terça-feira, 4 de julho de 2017

IFRN: Campus Apodi realiza o 6º Arraiá Só do Bom

Na última sexta-feira junina (30), o IFRN Campus Apodi realizou a sexta edição de seu Arraiá Só do Bom e mais uma vez foi sucesso. Nosso São João de raiz contou com muita animação e participação da comunidade.
O evento foi organizado pelo Grêmio Estudantil José de Alencar e também por uma comissão formada por nove servidores e um aluno, que através de muito trabalho em equipe conseguiram transformar o estacionamento da nossa instituição numa grande praça.
A decoração, coordenada pelo aluno Aires Kennedy, mostrava o sentimento do sertanejo com murais que lembravam os temas: seca, chuva, fé, amor e cordel. A praça de alimentação era composta por sete barracas distribuídas em diferentes tipos de comidas típicas e regionais.
O concurso de dança animou a comunidade acadêmica e mostrou que nossos alunos também são bons dançarinos. O agito da festa ficou por conta do ex sanfoneiro da Banda Saia Rodada, Ivan Fernandes.
O Campus Apodi parabeniza todos os envolvidos pelo sucesso do evento!

Campanha da Assembleia Legislativa que estimula doação de órgãos terá audiência pública na sexta-feira

A Assembleia Legislativa vai promover na sexta-feira, por proposição do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), audiência pública para debater sobre doação de órgãos.
A audiência faz parte da campanha institucional “Doe órgãos. Salve vidas”, que começa a veicular peça publicotária essa semana, estimulando a doação de órgãos.
“Também é missão institucional do Poder Legislativo ações que busquem o bem estar comum através de ações para população. No Rio Grande do Norte, como em todo o Brasil, ainda predomina o desconhecimento e preconceitos sobre a doação de órgãos. Com essa mensagem, procuramos desconstruir esses empecilhos e provocar uma reflexão sobre o tema”, afirmou Ezequiel.
A nova campanha, veiculada em mídias tradicionais, digitais, móveis e fixas, como outdoors e back bus (ônibus), explica como pode ser feita a doação, quando é indicado e orienta a família com informações que ajudam a desmistificar o tema, como a mutilação e os custos para arcar com a doação, que não existem.

Aécio sobe à tribuna, nega crimes e diz que foi condenado sem chance de defesa

Senador do PSDB estava afastado do mandato desde 18 de maio

*Do G1, Brasília.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) subiu à tribuna do Senado nesta terça-feira (3) para se defender das acusações do Ministério Público Federal contra ele. Durante o pronunciamento, que durou mais de 20 minutos, o tucano afirmou que não cometeu crimes, se disse indignado com o que chamou de “injustiça” e afirmou que foi condenado previamente sem chance de defesa.
Aécio retornou ao Senado nesta terça, após mais de um mês afastado das atividades parlamentares por ordem do Supremo Tribunal Federal. O afastamento foi derrubado no último dia 30 de junho pelo ministro Marco Aurélio Mello.
“Inicio este pronunciamento dizendo que retorno à tribuna com um conjunto de sentimentos que podem parecer contraditórios, mas retratam a profundidade das marcas que o episódio de afastamento do mandato deixou, não apenas em mim, mas em minha família e em todos aqueles que acompanham meus mais de 30 anos de vida pública”, disse Aécio em plenário.
“Dentre todos esses sentimentos, está a indignação com a injustiça”, complementou.
Após o discurso, Aécio foi aplaudido pelos senadores que acompanhavam a sessão. Ele foi ao encontro dos demais parlamentares e foi cumprimentado (veja vídeo abaixo).

Afastamento

Aécio estava afastado desde o dia 18 de maio, por decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, com base na delação de executivos da JBS. Segundo o Ministério Público, Aécio solicitou e recebeu do empresário Joesley Batista R$ 2 milhões que seriam utilizados para pagar seus advogados em inquéritos da Lava Jato. Em troca, Aécio atuaria em favor da JBS no Congresso Nacional.
Além disso, Fachin entendeu, com base nas investigações do Ministério Público, que, em razão do mandato, Aécio poderua usar seu poder para atrapalhar as investigações da Lava Jato.
Ele retornou ao Senado nesta terça, após o ministro Marco Aurélo Mello derrubar o afastamento, em 30 de junho. Na decisão, o ministro contestou os argumentos da Procuradoria Geral da República de que Aécio usaria o poder do cargo para interferir nas investigações.

AGENDA DO FERAS DO FORRÓ!!!!


THAISA GALVÃO DESTACA: Cadeirante de Apodi não consegue realizar o sonho de cursar faculdade na Uern por falta de veículo adaptado

Beneficiado pela lei do deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB), que destina 5% das vagas da Uern para pessoas com deficiência, Marcos Monteiro, portador de distrofia muscular e que se locomove em cadeira de rodas, se sente impedido de frequentar a faculdade mesmo tendo sido aprovado para o curso de Ciências da Computação, no campus de Mossoró.
É que Marcos mora em Apodi e o ônibus do município que faz o transporte diário dos estudantes universitários, não é adaptado a cadeirante.
Marcos já era para ter começado a estudar no ano passado, quando foi selecionado, mas o problema o impediu e ele se confirmou.
Mas esse ano o filho de agricultor da região Oeste do Rio Grande do Norte decidiu que quer estudar, já que está no direito de ocupar a vaga na faculdade.
Os amigos e representantes das Associações dos Deficientes e dos Universitários de Apodi, tentaram o acesso de Marcos ao ônibus mas não obtiveram sucesso, e decidiram acionar a justiça.
A faculdade em Mossoró fica a 80 quilômetros de casa e o transporte de estudantes sai de Apodi todos os dias às 5 da manhã, sem poder levar o estudante que continua vendo seu sonho conquistado por direito, ir-se embora por falta de transporte.
“Estamos na luta para conseguir um outro transporte. De imediato um carro pequeno. Ano passado ele desistiu de frequentar, mas esse ano estamos pedindo para que ele não desista, para irmos até o fim. Tentar de tudo para que a longo prazo se compre um ônibus adaptado”, disse Nemora Martins, presidente da Associação dos Deficientes de Apodi, que tem incentivado Marcos a realizar o sonho de ser estudante universitário.
Em Apodi a torcida por Marcos só vem aumentando.
Resta saber se além dos amigos, o poder público vai fazer sua parte.
Bom seria mesmo se sem necessitar da força judicial.

Escola Agrícola prorroga inscrições para professor no RN; 48 vagas são ofertadas

Os inscrições para seleção de professores da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), que fica em Macaíba, na Grande Natal, foram prorrogadas até esta quarta-feira (5). As informações sobre a seleção estão disponíveis no site da Escola.
São 48 vagas para professores dos cursos técnicos do MedioTec em Administração, Agroindústria, Agronegócio, Contabilidade, Cooperativismo, Finanças, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Qualidade, Química e Redes de Computadores.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por email (etecps@eaj.ufrn.br). Para concorrer, os candidatos precisam ter curso técnico ou superior na área do curso para o qual pleiteiam vaga e experiência, devidamente comprovada, de, no mínimo, um ano de magistério.
Os professores selecionados atuarão nos cursos da modalidade a distância, com encontros presenciais nos municípios de Acari, Apodi, Assú, Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, Goianinha, Ipanguaçu, Itajá, Jaçanã, João Câmara, Lajes, Macaíba, Macau, Martins, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, Touros e Vera Cruz.

*No VNT do G1 RN

APODI-RN: ASSALTANTES FAZEM ARRASTÃO NA BARRAGEM DE SANTA CRUZ

Três elementos armados praticaram assaltos na tarde de ontem, segunda feira, 3 de junho de 2017 na Barragem de Santa Cruz do Apodi.
De acordo com informações, os criminosos estavam em duas motocicletas, uma Broz de cor vermelha e uma Fan de cor preta.
O arrastão aconteceu nas oiticicas, onde as pessoas costumam se divertir tomando banho e nadando. Na ação, foram tomados vários objetos dos banhistas e os assaltantes fugiram com destino ignorado.
A Polícia foi informada e realizou diligências no sentido de prender os criminosos, mas até o momento, não temos informação se foram localizados.
Há poucos dias, um trio também assaltou várias pessoas, numa emboscada montada na estrada de acesso ao local. 
O terminal turístico da Barragem de Santa Cruz do Apodi recebe diariamente um grande número de turistas, que precisam de segurança.

QUER COMPRAR CARNE? ENTÃO PROCURE O ZÉ!!!!

Carreta tomba, explode e motorista morre queimado na RN-118

Cortina negra de fumaça se formou após a explosão da carreta (Foto: Francisco Coelho/Focoelho)

O motorista de uma carreta carregada de combustível morreu na tarde desta segunda-feira (3) após o veículo tombar e explodir na RN-118, próximo à comunidade de Ubarana, na zona rural de Ipanguaçu, na região Oeste potiguar. A vítima ainda não foi identificada.
Segundo a Polícia Militar, o motorista teria tentado desviar de buracos na pista quando perdeu a direção do veículo.
O vídeo acima mostra a carreta ainda em chamas e uma grande cortina de fumaça que se formou após a explosão.
Moradores da região relataram que este foi o terceiro acidente fatal no local somente nestes três primeiros dias de julho.

*G1

PARTIDOS COM FILIAÇÕES NO RN!!

No Rio Grande do Norte, 267.966 eleitores estão filiados a partidos políticos. O PMDB conta com o maior número de filiados, 14,8%, seguido do DEM com 9,6% o PP com 7,5% e, em quarto lugar, o PSDB possui 7,5%.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2017

Campeonato Brasileiro de Futebol 2017. Aqui você confere o placar e a classificação da série A. Confira:
11ª Rodada 
Palmeiras-SP 1x0 Grêmio-RS
Atlético-GO 1x1 Santos-SP
Flamengo-RJ 2x0 São Paulo-SP
Corinthians-SP 1x0 Botafogo-RJ
Atlético-MG 2x1 Cruzeiro-MG
Sport-PE 1x0 Atlético-PR
Vitória-BA 0x0 Bahia-BA
Coritiba-PR 2x2 Vasco da Gama-RJ
Avaí-SC 0x0 Ponte Preta-SP
Fluminense-RJ 3x3 Chapecoense-SC
 
CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG

1 Corinthians-SP 29 11 9 14
2 Grêmio-RS 22 11 7 11
3 Flamengo-RJ 20 11 5 10
4 Palmeiras-SP 19 11 6 6
5 Santos-SP 17 11 5 2
6 Vasco da Gama-RJ 16 11 5 -7
7 Fluminense-RJ 16 11 4 1
8 Atlético-MG 16 11 4 1
9 Coritiba-PR 16 11 4 1
10 Botafogo-RJ 15 11 4 1
11 Ponte Preta-SP 15 11 4 -1
12 Sport-PE 15 11 4 -3
13 Cruzeiro-MG 14 11 4 -1
14 Atlético-PR 14 11 4 -4
15 Chapecoense-SC 14 11 4 -5
16 Bahia-BA 11 11 3 -1
17 São Paulo-SP 11 11 3 -1
18 Vitória-BA 9 11 2 -6
19 Avaí-SC 9 11 2 -8
20 Atlético-GO 7 11 2 -10.