terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Primeiro colocado em medicina da UFRN é campeão estadual e regional de química

Pedro Saraiva Ramos foi o primeiro colocado em medicina na UFRN no Enem de 2018 — Foto: Arquivo Pessoal
O primeiro lugar no curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pedro Saraiva Ramos, tem 17 anos e conta que fez o Exame nacional do Ensino Médio pela primeira vez, “valendo”, no ano passado. “Mas fiz a prova como teste desde o 9º ano”, recorda.
Pedro cursou em 2018 o 3º ano do ensino médio e, durante os anos de aluno no Colégio Nossa Senhora das Neves, colecionou medalhas em olimpíadas estudantis.
Ele venceu a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, também ganhou a de Matemática, por três vezes levou o ouro na Olimpíada Estadual de Química, foi menção honrosa na nacional e venceu também a Olimpíada do Norte/Nordeste de Química.
Sobre a medicina, diz que escolheu o curso depois de conversar com o irmão, que é aluno da graduação. “O meu irmão faz o curso e o contato que eu tive, mesmo que pouco e superficial, me despertou um certo interesse. Então, ponderando esse aspecto e outros, a decisão a que cheguei foi essa”, afirma.

Preparação
“Pude relaxar mais no 3º ano, que eu acho que é importante também”. Pedro Saraiva Ramos afirma que a dedicação desde o início da escola, procurando absorver os conteúdos mesmo quando ainda estava no ensino fundamental, permitiram que ele conseguisse ter uma rotina mais tranquila no ano em que prestou o Enem. “Não foi só um ano de preparação, foram vários”.


*VNT

Nenhum comentário: