sexta-feira, 7 de abril de 2017

Governador anuncia reforma e construção de 10 novas escolas no RN

O Rio Grande do Norte ganhará 10 novas escolas e terá mais de 50 unidades reformadas. As informações foram confirmadas pelo governador Robinson Faria, nesta quinta-feira (6), durante o lançamento de três projetos voltados para a melhoria dos indicadores da educação pública. O chefe do Executivo estadual ainda afirmou que serão convocados 800 professores, além dos 3 mil já chamados desde o início de 2015.

Na solenidade realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo, o governador assinou ainda a pactuação para os Sistemas Articulados de ensino, formalização do programa Jovem de Futuro e lançamento do portal Simais. As ações estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, através do programa Governo Cidadão. O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, gestores, diretores e professores de unidades, além de secretários de Estado da administração direta.

O Portal do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (Simais) reunirá informações sobre os resultados alcançados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e poderá ser acessado por meio do www.simais.rn.gov.br. Os dados são extraídos da aplicação dos questionários do RN Aprende, sistema de avaliação do Governo do RN.

O segundo projeto assinado foi dos Sistemas Articulados de Ensino (Searn), que oferecerá apoio pedagógico e técnico aos municípios, adotando medidas que garantam a melhoria na qualidade do ensino nas avaliações nacionais, como Provinha Brasil e ENEM.

Já o programa Jovem de Futuro é uma parceria entre o Governo e o Instituto Unibanco, sem ônus para o Governo do RN. O programa consiste em uma tecnologia voltada ao aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes em escolas públicas de Ensino Médio.

O projeto oferece assessoria técnica, formação, análises educacionais, instrumentos e tecnologias de apoio à gestão e metodologias pedagógicas, além de promover trocas de experiências entre os profissionais de educação.

Para o governador Robinson Faria, os projetos têm um objetivo de desenvolver a educação no RN mediante acompanhamento e investimentos contínuos. “O estado passou por décadas de investimentos insuficientes que acabaram por dificultar o nosso desenvolvimento. Por isso, a pactuação pela educação e as outras iniciativas vêm trazer um horizonte promissor e animador a médio e longo prazo”, disse.

A secretária de Estado da Educação, Cláudia Santa Rosa, explicou que as assinaturas dos projetos são o resultado de muito trabalho e empenho. “A nossa equipe abraçou os projetos porque sabe que a educação é um elemento transformador. Sabemos que foram anos de falta de investimento que levaram o estado ao nível atual, mas é preciso adotar uma postura ousada e criativa para superar os obstáculos. Temos certeza que esse é o caminho certo”, encerrou a titular.

*Blog do BG.

Fraternidade abre inscrições para 10º Retiro de Semana Santa na Grande Natal

Fotos: Divulgação

A Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus está com inscrições abertas para a 10ª Edição do Retiro de Semana Santa, que ocorrerá da próxima quinta-feira, 13, até o domingo, 16, na Casa de Retiro, em Parnamirim. O evento que se tornou tradição entre os católicos das diversas paróquias e movimentos da Arquidiocese de Natal contará com uma vasta programação obedecendo aos preceitos do tempo litúrgico e propiciando a todos os que desejam vivenciar a Semana Santa, em sentido pleno, momentos de espiritualidade e encontro com Deus.

A expectativa é que durante os quatro dias de retiro cerca de 200 pessoas passem pelo local, vindos de diferentes cidades como Ceará-Mirim, Monte Alegre, Santa Cruz, Currais Novos, Parelhas e João Pessoa-PB. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 9-8733-7161 ou 9-9905-6781. A temporada dos quatro dias do Retiro de Semana Santa incluindo alimentação e hospedagem terá o custo de R$ 100,00 Mas o retiro também é aberto a todos os que desejam passar apenas um ou dois dias, com valor de inscrição proporcional.

A programação começará na próxima quinta-feira, 13, às 18h com a acolhida dos participantes seguida da missa da Ceia do Senhor, com o ritual do lava-pés. Ao final da noite haverá a encenação da primeira parte da Paixão de Cristo.

Na sexta-feira Santa, o dia todo a partir das 9h será dedicado a espiritualidade e formação sobre a Paixão do Senhor, com celebração, via sacra, pregações e encenação teatral. No sábado haverá pregações, encerrando com a Vigília Pascal. No domingo, haverá a celebração da Páscoa com missa e confraternização.
Fotos: Divulgação


*Blog do BG.

IBGE: EDITAL SAI SAIR SEGUNDA FEIRA

Atenção, concurseiros! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) definiu que as 26.010 vagas temporárias para o Censo Agropecuário serão distribuídas em dois editais com datas já definidas. O primeiro sairá na próxima segunda-feira (10/4) e o outro no próximo dia 24. Na segunda sairá um edital com 1.071 postos, enquanto no final do mês serão publicadas as outras 24.939 ofertas.
Do total de vagas, 19.013 são para o posto de recenseador, 4.946 para agente censitário supervisor, 1.285 para agente censitário municipal, 381 para agente censitário administrativo, 375 para agente censitário regional, 266 para analista censitário e 174 para agente censitário de informática. O valor das remunerações ainda não foi definido. Ao todo, serão abertas vagas em pouco mais de 4 mil municípios do país. O processo foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a duração dos contratos será de até um ano, com possibilidade de prorrogação limitada a três anos.

CONVITE DE CANTORIA!!!


Elementos arrombam residência em Caraúbas, escreve nome do PCC em parede e furtam objetos

Na noite desta quinta-feira, 6 de abril, por volta das 20h, uma moradora do Bairro Alto da Liberdade, em Caraúbas, na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, se ausentou de sua residência e quando retornou, elementos tinham arrombado a casa e levado alguns pertences e dinheiro.  

Francisca Alvanete tinha ido para a Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira, onde cursa o 3º ano do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o seu filho mais velho tinha saído para a casa da namorada, quando ela retornou, constatou que a janela da cozinha estava arrombada, parte do telhado descoberto, parede escrita com as iniciais do nome do Primeiro Comando da Capital (PCC) e muita bagunça dentro de casa.  

Os marginais levaram uma certa quantia em dinheiro, objetos pessoais e fugiram. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas pelas proximidades, inclusive em meio um matagal, com intuito de recuperar os pertences furtados e prender os arrombadores, mas não obteve êxito até o fechamento da reportagem do site Icém Caraúbas.



 
*Icém Caraúbas.

Carro e caminhão batem de frente e três morrem na BR-304, no RN

Batida aconteceu na noite desta quinta-feira (6) na cidade de Caiçara do Rio do Vento. Segundo PRF, carro invadiu pista contrária e causou colisão. 
Um caminhão Scania e um Corsa bateram de frente e três pessoas morreram na noite desta quinta-feira (6) na BR-304, em um trecho que corta o município de Caiçara do Rio do Vento, na região Central do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o carro funcionava como lotação e provocou o acidente ao fazer uma ultrapassagem proibida. Ao invadir a pista contrária, o motorista do carro bateu de frente com a Scania. Um outro caminhão ainda foi atingido, mas o motorista não se feriu.

O trabalho de corte da lataria do carro demorou mais de uma hora. Só depois foi possível confirmar a identificação das vítimas. O motorista era Alexandro Lopes da Silva, de 40 anos. No banco de trás vinha Ana Cláudia Cavalcante, de 32 anos. A outra vítima, que vinha no banco da frente, não foi identificada. O motorista do caminhão envolvido no acidente não se feriu.


*JBelmont.

Agentes penitenciários decidem adotar procedimentos padrões em unidades prisionais

Os agentes adotam ainda na cartilha que: considerando o baixo efetivo de pessoal das unidades prisionais, ficam suspensos os procedimentos de escolta de apenados para estabelecimentos bancários, cartórios e velórios, por exemplo. 
Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte realizaram um ato público e uma assembleia, na manhã desta quinta-feira (6), em frente à Governadoria. A categoria decidiu adotar procedimentos padrões nas unidades prisionais, atuando de acordo com a Lei de Execuções Penais e exercendo atividades somente se as condições para isso forem oferecidas pelo estado.
A categoria, inclusive, elaborou uma cartilha que deverá ser usada como parâmetro em todas as unidades prisionais. Nela, constam orientações como: utilizar viaturas que estejam com pneus em estado adequado para o uso; transporte de presos deve ser realizado apenas em viaturas que atendam aos padrões de segurança para a escolta; viaturas com funcionamento dos intermitentes sonoros e sinais luminosos; viaturas com a devida documentação em dia.
Nos dias de visita íntima e social, por exemplo, será permitida tão somente a entrada de alimento do visitante que esteja acomodado uma vasilha plástica transparente com capacidade máxima de um litro, ao passo que a complementação da alimentação dos apenados deverá ser fornecida exclusivamente pelo Estado, conforme estabelece a Lei de Execuções Penais.
Além disso, durante a execução do serviço, será obrigatório o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), dentre os quais destacam-se o colete balístico, armamento letal e não letal, munições letais e não letais, estando todas em perfeito estado de uso de acordo com as especificações do fabricante, especialmente no tocante às suas validades.
Outro ponto da cartilha informa que toda e qualquer atividades administrativas/burocráticas da Unidade Prisional deverão ser executadas com materiais fornecidos exclusivamente pelo Estado como, por exemplo, computador, internet, impressora, cartuchos, papel, caneta, papel, envelopes e telefone
Esses e outros procedimentos serão adotados a partir da próxima segunda-feira (10). "Esse manual criado pela categoria segue exatamente o que determina a Lei de Execuções Penais. Os agentes penitenciários estão abandonados pelo Estado e não podem continuar arriscando suas vidas, sem serem valorizados por isso, nem muito menos bancar do próprio bolso o funcionamento de muitos serviços das unidades e ainda a compra de equipamentos de segurança", afirma Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.
De acordo com ela, o ato realizado nesta quinta-feira em frente à Governadoria teve como objetivo também cobrar do Governo o cumprimento da pauta de reivindicações da categoria, a implantação dos níveis e ainda demonstrar o posicionamento contrário dos agentes ao projeto de reforma da previdência proposta pelo Governo do Estado e contra exclusão na lei 406 das diárias operacionais.Imagem 
Assessoria.
Via O Câmera.

Vigilante ferido em acidente na Br 304 morreu no Tarcisio Maia em Mossoró

Breno Morais de Araújo, de 36 anos de idade, trafegava de motocicleta e se envolveu num acidente na BR 304, entre Assú e Mossoró. 
A acidente aconteceu no início da tarde de hoje, 06 de abril, próximo ao KM 62 da Br 304, entre as cidades de Mossoró e Assú. Segundo informações, Breno Morais de Araújo, trafegava de motocicleta e passava no local, no momento da colisão de dois carros. Um dos carros estava parado as margens da via e foi tocado por outro carro em movimento. Bruno foi atingido por um dos veículos.  
Ele sofreu fortes escoriações foi socorrido para o Hospital Regional Tarcisio Maia em Mossoró e não resistiu.
 
*Passando na Hora/O Câmera.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO