terça-feira, 11 de dezembro de 2018

MOSSORÓ-RN: CRIME DE HOMICÍDIO PRÓXIMO A BASE DA PETROBRÁS

Um crime de tentativa de homicídio foi registrado pelo Centro de Integrado de Operações da Polícia Militar (CIOSP), na noite desta terça feira 11 de dezembro de 2018, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu próximo a Base da Petrobrás na BR 304.
A vítima identificada como Maximiliano da Silva Rodrigues, 21 anos pilotava uma moto CG 160 Start de cor vermelha, de placa QGN 8120, quando foi surpreendida por elementos em um carro, que atiraram várias vezes contra ele.
Uma Ambulância ALFA com Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), foi acionada e constatou o óbito. A polícia militar isola o local do crime aguardando a chegada do ITEP e Polícia Civil.
De acordo com a polícia, a vítima tinha passagem pelo sistema prisional de Mossoró pelo crime de homicídio (artigo 121), e respondia na justiça por porte ilegal de arma de fogo.
No dia 25 de julho de 2014, Maximiliano foi vítima de uma tentativa de homicídio a bala no bairro Costa e Silva.(RELEMBRE)
Segundo a perícia criminal, Maximiliano foi morto com cerca de cinco tiros e possivelmente a arma usada no crime foi revólver, haja vista que no local não encontrado cápsula.
O corpo foi removido pelo ITEP para a sede do órgão, onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento.
Mais um caso que deverá ser investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM).

Mais imagens

*Passando na Hora.

Homem mata 4 pessoas dentro de Catedral em Campinas (SP) e se suicida

Um homem matou quatro pessoas ao final de uma missa na Catedral Metropolitana de Campinas (a 100 km de São Paulo) nesta terça-feira (11) e se suicidou dentro da igreja. As vítimas são três homens e uma mulher, segundo informações da Polícia Militar. Ele foi identificado como Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos. Além dos mortos, quatro pessoas ficaram feridas pelos disparos, que aconteceram por volta das 13h, e foram encaminhadas para hospitais da região. Três delas já tiveram alta.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/12/11/troca-de-tiros-em-catedral-deixa-morto-e-feridos-no-centro-de-campinas-sp.htm?cmpid=copiaecola
Um homem matou quatro pessoas ao final de uma missa na Catedral Metropolitana de Campinas (a 100 km de São Paulo) nesta terça-feira (11) e se suicidou dentro da igreja. As vítimas são três homens e uma mulher, segundo informações da Polícia Militar. Ele foi identificado como Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos.
Além dos mortos, quatro pessoas ficaram feridas pelos disparos, que aconteceram por volta das 13h, e foram encaminhadas para hospitais da região. Três delas já tiveram alta.

Um homem matou quatro pessoas ao final de uma missa na Catedral Metropolitana de Campinas (a 100 km de São Paulo) nesta terça-feira (11) e se suicidou dentro da igreja. As vítimas são três homens e uma mulher, segundo informações da Polícia Militar. Ele foi identificado como Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos. Além dos mortos, quatro pessoas ficaram feridas pelos disparos, que aconteceram por volta das 13h, e foram encaminhadas para hospitais da região. Três delas já tiveram alta.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/12/11/troca-de-tiros-em-catedral-deixa-morto-e-feridos-no-centro-de-campinas-sp.htm?cmpid=copiaecola
De acordo com o hospital municipal Mário Gatti, para onde foram encaminhados dois feridos, Jandira Prado Monteiro, 65, foi atingida por estilhaços na mão direita e teve a clavícula fraturada, mas está fora de risco. Heleno Severo Alves, 84, foi atingido no tórax e no abdômen e às 17h estava no centro cirúrgico em estado muito grave.
O hospital Beneficência Portuguesa afirma que um homem de 64 anos foi atingido nos dois braços e já teve alta. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas da Unicamp, a quarta vítima ferida é uma mulher baleada em um dos membros inferiores sem gravidade, que já foi liberada.


O que se sabe sobre o ataque:
  • Um homem atirou contra fiéis ao fim da missa, matou 4 e se suicidou
  • 4 feridos foram levados para hospitais; um deles está em estado grave e os outros tiveram alta
  • O atirador tinha 49 anos, nenhum antecedente criminal e endereço de Valinhos (SP)
  • Não se sabe a motivação para o crime
Entenda como foi o ataque 
Imagens de uma câmera interna da catedral (assista no vídeo acima) mostram que o atirador estava sentado em um banco próximo aos fundos da igreja. Ele se levanta e atira em pelo menos três pessoas atrás dele. Duas delas permanecem caídas enquanto uma outra se levanta, cambaleante, e vai em direção à porta. Enquanto isso, um grupo de pessoas que estava do lado oposto da igreja também vai em direção à porta. O homem então passa a atirar em direção a elas.
Uma pessoa que estava no centro da catedral fica no chão. O homem então vai até o corredor, atira em direção à saída da igreja e caminha até ela. Ele recarrega a arma e, enquanto isso, uma mulher escondida entre os bancos se levanta e consegue escapar. O atirador caminha em direção ao altar e sai do campo de visão da câmera. As próximas imagens mostram dois policiais entrando na igreja.
De acordo com a PM, enquanto atirava, Euler Fernando Grandolpho foi atingido por um disparo efetuado por policiais e, ferido, se suicidou --o que, na avaliação da corporação, impediu que o homem continuasse atirando contra quem estava dentro da igreja. 

Ao lado do corpo, a PM apreendeu duas armas: um revólver calibre 38 e uma pistola. Os documentos de Grandolpho foram encontrados em uma mochila abandonada dentro da igreja. Segundo imagens, ele tinha cabelos curtos, trajava bermuda jeans, camiseta azul e óculos de sol.
O representante da Guarda Municipal de Campinas, Alexandre Moraes Rangel, relata que uma equipe de patrulha a pé ouviu barulho de tiros e pediu ajuda a viaturas da corporação pelo sistema de rádio. "Viemos o mais rápido que pudemos. É bem complicado agora, é tudo muito lotado, dada a época de Natal", disse.
Não há ainda informações sobre a motivação para o crime. Grandolpho não tinha antecedentes criminais, segundo a polícia.
"A visão que eu tive é a de que era uma pessoa ensandecida e que resolveu tirar a vida de outras pessoas, inocentes. Cheguei e ele estava praticamente morto", afirmou o guarda.
A catedral fica na principal área comercial da cidade, próxima à rua Treze de Maio. Em frente à catedral, o major Paulo Monteiro, do Corpo de Bombeiros, declarou que a principal preocupação agora é o atendimento aos sobreviventes. "Pelo horário, havia um fluxo de pessoas, tinha bastante gente na igreja. Os socorros já foram feitos, e os óbitos, detectados", disse o major.
A Prefeitura de Campinas decretou luto oficial de três dias na cidade.
"Achei que era barulho de moto"
Giovana Mazzo, 18, conta que subia a rua Treze de Maio quando ouviu tiros. "Foi horrível a sensação. Começamos a ouvir disparos, mas achei que era escapamento de moto porque o som era parecido. Mas aí o pessoal começou a sair de dentro da igreja dizendo que era tiro e assim começou um alvoroço no centro. Eu e outras pessoas corremos para dentro de uma loja e aí as viaturas começaram a chegar", disse a técnica de enfermagem.
Proprietária de um restaurante em frente à catedral, a comerciante Rosemeire Barbosa afirmou que estava na porta do estabelecimento quando começou a ouvir o barulho dos tiros.
"A gente nunca imagina que uma coisa dessas vai acontecer em uma igreja, né? Mas aí eu vi um senhor saindo ensanguentado da igreja, ferido na altura do ombro, indo até uma base da PM que tem em frente à catedral pedir socorro -aí tive a certeza de que o barulho era mesmo de tiro", conta.
Aliado de Bolsonaro critica desarmamento
O deputado federal e senador eleito por São Paulo Major Olímpio (PSL) classificou o ataque como uma tragédia, mas questionou se as armas utilizadas no crime estavam em situação legal e se o atirador possuía porte de arma.
"É uma tragédia. Mas a arma dele lá era legal? Ele tinha porte de arma? As armas envolvidas em crimes quase que em sua totalidade são ilegais. O que aconteceu com o Estatuto do Desarmamento é que ele foi uma farsa. Se disse que retirando a condição da legítima defesa do cidadão se proporcionaria um equilíbrio na sociedade. De forma nenhuma. O que se fez foi um empoderamento dos criminosos", afirmou. (*Colaborou Luciana Amaral, em Brasília, e Leonardo Martins, em São Paulo).

O representante da Guarda Municipal de Campinas, Alexandre Moraes Rangel, relata que uma equipe de patrulha a pé ouviu barulho de tiros e pediu ajuda a viaturas da corporação pelo sistema de rádio. "Viemos o mais rápido que pudemos. É bem complicado agora, é tudo muito lotado, dada a época de Natal", disse.
De acordo com Rangel, não há ainda informações sobre a motivação para o crime. "A visão que eu tive é a de que era uma pessoa ensandecida e que resolveu tirar a vida de outras pessoas, inocentes. Cheguei e ele estava praticamente morto", afirmou o guarda.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos e identificação dos mortos. Dois feridos foram levados para o hospital Mário Gatti, outro para o hospital da Unicamp e um terceiro está no Beneficência Portuguesa, de acordo com a Polícia Militar. Segundo a assessoria de imprensa da corporação, a informação inicial é de que o atirador teve um surto.
Ao lado do corpo, a PM apreendeu duas armas: um revólver calibre 38 e uma pistola. O Corpo de Bombeiros informou que ainda não tem detalhes do que aconteceu.
O secretário municipal de Segurança de Campinas, Luiz Augusto Baggio, afirmou que o homem já teria entrado na igreja atirando. "A intenção era atirar. Ele já atirou 'fatalizando' as pessoas. Não tinha nenhum motivo específico que não fosse a loucura dele", completou Baggio, que disse não ter ainda informações sobre a identidade do atirador.
Fotos que circulam nas redes sociais e que seriam do atirador dentro da igreja mostram um homem aparentando entre 40 e 50 anos, de cabelos curtos, bermuda jeans e camiseta azul, com óculos de sol. Nas fotos, o homem segura uma pistola na mão direita.


*UOL

IFRN tem doutorado em Educação Profissional aprovado e anuncia turma para 2019

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) conseguiu aprovação de um doutorado acadêmico em Educação Profissional, que passará a ser ofertado em 2019, com 10 vagas. A aprovação do Conselho Técnico e Científico (CTC) da Capes, órgão responsável pela implementação, fomento e avaliação das políticas de pós-graduação no país, aconteceu neste mês de dezembro.

Em reunião realizada nesta terça-feira (11), foi definida a data do próximo dia 21 para abertura de edital de seleção dos pesquisadores para o doutorado. As inscrições serão abertas de 14 de janeiro a 3 e fevereiro de 2019.

Atualmente, o programa de pós-graduação em Educação Profissional do instituto funciona no Campus Natal Central, e, desde 2013 oferta mestrado aos pesquisadores. Mais de 100 participantes já passaram pelo programa, sendo que 57 dissertações foram concluídas e apresentadas.

Além dos cursos de mestrado e doutorado, o programa conta com grupos de pesquisa, em sintonia com projetos de extensão e ensino, estágios de pós-doutoramento, diálogos para a internacionalização do conhecimento, parcerias nacionais para a realização de eventos científicos, publicações em periódicos científicos, regime de colaboração de trabalho com as redes de educação municipais e estaduais, entre outras atividades.

Para o professor do IFRN, Dante Moura, que trabalha com pesquisa na área de Educação Profissional e é fundador do programa no IFRN, a aprovação do doutorado acadêmico em Educação Profissional é um marco para a instituição.

"A conquista é fundamental para o estado do Rio Grande do Norte, pois é o segundo doutorado em educação; para o nordeste, para o país, para rede federal, para o subcampo da Educação Profissional como campo de conhecimento, que tem necessidade de ampliar o seu diálogo na perspectiva crítica e para a formação humana integral do sujeito. Assim, esse doutorado é fundamental para alimentar a manutenção do projeto de sociedade includente por meio da Educação Profissional", disse.

Com a aprovação da oferta de Doutorado a produção de conhecimento sobre educação profissional passará a se organizar por meio de três Linhas de Pesquisa: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; e História da Educação Profissional. 


*G1 RN.

SÃO PAULO DO POTENGI-RN: Morte de adolescente em hospital sem médico causa revolta no interior do RN;´veja vdeo

David Guimarães tinha 17 anos — Foto: Arquivo da família
A morte de um adolescente de 17 anos no Hospital Regional de São Paulo de Potengi causou revolta de familiares e da população no município da região Agreste potiguar. O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (10), quando não havia médico de plantão na unidade. O vídeo abaixo, feito por Aline Carla de Lima, mostra o desespero de familiares ao saberem da morte.

Segundo a família, David Guimarães passou mal enquanto jogava bola com amigos. Ele foi levado por parentes para a unidade de saúde, mas aguardou atendimento de urgência por três horas, não resistiu e morreu no local.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou que não havia médico na unidade, porém declarou que os enfermeiros tentaram reanimar o jovem, que já teria entrado no hospital sem vida. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de um ataque cardíaco.

Conforme o relato da família, o hospital não tinha nenhum médico de plantão e, apesar de haver duas ambulâncias no local, nenhum motorista estava à disposição, para que fosse realizada transferência para outra unidade.

"Muita revolta. Meu filho chegou aqui com vida ainda, não tinha médico, esperamos mais de 3 horas aqui e não tinha médico. Não teve assistência pro meu filho", lamentou a mãe dele, Dalvaci Guimarães. O relato também é confirmado por amigos e familiares que estavam no local.


*VNT.

BARAÚNA-RN: HOMEM MORRE EM ACIDENTE NUMA MÁQUINA DE TRITURAR PEDRAS EM FÁBRICA DE CAL

A cidade de Baraúna que fica localizada na Região Oeste, distante cerca de 33km de Mossoró no Rio Grande do Norte, registrou um grave acidente de trabalho na manhã desta terça feira 11 de dezembro de 2018.
De acordo com as primeiras informações,um homem identificado como Márcio Guilherme da Silva 26 anos de idade, morreu esmagado por uma maquina de triturar pedra enquanto trabalhava em uma fábrica de cal que fica localizada na saída para o estado do Ceará.
Ainda segundo informações,a vítima estava com uma pá na mão que enganchou no rolo,ele não soltou a pá e foi puxado para debaixo da esteira.

*Fonte: Passando na Hora.

TERCEIRA CAVALGADA DE SANTA LUZIA, 16 DE DEZEMBRO

07:00 hs - Concentração e café da manhã no calçadão da Lagoa
08:30 hs - Saída para o Sítio Ponta II - Capela de Santa Luzia. Passando pela igreja Matriz.

Almoço; música ao vivo e sorteio de brindes

FESTEJOS DE SANTA LUZIA NO SÍTIO PONTA II

PROGRAMAÇÃO PARA HOJE

MOSSORÓ-RN: VÍTIMA É BALEADA AO TENTAR FUGIR DE ASSALTO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Um jovem identificado como Álvaro Benedito Oliveira Ferreira, de 21 anos, foi baleado após reagir um assalto na noite desta segunda-feira, 10 de dezembro de 2018, na região do bairro Santo Antônio em Mossoró, na região Oeste Potiguar.
Segundo a polícia, ele trafegava em sua motocicleta quando chegou no cruzamento das Ruas Rodrigues Alves com a Jeremias da Rocha, o mesmo foi surpreendido por uma dupla a pé, que de arma em punho anunciou o assalto.
Álvaro Benedito não obedeceu a ordem dos criminosos e acelerou sua moto, mas ele acabou sendo baleado no braço. Os assaltantes ainda conseguiram levar a moto da vítima, uma Honda Fan CG 125 ES de cor vermelha, de placa OJV 9562.
O jovem mesmo ferido, foi procurar ajuda em um posto de gasolina e em seguida foi socorrido por uma ambulância do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), e não corre o risco de morrer.
A Polícia Militar realizou busca pela região mais nenhum suspeito foi preso. Caso alguém tenha alguma informação sobre o paradeiro da moto da vítima, ligue para à PM através do 190.


*Passando na Hora.

PAULO GUEDES ESCOLHE ROGÉRIO MARINHO PARA SECRETÁRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, escolheu o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) como secretário especial de Previdência Social. O anúncio deve acontecer nesta terça-feira (11).
Guedes acertou o nome de Marinho nesta segunda (10) com o presidente eleito Jair Bolsonaro.
Relator da nova lei trabalhista, proposta pelo governo Michel Temer e aprovada pelo Congresso Nacional, Marinho não se reelegeu em outubro.
Na opinião de Paulo Guedes, Marinho poderá articular no Congresso Nacional a votação da reforma da Previdência.
O futuro ministro defende urgência para a votação, e Bolsonaro já disse que espera a votação ainda no primeiro semestre de 2019.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: Motorista de aplicativo é encontrado esfaqueado dentro da mala do próprio carro

Veículo foi abandonado na comunidade de Santo Antônio dos Barreiros, em São Gonçalo do Amarante — Foto: PM/Divulgação
Um homem que trabalha como motorista de um aplicativo de transporte de passageiros foi encontrado esfaqueado dentro do seu carro na madrugada desta segunda-feira (10), em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal.
De acordo com a Polícia Militar, ele foi rendido por assaltantes e forçado a dirigir para eles algumas horas, antes de sofrer as cutiladas.
Ainda segundo a PM, o homem atendeu a um chamado para uma corrida por volta de 0h30, mas ao chegar aos supostos passageiros, teve o assalto anunciado.
Mesmo tendo entregado o que possuía e obedecido ao comando dos criminosos, ele sofreu cutiladas na barriga e foi deixado na mala do carro na comunidade de Santo Antônio dos Barreiros.
A vítima foi encontrada por volta das 3h dentro do carro e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) ao hospital. A polícia ainda não encontrou nenhum suspeito do crime.

*Fonte: G1 RN

APODI-RN: NO ANIVERSÁRIO DOS 86 ANOS DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL ALICE MACIEL SE APRESENTA NO CALÇADÃO DA LAGOA