segunda-feira, 3 de julho de 2017

PM é assassinado a tiros na Zona Oeste de Natal

Crime aconteceu no cruzamento das ruas Presidente Leão Veloso com Paiatis (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)

Um policial militar foi morto a tiros no início da tarde desta segunda-feira (3) no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. O comando da PM confirmou que a vítima foi o soldado Noberto de Souza Câmara, de 39 anos, lotado no 9º Batalhão. Ele levou um tiro na cabeça e oito nas costas.

O crime foi no cruzamento das ruas Presidente Leão Veloso com Paiatis, mas ainda não há a confirmação de como aconteceu. No entanto, testemunhas relataram à polícia terem visto o policial discutindo com o dono de uma oficina mecânica momentos antes dos disparos. O PM não estava fardado. Ele estava armado, mas a pistola ficou na cintura. O carro do policial também não foi levado.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, buscas foram feitas pela região, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.

Noberto tinha 7 anos de corporação. Ele deixa mulher e um filho de 4 anos.

Ele é o 13º policial militar assassinado este ano no RN, segundo a Associação de Cabos e Soldados da PM do Rio Grande do Norte.
Noberto de Souza Câmara era lotado no 9º BPM (Foto: PM/Divulgação
)

*No VNT do G1 RN.

ALEXANDRIA-RN: MAJOR BRILHANTE REFORÇA POLICIAMENTO

ALEXANDRIA/RN - Major Brilhante reforça policiamento na área da 3ª CPM Alexandria. A operação que acontecerá toda semana em horários alternados, tem o intuito de coibir ações criminosas e dar segurança à população .
Parabéns ao Major Brilhante e toda a sua equipe.

*Do Barriguda News.

Criminosos explodem caixa de banco e atiram pelas ruas de cidade em Monte Alegre, RN

Crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (3) em Monte Alegre. Segundo a PM, a agência dos Correios e uma casa lotérica também foram alvo dos criminosos.
Uma agência bancária do Banco do Brasil foi arrombada na cidade de Monte Alegre, que fica na Grande Natal, na madrugada desta segunda-feira (3). Os Correios, um correspondente bancário e uma lotérica também foram atacados pelos criminosos.
De acordo com a Polícia Militar, os ataques aconteceram por volta das 2h e pelo menos 20 homens participaram da ação.
Além das explosões ouvidas pelos moradores, a cidade foi acordada pelos barulhos de tiros. Na agência bancária, o teto ficou parcialmente destruído e o cofre foi encontrado do lado de fora do prédio. Segundo a PM, não se sabe se os bandidos conseguiram levar algo do banco. A agência dos Correios, uma agência de corrrespondentes bancários e a lotérica da cidade também foram arrombadas.
Os assaltantes fugiram dando tiros para o alto e ainda colocaram grampos de metal na estrada que dá acesso à entrada da cidade para impedir qualquer perseguição. Pontiagudos, os grampos são usados para furar os pneus de carros. Um dos carros também foi incendiado em uma ponte na cidade, bloqueando a passagem. Assim, a polícia também teve dificuldade de partir em busca dos bandidos, que conseguiram escapar.
Cápsulas de munições foram encontradas pelos policiais após ação dos criminosos. (Foto: Divulgação / PM)
Policiais encontraram o cofre da agência bancária do lado de fora do prédio (Foto: Divulgação/PM)

*No VNT do G1 RN.

AGENDA DE DANILO NIXON!!!!


Arma dispara e mata bebê de apenas 10 meses na cidade de Serra Caiada, RN

Arma que matou o bebê - Foto: Internet
Uma verdadeira tragédia familiar marcou a tarde deste domingo (02) na cidade de Serra Caiada, no Rio Grande do Norte.
Segundo informações colhidas junto a Polícia Civil, um homem, após limpar uma arma em sua residência, a carabina disparou acidentalmente e acabou vitimando fatalmente sua filha, de apenas 10 meses de vida.
Ainda de acordo com a Polícia, o homem limpou a carabina de pressão e não lembrava ou não sabia que ela estava carregada. Após limpar a arma, quando colocou em cima da mesa, a espingarda disparou e atingiu o peito de sua filha, identificada como Maria Otilia de Oliveira, de apenas 10 meses de vida. O próprio pai socorreu a criança até o hospital de Serra Caiada, mas ela veio a óbito em seguida.
O homem, que ainda não teve sua identificação revelada, foi autuado na 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Santa Cruz por homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar e, após pagar fiança, foi liberado, onde responderá ao processo em liberdade.
*As informações são do: Na Ficha da Polícia.

RN chega a marca de 1.200 homicídios

A diferença do número de mortos é de 22,8% em relação ao mesmo período em 2016
O número de assassinatos no Estado do Rio Grande do Norte chegou a marca de 1200 casos nos primeiros 180 dias do ano de 2017. A diferença desse mesmo registro em relação ao mesmo período do ano passado é de 22,8%. Os dados são do OBVIO (Observatório da Violência Letal Intencional no RN).
Segundo as pesquisas apresentadas na manhã desta sexta-feira (30), A cidade de Natal se destaca mais uma vez como palco da maioria das mortes violentas com 307 homicídios em seis meses, já em 2016 foram 297. Bairros como Nossa Senhora da Apresentação, Planalto e Mãe Luiza lideram o ranking.
Ainda de acordo com os dados do OBVIO as cidades de Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante somam juntas 258 crimes letais intencionais, porém os registros destacam o município de Ceará-Mirim que termina o primeiro semestre com um índice de violência nunca visto na região com 79 casos contra 45 no ano passado.
Em conversa com o Portal BO a secretária de Segurança Pública, Sheila Freitas disse que anunciará na semana que vem uma redução de assassinatos em boa parte dos municípios do Estado no mês de junho. "Sabemos que os números são preocupantes, mas nossa política de segurança vem apresentando resultados positivos, não pode ser do dia para a noite, mas estamos trabalhando muito", informou.
*Sérgio Costa, Portal BO

Ceará registra cerca de 2.300 assassinatos em seis meses

No primeiro semestre do ano passado foram registrados 1.743 assassinatos. O aumento neste ano é de 30%
O Ceará encerrou o primeiro semestre do ano com, aproximadamente, 2.300 crimes violentos letais intencionais (cvlis) - homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Nas estatísticas alarmantes da violência no estado, os homicídios a bala dominam. Conforme levantamento preliminar da reportagem, feito com base em dados disponibilizados ao longo dos meses pela secretaria de segurança pública e defesa social (sspds), só no mês de junho foram registrados, pelo menos, 440 assassinatos.

Nos seis primeiros meses do ano passado, a sspds registrou 1.743 mortes violentas. A mudança nos números mostra que, quando comparado com igual período deste ano, houve um aumento aproximado de 30% nos casos. Só em maio, o mês mais violento dos últimos dois anos, aconteceram 471 assassinatos. A brutalidade nas execuções e a justificativa que a maioria dos crimes estão ligados ao tráfico assusta.

Na madrugada da sexta-feira (29), um adolescente de 16 anos foi morto em uma quadra esportiva, no conjunto são cristóvão. Horas antes, outro jovem foi perseguido e assassinado, no bairro presidente kennedy. Só em junho, aconteceram duas chacinas. A primeira no dia 3 de junho, em uma casa na praia do porto das dunas, em aquiraz.

Seis homens que estavam no local participando de uma festa foram mortos. A matança teria sido motivada por uma rivalidade entre facções. Nenhum suspeito foi preso. A outra chacina aconteceu em horizonte e gerou comoção, porque uma das vítimas era uma criança de apenas três anos. Além dele, mais quatro pessoas foram mortas. Outras três pessoas foram baleadas e sobreviveram. O alvo dos criminosos seria um dos sobreviventes. Um suspeito do crime foi preso e outros três estão sendo procurados.

Elucidação A sspds afirma que, apesar do alto número de cvlis, o ceará tem um dos maiores índices de elucidação de homicídios do brasil. Conforme a pasta, no estado, cerca de 23% dos assassinatos são elucidados. A média de resoluções no brasil é de 8%. O professor e pesquisador do laboratório de estudos da violência da universidade federal do ceará (ufc), leonardo sá, lembra que a guerra de facções não é um fato isolado.

Para o especialista, há um conjunto de fatores que provocam o aumento nos números. "o sucateamento da polícia civil, a falência do sistema penitenciário e a ausência de políticas públicas de segurança cidadã também geram problemas. É preciso questionar se nas entrelinhas, o agente da lei não está estimulando o raciocínio de que o estado não tem obrigação de apurar a morte de criminosos", pontua o pesquisado do lev leonardo sá.

Os homicídios a bala dominam. Com eles, vêm outra realidade: sobram armas nas ruas. Apreensões recentes mostram que os criminosos estão em posse de armamentos de grosso calibre que, muitas vezes, são mais potentes que os da polícia. Em entrevista ao diário do nordeste, o secretário de segurança pública do ceará, andré costa, lembrou que algumas determinações para as execuções vêm de presídios. "temos vários casos de pessoas que prendemos e já respondiam a quatro, cinco homicídios.

Grande parte dessas mortes, hoje, são praticadas por pessoas que já têm antecedentes. Precisamos que essas pessoas sejam julgadas e condenadas, para que não voltem às ruas. E precisamos de um sistema prisional eficaz, para neutralizar o contato dessas lideranças com quem está nas ruas", disse.

O professor leonardo sá destaca que o estado tem responsabilidade direta em uma mudança. "os criminosos foram recrutados nas prisões para as facções, ou seja, o estado mantém prisões que são escolas do crime.

É responsabilidade do estado mudar essa realidade", lembrou. Para combater a violência, a sspds afirma que foram adotadas diversas estratégias. Dentre elas, a ampliação de cinco para 11 no número de delegacias da divisão de homicídios e proteção à pessoa (dhpp).


Por Emanoela Campelo de Melo - Repórter - Diario do Nordeste
Via: O Câmera.

MOSSORÓ-RN: Colisão entre motos deixa três feridos no Alto da Conceição

Um acidente envolvendo duas motocicletas deixou três pessoas feridas na noite deste domingo (2), na Avenida Alberto Maranhão com Antônio Francisco, no Alto da Conceição, próximo à Geraldo do Caldo. As vítimas, duas mulheres e um homem, foram socorridas por ambulâncias do Samu.
De acordo com testemunhas, duas mulheres trafegavam em uma Honda Pop no sentido Pereiros - Boa Vista, e tentaram atravessar a Av. Alberto Maranhão, quando acabaram se chocando com o rapaz que trafegava em outra motocicleta no sentido Centro - Alto da Conceição.
Duas ambulâncias do SAMU foram mobilizadas e realizaram os primeiro atendimentos ainda no local. As três vítimas foram socorridas para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O estado de saúde das vítimas não foi revelado.
A Polícia Rodoviaria Estadual foi acionada e realizou a perícia no local. O trânsito ficou complicado nos dois sentidos da via.

Fotos: Paulo Emanuel
Informações: Ismael Sousa.