sábado, 24 de novembro de 2018

Ministério inicia campanha nacional para estimular doação de sangue

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde realiza a partir de domingo (25) campanha nacional de mobilização para ampliar a doação de sangue no país. No Brasil, cerca de 1,6% da população doa sangue – 16 a cada mil habitantes. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – a pasta quer aumentar o número de doadores no país.

Com a campanha “Doe Sangue Regularmente, Tem Sempre Alguém Precisando de Você”, o ministério quer sensibilizar novos doadores. Durante a próxima semana, os serviços de hemoterapia de todo o país estarão mobilizados em campanhas locais para ampliar o número de doadores. A doação é voluntária.

Doação de sangue

O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. A doação de uma pessoa pode beneficiar outras quatro.

Segundo Ministério da Saúde, jovens na faixa etária de 18 a 29 anos representam 42% dos doadores no país. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizam transfusão sanguínea no país. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens. No Brasil, estima-se que ainda 32% das doações são motivadas por familiares e amigos de pacientes.

Condições para doar

A doação é permitida entre pessoas de 16 a 69 anos. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. Encontre um hemocentro mais perto da sua casa.

*Agência Brasil/BG.

APA RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Depoimento do presidente do Conselho de Medicina Veterinária sobre a realidade da APA (Associação de Proteção dos Animais de Apodi).




-2:54

MESSIAS TARGINO-RN: A DECORAÇÃO NATALINA ESTÁ PRONTA

A decoração natalina na gestão de Sherley Targino sempre é entregue de forma precisa no período dos festejos dos fiéis de Nossa Senhora das Graças, a padroeira do município.
No ultimo sábado 17 de novembro 2018, a prefeita Sherley Targino entregou a decoração natalina do município com grande número de messienses que anualmente participam do evento.
A prefeita afirmou, que não pode deixar a cidade sem a ornamentação natalina, uma vez que o evento atrai visitantes de outras cidades da região, também citou, “Como Gestora fico muito feliz em ver nossa comunidade, em especial nossas crianças, vivenciando esse clima natalino.
Além da praça do centro de Messias Targino, a decoração natalina também foi colocada na Avenida Genuino Fernandes Jales, Hospital Paulina Targino e na Praça João Raimundo. Todo trabalho de produção e instalação da ornamentação é coordenado pelo Secretário de Cultura, Francimar Ezequiel da Silva e sua equipe, além de servidores de outras secretarias.

Parabéns ao povo de Messias Targino!!!

MOSSORÓ-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR 405, SAÍDA PARA APODI

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou na tarde deste sábado, 24 de novembro de 2018 um acidente, tipo queda de moto com vítima fatal, na BR 405 no Forno Velho após o viaduto, saída para Apodi, em Mossoró no rio Grande do Norte.
De acordo com as primeiras informações, a vítima foi identificada por Francisco Hélio Ferreira, 30 anos de idade, natural de Caraúbas/RN. Ele conduzia uma motocicleta Yamaha Factor YBR de cor vermelha com placa NOG-9492 Mossoró RN, pela rodovia, sentido Forno Velho Aeroporto, quando perdeu o controle da moto e caiu às margens da BR 405 e morreu antes da chegada do socorro médico
Uma mbulância ALFA com suporte avançando do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e constatou o óbito, segundo informações do médico o mesmo quebrou o pescoço.
A PRF faz isolamento do local aguardando a chegada do ITEP.

*Informações: Passando na Hora

CEARÁ: Cidades do Cariri cearense têm manhã de fortes chuvas

As cidades do Cariri cearense, no sul do estado, amanheceram com forte chuva neste sábado. Em Cedro e em Crato, a precipitação ocasionou alagamento nas ruas e enxurradas na zona rural. Apesar dos transtornos, os moradores da região agradecem a chuva que ameniza a estiagem e aliviam o calor.

Na Chapada do Araripe, a névoa tomou conta da paisagem após meses de tempo com sol forte.
Pluviômetros de moradores da região marcaram precipitação de 160 milímetros em Cedro e 140 em Crato. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda não divulgou dados do volume de chuva neste sábado. A previsão do órgão para domingo (25) e segunda-feira (26) é de tempo nublado com chuvas em todo o estado.

*G1 CE.

CANTORIA COM JANAILSON CARDOSO E ZÉ ALBINO NO SÍTIO PONTA II

NATAL-RN: Homens rendem gerente e funcionários de loja, mas são presos pela PM durante assalto

Dois homens foram presos pela Polícia Militar na manhã deste sábado (24) durante um assalto a uma loja de móveis e eletrodomésticos no bairro Igapó, Zona Norte da capital potiguar. Os criminosos renderam o gerente, que chegava ao estabelecimento, além de oito funcionários que já estavam dentro da unidade, mas se entregaram com a chegada da polícia.

De acordo com a PM, um terceiro criminoso, que teria ficado do lado de fora da loja, conseguiu fugir, ao perceber a chegada das equipes de segurança pública.

O caso aconteceu por volta das 7h na avenida Bacharel Tomaz Landim. O gerente chegava no estabelecimento, quando foi rendido pelo trio armado. Dois dos criminosos entraram com ele na loja e outro ficou do lado de fora.

Segundo a Polícia Militar, os homem ainda renderam outros oito funcionários, que já estavam dentro da loja, e começaram a pegar aparelhos de celular e produtos eletrônicos. Porém, uma pessoa que presenciou o fato entrou em contato com a polícia para denunciar o crime.

Quando as viaturas chegaram ao local, os criminosos ainda estavam dentro do estabelecimento. Eles receberam voz de prisão e saíram da loja usando o gerente como escudo humano, mas liberaram a vítima e se entregaram logo em seguida. Junto com a dupla, a polícia apreendeu três armas de fogo. O terceiro envolvido fugiu.

Os presos em flagrante foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde ficaram detidos.

A loja é nova na região e foi inaugurada há cerca de 20 dias, segundo a população do bairro. Até as 8h40, mesmo após o caso, o estabelecimento ainda não tinha aberto as portas, neste sábado.

IFRN ABRE NOVAS VAGAS PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES

O IFRN divulga novas oportunidades para trabalhar no Instituto. É que os campi Santa Cruz e São Paulo do Potengi estão com editais abertos para seleção de professor substituto. Abrangendo as disciplinas Sistema da Computação, Construção Civil e Materiais de Construção, Instalações Prediais, Manutenção e Equipamentos de Informática, Segurança do Trabalho e Sistemas de Informação, os editais oferecem seis vagas iniciais e outras 30 em cadastro de reserva e as inscrições vão até o início de dezembro. Em ambos os campi a remuneração pode alcançar os R$ 5.786,68. Os selecionados obedecerão ao regime de 40h.

Campus Santa Cruz

O Campus Santa Cruz do IFRN tornou público o Edital nº 35/2018 ainda no dia 20 de novembro. O documento rege a seleção a posterior contratação, por tempo determinado, de professor substituto para atuar no ensino básico, na educação profissional de nível médio e no ensino superior “objetivando atender à necessidade temporária de excepcional interesse público”, disse Samira Delgado, diretora-geral do campus.

As inscrições para este processo seletivo serão realizadas das 10h do dia 26 de novembro às 20h do dia 03 de dezembro de 2018, exclusivamente via Internet, através da página do processo seletivo, que integra o Portal IFRN. Para Santa Cruz está disponível uma vaga de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na disciplina Sistema da Computação com outras cinco para cadastro de reserva. Os requisitos mínimos, regime de trabalho e remuneração estão descritos no edital.


Campus São Paulo do Potengi

Já o Edital nº 17/2018, do Campus São Paulo do Potengi (SPP), foi publicado na tarde desta sexta-feira (23). O documento, assinado pelo diretor-geral da unidade, o professor Ednaldo de Paiva Pereira, traz uma vaga inicial para cada uma das disciplinas listadas: Construção Civil e Materiais de Construção, Instalações Prediais, Manutenção e Equipamentos de Informática, Segurança do Trabalho e Sistemas de Informação. O cadastro de reserva traz ainda, por disciplina, quatro vagas para lista geral e uma para portadores de necessidades especiais.

As inscrições para o processo seletivo do Campus SPP estarão abertas entre 10h do dia 28 de novembro e 20h do dia 05 de dezembro de 2018, exclusivamente via Internet, também através da página do processo seletivo. O diretor do campus ressaltou que somente com o total preenchimento do formulário de requerimento de inscrição e o recolhimento da taxa, no valor de R$ 78,00, através de Guia de Recolhimento da União (GRU), a participação estará efetivada: “o candidato poderá pagar sua inscrição em qualquer agência bancária até a data do vencimento. É importante destacar que não serão permitidas alterações de dados que compõem o formulário de requerimento de inscrição”, disse. Essa ressalva é a mesma para o caso do Campus Santa Cruz.

Acesse:
​​Página do processo seletivo

​Página da Seleção – Campus São Paulo do Potengi

Página da Seleção – Campus Santa Cruz

Aposentadorias e parcela do 13º da Previdência Social somam R$ 864 milhões no RN

Previdência Social vai pagar R$ 864 milhões no RN até 7 de dezembro — Foto: Sindprevs-RN
VNT - O pagamento das aposentadorias de novembro somado ao 13º salário de mais de 587 mil beneficiários da Previdência Social vai causar a injeção de R$ 864 milhões na economia do Rio Grande do Norte, segundo o INSS. O calendário de pagamento começa nesta segunda-feira (26) e segue até o dia 7 de dezembro.
Ao todo, são 587.329 aposentados têm direito a receber a gratificação natalina no estado. Cerca de R$ 507 milhões serão pagos a 311.527 aposentados das áreas urbanas e R$ 357 milhões, aos 275.712, beneficiários rurais.
É bom lembrar, entretanto, que a segunda parcela do 13º vem com o desconto do Imposto de Renda (IR), o que causa uma redução em relação à primeira parte, que foi paga no meio do ano.
Ainda de acordo com o INSS, os segurados que começaram a receber benefício depois de janeiro têm direito ao 13º salário proporcional. Nesses casos, ele é calculado de acordo com o período e a segunda parcela será menor que 50%.
Por lei, não têm direito ao 13º salário, aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia.

Comissão do TRE recomenda reprovação das contas de Bonavides

Após analisar a prestação de contas da campanha da deputada federal eleita Natália Bonavides, a Comissão de Análise de Contas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recomendou a reprovação do balanço financeiro de Bonavides referente às eleições deste ano. Foram apontadas diversas irregularidades. Se o pleno do Tribunal concordar, ela pode ter o registro de candidatura cassado e seus votos indeferidos. Se Natália for cassada, quem assume é o provável primeiro suplente, Fernando Mineiro (PT).

*O Xerife.

10 Desempregados e inscrito no Bolsa Família fazem doação para Natália

O Parecer Técnico Conclusivo do TRE em ralação a candidata Natália Bonavides é bombástico. Além de defunto que dirige e faz doação, temos 10 doadores desempregados há mais de 120 dias que resolveram ajudar a candidata Natália. É surreal, mas consta os nomes dos doadores no Parecer (anexo). Sim, também temos um inscrito no programa Bolsa Família que resolveu “financiar” Natália em R$ 1.000,00. Que beleza! Se você acredita em Papai Noel e na Mula sem Cabeça, também é capaz de acreditar que esse povo não é laranja. Tragam o suco!
  
*Vi no Blog Gustavo Negreiros.

Defunto presta serviço e faz doação para campanha de deputada eleita pelo PT

Aleluia irmãos! Milagre existe. A bênção de Deus iluminou a campanha da deputada eleita Natália Bonavides, do PT.
Segundo Parecer Técnico Conclusivo do TRE, Ildefonso Soares da Silva foi motorista e doador da campanha de Natália Bonavides. Porém tem um detalhe, ele faleceu antes da campanha. Estamos diante do milagre da ressurreição?


*Vi no Blog Gustavo Negreiros

MOSSORÓ-RN: CRIMINOSOS IVANDEM RESIDÊNCIA E EXECUTAM HOMEM NO BAIRRO BOM PASTOR

O crime foi registrado por volta de 01h da madrugada de hoje, 24 de novembro, na Rua Raimunda Gurgel da Nobrega, no bairro Bom Pastor, em Mossoró no Rio Grande do Norte e teve como vítima Anderson Pereira Ribeiro da Silva de 18 anos de idade.
Segundo registros, Anderson, era apontado como testemunha de um crime de homicídio, que teve como vítima um militar da reserva, Honório Lopes Pereira 65 anos de idade, crime que teria acontecido no dia 17 de julho de 2017. O corpo do militar foi encontrado às margens da BR 405, num suposto crime de latrocínio.(RELEMBRE)
Na madrugada de hoje, os criminosos arrombaram o portão de acesso e mataram Anderson Pereira, que dormia numa rede no primeiro andar da casa.
A polícia não confirma se o crime de hoje tem algum tipo de ligação com a morte do militar, no ano passado, informação que deverá ser investigada pela Delegacia de Homicídios de Mossoró.
Mossoró contabiliza 226 mortes violentas em 2018.


*O Câmera/Passando na Hora.

ALMINO AFONSO-RN: 65 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

O município de Almino Afonso completa neste sábado (24) 65 anos de emancipação política. Parabéns a todos os munícipes!!!