quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

APODI- RN: JOVEM É ASSASSINADO A TIROS NA CALÇADA DE CASA

Na noite desta quinta-feira (27/12), mais um crime foi registrado na cidade de Apodi-RN.
A vítima identificada por Samuel Oliveira, vulgo Kiko.
De acordo com informações, dois elementos se aproximaram da vítima, que estava na calçada de sua casa e efetuaram vários disparos de arma de fogo e em seguida fugiram de moto com destino ignorado. Kiko não resistiu e morreu no local. 

A Policia Militar fez o trabalho de isolamento, até a chegada da equipe do ITEP de Mossoró, onde fez remoção do corpo para sede do órgão.
O crime será investigado pela delegacia de Polícia Civil da cidade de Apodi, que tem a frente o delegado Dr Rafael Câmara.
Apodi já conta 18 homicídios no ano de 2018.

CARAVANA NATALINA JÁ CHEGOU NO BACURAU 1!!!!!

Daqui há pouquinho começa o espetáculo da Caravana Natalina no bairro Bacurau 1. É Natal no Sertão do Apodi!!!! Venha assistir, ao lado da Capela de Santo Expedito, próximo a Auto Escola Apodi!!!

RAFAEL GODEIRO-RN: FORAGIDO DA JUSTIÇA CAPIXABA É ASSASSINADO A TIROS NO CENTRO DA CIDADE

O crime aconteceu por voltas das 21h30min de ontem 26 de dezembro na cidade de Rafael Godeiro, no Oeste do Rio Grande do Norte e teve como vítima Andrius Taller da Motta Nascimento de 33 anos de idade, natural da cidade de Itapevi, no estado de São Paulo.

Segundo informações, a Polícia Militar da cidade foi acionada com a informação de disparos de arma de fogo com uma pessoa ferida, na Rua Manoel Raimundo de Lima no centro da cidade de Rafael Godeiro. Quando a polícia chegou ao local já encontrou Andrius sem vida e acionou a equipe de plantão no Itep em Mossoró para os procedimentos e remoção do corpo.

Segundo informações a vítima não tem ninguém da sua família morando na região. O corpo de Andrius Taller da Mota Nascimento permaneceu numa das geladeira do Instituto de Medicina Legal, aguardando a presença de familiares para liberaração do corpo.

Andrius Taller da Motta Nascimento, era procurado pela Justiça do estado do Espírito Santo, onde tinha passagem por tráfico de drogas e receptação de veículo no ano de 2013.


*Fonte: O Câmera.

APODI-RN: ACIDENTE NA ESTRADA DO SÍTIO SÃO FRANCISCO

Recebemos informações, que um caminhão tombou na estrada de acesso ao Sítio São Francisco, na Chapada do Apodi.
O motorista praticamente não sofreu nada, apenas danos materiais.

UERN: Mestrado em Educação inicia processo seletivo para alunos especiais

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) publicou, nesta sexta-feira (21), o processo seletivo simplificado para candidatos a alunos especiais para o Mestrado, referente ao semestre 2019.1.

São oferecidas ao todo 32 vagas, distribuídas entre quatro disciplinas. Poderão se inscrever portadores de diplomas de graduação de Licenciatura em Pedagogia ou outras licenciaturas e portadores de diplomas de áreas afins.

As inscrições devem ser feitas pelo interessado pessoalmente ou por procuração com firma reconhecida em cartório nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2019, das 7h30 às 11h30, na Secretaria do Mestrado em Educação, no bloco da Faculdade de Educação, no Campus Central.

Mais informações sobre a seleção podem ser acessadas no EDITAL.

Agentes e escrivães recusam proposta do governo e paralisação da Polícia Civil do RN continua por tempo indeterminado

Governo quer pagar o 13º salário de 2017 somente para ativos. Além de rejeitar a proposta, categoria também quer definição sobre o salário de dezembro e o 13º deste ano. 

Por Anderson Barbosa, G1 RN 
Agentes e escrivães recusam proposta do governo e paralisação da Polícia Civil do RN continua por tempo indeterminado — Foto: Sinpol-RN
Policiais civis do Rio Grande do Norte vão continuar paralisados. A decisão foi tomada em assembleia, no final da manhã desta quinta-feira (27), após a categoria avaliar e rejeitar a proposta apresentada mais cedo pelo governo, que é a de pagar o 13º salário de 2017 apenas para os policiais da ativa. O pagamento seria feito nesta sexta (28).

Agentes e escrivães estão parados desde a manhã da quarta (26) em protesto contra os salários atrasados. Estão em aberto o 13º salário de 2017 de todos os servidores públicos que ganham acima de R$ 5 mil (o que inclui a maior dos agentes da segurança pública). Além disso, o governo ainda não divulgou quando vai pagar os salários de dezembro nem o 13º deste ano. 

Secretária de Segurança, Sheila Freitas se reuniu nesta manhã com o Sindicato da Polícia Civil (Sinpol-RN) e Associação dos Escrivães (Assesp) — Foto: Sinpol-RN
"Mais uma vez o governador mostrou desrespeito ao anunciar o pagamento do 13° de 2017 apenas para os servidores da ativa, deixando os aposentados e pensionistas sem receber. Nós não aceitamos por entender que não é justo fazer essa discriminação, assim como não é justo pagar apenas aos policias militares em detrimento aos demais operadores da segurança pública", disse Nilton Arruda, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN. 
"Não é o desejo dos policiais civis nem dos servidores da segurança continuarem com o movimento, mas por culpa do governo somos obrigados a lutar pelo nosso direito mais básico que é o salário em dia", destacou o presidente do Sinpol. 

ESPÍRITO SANTO: Velório do ex-governador Gerson Camata é aberto ao público em Vitória

Foto: Luiza Marcondes/ G1
O velório do ex-governador Gerson Camata foi aberto ao público por volta das 10h desta quinta-feira (27), no Palácio Anchieta, em Vitória. Populares lotaram o salão do Palácio, que é a sede do governo do Espírito Santo.
Camata, de 77 anos, foi assassinado nesta quarta-feira (26) com um tiro depois de uma discussão com um ex-assessor, causada por uma ação judicial movida pelo ex-governador contra ele, que resultou no bloqueio de R$ 60 mil da conta bancária do agressor.

Veja a repercussão da morte de Gerson Camata
O ex-assessor, Marcos Venício Moreira Andrade, de 66 anos, foi preso em flagrante e confessou o crime. Ele foi encaminhado para o presídio de Viana, na noite de quarta.

Velório de Gerson Camata, ex-governador do Espírito Santo — Foto: Luiza Marcondes/ G1
Despedida
A despedida de Camata começou às 8h, fechada somente para familiares e amigos próximos. Edmar Camata, que é sobrinho do ex-governador, lamentou a morte do tio. "O momento é de consternação, de tristeza. Mas de alegria pela história dele como senador, governador. Político carismático, radialista. Levou a luz para os municípios", falou.
A aposentada Nayr Caliari, de 65 anos, foi secretária do gabinete de Camata quando ele ainda era governador e ficou abalada com a morte do amigo.
"Eu não tenho palavras. Eu estou tão chateada, triste, dolorosa. Tenho muito lembrança dele, muitos trabalhos, fizemos campanha, andamos juntos", disse Nayr. 

Governador Paulo Hartung lamenta a morte de Gerson Camata, no Espírito Santo — Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta
Assim como outras lideranças políticas, o atual governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, esteve no velório. "Torci para que a notícia não fosse verdade. Muita tristeza, um ato de brutalidade, de violência, contra uma pessoa tranquila, calma. Camata foi um mestre para mim, eu vinha do movimento estudantil, foi aí que encontrei Camata. Virou nosso candidato ao governador em um momento que se lutava pela redemocratização", afirmou Hartung. 
José Ignácio Ferreira, ex-governador do Espírito Santo — Foto: Luiza Marcondes/ G1
O ex-governador José Ignácio Ferreira disse que a morte de Camata foi trágica. "O trágico nessa história é alguém que nunca usou uma arma morrer com um tiro. Camata era um homem de paz, cordial, deu sonhos ao Espírito Santo. Talvez não tenha havido no Espírito Santo um homem com esse talento todo", falou.  

Briga na Justiça 
Marcos Andrade confessou o crime — Foto: Divulgação/ Polícia Civil
Marcos Andrade trabalhou como assessor de Gerson Camata por quase 20 anos. Em 2009, contudo, a relação entre eles ficou comprometida quando Marcos denunciou um suposto crime de caixa 2 cometido por Camata ao jornal "O Globo".
Em entrevista, Marcos afirmou que Camata recebia mesadas de empreiteiras, apresentava recibos falsos de contas eleitorais e obrigava funcionários a pagar, com salários do Senado, suas despesas pessoais. Na época, ele apresentou documentos e anotações para comprovar a denúncia.
Gerson Camata negou as acusações à época. Ele afirmava que Marcos sofria de problemas psicológicos e que suas acusações não deveriam ser levadas em consideração.


*G1 ES.

TEMOS CARTELAS DO NATAL CAP E OESTE CAP PARA VENDER!!!

Cartelas do Natal Cap, por apena 15 reais você concorre a 200 mil, mais três prêmios de 10 mil. Sorteio no próximo domingo!
Cartelas do Oeste Cap, por apenas 10 reais você concorre a quatro prêmios, dois de 2 mil reais, um de 4 mil e um Caminhão de prêmios. Sorteio no dia 13 de janeiro!
Cartelas do Oeste Cap, por apenas 6 reais você concorre a dois prêmios de 2 mil, um de 4 mil e um caminhão de prêmios!
É só chamar Erivan Morais!
TELEFONE: 9 9159-1630. Nós vamos até você e boa sorte!!! 

ESPÍRITO SANTO: EX-GOVERNADOR FOI ASSASSINADO EM VÍTÓRIA

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata foi assassinado a tiros em frente a um restaurante da Praia do Canto, em Vitória.
Segundo relatos de testemunhas, um homem desceu de uma motocicleta e fez vários disparos contra o ex-governador. O policial rodoviário Edmar Camata, sobrinho de Gerson, disse que “aparentemente foi uma execução”.
Governador capixaba de 1983 a 1986 e, depois, senador por 24 anos, Gerson tinha 77 anos e era casado com a ex-deputada federal Rita Camata, que concorreu a vice-presidente na chapa de José Serra em 2002.
A Polícia Civil diz que a motivação do crime ainda é desconhecida.

PM AMEAÇA PARAR ATIVIDADES CASO GOVERNO DO RN NÃO CUMPRA ACORDO

Diante da promessa feita pelo governo do estado em pagar nesta sexta-feira o 13º salário de 2017, categoria diz que vai esperar que pagamento seja o governo cumpra o prometido. 
Depois da paralisação da Polícia Civil, iniciada na quarta-feira (26) e intitulada de Operação Zero, a Polícia Militar também declarou que poderá parar as atividades de rotina, caso o Governo do Estado não cumpra, até o fim da manhã dessa sexta-feira (28), o acordo feito com a categoria. A declaração foi feita pela Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (Asspmbmrn).
O Estado se comprometeu em realizar o pagamento do 13º salário, ainda de 2017, aos bombeiros e policiais militares nesta sexta-feira (28), após uma cobrança da Asspmbmrn. Esse é o prazo final dado pela categoria. O acordo foi fechado durante uma reunião entre a secretária de Segurança, Sheila Feitas, os comandantes das forças militares estaduais e o governador, no dia 20 de dezembro. Eliabe Marques, presidente da associação, afirmou que uma assembleia seria convocada de emergência se o acordo fosse descumprido.
Já Nilton Arruda, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), reiterou que ao longo dessa quinta-feira (27), as delegacias em todo o Estado permanecerão fechadas. O presidente afirmou que duas reuniões foram travadas ontem com a gestão administrativa do governo, mas não houve acordo. Hoje, haverá mais uma reunião para uma terceira tentativa.
De acordo com Nilton, a secretária de Segurança pediu que a categoria cedesse um pouco e realizasse, ao menos, as prisões em flagrantes. Mas a categoria não aceitou e continua em Operação Zero, disse.
No ano passado, os agentes de segurança realizaram a Operação Segurança com Segurança, que durou 23 dias. Ao longo da greve, a violência aumentou no estado e principalmente em Natal. Por isso, a Força Nacional foi acionada e 100 homens foram enviados ao RN para tentar controlar a situação nas ruas.
Além disso, o governo federal enviou 2,8 mil homens das Forças Armadas, no dia 30 de dezembro, para reforçaram o patrulhamento. A permanência das Forças Armadas no RN seguiu até o dia 12 de janeiro deste ano.
 

*OP9/Passando na Hora.

PARNAMIRIM-RN: HOMEM É MORTO A TIROS EM AVENIDA MOVIMENTADA NA MANHÃ DE HOJE

s duas motocicletas ficaram caídas após baterem em um carro — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Um homem foi morto a tiros no início da manhã desta quinta-feira (27) na Avenida Maria Lacerda Montenegro, uma das mais movimentadas do bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, cidade da Grande Natal.
Duas motocicletas ficaram caídas ao lado do corpo. A Polícia Militar faz o isolamento do local enquanto aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
O morto, que veste uma camiseta de uma construtora, ainda não foi identificado e não há muitas informações sobre como aconteceu o crime nem qual seria a motivação.
Segundo a PM, a vítima e um outro homem estariam nas motos e ambos estariam em fuga após uma tentativa de assalto. Na fuga, as duas motos teriam batido em um carro que estava em um semáforo quase em frente ao supermercado Extra. Com o impacto, os dois homens caíram no chão. Foi quando uma terceira pessoa, que também estava em uma moto e perseguia a dupla, começou a atirar. Um foi atingido e morreu no local, no meio da avenida. O outro escapou.
Não há detalhes sobre o homem que escapou muito menos sobre o que atirou.


VNT.

APODI-RN: ASSALTO NA NOITE DE QUARTA FEIRA NO BAIRRO LAGOA SECA

 (Foto: Rállyson Nunes)
Na noite desta Quarta(26) aconteceu na cidade de Apodi um assalto a mão armada, no assalto 3 celulares e uma quantia em dinheiro não informada até o momento foi levada de uma lanchonete.
Segundo informações, dois rapazes teriam chegado armados a uma lanchonete localizada no bairro Lagoa Seca, por volta das 23h30min. Ao chegar no local, os assaltantes exigiram da dona da lanchonete tudo o que tinha no caixa, e ainda foram levados 3 celulares do local. O fato curioso, que intrigou a todos, é que os populares do local estão surpresos pois os criminosos chegaram a pé e de cara limpa, sem nenhuma preocupação.
A polícia foi acionada fez buscas pelo local e não foi encontrado nem vestígios dos criminosos, o caso agora está na responsabilidade do delegado de Polícia da cidade de Apodi, Dr. Rafael Câmara. 


*Informações: ApoNews.

HOJE TEM CARAVANA NATALINA NO BAIRRO BACURAU I

É NATAL NO SERTÃO DO APODI continua nesta quinta-feira com a Caravana Natalina, que chegará ao Bacurau I. Às 19h, ao lado da capela da comunidade, uma rica programação cultural será desenvolvida para a população.
A comunidade do Bacurau I assistirá As Meninas do Apodi, o Teatro Além das Mãos e o Boi Encantado do Apodi

A Caravana Natalina, que é uma das três frentes que compõem o projeto É NATAL NO SERTÃO DO APODI, já percorreu Baixa Fechada, Reforma, Lagoa Rasa, Assentamento Frei Damião, Sítio Ponta II, Aurora da Serra, Baixa do Caic e Centro de Apodi.
É NATAL NO SERTÃO DO APODI prossegue até o dia 6 de Janeiro.

Policiais Civis e Servidores da Sesed continuam Operação Zero por tempo indeterminado

Os Policiais Civis e Servidores da Segurança deflagraram a Operação Zero, na manhã desta quarta-feira (26), para cobrar do Governo do Estado o pagamento do 13º salário de 2017, do 13º de 2018 e o calendário de pagamento do salário de dezembro. O movimento segue por tempo indeterminado.

Durante toda o dia, os Policiais Civis de Natal e região metropolitana se concentraram na Central de Flagrantes, na Cidade da Esperança. No interior, as unidades foram fechadas e os Agentes e Escrivães se concentraram nas delegacias regionais.

Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN, explica que os policiais civis aderiram em massa ao movimento, haja vista o sentimento de insatisfação com o tratamento dado pelo Governo do Estado à categoria.

"O governador gerou uma crise desnecessária ao anunciar que iria pagar o 13º salário de 2017 apenas para os policiais militares. Ele, que passou os últimos anos dizendo ser o governador da segurança, vai encerrar a gestão comprovando que não entende do sistema de Segurança ao priorizar uma categoria em detrimento de outra", afirma Nilton Arruda.

O SINPOL-RN informa que, até o momento, o Governo não sinalizou em receber o Sindicato para apresentar algum posicionamento oficial sobre o pleito.

"Por esse motivo, a Operação Zero vai continuar por tempo indeterminado. Nesta quarta, vamos nos dividir em equipes para passarmos a noite e madrugada nas plantões. Nesta quinta-feira, a categoria volta a se concentrar na Central de Flagrantes", comenta.

A Diretoria do SINPOL-RN parabeniza a todos os Policiais Civis e Servidores da Sesed que estiveram mobilizados ao longo do dia.

INFORMAÇÕES:
Nilton Arruda (Presidente)
Edilza Faustino (Vice-presidente)
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Via: O Câmera.

SOLDADO GUTIERY DIVULGA NOTA DE AGRADECIMENTO PELO NATAL SOLIDÁRIO 2018

Através da campanha, Soldado Gutiery Almeida conseguiu com apoio de mais de 200 colaboradores distribuir 152 cestas básicas e 3.589 brinquedos a crianças de 8 cidades do RN, PB e CE 
O soldado Gutiery Almeida divulgou nota de agradecimento pelo apoio que teve para realizar o Natal Solidário 2018, através do qual conseguiu distribuir 3.589 brinquedos e 152 cestas básicas em 8 cidades do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
"Sintam-se abraçados e imensamente agradecidos por minha pessoa Gutiery Almeida", diz o policial.
NOTA DE AGRADECIMENTO: NATAL SOLIDÁRIO 2018.
Primeiramente gostaria de agradecer a Deus, pelo grande sucesso da nossa campanha NATAL SOLIDÁRIO 2018, onde superamos todos os números do ano passado, e aos quase 200 colaboradores que ajudaram de forma direta e indiretamente na nossa campanha. Infelizmente não é possível citar todos os nomes, mas sintam-se abraçados e imensamente agradecidos por minha pessoa Gutiery Almeida.
Meus agradecimentos a todos que fazem a imprensa, por total apoio na divulgação, pois fortaleceu ainda mais a nossa campanha. Agradeço também em especial a minha amada Mãe que me deu o dom da vida; O meu comandante Major Maximiliano e o Coronel Humberto; A todos os amigos e componentes do Natal Solidário que apoiaram imensamente esse projeto, assim como toda a sociedade potiguar e cearense, e aos agentes de segurança pública dos estados do RN, CE e PB.
Este foi o 5º ano da nossa campanha, onde conseguimos ampliar de forma excepcional os números. Em 2017 tivemos mais de 200 colaboradores e entre compras e doações de brinquedos tivemos 2.274 no total, e várias cidades foram contempladas com a ação: Mossoró, Baraúna, Pau dos Ferros e cidades vizinhas, Governador Dix Sep Rosado e São Bento na Paraíba.
Em 2018 graças ao nosso bom Deus, e a boa divulgação de todos que se empenharam, as pessoas conheceram nosso projeto e com espírito natalino e o desejo de de ajudar ao próximo nesse Natal, nos procuraram e puderam contribuir de alguma forma para a realização desse projeto. Com a ajuda maior da sociedade em geral, assim como a mídia falada e escrita, superamos todas as expectativas, pois toda e qualquer ajuda sempre será bem vinda.
Neste ano apesar da crise financeira que estamos passando, tivemos mais de 200 colaboradores diretos e indiretamente, e contemplamos várias cidades do RN: Mossoró, Baraúna, Pau dos Ferros e Rafael Fernandes , Rodolfo Fernandes, Governados Dix Sep Rosado, Serra do Mel e Porto do Mangue, essas duas últimas também com cestas básicas.
Na Paraíba foi contemplada a cidade de São Bento, onde gostaria de agradecer aos Policiais militares da coirmã paraibana, e ao comandante do policiamento sob o comando do TENENTE Fernando, e todos os guerreiros daquela cidade.
Limoeiro do norte CE, gostaria de agradecer aos policiais militares da coirmã cearense, por total empenho e dedicação para se juntar a nós nesse projeto lindo. Agradeço ao comandante MAJOR R.Menezes e todos os guerreiros daquela cidade inclusive os PM/RN que residem na cidade e se empenharam na campanha.
Números do NATAL SOLIDÁRIO 2018
Neste ano Tivemos no total 3.589 brinquedos entre doados e comprados com o dinheiro arrecadado, várias peças de roupas que foram entregues as famílias mais carentes que encontramos no decorrer da nossa ação; 152 cestas básicas compradas e doadas, que foram doadas para as famílias indicadas por sua maior carência, vários brindes e doces.
Nesta campanha chegamos a incrível marca de R$ 11.450,00 reais em dinheiro arrecadado, valor esse convertido em Brinquedos e Cestas Básicas.
OBRIGADO MEU DEUS PELO DOM DA VIDA E PELO SUCESSO DE NOSSA CAMPANHA!
FELIZ ANO NOVO A TODOS, QUE DEUS ABENÇOE COM MUITOS ANOS DE VIDA, SAÚDE ,PAZ, AMOR, SUCESSO E PROSPERIDADE.
Unidos Somos mais fortes, e que estejamos todos juntos no mesmo propósito para a próxima campanha!
Fotos e vídeos Sigam os instagran:
@gutieryalmeida
@natalsolidario14
“A humildade não te faz melhor que ninguém, mas te faz diferente de muitos!”
José Gutiery Almeida de Sousa. Soldado da PM/RN.

CANGUARETAMA-RN: Mar avança sobre rodovia no RN e prefeitura decreta emergência; vídeo mostra força da maré

Mar avança sobre rodovia em Barra de Cunhaú no RN — Foto: Alexandre Gomes/Reprodução/Vídeo
O avanço do mar tem causado preocupação no distrito de Barra do Cunhaú, em Canguaretama, Litoral Sul potiguar. A força da maré já atingiu uma rodovia estadual (a RN-269) e se aproxima de casas da região (veja o vídeo abaixo). Para realizar obras de contenção, como a instalação de um paredão de pedras (enrocamento), a prefeitura decretou situação de emergência na cidade.

O feriado de Natal, nesta terça-feira (25), foi de trabalho de instalação das pedras, na praia. O serviço emergencial, que tem o objetivo de retardar o avanço do mar, foi determinado na última sexta-feira (21) e começou no fim de semana, após uma reunião da prefeitura com técnicos da UFRN e da Defesa Civil.

Os especialistas apontaram a necessidade de projetos mais avançados, porém recomendaram o enrocamento para retardar a erosão, enquanto o município busca recursos federais.

Segundo o decreto municipal, ao longo das últimas décadas, a erosão costeira causou um avanço de mais de 100 metros. O mar já destruiu imóveis e agora afeta a RN-269, causando danos de locomoção para moradores e frequentadores da praia. O fluxo de veículos é interditado quando a maré fica cheia.

"Buscamos uma solução conjunta para essa situação, batendo em muitas portas dos governos estadual e federal. Infelizmente, o Estado e a União também estão com limitações financeiras. A partir do momento que foi indicada a necessidade urgente de obras de contenção no local, eu determinei o início dos trabalhos (de enrocamento)", afirmou a prefeita Fátima Marinho.
Prefeitura realiza obra emergencial de enrocamento na praia de Barra do Cunhaú, no RN — Foto: Prefeitura de Canguaretama/Cedida
Ainda de acordo com ela, o Poder Executivo vai buscar recursos e projetos para uma solução definitiva, mas precisa das obras emergenciais para garantir a segurança dos moradores e frequentadores da região.

A prefeitura afirmou que ainda não tem o levantamento do custo do trabalho emergencial.

*VNT