segunda-feira, 8 de abril de 2019

Hemocentro está com estoque de sangue em estado crítico

O Hemocentro de Mossoró está com o estoque de sangue abaixo da capacidade necessária para suprir as demandas da cidade e convida a população a realizar doações.

Alda Sales, assistente social do Hemocentro, informou que as doações têm diminuído, principalmente após esse período de chuvas, que impedem os doadores de irem ao local, e, também, devido ao aumento nos casos de viroses.

Segundo Alda, para que não falte sangue para as cirurgias eletivas e de urgência, bem como para os tratamentos clínicos nos centros de oncologia, são necessárias uma média de 40 a 50 bolsas por dia. Contudo, esse número caiu pela metade.

“Nós encerramos o mês de março com apenas 759 bolsas de sangue, um número bem abaixo na nossa meta que é de 1200 bolsas por mês. Por mais que a gente tenha feito campanhas, o número de doações continua abaixo do ideal, com uma média de 20 bolsas por dia”, explicou.

Assistente Social também informou que quem tiver interesse em fazer campanhas na unidade pode procurar a equipe de assistência social para que eles possam dar todo o apoio e fornecer as informações sobre os procedimentos necessários para a realização da campanha.

“Nós pedimos que a população venha até o homocentro, se informe, faça sua doação, pois nós estamos sempre com esse deficit no volume de entrada e saída. Lembrando que hoje nós estamos precisando de todos os tipos sanguíneos”, relatou Alda.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. O Hemocentro está localizado na Rua Projetada, s/n, bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

- Estar em boas condições de saúde;

- Estar bem alimentado;

- Ter entre 16 e 69 anos (entre 16 e 17 devem estar acompanhados dos responsáveis);

- Pesar mais de 50 kg;

- Não tomar medicamentos que possam afetar a saúde;

- Não ter contraído hepatite após os 11 anos

- Não ter feito cirurgia recente;

- Não ter feito tatuagem ou aplicado piercing nos 12 meses que antecederem a doação;

- Apresentar documento original, com foto, no dia da doação.


*Informação: Mossoró Hoje.

Nenhum comentário: