segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

BRUMADINHO-MG: UM MÊS DO CRIME DA VALE

Há um mês, no dia 25 de janeiro, os moradores da cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, tornaram-se vítimas de uma das maiores tragédias socioambientais do mundo. O rompimento da barragem da mineradora Vale, no Córrego do Feijão, causou a morte de 179 pessoas. Trabalhadores, mães, pais, filhos e filhas, soterrados pela avalanche de lama tóxica, vítimas de um crime, mais uma vez, protagonizado pela maior mineradora do Brasil. Outras 134 pessoas ainda não foram encontradas. 
Assim como os atingidos de Mariana (MG), vítimas do rompimento da barragem do Fundão, da Samarco, há mais de três anos, a falta de informações, a dor, o luto e a revolta, agora são parte do cotidiano dos moradores de Brumadinho, que denunciam, em meio a tantas vozes embargadas, que a Vale é responsável pelo desastre. Hoje, 30 dias após o crime, muitas famílias ainda sobrevivem com a angústia de não poder enterrar seus entes queridos.
A dimensão dessa tragédia anunciada, resultado de um modelo de mineração predatório adotado pela Vale e outras mineradoras que exploram territórios nacionais, é também ambiental. Não há mais possibilidade de vida no rio Paraopeba ou até mesmo em suas margens. Suas águas claras, após o crime da Vale, se tornaram um mar de lama.
Mais de 700 barragens são "de alto risco" no Brasil e outras 45 estão com as estruturas comprometidas. Quantas tragédias como a de Brumadinho e Mariana poderiam ser evitadas? Até quando tantas pessoas ainda serão vítimas desse modelo de mineração que privilegia o lucro em detrimento de todas as formas de vida?


Hoje, 25 de fevereiro:

Um mês após a tragédia, o número de mortos identificados chega a 179 e 141 vítimas seguem desaparecidas. Numero de moradores desabrigados.



*Por Lu Sudré-Brasil de Fato.

APODI-RN: MORREU CHAVINHA

Faleceu na manhã de hoje, 25 de fevereiro de 2019 o Chavinha, como era conhecido. Chavinha era filho de Jonas Pinto, uma pessoa muito conhecida e morava no Sítio Ponta. Costumava beber e acabava e sempre embriagado.
De acordo com informações, Chavinha estava em casa, quando sofreu uma convulsão. O SAMU foi acionado e quando a equipe chegou no local, Chavinha já estava sem vida.
Do Blog, aqui deixamos as nossas condolências aos familiares. Chavinha, descanse em paz!

CARTELAS DO OESTE CAP E NATAL CAP JÁ ESTÃO À VENDA!

As cartelas do Oeste Cap desta semana já estão à venda! É só chamar pelo fone 9 9159 1630. Preços de 6 e 10 reais!
Cartelas do Natal Cap ao preço de 10 reais! Quer ganhar? Agora dá!!!

EMPARN: CHUVAS REGISTRADAS NO FINAL DE SEMANA EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 22/02/2019 as 7:00hs de 25/02/2019
No. Postos Existentes: 177 No. Postos sem Contato: 100
No. de Postos com Chuva: 64 No. de Postos sem Chuva: 13

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Pendencias(Ana) 67,5
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 63,7
Areia Branca(Emater) 48,8
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 44,6
Upanema(Prefeitura) 39,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 37,0
Martins(Particular) 30,2
Francisco Dantas(Emater) 29,0
Rafael Fernandes(Emater) 27,7
Pau Dos Ferros(Particular) 27,0
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 27,0
Agua Nova(Prefeitura) 26,8
Caraubas(Particular) 26,8
Riacho De Santana(Emater) 23,0
Severiano Melo(Prefeitura) 22,5
Parana(Emater) 20,0
Lucrecia(Emater) 19,5
Apodi (Centro) 15,4

Barauna(Emater) 13,3
Porto Do Mangue(Prefeitura) 13,0
Rafael Godeiro(Emater) 12,1
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 10,5
Coronel Joao Pessoa(Emater) 9,9
Venha Ver(Emater) 9,6
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 9,3
Messias Targino(Prefeitura) 8,7
Janduis(Emater) 8,4
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 8,0
Major Sales(Prefeitura) 7,0
Campo Grande(Particular 2) 6,8
Sao Rafael(Particular Ii) 6,3
Jose Da Penha(Emater) 5,4
Sao Rafael(Emater) 4,4

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR

Acari(Particular) 29,0
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 20,0
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 12,0
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 11,7
Carnauba Dos Dantas(Emater) 9,7
Macau(Posto Nosso Barco) 8,6
Macau(Defesa Civil (ex-emater)) 2,0
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 2,0
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 1,1

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Monte Alegre(Emater) 60,0
Santa Maria(Sind.trab.rurais) 43,0
Ielmo Marinho(Prefeitura) 41,3
Rui Barbosa(Emater) 32,5
Coronel Ezequiel(Particular) 28,0
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 22,0
Jacana(Emater) 17,9
Boa Saude(Emater) 15,0
Barcelona(Particular) 14,7
Bento Fernandes(Sec Agricultura) 9,9
Sao Pedro(Emater) 8,3
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 7,0
Monte Das Gameleiras(Emater) 6,0
Sao Tome(Emater) 5,7
Joao Camara(Centro Saude) 4,9

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Extremoz(Emater) 81,4
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 50,8
Natal 44,0
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 40,8
Ceara Mirim 17,0
Goianinha(Emater) 12,5
Maxaranguape(Particular) 10,5
Montanhas(Prefeitura) 9,4

MOSSORÓ-RN: ACUSADA DE MATAR E QUEIMAR ADOLESCENTE É PRESA COM OUTRO FORAGIDO EM FESTA NAS MALVINAS

Policiais Militares do 12º BPM, receberam denúncias que em uma festa que estaria sendo realizada por uma facção criminosa neste fim de semana em uma residência onde estava havendo consumo de drogas.
Os policiais foram até o local informado, e durante a abordagem não encontraram nenhum entorpecente, resolveram conduzir os festeiros até a Delegacia de Plantão para averiguar a situação de cada um deles.
Durante a consulta, foi constatado que dois dos participantes da festa se encontravam com mandados de prisão em aberto expedidos pela comarca de Mossoró.
Letícia Vital Ramos, é uma das sete pessoas acusadas de participar do homicídio contra Geane de Melo Nogueira, de 12 anos, que após ser raptada de dentro de casa, foi assassinada e teve o corpo queimado, no dia 04 de novembro de 2018 nas Malvinas. (RELEMBRE)
No dia 09 de Março de 2018, ela foi presa acusada de tráfico de drogas no bairro Dom Jaime Câmara. (RELEMBRE)
Contra Sorato de Souza Fernandes 27 anos, constava o mandado de prisão referente a dano ao patrimônio público.
Ele que é preso de justiça, e danificou a tornozeleira eletrônica que monitorava sua liberdade vigiada.

No dia 19 de março de 2014,
Sorato foi baleado após uma tentativa de assalto na rua Marechal Deodoro no bairro Paredões onde próximo a Cobal. (RELEMBRE)
No dia 10 de agosto de 2017, foragido da Penitenciária Mário Negócio ele foi recapturado pela DENARC no bairro Bom Jardim. (RELEMBRE)
Os dois foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão a disposição da justiça. 


*Informações: Fim da Linha/Passando na Hora.

MORO DIZ QUE NINGUÉM SERÁ POUPADO

Em entrevista à Jovem Pan, falou sobre o caso dos laranjas do PSL e garantiu que ninguém será poupado
“Quando fui convidado por Bolsonaro, o que conversamos: ninguém seria poupado. Se surgissem casos de crime no âmbito do governo, isso seria apurado e não seria poupado ninguém. E isso foi passado para a Polícia Federal. Órgãos de investigação têm independência. O próprio presidente solicitou que esses episódios fossem devidamente apurados. O trabalho que tem que ser feito em relação a esse fato está sendo feito.”

O Antagonista e Jovem Pan.

VENEZUELA: Militares negociam recuo de tanques venezuelanos na fronteira

O Ministério da Defesa informou neste domingo (24), por meio de nota, que intercedeu para que incidentes, na linha de fronteira, envolvendo venezuelanos e a Guarda Nacional Bolivariana, não voltem a se repetir. Uma das medidas negociadas foi a retirada de tanques das forças militares do país vizinho que estavam posicionados em uma barreira do lado venezuelano da fronteira.
“Os veículos antidistúrbios, que estavam na barreira montada no país vizinho, recuaram imediatamente. Militares brasileiros e venezuelanos negociaram, no local, e foi entendida a inconveniência da presença desse tipo de aparato militar. No lado brasileiro, o controle dos acolhidos foi reforçado para evitar novos confrontos”, informou a pasta.
O ministério reiterou que manterá a fronteira do Brasil aberta para acolher os imigrantes, que buscam refúgio no país. “Há um ano, o Brasil está engajado na Operação Acolhida – ação humanitária para atender aos irmãos venezuelanos que chegam no País. Por isso, o Ministério da Defesa reitera a confiança numa solução urgente para a situação na Venezuela”. As informações são do Notícias ao Minuto.


*O Xerife.

CEARÁ: MULHERES MORREM AFOGADAS DEPOIS DE SALVAREM CRIANÇAS EM AÇUDE

Duas mulheres morreram afogadas após resgatarem duas crianças em um açude no Bairro Sítio Novos, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, na tarde deste domingo (24).
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Valdiana Cardoso Sousa, 37 e Aline Maciel Cardoso de Queiroz, 32, estavam no local acompanhadas de outras pessoas, quando notaram que duas crianças estavam se afogando.
As duas entraram na água e conseguiram resgatar as crianças. Após o salvamento, Aline e Valdiana não conseguiram retornar e também se afogaram.
Aline chegou a ser resgatada e levada para as margens do açude, onde foram realizados os primeiros socorros, mas ela não resistiu e morreu no local. Já Valdiana não conseguiu sair da água.
Conforme a SSPDS, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) foram acionadas e realizam buscas no açude com o intuito de localizar a vítima. Equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também estiveram no local.
 
*CNPolícia.com

LAGOA NOVA-RN: DOIS JVENS MORREM EM ACIDENTE DE MOTO

A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada na tarde desse domingo, 24, para atender um acidente grave na zona urbana de Lagoa Nova. Ha registro de dois óbitos no acidente.
O sinistro se deu por volta das 14 horas próximo à área de Lazer "O Corujão". Ramon Daniel, 19 anos, de Currais Novos; e Júlio César, 17 anos, que residia em Lagoa Nova.
Apesar do socorro imediato, os dois jovens não resistiram à gravidade dos ferimentos, e morreram. O delegado de plantão da cidade de Caicó foi in-loco para liberar os dois corpos. 


*Jair Sampaio.

Programa para declarar o Imposto de Renda já pode ser baixado

A partir desta segunda-feira (25), contribuintes de todo o país já podem acessar o programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) por meio do site da Receita Federal. Os declarantes também podem incluir os dados pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível em smartphones e tablets. Neste ano, o prazo de entrega vai de 7 de março a 30 de abril.
Devem fazer a declaração todos aqueles que tenham recebido rendimentos tributáveis cuja soma supere R$ 28.559,70 no ano passado, ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte com soma superior a R$ 40 mil. No caso de atividade rural, a quantia deve ser maior do que R$ 142.798,50.
Quem teve ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, também deve declarar.
A expectativa da Receita Federal é de que 30,5 milhões de declarações sejam enviadas neste ano. Com informações do Portal Brasil.


*O Xerife.

NATAL-RN: Mercado Bem-te-vi acontece em ritmo de carnaval na avenida Afonso Pena

Fotos Cláudio Abdon
Foi prestigiada a terceira edição do Mercado Bem-te-vi, que movimenta um trecho de Petrópolis da avenida Afonso Pena, em Natal.
No ritmo de carnaval, com o tema “Afonso tem pena e voa” , o evento com apoio da Prefeitura de Natal, reuniu foliões adultos e crianças, e pets que participaram de concurso de fantasias.
Artesãos, estilistas, casas de lanche como a chocolateria de Rafaela Fontes marcaram presença no evento produzido pela Fábrica2, da jornalista Eline Eulália, e que acontece no último domingo de cada mês.
O prefeito Álvaro Dias e a mulher Amanda participaram mais uma vez do Mercado Bem-te-vi.

*Thaisa Galvão.

Potiguar goleia o Palmeira em Goianinha e estreia com vitória no 2º turno

REDAÇÃO DO DEFATO
O Alvirrubro fez 5 a 0 no Verdão da Una na tarde deste domingo no Nazarenão
O Potiguar estreou no segundo turno do Campeonato Estadual com goleada diante do Palmeira. Na tarde deste domingo, 24, o Alvirrubro bateu o Verdão da Una por 5 a 0. A partida válida pela primeira rodada da Copa Rio Grande do Norte foi disputada no Estádio Nazarenão, em Goianinha.
O triunfo do time mossoroense começou a ser construído aos 32 minutos do primeiro tempo. Wilson chutou forte e o goleiro Messi defendeu. No rebote, Jefinho mandou para o gol. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.
Os visitantes aumentaram dez minutos depois. Aos 42 minutos, Wilson recebeu ótimo passe de Marielson e na saída do arqueiro palmeirense bateu sem chances para fazer o segundo gol príncipe na partida.
Aos 12 minutos o Potiguar chegou ao seu terceiro gol. Wilson aproveitou cruzamento e, de bate-pronto, mandou para o gol sem chances para o goleiro Messi. A vitória se transformou em goleada aos 32 minutos. Vinicius aproveitou cruzamento de Thiaguinho e cabeceou para fazer o quarto gol alvirrubro no Nazarenão.
Aos 39 minutos o Time Príncipe chegou ao quinto gol. Ricardinho cruzou para a área e Jefinho cabeceou sem chances para o goleiro Messi. Este foi o sétimo gol dele no campeonato estadual. Ele é o artilheiro do alvirrubro e vice-artilheiro da competição, atrás somente de Adriano Pardal, que tem oito.
O resultado deixa o time mossoroense na liderança após o fim desta primeira rodada do segundo turno. O Time Macho soma três pontos, os mesmo do América, mas fica a frente dos natalenses pelo saldo de gols (4 contra 1). Já o Palmeira fica na lanterna sem nenhum ponto.
O Potiguar volta a campo nesta quarta-feira, 27. O clube da Capital do Oeste pega o América. O confronto de alvirrubros ocorre no Estádio Nogueirão, em Mossoró, às 20 horas. A equipe de Goianinha enfrenta o ABC no Estádio Frasqueirão, às 20h30.

Do Blog: Confira placar e classificação

1ª Rodada 2º turno

PLACAR

Força e Luz 0x0 ASSU
Globo 1x1 ABC
Palmeira de Goianinha 0x5 Potiguar-M
América 2x0 Santa Cruz-RN

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG
ÚNICO


1 Potiguar-M 3 1 1 5
2 América 3 1 1 2
3 ABC 1 1 0 0
4 Globo 1 1 0 0
5 Força e Luz 1 1 0 0
6 ASSU 1 1 0 0
7 Santa Cruz-RN 0 1 0 -2
8 Palmeira de Goianinha 0 1 0 -


*JBelmont.