terça-feira, 20 de junho de 2017

Preços das frutas caem nos principais mercados atacadistas do país

Os preços de banana, laranja, maçã, mamão e melancia seguem apresentando queda no mês de maioElza Fiúza/Agência Brasil
Os preços das frutas teve queda nos principais mercados atacadistas do país. Já entre as hortaliças, houve um aumento de preço principalmente da batata e da cebola. As informações são do boletim mensal, referente a maio, com os preços médios das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), divulgado hoje (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os preços de banana, laranja, maçã, mamão e melancia seguem apresentando queda no mês de maio. Segundo a Conab, a boa safra nos estados produtores já vinha possibilitando um aumento gradual da oferta nos últimos meses e a tendência deve ter continuidade no próximo trimestre.
A queda do preço do mamão, por sua vez, foi pressionada pela alta produção no Espírito Santo e no sul da Bahia. O recuo foi observado em todas as Ceasas analisadas, principalmente em Minas Gerais, que teve a maior baixa percentual, de 41,7%. “A grande oferta serviu para abastecer todo o mercado interno com preços menores e ainda direcionar parte da safra à exportação”, diz o boletim da companhia.
No caso da laranja e da maçã, que já apresentavam um histórico de preços mais baixos, a intensificação da colheita proporcionou uma queda ainda maior, de 22% e 23%, nas Ceasas de Goiânia e Belo Horizonte, respectivamente. A melancia, que estava com preços altos nos boletins anteriores devido ao fim da safra em São Paulo, começou a baixar graças ao início da colheita no interior de Goiás.
A tendência de recuo seguiu também em frutas regionais, como atemoia, que teve queda de 19%, a tangerina, de 16%, goiaba e limão, ambas de 14%.
O boletim mostra que não houve aumento significativo de preços nas hortaliças em geral, exceto batata e cebola, que ficaram mais caras em alguns estados devido à entressafra. O tomate e o alface tiveram queda na maioria das Ceasas, enquanto o preço da cenoura diminuiu em todas as unidades analisadas no país.
Outras hortaliças também apresentaram recuo geral nos preços, como agrião, que teve uma redução de 20%, beterraba, de 19% e abobrinha, de 18%.
O levantamento é feito mensalmente pela Conab, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro, com base nas informações enviadas pelos principais mercados atacadistas do país. Em maio, a análise considerou entrepostos localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, do Espírito Santo, Paraná, de Goiás, do Distrito Federal, de Pernambuco e do Ceará.

*Agência Brasil/BG.

Detran amplia fiscalização da Lei Seca em Mossoró

A capital do Oeste vem recebendo reforço na fiscalização de trânsito durante todo este mês em que é realizado o Mossoró Cidade Junina. O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) mobilizou a equipe da Operação Lei Seca que nos dois primeiros dias de atuação no festejo (quinta e sexta-feira, 15 e 16/06) conseguiu evitar que 140 condutores circulassem sob influência de álcool pelas ruas da cidade, sendo três deles presos por prática de crime de trânsito.
O coordenador da Operação Lei Seca no RN, capitão Isaac Paiva, relatou que um caminhoneiro abordado na blitz registrou índice de alcoolemia de 0,64 mg/l, o que compreende quase o dobro do especificado em lei como crime de trânsito. “Nessa situação o condutor foi autuado administrativamente, preso e encaminhado à delegacia de plantão regional e vai responder criminalmente também”, contou.
Na fiscalização, os policiais da Operação Lei Seca conseguiram também apreender 22 frascos com substância entorpecente que estava em poder de um motorista. O material estava pronto para ser comercializado. “Os frascos estavam embaixo do banco do veículo cujo o condutor, além da posse da droga, também se recusou a fazer o teste do etilômetro, sendo o mesmo preso”, relatou o capitão Isaac.
Os dois dias de operação em Mossoró ainda resultaram na apreensão de 15 veículos e 33 autos de infração por motivos diversos foram registrados pelos policiais. A ação da Operação Lei Seca tem o objetivo de zelar pela segurança no trânsito, como também prevenir e combater crimes comuns no sentido de fiscalizar a possível posse de drogas e armas com os condutores abordados.

*JBelmont.

IFRN CAMPUS APODI: III Semana de Vivencia em Química

O Centro Acadêmico da Licenciatura em Química do IFRN campus Apodi, convida interessados em conhecer um pouco mais do mundo da química, a participar da terceira edição da Semana de Vivencia em Química, que será realizada no período de 10 a 13 de julho em nosso instituto.
O evento é uma concepção de ensino e aprendizagem que pressupõe uma postura metodológica interdisciplinar a ser adotada pela instituição, envolvendo professores e alunos. Tem como objetivo favorecer o diálogo entre as disciplinas que integram o currículo, na perspectiva de contribuir para uma aprendizagem mais significativa e para a construção da autonomia intelectual dos estudantes através da conjugação do ensino com a pesquisa, assim como da unidade teoria-prática.
A programação conta com a participação do grupo teatral FANATicos da Química (UERN Mossoró) além de palestras, minicursos teóricos e práticos. Os interessados devem realizar inscrição no período de 28 de junho a 5 de julho, na sede do CALQ.
Participe!
Confira:
RELAÇÃO DE MINICURSOS

IFRN: Campus Pau dos Ferros abre processo seletivo de professores temporários

A Direção Geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN, através do EDITAL Nº 11/2017-DG/PF/IFRN, torna público o processo seletivo simplificado para seleção e contratação, por tempo determinado, de professores substitutos.
O edital disponibiliza cinco vagas para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), distribuídas entre as disciplinas: "Política e Gestão Escolar", "Didática", "Matemática", "Biologia", e "Química", cada uma com regime de trabalho semanal de 40 horas.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet a partir das 8h do dia 20 de junho de 2017 até às 23h59min do dia 29 de junho de 2017, através do endereço: http://professorsubstituto.ifrn.edu.br . Candidatos que desejarem solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição, têm os idas 20 e 21 de junho para fazê-lo, seguindo os preceitos do item 5.6 do Edital.
O Processo Seletivo Simplificado é constituído de uma prova de desempenho (eliminatória e classificatória) e de uma prova de títulos (classificatória). A realização da prova de desempenho e entrega dos títulos está prevista para o dia 8/7/2017 e o resultado final da seleção está previsto para o dia 20/7/2017.
Para consultar a documentação necessária para inscrição, conteúdo programático, cronograma do processo seletivo, entre outras informações, o (a) candidato (a) deverá ler o edital na íntegra. Acesse:

EDITAL Nº 11/2017-DG/PF/IFRNPÁGINA DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SELETIVO

CARAÚBAS-RN: Homem tira sua própria vida por meio de enforcamento na cidade

PMs da 3ª Companhia de Polícia Militar de Caraúbas foram comunicados no início da manhã desta terça-feira (20), de um suicídio por meio de enforcamento na Rua Osório Fernandes Pimenta, no Centro de Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte.
Um senhor conhecido por Seu “Zé Geraldo” tinha dado cabo a própria vida por meio de enforcamento. De acordo com informações (ainda imprecisas) Seu Zé Geraldo acordo por voltas das 4 horas e foi para a área da cozinha, familiares acharam estranho a demora do idoso e quando chegaram no local ele estava enforcado.
O Corpo de “Zé Geraldo” foi encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Mossoró para a necropsia.
Os pêsames do Icém Caraúbas para toda a família:
Os nossos mais sentidos pêsames para toda a família, pela perda do seu ente querido, Seu Zé Geraldo. Que estas palavras possam servir de algum conforto a todos vocês em hora tão terrível.
Saibam que os nossos pensamentos estão com todos vocês e da mesma forma a nossa total disponibilidade. Tenham muita força! Quem partiu foi muito amado e para sempre será lembrado por quem ficou e por ele sentirá eternas saudades.

*Icém Caraúbas.

‘Junina São João’ é campeã do festival de quadrilhas da Cabugi

A equipe ‘Junina São João’, de Natal, foi a vencedora do concurso de quadrilhas da InterTV Cabugi.
A campeã participará da final do concurso da Globo Nordeste no próximo final de semana no município pernambucano de Goiana.
Fotos Márlio Forte

A segunda colocada foi a ‘Lume da Fogueira’ de Mossoró, e a terceira o ‘Arraial Balão Dourado’, de Natal.

*Thaisa Galvão.

Cheque de “propina de R$ 500 mil da OAS referente a obra da Arena das Dunas” veio parar na conta da campanha de Henrique Alves

A GloboNews destacou na noite de ontem, cópias dos cheques da OAS e da JBS, no valor de R$ 500 mil cada, que passaram pela conta da campanha de Michel Temer em 2014. Eles foram anexados à prestação de contas.
Segundo o MPF, um desses cheques vieram parar na conta da campanha de Henrique Alves, e seria propina referente a obra da Arena das Dunas.



*Globo News: 

MISSA DE 7º DIA DA MORTE DE WILMA DE FARIA