermercado Firmino no bairro Santo Antônio. Dois elementos numa motocicleta foram vistos saindo do local, logo após os disparos.

Juninho levou um tiro na testa e morreu no local. A equipe de perícia do Itep localizou outros ferimentos provocados pelos disparos.

Segundo informações, ele e um amigo conversavam no meio da rua e resolveram entrar para suas casas, mas Juninho resolveu sair e sentar na calçada da frente de sua residência, conversando no celular.

Amigos ouviram alguém mandando ele deitar e logo em seguida os disparos. Juninho foi encontrado, morto escorado num poste de iluminação pública, na frente da casa onde ele morava com a avô.

Com o apoio das guarnições da Polícia Militar e Civil, a equipe de Plantão no Itep realizou os procedimentos e removeu o corpo que deverá ser necropsiado na base da Unidade Regional do órgão em Mossoró.


*O Câmera.

MOSSORÓ-RN: Popular é morto a tiros quando chegava em casa no Dom Jaime

Francisco Mikael Gadelha da Silva, de 18 anos, morto quando chegava em casa nas Malvinas foi o 15º Crime Violento Letal Intencional em 2017 em Mossoró
Francisco Mikael Gadelha da Silva, de 18 anos de idade, morador da Rua Amazonitas no conjunto Parque das Flores, no Dom Jaime Câmara em Mossoró, foi morto no início da noite de hoje, 23 de janeiro, vítima de disparos de arma de fogo.

Oficialmente não existe pista dos criminosos. O que a polícia tomou conhecimento, apenas, que eram dois e estavam numa motocicleta. Eles teriam abordado Mikael na rua onde ele morava com a família. Segundo informações, ele tentou fugir correndo a pé, mas foi seguido e morto na Avenida Antônio Bento, cerca de 500 metros de sua residência.

A equipe de perícia criminal identificou 06 ferimentos provocados pelos disparos, sendo 02 nas costas da vítima.

Segundo a polícia militar que atua na área, Mikael tinha envolvimento com pequenos furtos na região do Alto de São Manoel, com algumas passagens por delegacias.

A polícia não confirmou, mas segundo informações de populares, é o quarto membro da família morto nas mesmas condições.


*O Câmera.

Projetos permitem publicidade paga em rádios e TVs comunitárias

Tevês e rádios comunitárias ser autorizadas a veicular propagandas pagas em suas programações. Tramitam no Senado dois projetos de leis permitindo às emissoras a venda de propagandas e publicidade comercial remuneradas em suas grades.

O PLS 27/2016, do senador Hélio José (PMDB-DF), altera a Lei 12.485/2011, que dispõe sobre as emissoras de televisão comunitária, para admitir a veiculação remunerada de propaganda e publicidade comercial, em sua grade de programação, limitada a três minutos por hora de programação.

Já o PLS 55/2016, do senador Donizeti Nogueira (PT-TO), acrescenta um artigo à Lei 9.612/1998, que institui o Serviço de Radiodifusão Comunitária, para permitir o custeio da operação de rádios comunitárias através da venda de publicidade.


*O Xerife.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO