sábado, 12 de agosto de 2017

Sete meses após massacre, presídio no RN recebe crianças pela primeira vez

CLEDIVÂNIA PEREIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA/O Câmera
A diretoria de Alcaçuz –maior penitenciária do Rio Grande do Norte e palco de massacre de 26 presos durante rebelião ocorrida em janeiro deste ano– permitiu entrada de crianças na unidade pela primeira vez após o conflito.
Nesta semana, na quinta (10) e na sexta (11), mais de cem crianças filhas de presos puderam participar da visita semanal para comemorar antecipadamente o Dia dos Pais.
A liberação ocorreu apenas para visitas dos presos do pavilhão 3 da unidade, o único que já foi totalmente reconstruído e que voltou a ser ocupado após a rebelião. Nessa ala, ficam aproximadamente 400 detentos. As visitas ocorreram das 10h às 13h.
Segundo informações do secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Mauro Albuquerque, as famílias também foram autorizadas a levar almoço para os presos, o que ainda não havia sido permitido desde a rebelião.
Para a visita especial, a pasta reforçou os cuidados com revista dos alimentos e preparou um espaço controlado na área interna do pavilhão para que as crianças pudessem interagir com os pais.
Desde semana passada, a diretoria do presídio intensifica ações de socialização dentro da unidade. "Há uma semana trouxemos um pastor para realizar um culto para os presos evangélicos e estamos aguardando alguém da Igreja Católica para realizarmos uma missa. A nossa intenção é de que esses eventos religiosos ocorram a cada 15 dias e, depois, toda semana", disse Albuquerque.
Além dos 400 presos que ocupam hoje o pavilhão 3, Alcaçuz conta com outros 800 presos apenados que estão no Pavilhão 5. Esses, por uma questão de segurança, não receberam o mesmo benefício para o Dia dos Pais.

CASA PARA VENDER NO BACURAU I, APODI-RN!!!!

Vende-se ou troca-se casa no bairro bacurau I, próximo a Auto Escola Apodi, toda forrada e na cerâmica. Valor 57 mil reais, qualquer coisa falar com Careca!!

CARAÚBAS-RN: SEMANA DO ESTUDANTE TEM ENCERRAMENTO COM A 1ª EDIÇÃO DA ''SEXTA MUSICAL'' E GRANDE PREMIAÇÃO

A 1ª Sexta Musical reuniu centenas de pessoas entre professores, funcionários, familiares e alunos para o encerramento da programação que aconteceu desde o dia 01 de agosto em homenagem aos estudantes nas escolas de Caraúbas.
A programação que teve como tema do projeto “Cantar, Ouvir, e Refletir”, aconteceu na Casa de Cultura popular “Manoel do Violão” por volta das 19h com diversas apresentações dos corais formados por alunos das escolas da rede pública municipal de Caraúbas.
Uma grande ação da prefeitura de Caraúbas por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto, que incentivou aos alunos a desenvolverem atividades criativas.
Estiveram presentes para prestigiar o evento o prefeito Antônio Alves da Silva e o vice-prefeito Paulo Brasil, secretário de Educação Francisco Antônio, Monique Dantas Barreto, chefe de Gabinete Jaimar Gomes e toda a equipe da Educação.
Todas as escolas apresentaram seus corais onde foi incentivado em cada escola o gosto pela música nos adolescentes e crianças a se envolveram com a música saindo da ociosidade, veja as apresentações:

1. Escola Municipal Josué de Oliveira -Tente outra vez (Raul seixas)
2. Escola Municipal Jonas Gurgel - Tudo posso (Padre Fábio de Melo)
3. Escola Municipal Francisco de Souza Júnior - É preciso saber Viver (Titãs)
4. Escola Municipal Gregório Batista de Morais - Trem bala (Ana Vilela)
5. Centro Municipal de Ensino Rural - O sol (Jota Quest) - CEMER
6. Escola Municipal Manassés Braga Vieira - Enquanto houver sol (Titãs)
7.Escola Municipal Francisco Acaci Viana - Amigos pela Fé (Anjos de Resgate)
8. Escola Municipal Francisco de Paula Pessoa Filho. A paz (Roupa Nova)
9. Escola Municipal Leônia Gurgel F. de Azevedo (O dom de amar - Catedral)

Durante as apresentações aconteceram sorteios de prêmios para os alunos que estavam presentes no evento.

01 Bicicleta - Ana Beatriz Santos Fernandes (Josué de Oliveira)
01 Bicicleta - Bruno Victor (Jonas Gurgel)
01 Bicicleta – Marluce Pereira Bezerra (Braga Manassés)
01 celular - Leonardo Ferreira Tomás (Escola Leonia Gurgel)
01 tablet - Júlia Larissa Ferreira (Manassés Braga)
01 tablet - Edinardo Soares da Silva (Francisco de Paula Pessoa Filho)
01 tablet - Maria Isabel (Josué de Oliveira)
01 Tablet - Milena (Escola Acaci Viana) 

A programação teve um momento muito especial de premiação aos alunos vencedores do concurso literário que faz parte do projeto que teve como tema “Caraúbas torrão sertanejo, os teus 150 anos festejo” idealizado e patrocinado por Dr. Pedro Paulo Falcão Júnior, juiz da comarca.

Categoria: DESENHO

3º lugar: José Emanuel Pereira das Chagas
CEMER Unidade II Antônio Vicente de Melo
2º lugar: Ana Clara Mendes Duarte/ Escola Municipal Manassés Braga Vieira
1º lugar: Mateus Ferreira/ Escola Municipal Josué de Oliveira
Categoria: POEMA
3º lugar: Geikson Daniel Medeiros de Oliveira/ Escola Municipal Francisco de Souza Júnior.
2º lugar: Millene Raiana Costa Morais/ Escola Municipal Francisco Acaci Viana
1º lugar: Antonia Nielzada Silva Medeiros Costa
Categoria: REDAÇÃO
3º lugar: Carla Luana Conceição Mendonça/ Escola Municipal Francisco de Souza Júnior
2º lugar: Layene Stella da Silva Oliveira/ Escola Municipal Francisco Acaci Viana.
1º lugar: Maria Cilianda Bezerra / Escola Municipal Francisco de Souza Júnior.

Ao final a grande premiação para orgulho da família, professores e escola, do Estudante “NOTA 10”, que recebeu uma mochila de tecido, tablet com capinha, camiseta, medalha e kit escolar.

• Escola Municipal Josué de Oliveira - Maycon da Silva Barbosa
• Escola Municipal Jonas Gurgel - Rita de Cássia da Silva
• Escola Municipal Leônia Gurgel Fernandes - Wigna Dayane Morais da Silva
• Escola Municipal Francisco Acaci Viana - Millena Rainara Costa Morais
• Escola Municipal Francisco de Paula Pessoa Filho - Michele Josineide da Silva
• Escola Municipal Escola Municipal Francisco de Souza Júnior - Valton Bezerra de Souza
• Escola Municipal Manassés Braga Vieira - Paulo Arthur Praxedes
• Escola Municipal Gregório Batista de Morais - Maria Mabelde Medeiros Câmara
• CEMER Centro Municipal de Ensino Rural - Andrelino Gurgel Rodrigues
• Unidade XXXI Adelino Sena de Lima
• Comunidade de Xique-Xique

Para o prefeito Juninho Alves o evento foi mais uma ação importante desta gestão que tomou a educação caraubense como prioridade, e o que puder fazer para melhorar a educação, não medirá esforços em busca de uma educação de qualidade.
O vice-prefeito Paulo Brasil em suas palavras relata da satisfação de está reunindo a comunidade escolar para juntos interagir em grande evento que enaltece os estudantes caraubenses.

*Fonte: Caraúbas Ontem e Hoje.

MOSSORÓ-RN: Operador de máquinas é morto a tiros no Aeroporto; o corpo foi encontrado dentro da caixa d'água da casa

Criminosos armados de pistola e escopeta calibre 12, invadiram uma casa na Rua Rita Rosa de Oliveira, no bairro Aeroporto e mataram Wledson Soares da Silva de 21 anos de idade, dentro de casa, na madrugada de hoje, 12 de agosto de 2017.
Segundo informações de populares, Wledson dormia mais uma moça, que seria sua namorada, e quando os criminosos quebraram a porta da frente da residência a tiros, ele tentou fugir pelo telhado, mas o corpo foi encontrado dentro da caixa d'água da casa, sendo necessário a intervenção da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros para retirar o corpo.
Segundo o perito criminal, Renildo Marcelino, a vítima apresentava um ferimento numa das pernas e outro de escopeta nas costas.
A polícia ainda não sabe a quem atribuir a autoria do crime e foi informada que Wledson, não tinha envolvimento com ilícito e trabalhava como operador de máquinas na empresa de beneficiamento de castanhas, Usibras, em Mossoró.
Depois dos procedimentos no local, o corpo de Wledson Soares da Silva, foi removido para a sede da Unidade Regional do Itep em Mossoró, onde será necropsiado.
Wledson Soares da Silva, de 21 anos é a 151ª Morte violenta em Mossoró em 2017.

*Fonte: O Câmera.

UERN: Decom Debate discutirá a narrativa de crimes na imprensa

O Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoverá, na quinta-feira, dia 17, mais uma edição do Decom Debate, evento realizado pelo Decom para discussão de temas relacionados às áreas da Comunicação. Nesta edição, o evento vai tratar do tema “A narrativa de crimes na imprensa”, com palestra do Prof. Dr. Linhares Fonteles, às 9h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). A entrada é gratuita.

O palestrante Linhares Fonteles é professor do Departamento de História e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Uern. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele fará no mesmo dia o lançamento do livro “O crime do Boulevard: a sensacional e misteriosa morte de Edith Davis”. O livro é o quarto capítulo da tese em história social na UFRJ do professor Francisco Linhares Fonteles Neto.

Na obra o autor analisa o sensacional e o misterioso como um componente fundamental para atrair leitores, vender jornais e fomentar a opinião pública em torno de crimes de difícil solução. A obra aborda também o surgimento do repórter policial e seus embates com policiais para desvendarem o mundo do crime, no início do século XX.

Esta é a sexta edição do Decom Debate. Os participantes receberão certificados de 3h para atividades complementares.

CONVITE DE CANTORIA!!!!

Será no dia 25 de agosto, grande cantoria na residência de Baxeiro! Grande cantoria com os poetas: Gilmar de Oliveira e Lucival Pereira!
Você é convidado especial!!!!

Estupro de vulnerável: Polícia Civil de Assú prende indivíduo acusado de abusar sexualmente de uma criança

A Polícia Civil de Assú recebeu, na noite de anteontem, 10 de agosto, a informação que uma criança teria dado entrada no Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos com suspeita de violência sexual.
A equipe foi deslocada para checar a informação junto aos profissionais da saúde do hospital e ouvir os responsáveis pela menor.
Segundo o Delegado Cidorgeton Tony, responsável pelo caso, o suspeito, que é tio da criança, foi localizado e preso em flagrante delito pelo crime de estupro de vulnerável, cujo procedimento foi realizado na própria Delegacia de Assú.
A criança foi encaminhada ao Instituto Técnico-Científico de Perícia, “Itep” em Mossoró, assistida por familiares e já acompanhada pelo conselho tutelar da cidade.
A polícia civil mais uma vez agradece a confiança da população que, cada vez mais, tem colaborado com informações e denúncias, por meio do Disk-Denúncia (84) 9 9992-2122 e (84) 9 8155-2956.

*O Câmera.