quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

MOSSORÓ-RN: HOMEM É MORTO A TIROS EM MESA DE BARALHO NO BAIRRO OURO NEGRO

O Centro de Integrado de Operações da Polícia Militar (CIOSP), registrou o crime de homicídio de n° 10 no noite desta quarta feira 16 de janeiro de 2019, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu na Rua Chico Teófilo no bairro Ouro Negro.
De acordo com as primeiras informações, a vítima identificada como Fernando Sousa da Silva, 43 anos, conhecido como "Marcos da Revista", morador da antiga Fazenda São João, na Zona Rural de Mossoró estava em uma casa de Jogo de Baralho, quando foi surpreendido por dois elementos que chegaram de Moto e efetuaram vários disparos de arma de fogo. Ele foi atingido com tiro na parte de trás da cabeça e morreu no local.
Após o crime, os assassinos fugiram em sentido ignorado e até o momento não foram localizados.
A Polícia não tem informações sobre a motivação da ação criminosa nem dos seus autores.
Moradores do bairro afirmaram que a vítima era uma pessoa trabalhadora e não tinha envolvimento com ilícitos.
A Polícia Militar isolou o local de crime,até a chegada do Instituto Técnico-Cientifico de Perícia (ITEP), que removeu o corpo para a sede do órgão.
Mais imagens

*Passando na Hora.

Inep divulga notas do Enem na sexta-feira

Inep divulga notas do Enem na sexta-feira
Nesta sexta-feira (18), mais de 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado terão acesso às notas das provas. O resultado será divulgado na internet, na Página do Participante, e no aplicativo oficial do Enem.

Os participantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, será divulgada apenas em março, 60 dias depois dos demais participantes.

A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará ainda, em data a ser definida, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

O que fazer com as notas?

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa, as vagas disponíveis. São mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.

Edição: Graça Adjuto/VNT

Farmacêuticos orientam sobre temas importantes no período do Verão

No próximo dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico, e o Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) propõe algumas pautas, aproveitando o período de verão. A ideia é que a matéria pudesse ouvir um farmacêutico especialista no tema, de forma a divulgar as várias áreas de atuação deste profissional, por meio da ajuda à população com informações seguras e de qualidade sobre temas relevantes.

Tema 1: Riscos da Automedicação em doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Os casos de Dengue, Zika e Chikungunya aumentam no período do Verão, pois, nesta estação, as temperaturas são favoráveis ao desenvolvimento do Aedes aegypti. Nesse período também há uma maior escassez no abastecimento de água, o que estimula o estoque em recipientes e depósitos, algumas vezes sem tampas. Além disso, as chamadas chuvas de verão podem formar criadouros em plantas, vasos e objetos que podem acumular água.

Muitas pessoas ao perceberem sintomas como febre, dores, manchas etc fazem uso de medicação por conta própria, não considerando os riscos dessa prática. O perigo aumenta potencialmente quando o paciente, já diagnosticado com dengue, zika ou chikungunya, decide se automedicar.

> O farmacêutico poderá alertar sobre estes riscos e orientar sobre o uso de medicamentos nestes casos.

Tema 2: Fotoproteção: como escolher o protetor solar mais adequado?
Natal está entre as cidades com maior incidência de raios ultravioletas, causadores do câncer de pele. A melhor forma de se prevenir é o uso do protetor solar, aliado ao uso de chapéus, roupas protetoras, óculos e a não exposição direta ao sol sempre que possível.

Muitos têm dúvidas sobre como utilizar o protetor solar, sua quantidade, o tipo, o Fator de Proteção e o tempo de permanência na pele.

> Para ajudar a entender todas essas questões, o Farmacêutico irá explicar cada um desses pontos.

Tema 3: Riscos do Uso de Medicamentos associado à Bebidas Alcoólicas

Verão é sinônimo de férias e descanso para muita gente. Neste período, alguns aproveitam para se reunir com familiares e amigos e fazem uso de bebida alcóolica nas comemorações. O problema é quando não se atenta para as possíveis interações do álcool com os medicamentos.

> O Farmacêutico falará sobre os riscos dessa prática, a diminuição ou potencialização dos efeitos dos medicamentos e as reações adversas ao se ingerir bebida alcóolica associada ao medicamento.

Tema 4: Uso de medicamentos por Atletas e amadores praticantes de esportes

O Verão é período em que os esportes estão em alta!

Sejam nos esportes aquáticos como Surf e suas variações, Natação e Canoagem, ou nos esportes tradicionais como futebol Vôlei e artes marciais é preciso que os atletas, treinadores e amadores, que praticam esportes com regularidade, estejam atentos as interações, reações adversas e outros efeitos colaterais que o uso de medicamentos pode gerar no desempenho e saúde do atleta.

> Para tratar desse tema, o Farmacêutico irá explicar quais os cuidados que a serem tomados para evitar surpresas desagradáveis decorrentes de efeito colateral de medicamentos e quais os riscos específicos da automedicação nos atletas.

Contato para matérias e entrevistas:

Assessoria de Comunicação do CRF-RN

MOSSORÓ-RN: MIRELA CIARLINI SOFRE INFARTO

Ex-secretária de Comunicação se submeterá a um cateterismo
O antenado jornalista Emerson Linhares, diretor da Rádio Difusora de Mossoró-RN – AM 1.170khz -, informa que a ex-secretária de Comunicação da Prefeitura de Mossoró, Mirela Ciarlini, sofreu um infarto.
Se submeterá a um cateterismo no Hospital Wilson Rosado, onde encontra-se com estado de saúde estável.
Mirela Ciarlini foi secretária de Comunicação, na gestão do ex-prefeito, Francisco José Júnior.
Que a mão de Deus opere sua recuperação.


*Carlos Skarlack.

Janeiro Branco na Maternidade Januário Cicco alerta sobre saúde mental

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada à rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove, a partir da próxima terça-feira, dia 22, a Campanha Janeiro Branco, com o tema: Quem cuida da mente, cuida da vida.

A programação segue até o final do mês com stand informativo, atividades culturais, autoexame de saúde mental, jogo interativo de riscos psicossociais e palestra que abordará o autoconhecimento como uma ferramenta para a saúde mental.

Segundo a psicóloga organizacional da MEJC, Monique Pimentel, a campanha tem como principal objetivo despertar a reflexão sobre a condição psíquica e existencial do indivíduo. “É uma forma de contribuirmos para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma cultura da saúde mental dos indivíduos e das instituições”, afirma.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde indicam que, no Brasil, tem crescido o número de pessoas com problemas relativos à saúde mental e saúde emocional. Entre os problemas, destacam-se os transtornos de ansiedade, alimentares, obsessivo compulsivo, estresse pós-traumático e depressão, considerada a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo.

As estimativas da OMS apontam que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão, um aumento de mais de 18% entre 2005 e 2015. O crescente número de casos de doenças relacionados à falta de qualidade de vida são um sinal de alerta para que se repense a abordagem da saúde mental e tratem-na com a urgência que merece”, ressalta a especialista.

Monique Pimentel lembra que a falta de apoio às pessoas com transtornos mentais, juntamente com o medo do estigma, impedem, em muitos casos, que elas busquem o tratamento de que necessitam para viver de modo saudável e produtivo. "É preciso vencer o preconceito e falar sobre as dores emocionais, buscando os cuidados necessários. Uma simples tristeza pode evoluir para um quadro mais grave, e é preciso prevenir antes que as pessoas adoeçam”, finaliza. Acesse aqui a programação completa do Janeiro Branco da MEJC.

ATENÇÃO VOCÊ QUE ACREDITA NA SORTE! ESTAMOS VENDENDO CARTELAS DO OESTE CAP!!!

Cartelas ao preço de 10 reais.
Cartelas ao preço de 6 reais.
LIGUE DE QUALQUER PONTO DA CIDADE, QUE NÓS VAMOS ATÉ VOCÊ!
WHATSAPP: 9 9159-1630

O sorteio será no próximo domingo, dia 20 de janeiro, às 10 hora na Rádio Cidade FM, 87,9 de Apodi.

PARNAMIRIM-RN: BANDIDO MORRE, OUTRO É BALEADO E TERCEIRO FOGE APÓS ROUBO DE CARGA NO RN

O motorista do veículo estava realizando a entrega dos produtos quando foi surpreendido pelos três homens 
Os bandidos tomaram o veículo com produtos cosméticos na cidade de Parnamirim, na Grande Natal. Foto: Alexandre Casciano/TV Ponta Negra
O assalto a um veículo de cargas aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (16) e resultou na morte de um bandido na Zona Norte da capital potiguar. Outro criminoso, identificado apenas por Carlos, foi preso e um terceiro conseguiu fugir. Os bandidos tomaram o veículo com produtos cosméticos na cidade de Parnamirim, na Grande Natal.
O motorista da Kombi estava realizando a entrega dos produtos quando foi surpreendido pelos três homens. Os bandidos deixaram o trabalhador no local e seguiram com o automóvel. O condutor acionou o rastreamento do carro e uma equipe de policiais do Batalhão de Choque iniciou a busca pelos criminosos.
A polícia encontrou os bandidos no bairro Pajuçara, na Zona Norte da cidade. Eles já estavam descarregando o material capturado quando foram surpreendidos pelos militares. No local, houve troca de tiros. Um deles ainda não identificado foi baleado, chegou a ser socorrido para o Hospital Santa Catarina, mas não resistiu e morreu. O segundo foi preso e o terceiro se evadiu. O caso foi conduzido à 13ª Delegacia de Oolícia da Zona Norte, mas será transferido para à 1ª Delegacia de Polícia de Parnamirim.

  
*OP9/Passando na Hora.

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 15/01/2019 as 7:00hs de 16/01/2019
No. Postos Existentes: 177 No. Postos sem Contato: 107
No. de Postos com Chuva: 18 No. de Postos sem Chuva: 52

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Grossos 5,0
Sao Rafael(Particular Ii) 4,4
Jucurutu(Emater) 4,0
Itaja(Emater) 1,9
Alto Do Rodrigues(Emater) 1,8
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 0,6
Janduis(Emater) 0,2

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR

Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 33,7
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 30,1
Bodo(Emater/trf p/delegacia) 10,0
Pedro Avelino(Particular) 9,0
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 7,0
Angicos(Prefeitura) 5,0
Lajes(Olho Dagua Dois Irmaos) 2,3

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Ielmo Marinho(Prefeitura) 9,5


MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 19,5
Natal 6,7
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 2,1

ATENÇÃO VOCÊ QUE ACREDITA NA SORTE! ESTAMOS VENDENDO CARTELAS DO NATAL CAP!!!

LIGUE DE QUALQUER PONTO DA CIDADE, QUE NÓS VAMOS ATÉ VOCÊ!
WHATSAPP: 9 9159-1630
QUER GANHAR? AGORA DÁ!

PARNAMIRIM-RN: Operação da PF com apoio do Bope apreende 80kg de pasta base de cocaína no RN

PF apreendeu droga, armas e carros com apoio do Bope em Parnamirim, RN — Foto: Divulgação/PM
Uma operação da Polícia Federal, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM, resultou na apreensão de aproximadamente 80kg de pasta base de cocaína na Grande Natal. A ação aconteceu na cidade de Parnamirim, bairro Emaús. Cinco homens e uma mulher foram presos.
De acordo com a Polícia Militar, a operação foi encabeçada pelo Departamento de Narcóticos da PF e aconteceu na manhã desta quarta-feira (16). A investigação levou os policiais até uma casa no bairro Emaús e, do lado dentro, eles encontraram os suspeitos e a droga.
Ao todo, foram apreendidos 78 tabletes de pasta base de cocaína, duas pistolas, celulares e quatro carros. 


*G1 RN.

MOSSORÓ-RN: POLICIAL MILITAR DO CIOSP AJUDA A SALVAR VIDA DE RECÉM NASCIDO ENGASGADO

No início da noite desta terça (15) o CIOSP Mossoró recebeu ligação de uma mulher residente na Ilha de Santa Luzia que se encontrava em situação de desespero em razão de que seu filho de apenas um mês de vida se encontrava engasgado com leite materno.
Do outro lado da linha o Soldado PM F. Dantas, prestes a completar uma década na corporação. Ele tinha a opção de transferir a ligação para o Corpo de Bombeiros mas, entendendo quão precioso era o tempo naquela situação, passou a orientar a mulher com técnicas que resultaram na desobstrução da traquéia da criança.
O êxito foi comemorado por todos os colegas que se encontravam na central de emergência. Minutos depois o pai da criança, ainda bastante emocionado, ligou para agradecer e registrar elogio na atuação do profissional.
Muito embora receba o nome de centro integrado e disparado o serviço emergencial de maior demanda junto a população, o CIOSP Mossoró necessita de melhor estrutura além de contar apenas com policiais militares em seu corpo de trabalho, não existindo integração real dos órgãos como na capital do estado.


*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ. HOMENS ARROMBAM CASA COM TIROS DE CALIBRE 12 E EXECUTA EX-PRESIDIÁRIO NO BAIRRO AEROPORTO.

No final da matéria vídeo onde Perito do ITEP fala sobre o caso.
Wellington Carvalho Benjamin, 27 foi executado dentro de casa, na rua Cícero Rodrigues Gabriel, no bairro Aeroporto, por trás de uma Madereira localizada as margens da BR 304, em frente à Rodoviária. Segundo a Polícia Militar, a esposa estava com ele no momento do crime. Os elementos atiraram com uma espingarda na fechadura do portão principal, entraram e mandaram a esposa do mesmo correr. Wellington foi executado na área da residência. Ainda de acordo com Cabo Pinheiro, a vítima foi presa setembro ano 2017, envolvido em assalto na área do 2° BPM, e segundo seus familiares teria passado apenas oito dias preso, e também já respondia por um crime de homicídio. A Polícia isolou local de crime, e o ITEP após trabalho de perícia no local, removeu corpo para necrópsia. Esposa bastante abalada não quis gravar entrevista. Perito Renildo Marcelino constatou lesões provocadas por arma de fogo na cabeça de calibres diferentes, como 12 e revólver ou pistola.
No dia 26 de Setembro de 2018,Wellington Carvalho Benjamin foi preso juntamente com dois elementos suspeitos de assaltos em Mossoró.(RELEMBRE).

Assista ao Vídeo:

*Passando na Hora.

NATAL-RN: Lutador de artes marciais é morto a tiros dentro de bar na Zona Sul

George Luiz da Silva estava em uma mesa do lado de fora do bar quando um carro se aproximou com três pessoas dentro. Sem descer do veículo, os assassinos atiraram no lutador — Foto: PM/Divulgação
Um lutador de artes marciais de 41 anos foi morto a tiros no final da noite desta terça-feira (15) dentro de um bar no conjunto cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. Ainda não há pistas dos assassinos nem da motivação do crime.

Segundo a Polícia Militar, George Luiz da Silva estava em uma mesa do lado de fora do bar quando um carro se aproximou com três pessoas dentro. Sem descer do veículo, os assassinos atiraram no lutador. O bar fica na esquina da Avenida dos Xavantes com a Rua Mogi Guaçu. O lutador ainda tentou correr, mas não conseguiu escapar.

Após os disparos, os assassinos fugiram. A PM ainda disse que o pai e um irmão de George foram ao bar assim que souberam do homicídio, mas não tinham suspeitas para a motivação do assassinato.

Buscas ainda foram feitas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 


*G1 RN.

MOSSORÓ-RN: PM PRENDE JOVEM COM ARMA DE FOGO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Policiais Militares da Força Tática (FT) do 2°BPM sob o comando do Major Maxmiliano Fernandes, prenderam na manhã desta terça-feira, 15 de Janeiro 2019, um elemento armado no bairro Santo Antônio em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Os policiais realizavam patrulhamento pela Rua Delfim Moreira, quando visualizaram uma dupla trafegando em uma motocicleta em atitude suspeita e resolveram realizar uma abordagem.
Foi feito um acompanhante tático e ao chegar na Rua Jeremias da Rocha, os suspeitos foram alcançados e abordados.
Com Carlos Iago Oliveira de Medeiros, de 22 anos uma revólver calibre 32. A dupla foi conduzida para a 2ª Delegacia de Polícia Civil onde após ser autuado por porte ilegal de arma Carlos Iago pagou fiança foi liberado para responder o processo em liberdade. O jovem O jovem informou que andava armado porque tem inimigos.


*Passando na Hora.

É AMANHÃ! 49º ANIVERSÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO EM APODI!