terça-feira, 25 de abril de 2017

MOSSORÓ-RN: Divisão de Homicídios esclarece chacina do Baile Funk

Guerra de facções teria sido a motivação para a chacina do "Baile Funk" de Mossoró 
Delegado Rafael Arraes, da Divisão de Homicídios reuniu a imprensa de Mossoró na tarde de hoje, 25 de abril e apresentou, com detalhes, a motivação e os principais acusados da chacina do “Baile Funk” de 11 de março, em Mossoró.

Segundo o Delegado, criminosos da facção “Sindicato do RN”, invadiram o local onde estava ocorrendo o baile “Festa de Favela” promovido por integrantes da Facção Primeiro Comando da Capital, “PCC”, procurando Eduardo Nunes, apontando como um dos organizadores da festa.

O grupo já chegou atirando e 05 pessoas foram mortas, sendo 04 no local e a 5ª vítima morreu no Hospital Tarciso Maia, na maior chacina já registrada na cidade de Mossoró.

As vítimas da chacina que teve repercussão nacional:

Eduardo Nunes Farias, Estudante de 19 anos de idade, residente na Rua Claudionor Gonçalves dos Santos, no bairro Belo Horizonte. Segundo as investigações, ele seria o alvo principal dos criminosos.

Ronald Kainna Barbosa Gomes, “Mc Kay” Estudante de 15 anos de idade, residente na Rua Adriangelo Fernandes, bairro Nova Ceará, em Ceará Mirim. Segundo informações, Ele era um dos animadores do baile funk.

Israel Gomes Bezerra, empacotador de 19 anos de idade, residente na Rua Francisco Adolfo Fernandes Maia, no bairro Santo Antônio, foi morto com um tiro de 12 na cabeça, em frente ao clube. A família dele garante que ele não tinha nada a ver com o baile e havia ido ao local de motocicleta deixar uma pessoa.

Ariely Amanda de Souza Neves, de 21 anos de idade, residente na Rua Dracon de Albuquerque, no bairro Baixinha em Mossoró. Ela foi morta com um disparo de escopeta calibre 12 na cabeça. Segundo informações, a moça seria namorada de um dos organizadores da festa.

Jocie Morais da Fonseca, Gesseiro de 30 anos de idade, residente na Rua Manoel Gregório da Silva, no Santo Antônio, morreu no Tarcisio Maia. Segundo publicações nas redes sociais, ele seria um dos organizadores da festa.
Acusados:
Durante as investigações, o delegado concluiu que Felipe Martins dos Santos, "Playboy", de 31 anos de idade, preso dias depois, teria vindo de Natal com a missão de comandar a morte de Eduardo Nunes.
Outros envolvidos:

Francisco Josenilson da Silva "John", preso dias depois pela polícia militar com droga e uma arma de fogo, no bairro Santo Antônio. Josenilson foi preso numa residência na Rua Francisco Ferreira Lopes, no bairro Santo Antônio e com ele foi encontrado aproximadamente um quilo de maconha e um revólver calibre 38 municiado. Ele cumpria pena na Penitenciaria Agrícola Mario Negócio, estava em liberdade condicional, mas havia deixado de comparecer para assinar e por isso passou a ser considerado foragido.

Marlon Bruno da Silva Nascimento, “Shampoo” de 26 anos de idade, morador do Parque das Rosas. Ele foi detido no dia 10 de abril, na Rua Zeca Cirilino, no Santo Antônio, pela equipe da Força Tática do 2º Batalhão de Mossoró. Ele cumpria pena por assalto na Penitenciaria Agrícola Mario Negócio, mas estava foragido.

A polícia apreendeu também um adolescente com participação confirmada na chacina de 11 de março, no “Baile Funk”. Um relatório apontando a participação e a confissão do menor no crime, será encaminhado à Delegacia Especializada do menor infrator, segundo o delegado.

Toda a polícia de Mossoró agora procura localizar e prender Abdiel da Silva Domiciano, "Galadim", que se encontra foragido em local incerto. Segundo o Delegado Abdiel e o adolescente, além da participação nas mortes, ficaram com a responsabilidade na condução das armas ao local da chacina, em cima de um caminhão, que ficou estacionado cerca de 300 metros do local do baile. Abdiel está sendo apontado em vários crimes de homicídios em Mossoró e segundo o Delegado Arraes, existem dois mandados de prisão, por homicídios, contra ele.

Todos os envolvidos são da facção Sindicato do Crime/RN e o motivo da chacina foi briga da facção Sindicato contra o PCC, concluiu o Delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, “DHPP”.

*O Câmera.

MOSSORÓ-RN: Mulher é detida tentando entrar com droga na Cadeia Pública

Robere Simone Rodrigues de Souza, foi flagrada com 200 gramas de droga na vagina.
No inicio da tarde de hoje, 25 de abril, agentes de plantão na cadeia Pública, Juiz Manoel Onofre de Souza, em Mossoró no Rio Grande do Norte, flagraram uma mulher, tentando entrar no presidio com duas porções de maconha e cocaína, para seu marido, Roberto Wagner Dantas, que se encontra preso, acusado de tráfico de drogas.
Robere Simone Rodrigues de Souza, estava com a droga, 100 gramas de maconha e 100 de cocaína, acondicionada em preservativos, dentro da vagina.

Segundo os agentes, Simone ficou nervosa e quando foi levada para o setor reservado, para averiguação, acabou entregando o entorpecente.

Robere Simone, foi encaminhada à Delegacia de Narcóticos onde foi autuada por tráfico de drogas. Ela deverá ficar detida a disposição da Justiça, no setor feminina da Penitenciária Mário Negócio.

*O Câmera.

Empresário chama Dom Jaime de comunista e manda ele se preocupar com ‘pedófilos’ da Igreja

A mensagem do arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha conclamando fiéis da Igreja Católica a protestarem contra as reformas na Previdência e na legislação trabalhista provocou reações nas redes sociais. No perfil da Arquidiocese no Instagram, por exemplo, a maioria dos comentários à publicação com a mensagem foi de repúdio ao convite do sacerdote.

Entre os comentários, está o do empresário Gustavo Rocha. Segundo ele, a mensagem de Dom Jaime é “campanha comunista” contra o Governo. “Seguindo a orientação do papa comunista, a nossa diocese abraça o marxismo e começa a fazer campanha comunista”, afirmou, fazendo referência ao Papa Francisco, tido como um dos chefes mais progressistas da história da Igreja Católica.

Ao comentar o assunto, o empresário disparou que os líderes da Igreja não têm competência para falar do assunto ou discutir economia. “Os néscios não entendem de economia”, pontuou. “Néscio” é sinônimo de alguém ignorante ou incapaz.

Por fim, Gustavo Rocha alfinetou a Igreja Católica e trouxe novamente à tona casos de pedofilia na igreja ao redor do mundo revelados há algum tempo. “Deveriam se preocupar com as hordas de pedófilos entranhadas na igreja ao invés de meterem os bedelhos no que não entendem”, concluiu o empresário.

Outros internautas também comentaram o posicionamento de Dom Jaime. Para @laismoraisc, por exemplo, a Igreja, por meio do arcebispo, não deveria se manifestar dessa maneira sobre o assunto. “Igreja e política não combinam. Nessa, Dom Jaime não me representa”. Ainda nos comentários, @thibarros afirmou que o arcebispo “perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado”. Segundo ele, são “asneiras como essa” que provocam o afastamento de fiéis da Igreja.

Assim como Gustavo Rocha, o internauta @aristeuc disse que o posicionamento da Igreja no assunto é vergonhoso. “Se posicionando num assunto que não dominam”. O internauta @jporciuncula7 chama a declaração de “absurda”. “Que absurdo! Já que o arcebispo tem essa posição, deveria usar uma conta pessoal, e não a conta da arquidiocese. Lamentável realmente”, declarou.

Outro comentário foi do empresário George Gosson, que cobrou do arcebispo posicionamento crítico também com relação aos índices de desemprego no Brasil. “Lamentável a postura de Dom Jaime. 15 milhões de brasileiros desempregados e nenhum posicionamento.
 
Bilhões roubados do povo brasileiro e um silêncio sepulcral. Como sair da maior crise econômica da história sem reformas? Como católico, resta-me rezar e pedir ao Espírito Santo que ilumine nossos pastores e deem a eles o discernimento e a coragem necessários para nos liderar na construção de um mundo melhor com menos hipocrisias”, escreveu o empresário.
*Agora RN/O Xerife.

Orquestra Sinfônica abre inscrições para concurso Jovem Solista

A Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) está com as inscrições abertas para o Concurso Jovem Solista, para compor a Temporada de Concertos em 2017. Podem participar do concurso, alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da UFRN, comprovando vínculo como cantores ou instrumentistas.
O concurso será composto por duas etapas. Na primeira, o candidato deve enviar um repertório da peça escolhida gravado e postado no Youtube. Para instrumentistas, é cobrado um movimento completo de concerto de orquestra reduzida acompanhada com correpetição e para cantores um repertório de árias com 15 minutos. O vídeo é critério de aprovação para segunda fase.
As inscrições seguem até o dia 10 de maio pelo link . Mais informações sobre o processo seletivo no edital. Dúvidas pelo e-mail: producao.osufrn@gmail.com ou pelo telefone (84) 9 9844-2518, com Natália Lima, secretária da Orquestra ou pelo (84) 9 9986-0676, com André Muniz, regente da Orquestra.

Ensino superior do RN e PB discute em Seminário ações para a paz

Questionamentos e cobranças sobre o sustento financeiro para as políticas públicas de enfrentamento aos preconceitos e qualquer discriminação entre grupos sociais pontuaram o Seminário Educação em Direitos Humanos: Compromisso e Desafio das Universidades, realizado durante essa segunda-feira, 24, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Aos participantes, o representante do Ministério da Educação (MEC), Daniel Ximenes, observou que mesmo sendo “um tema marginal” para a maioria da sociedade, é dever das instituições de educação inseri-lo nos projetos pedagógicos e nas diversas atividades acadêmicas.

Ao falar sobre o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, idealizado pelo MEC, Daniel Ximenes, também diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), corroborou que há escassez de recursos públicos. Além disso, ponderou ser essa uma questão de prioridade para as universidades: “Esse é um trabalho institucional e as reitorias devem respaldá-lo”, completou.

No decorrer do evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex), três expositores apresentaram os planos institucionais voltados para o cumprimento do Pacto: Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, coordenadora do Comitê Gestor do Plano da UFRN; Maria Bernardina Juvenal Freire de Oliveira, vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e um representante da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Na saudação aos participantes, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, destacou o papel das universidades como multiplicadoras dessa defesa dos direitos humanos: “Precisamos também mostrar para a sociedade a importância dessas ações”.

Na UFRN

Atualmente mais de 200 instituições de ensino superior trabalham essa temática, conforme acordo de cooperação celebrado pelo Ministério da Justiça e Cidadania e o Ministério da Educação, para o Pacto, em novembro de 2016. Na UFRN, a Proex, e as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Gestão de Pessoas (Progesp) articulam as ações em andamento. Além da pró-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, os professores Erika dos Reis Gusmão Andrade, Josenildo Soares Bezerra e o psicólogo Joatã Soares Coelho Alves integram o Comitê Gestor.

Cadeirante baleado no centro de Mossoró morreu no Tarcisio Maia

Pedro Gomes Monteiro de 41 anos, foi a 85ª Morte violenta em Mossoró em 2017. 
Mais uma vítima da desenfreada violência das ruas de Mossoró, no Rio Grande do Norte. No início da tarde de hoje, 25 de abril, o cadeirante Pedro Gomes Monteiro de 41 anos de idade, sofreu vários disparos de pistola 9mm, foi socorrido para o Hospital Regional Tarcisio Maia, ainda com vida, mas não resistiu.

Dois elementos de motocicleta, são os responsáveis pela tentativa de homicídio conta “Irmão Pedro”, que foi baleado próximo ao antigo clube Nassau e ao Tiro de Guerra, na Rua Melo Franco, no centro de Mossoró.

A polícia ainda não tem informações sobre a motivação. Segundo informações, nos anos 90, “Irmão Pedro”, hoje Evangélico, chegou a ser preso acusado por tráfico de droga e teria ficado paralítico, numa troca de tiros com a polícia.

O irmão Pedro, sempre era visto em sinais de trânsito, entregando literaturas e vendendo artigos Evangélicos, como fonte de sobrevivência.

As imagens foram disponibilizadas nos grupos de Whatsaap.


*O Câmera.

STF decide mandar goleiro Bruno de volta à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (25) mandar o goleiro Bruno Fernandes de volta à prisão. Bruno foi preso em 2010 e condenado em 2013 pela morte da ex-namorada Eliza Samudio. Desde março, Bruno defende o Boa Esporte, de Minas Gerais, que disputa a segunda divisão do Campeonato Mineiro.

Por 3 votos a 1, os ministros decidiram derrubar uma decisão de fevereiro do ministro Marco Aurélio Mello, que havia determinado a libertação do atleta, após seis anos e meio de prisão. A Primeira Turma é formada por cinco ministros, mas Luís Roberto Barroso não participou do julgamento.


*O Xerife.

Comissão de Educação do Senado aprova projeto de Fátima Bezerra que cria Política Nacional de Leitura e Escrita

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei 212/16, de autoria da senadora Fátima Bezerra, que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE). A proposta foi uma iniciativa do conselho diretivo do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, presidido na época por José Castilho Marques Neto. A aprovação da matéria acontece dois dias após o dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.

Segundo a autora, a proposta tem como estratégia permanente a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas no Brasil, além de fomentar a formação de mediadores de leitura e incentivar a criação e implantação de planos estaduais e municipais do livro e da leitura.


*O Xerife.

Preso é assassinado dentro da Cadeia Pública de Natal

Corpo foi encontrado na manhã desta terça (25) enforcado e com marcas de facadas. Secretário da Sejuc mandou suspender visitas no pavilhão A. 

Por Anderson Barbosa, G1 RN/O Câmera. 
Um preso foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (25) dentro da Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte da cidade. Segundo a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), o detento foi assassinado a facadas e depois enforcado. O corpo ainda não foi identificado.

"Vamos suspender as visitas desta quarta-feira (26) no pavilhão A, onde ele foi morto", disse Wallber Virgolino, secretário de Justiça e da Cidadania (Sejuc).

As causas da morte serão investigadas pela Polícia Civil.

MOSSORÓ-RN: Pedreiro é morto no quintal de uma residencia no Santa Helena

Antônio de Oliveira Alves de 38 anos, foi a 84ª Morte violenta em Mossoró em 2017   
O crime aconteceu no início da noite de hoje, 24 de abril, no Loteamento Santa Helena no bairro Santo Antônio em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Antônio de Oliveira Alves de 38 anos de idade, morador da Rua Jorge Alves da Silva, foi morto a tiros dentro do quintal de uma residência, na mesma rua onde morava. Uma moça, moradora da residência, foi atingida no pé com um disparo de arma de fogo, possivelmente bala perdida. Ela recebeu atendimento no local e precisou ser conduzida para o Hospital Tarcísio Maia.

Segundo informações, o pedreiro chegou do trabalho e foi na casa de seus pais, que moram na mesma. Quando retornava foi surpreendido por dois criminosos armados, tentando matá-lo. Toinho, como ele era chamado, correu e entrou numa casa que estava com as portas abertas, mas foi seguido pelos criminosos e executado com 04 disparos de arma de fogo.

Aparentemente não há registro de passagem da vítima por delegacias da cidade de Mossoró. Segundo informações de amigos e familiares, “Toinho” não tinha envolvimento com ilícitos. No local, ninguém sabe nada sobre o crime e nem sobre os possíveis criminosos. 

A polícia militar foi acionada juntamente com o socorro médico, que nada pode fazer para reanimar a vítima.

Segundo o Perito Criminal Jader Viana, Antônio foi atingido com 04 disparos, sendo 01 na perna, 02 nas nádegas e 01 na cabeça, todos pelas costas.


*O Câmera.

UMARIZAL-RN: COBRADOR FOI MORTO A TIROS NA TARDE DE ONTEM

Eduardo Freitas foi a 3ª Morte violenta em Umarizal no ano de 2017. 
Crime de homicídio aconteceu numa estrada carroçável por trás da churrascaria e bar fogo de chão.

Eduardo Freitas, fazia cobranças de algumas lojas da cidade e andava por toda a região, e no final da manhã de ontem (24), foi alvejado e morto no conjunto São Francisco, que fica próximo ao conjunto Cohab.

Segundo informações colhidas junto a Polícia Militar, dois tipos de cápsulas foram encontradas no local do crime, das pistolas ponto 45 e 380 e os tiros foram quase todos na cabeça. 


Os policiais acreditam que Eduardo estava parado e sentado na motocicleta quando foi surpreendido pelos elementos, pois não foi encontrado arrasto como se ele estive em movimento, "O corpo dele caiu pro lado direito como se ele estive parado" concluiu o PM.

*Umarizal News/O Câmera.

BARAÚNA-RN: Agricultor é morto a tiros quando chegava em casa na zona rural

Francisco Ferreira da Silva de 52 anos, foi a 14ª Morte violenta na cidade de Barauna em 2017

Francisco Ferreira da Silva, natural de Pilões de 52 anos de idade, foi morto no final da manhã de hoje, 24 de abril, quando chegava em casa, no Sitio Poço Baraúna, na zona rural do município de Baraúna, no Rio Grande do Norte.

Segundo informações, “Bacana” como era conhecida a vítima, foi atingido no peito e no pescoço, com disparos de escopeta, e morreu na entrada de sua residência.

O Delegado titular da Delegacia de Policia Cilvil de Baraúna deverá ouvir familiares e vizinhos da vitima, numa tentativa de identificar e prender os envolvidos com o crime.

A polícia militar foi acionada para atender a ocorrência e fazer o isolamento do local do crime para os procedimentos das equipes de plantão na Delegacia local e no Itep, unidade de Mossoró, para onde o corpo foi removido e necropsiado.


*O Câmera.

APODI-RN: LEONILDES DA CASA DOS FERROS FALECEU EM NATAL

24/04/2017 - Faleceu nesta segunda-feira, na cidade de Natal/RN, o comerciante LEONILDES MARCOLINO DA COSTA, Ex-Presidente do Sindicato Rural de Apodi e proprietário da loja Casa dos Ferros. Casado com Dona Moça, seu Leonildes era pai de Teresa Freire, Ex-Secretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres/SPM-RN.

JAÇANAN-RN: Bandidos causam terror nesta madrugada e explodem caixa do Bradesco

Desde ás 2h da madrugada desta terça-feira 25 de Abril a população do município de Jaçanã/RN região Trairi Potiguar vivenciou momentos de tensão ao ouvir tiros e explosões . Nos grupos de Whatssap e no Facebook as pessoas se perguntavam o que estaria ocorrendo.

Após 30 minutos do inicio da ação foi confirmado que homens fortemente armados haviam invadido a cidade.

O NOTICIA DA SERRA recebeu informação que o grupo de mais de vinte homens possuía um forte arsenal de armas , o grupo se posicionou em pontos estratégicos fechando as principais vias de acesso com o objetivo de explodir o caixa do Bradesco que fica localizado dentro de um Posto de Gasolina no centro da cidade.
 

O Ponto de Atendimento do Bradesco já havia sofrido uma tentativa arrombamento ano passado , mas não conseguiram levar nada , hoje foi diferente , uma mega explosão destruiu o prédio do Ponto de Atendimento Bradesco e o caixa eletrônico.

A cidade de Jaçanã/RN era a menina dos olhos dos especialistas em explosões a bancos , uma tragédia anunciada.
 

Ano passado as cidades de Cuité (Banco do Brasil) , Nova Floresta (Bradesco) e Coronel Ezequiel/RN ( Bradesco e Correios) já haviam sido invadidas por quadrilhas especializadas nesse tipo de ação criminosa. A cidade esta em choque e um grande numero de populares se encontram nas ruas.

*Noticia da Serra/JBelmont