domingo, 13 de janeiro de 2019

CEARÁ: Zoológico que abriga ursos siberianos no sertão cearense é reformado

Ursos siberiano ganham ambiente reformado e adaptado em pleno serão cearense — Foto: Santuário de Canindé/Divulgação
A área no Zoológico de Canindé que abriga os ursos siberianos Dimas e Kátia foi reformada para melhor abrigar os animais no sertão cearense. Desde 2018 o casal de ursos está no centro de uma disputa entre a paróquia da cidade e o Instituto Luísa Mell, que alega que a região não oferece condições de bem-estar aos animais devido ao calor. O Conselho Federal de Medicina Veterinária concluiu que eles têm "plenas condições" de ficarem em Canindé.

Neste sábado (12), o zoológico inaugurou um novo parque para os ursos. O local recebeu instalação de troncos, uma plataforma elevada e rochas. A reforma é uma das exigências do parecer emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em novembro de 2018.

A melhoria do espaço integra a primeira parte da reforma. A segunda etapa será a construção de um corredor de segurança no cambiamento, a área de confinamento em que os ursos descansam. Esta intervenção deve ser iniciada na próxima semana, conforme o zoológico. 

Kátia e Dimas ganham ambiente adaptado em Canindé — Foto: Santuário de Canindé/Divulgação
"Eles [os ursos] já fizeram o primeiro reconhecimento. Toda a equipe do zoológico, o veterinário, a bióloga... todos se mobilizaram para que os ursos conhecessem o novo espaço. Dimas e Kátia estavam há quatro dias no cambiamento, porque precisávamos abrir o muro, e hoje foi o primeiro contato dos dois com o novo ambiente", relatou o assessor do Santuário de Canindé, Jander Silva. 

*G1 CE.

Nenhum comentário: