terça-feira, 5 de março de 2019

Mancha Verde vence o carnaval de São Paulo

Pela primeira vez, a Mancha Verde é a grande campeã do Grupo Especial do carnaval de São Paulo de 2019. Com o enredo "Oxalá, salve a princesa. A saga de uma guerreira negra", a escola trouxe para o Anhembi a história de uma princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, e discutiu escravidão, direitos de negros e mulheres e intolerância religiosa.
Em uma disputa acirrada a Acadêmicos do Tatuapé ficou com o vice-campeonato.
Nove quesitos foram avaliados, por quatro jurados cada: Bateria, Samba-enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Enredo, Alegoria. As notas fracionadas variaram de nove a dez.
A campeã e as outras quatro escolas mais bem colocadas vão participar do desfile das campeãs na sexta-feira (8).
*VNT

MULHER VÍTIMA DE FACADA NO CENTRO DE MOSSORÓ MORRE NO HRTM

Maria Edna de Oliveira de 40 anos de idade foi vítima de duas cutiladas de faca peixeira no final da noite de dia 27 de fevereiro, na Rua Francisco Peregrino, o conhecido beco das frutas no centro de Mossoró, morreu no final da tarde de ontem, 04 de março.
Segundo informações registradas na delegacia de plantão, Maria Edna, foi esfaqueada pelo filho da dona de um bar, localizado no beco das frutas. No registro não informação sobre a motivação, apenas que o acusado fugiu logo após ferir a vitima e ainda não apareceu em casa.
Maria Edna de Oliveira foi socorrida pela equipe do Samu e desde então permaneceu no Hospital, onde morreu por volta das 05h30min de ontem.
O corpo foi removido para exames de necropsia no Intituto de Medicina Legal do Itep em Mossoró.
Mossoró contabiliza 29 mortes violentas em 2019.

*O Câmera

CAICÓ-RN: MULTIDÃO INVADE AS RUAS DA CIDADE NO CARNAVAL

O feriado prolongado de carnaval está levando uma multidão às ruas do centro de Caicó-RN na festa de momo de 2019. Os ritmos do frevo, axé, forró-elétrico e de música eletrônica, espalhados pelo percurso dos blocos, ditam o ritmo e movimentam cerca de 100 mil pessoas todos os dia. Mas, ainda tem folião chegando no local para curtir a festa, que só terminará na quarta-feira de cinzas.
Uma estrutura com banheiros químicos, ambulância e tendas de lanches e bebidas foi montada para atender o público que comparece em massa. Apesar de ser um carnaval que preza pela manutenção das tradições dos antigos carnavais, o mesmo tem sido o preferido pelo jovens da região, principalmente universitários da capital do RN e de outros estados, que acabam incorporando novos hábitos à festa.


*Kurtição.com

CAICÓ-RN: Polícia Realiza Fiscalizações e Coíbe Infrações no Trânsito

TV KURTIÇÃO

Governo lamenta morte de ex-deputado e decreta luto de três dias

Em nota, o Governo do RN lamentou a morte do ex-deputado e médico Pedro Lucena. Em respeito à memória do ex-parlamentar, que faleceu nessa segunda-feira (4), o Estado declarou luto oficial por três dias.
Pedro Lucena tinha 97 anos e faleceu enquanto dormia. Desde 2017, ele apresentava problemas renais e respiratórios, motivos pelos quais foi internado diversas vezes. Viúvo, deixou cinco filhos, 13 netos e nove bisnetos.
O sepultamento está marcado para as 9 horas desta terça-feira (5), no Cemitério Parque de Nova Descoberta, em Natal.
“Neste momento de profunda dor, o Governo do Estado manifesta sentimento de pesar e solidariedade aos familiares e amigos pela irreparável perda”, destacou o governo na nota.


*O Xerife.

GUAMARÉ-RN: Carnaval enche as ruas de alegria e traz retorno à cidade

Alegria, descontração e muita energia foram algumas das marcas carregadas pelos milhares de foliões que brincaram o Carnaval em Guamaré nos últimos três dias. O prefeito Adriano Diógenes esteve presente na folia do Mela-Mela e pôde conferir tudo isso de perto.
O prefeito Adriano Diógenes não só esteve presente na folia de momo como arriscou alguns passos ao lado da primeira-dama Manuella Jácome. “A alegria e a hospitalidade do povo de Guamaré deixam o nosso Carnaval ainda maior”, destacou o prefeito.

Adriano também comemorou a consolidação do Carnaval e o retorno que o evento traz à cidade. "Estamos fazendo o evento sem maiores investimentos, mas é uma festa pensada com muito carinho para os foliões. E o resultado está aí. A cidade com geração de empregos temporários e renda e a população brincado o seu Carnaval em paz”, concluiu. Imagens: Josivan Dantas.

*Focoelho.

CARANUBAIS-RN: Giannini Alencar bateu record de público valorizando o carnaval

Giannini Alencar e sua banda fez uma apresentação impecável, atraindo o maior número de foliões ao corredor da folia em Carnaubais. O prefeito Dr. Thiago viu de perto a alegria contagiante do povão.
Todos brincando o carnaval em clima de festança com uma harmonia impressionante, valorizando cada vez mais o carnaval patrocinado pela prefeitura.Nesta terça feira aguarda-se grande multidão com expectativa de superação, dado as apresentações do grupo musical da terra "Oz Piraz e Renata Falcão" como atração principal, encerrando o grande reinado de momo de 2019. Está de parabéns a gestão municipal pela iniciativa de realizar a festa do povo.


*Focoelho

IPANGUAÇU-RN: Corpo de homem é encontrado boiando no Rio Assu, na comunidade de Arapuá

Por volta das 09:30hs da manhã desta segunda feira, 04 de março, populares acionaram a polícia militar com a informação de que um corpo estaria boiando no rio Assu, mais precisamente na comunidade de Arapuá, zona rural da cidade de Ipanguaçu.
Segundo as primeiras informações, o corpo de um homem identificado como sendo “Claudionor Soares de Oliveira, residia na comunidade acima citada, o mesmo teria sido visto bebendo no dia de ontem na companhia de algumas pessoas, Claudionor teria ficado no rio e o resto do pessoal retornaram a comunidade.
Claudionor foi encontrado morto boiando nas águas do Rio Assu, mais ainda não se tem informações se a causa morte teria sido afogamento, só após os trabalhos de necropsia dos peritos do ITEP poderão dizer.


*Focoelho.

Série de tornados atinge o Alabama e deixa ao menos 23 mortos e 50 feridos

Uma série de tornados atingiu na segunda-feira, 4, o Estado do Alabama, no sul dos Estados Unidos, deixando 23 mortos e mais de 50 feridos.
O xerife Jay Jones, do Condado de Lee, um dos mais atingidos, afirmou que entre os mortos estão três crianças.
Pelo menos uma dúzia de tornados atingiu o Alabama e a Geórgia na tarde de ontem, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia. Os fortes ventos, de até 240 km/h, destruíram telhados, imóveis e arrancaram árvores.
Nas operações de busca, foram utilizados drones equipados com detectores de calor, que poderiam ajudar na localização dos sobreviventes. Imagens mostram destroços por uma área de mais de um quilômetro. (Com agências)


*Informações: O Estado de S. Paulo.

SERRA NEGRA DO NORTE-RN: MULHER MATA O COMPANHEIRO A GOLPES DE FACA PEIXEIRA

Foi registrado um homicídio nessa madrugada na cidade de Serra Negra do Norte. A acusada do crime é a companheira da vítima, que desferiu um golpe com arma branca (faca peixeira) na coxa do seu próprio companheiro.
De acordo com dados colhidos pelo blog Jair Sampaio junto à polícia da cidade, a vítima recebeu uma única cutilada de arma branca, mas foi o suficiente para acertar a veia safena, levando a vítima a óbito em poucos minutos.
Geraldo Luiz era operário em uma fábrica de bonés na cidade, pessoa sem qualquer vício aparente, contudo há relatos de que a relação da vítima com a sua esposa, de nome Adriana Araújo, sempre foi bastante conturbada.

* Jair Sampaio

Carnaval de Parnamirim tem vários shows nesta terça-feira; confira programação

A folia também não para em Parnamirim. O município da Grande Natal é um dos principais destinos, principalmente na Praia de Pirangi. Na área litorânea, a programação começa ainda pela manhã.
Confira a seguir as atrações desta terça-feira:

POLO PIRANGI DO NORTE
ORLA MARÍTIMA (Praia de Pirangi do Norte)

11h – Orquestra de Frevo
13h – Orquestra de Frevo

CORREDOR DA FOLIA (Av. Márcio Marinho – Pirangi do Norte)
16h – Bloco Capoeira na Folia
16h – Grupo de Percussão Berimbatuque
16h30 – Bloco Afro Odara Pó
16h30 – Grupo de Percussão Filhos de Oyá
17h – Grupo de Capoeira EPC – Mestre Pepe
17h – Grupo Batuque Resistência
18h – Grupo de Percussão Folia de Rua Potiguar
18h – Pranchão – IGOR DANTAS
20h30 – Trio Elétrico – GIULLIAN MONTE
21h – Pranchão – a confirmar

PALCO PRAÇA SÃO SEBASTIÃO
18h – Carlos Zens
20h – Deusa Nordestina do Forró
22h – Yrahn Barreto
23h59 – Isaque Galvão

POLO COHABINAL
Rua Gov. Dix-Sept Rosado Maia (ao lado do CineTeatro)
18h – Zeca Brasil
20h – Rildo Lima e Banda
22h – Frevo do Xico

POLO PIUM
Palco Pôr do Som (Em frente ao Ginásio de Esportes Miguel Carrilho de Oliveira)
17h – Orquestra Greiosa
18h – Carcará na Viagem
20h20 – Luisa e os Alquimistas
21h40 – Arquivo Vivo

CURRAIS NOVOS-RN: FILHO DE RADIALISTA É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE BANHEIRO

Diógenes Alves é filho do famoso radialista R. Alves - Foto: Redes sociais
O jovem Diógenes Fabiano de Azevedo Alves, encontrado sem vida no banheiro, na casa 99, rua: Rosildo Pereira, em um residencial na cidade de Currais Novos. A polícia esteve no local, aguardando a chegada do ITEP.
Diógenes é filho do Radialista R. Alves comunicador bastante conhecido na radiodifusão.
A morte e Diógenes é apontada como causa natural.

*Fonte: blogafonte.com.br/Robson Freitas.

CAICÓ-RN: HOSPITAL ATENDE 14 FOLIÕES QUE DIZEM TER SIDO ATACADOS COM AGULHAS DE SERINGA DURANTE O CARNAVAL

Pacientes foram submetidos à profilaxia pós-exposição HIV. Ninguém foi preso.
Pelo menos 14 foliões, todos atendidos pelo setor de emergência do Hospital Regional do Seridó, em Caicó, disseram ter sido atacados com agulhas de seringa em meio ao Carnaval. Segundo a direção da unidade, os atendimentos foram feitos no sábado (2), domingo (3) e segunda-feira (4). Ninguém foi preso.
A organização do Carnaval de Caicó chegou a emitir um alerta à população, o que causou preocupação. No entanto, segundo a Polícia Civil, nenhuma das pessoas atendidas pelo hospital procurou a delegacia da cidade para formalizar queixas.
Diretora-geral do Hospital do Seridó, Maura Vanessa Sobreira disse que as vítimas foram submetidas à profilaxia pós-exposição, que é uma medida de prevenção de urgência à exposição pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis. “Todos deram resultado negativo”, ressaltou.
Ainda de acordo com a diretora, o hospital chegou a receber cerca de 20 pessoas dizendo terem sido furadas por agulhas. "Algumas afirmaram ter visto as seringas", revelou. "Outras, porém, ao serem informadas que a medicação que receberiam poderia causar efeitos colaterais, como enjoo, por exemplo, se negaram a ser atendidas", acrescentou.
"As pessoas que foram atendidas, 14 ao todo, foram orientadas a procurar a Polícia Civil, e nos próximos dias devem ser acompanhadas por um infectologista. “Caso alguém apresente alguma complicação, exames devem ser refeitos”, acrescentou Maura.
Semelhança
No ano passado, em meio ao São João de Campina Grande, na Paraíba, 34 casos semelhantes de ataques foram registrados. No entanto, a polícia não confirmou que os ferimentos foram causados por agulhadas. 


*G1 RN.

SANTO ANTÔNIO-RN: Jovem é assassinado a golpe de faca em concentração de bloco

Jovem é assassinado a golpe de faca em concentração de bloco em Santo Antônio, RN - Foto: Redes sociais
Um jovem foi assassinado na noite desta segunda-feira (04), na cidade de Santo Antônio. A vítima, mais conhecida como Cibob, foi atingida por um golpe de faca enquanto brincava e se divertia na concentração de um bloco em bairro da cidade.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada até o local, mas antes da chegada do socorro, a vítima não resistiu ao grave ferimento que teria atingido o coração e morreu na cena do crime.
A autoria do crime e sua motivação ainda são desconhecidas. A polícia isolou a área e aguarda a chegada do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) para realizar a perícia e a remoção do corpo. 


*Fonte: Os Amigos da Onça.

MOSSORÓ-RN: GUARDA MUNICIPAL RECUPERA TAXI ROUBADO EM PROCESSO DE DESMANCHE NA ZONA RURAL

Os agentes do Pelotão de Ação Ambiental Municipal (PAAM) da Guarda Civil Municipal, localizaram e recuperaram na manhã desta segunda-feira, 04 de Março de 2019, um carro roubado na zona rural de Mossoró, na região Oeste Potiguar.
Os agentes realizavam patrulhamento quando receberam informações que havia um veículo abandonado numa área de mato, na Comunidade de Riachinho, às margens da RN 015, na rural da cidade.

A equipe da PAAM foi até o local e conseguiu localizar e recuperar, um carro roubado de uma taxista, que se encontrava sem os pneus. Os agentes fizeram uma busca minuciosa pela região com o intuito de ter mais veículo abandonado e encontraram um motor de uma motocicleta.
O carro e o motor da moto foram levados para à Delegacia de Plantão no Alto de São Manoel, para os procedimentos cabíveis.


*Passando na Hora.

NEM CHAVES ESCAPA: PRF FISCALIZA TRÊS MIL MOTORISTAS NAS BR's DO RN

Mais de mil pessoas foram notificadas por infrações nas rodovias federais que cruzam o estado até esta segunda-feira.
Operação Carnaval da PRF fez mais de 1200 testes de alcoolemia no RN. Foto: PRF/RN
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um total de 6 acidentes com 7 pessoas feridas, sendo um ferido grave, mas sem mortes nas rodovias do Rio Grande do Norte até a manhã desta segunda-feira (4). O balanço parcial da Operação Carnaval 2019 mostra que três mil veículos foram fiscalizados no estado. Mais de 1.200 testes de alcoolemia foram realizados. De acordo com a policial rodoviária federal Marílli Fernandes, 41 pessoas foram autuadas por crime de embriaguez ao volante.
Mais de mil pessoas foram notificadas por infrações nas BRs do estado até esta segunda-feira. Segundo a PRF, 106 foram por ultrapassagem proibida, 38 por não usarem capacete, 58 sem cinto de segurança, entre outras notificações. Vinte pessoas foram presas, entre elas um comerciante de 54 anos foi detido na noite de sexta-feira (1º) suspeito de explorar sexualmente uma adolescente de 16 anos em Lajes, a 130 quilômetros de Natal. Segundo Marílli Fernandes, até agora é considerada uma operação tranquila. O motorista fantasiado de Chaves fez o teste do bafômetro e foi liberado.

*0P9/Passando na Hora.

CAICÓ-RN: CONTINUA ENVOLTA EM MISTÉRIO MORTE DA UNIVERSITÁRIA DA UFERSA DE MOSSORÓ ZAIRA CRUZ DENTRO DE UM CARRO

O que teria tirado a vida da jovem Zaíra Cruz?
Essa é pergunta ainda não respondida, pois continua envolta em mistério a morte da estudante de engenharia Zaíra Dantas Cruz, de 22 anos, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Mossoró/RN, que foi encontrada morta dentro de um Cerato prata, na manhã do sábado de carnaval (02), no Centro de Caicó no Rio Grande do Norte, onde foi brincar o carnaval em companhia do namorado, de nome Pedro. Ela era natural de Currais Novos.
Segundo relatos de amigos, a jovem teria decidido dormir no veículo na manhã de sábado, por volta de 4 horas da manhã.
O namorado de nome Pedro teria admitido, na Polícia, ter ficado com a namorada no carro, mas não consegue entender como que a jovem morreu.
O Corpo de Bombeiros foi quem abriu o veículo e constatou o óbito. A Polícia Militar já estava no local, fazendo o isolamento da área.
A Polícia Civil foi acionada para investigar a morte da jovem universitária, com apoio do Instituto Técnico-cientifico de Perícia.
Os exames periciais tiveram início na sede do ITEP, de Caicó, e os médicos examinaram o corpo por 4 horas.
Ao final, declararam a imprensa de que teriam que aguardar outros exames, com resultados mais demorados, para se ter um relatório preciso.
Na Polícia Civil, os amigos de Zaíra Dantas Cruz foram interrogados sobre a ocorrência, mas nada que pudesse elucidar por completo.
O misterioso caso da jovem universitária encontrada morta dentro do carro do namorado no primeiro dia de carnaval de Caicó continua em investigação. Os delegados que investigam o caso, em entrevista a Rádio Rural, declararam que vão aguardar a conclusão dos laudos do ITEP para definir a linha de investigação.
Em Currais Novos, os familiares aguardam os resultados dos exames e a investigação policial. O delegado de Caicó, Leonardo Germano, é quem deve assumir a investigação a partir de quinta-feira (7).