sexta-feira, 15 de março de 2019

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA CIVIL COLOCA ATRÁS DAS GRADES MAIS UMA MULHER ACUSADA DE HOMICÍDIO CONTRA MENOR NAS MALVINAS

A Polícia Civil, através da equipe de policiais civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Mossoró/RN - DHM, com o apoio do G.T.O de Jucurutu/RN, deu cumprimento na manhã desta sexta feira 15 de março de 2019, ao mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de Maria Luíza de Moura Diogenes, 28 anos, conhecida como "Docinho", a qual é acusada de ser umas das autoras do homicídio de Geane de Melo Nogueira, 12 anos de idade, que depois de ser raptada, foi assassinada e teve o corpoqueimado, fato ocorrido em 4 de novembro de 2018, no bairro Malvinas em Mossoró/RN. (RELEMBRE)
Em decorrência de tal investigação, já se encontram presos as pessoas de: Fábio David da Silva Aquino, conhecido por “Ceará”, Maria Luíza de Moura Diogenes, conhecida por “Docinho”, Letícia Vital Ramos, e Gedean Zacarias de Souza.

*Passando na Hora.

Professor entra armado com besta na Secretaria de Educação do DF

As armas apreendidas com o professor: uma besta com dardos e uma faca (foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Um professor de música de 53 anos foi detido, nesta sexta-feira (15/3), após entrar armado com uma faca e uma besta (arma que lança dardos) no prédio da Secretaria de Educação do Distiro Federal e pedir para falar com o responsável pela pasta, Rafael Parente.
A segurança do órgão agiu e o deteve já na antessala do gabinete do secretário, no 12º andar, acionando em seguida a Polícia Militar, que o levou algemado para a 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). O prédio onde funciona a secretaria, no Setor Bancário Norte, foi isolado.

Segundo o sargento Ado, que atendeu a ocorrência, o fato de o professor estar muito alterado e parte da besta ter sido vista na mochila que ele portava fez com que os seguranças acionassem a corporação. Ao chegar ao local, ele o soldado Gouvea Pereira encontraram o homem sentado em uma cadeira e aparentando estar nervoso.
Quando os PMs o abordaram e pediram para ver o conteúdo da mochila, o professor tentou resistir e acabou contido. Na mochila, foram encontrados dardos, a besta (arma também utilizada no ataque à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano) e uma faca Imbel. Ainda de acordo com a PM, o professor afirmou que queria falar com o secretário e que, depois, tinha a intenção de cometer suicídio.
Ao Correio, funcionários da secretaria disseram que o professor costuma ir com frequência ao órgão e fazia uma série de reclamações. "Ele ficava dizendo que a Escola de Música ia acabar e pedia para falar com o secretario", disse um servidor que não quis se identificar. Desta vez, disse o funcionário, o professor entrou direto, dirigindo-se ao gabinete.
Ainda segundo servidores, o professor estaria afastado por questões psicológicas. Essa informação, no entanto, não foi confirmada ainda pelo GDF. Uma ambulância foi deslocada até a 5ª DP, onde o professor é ouvido.
Professor afastado:
O incidente foi confirmado por Rafael Parente por meio do Twitter. Em uma segunda mensagem, também na rede social, o secretário informou que o professor foi afastado por determinação do governador em exercício, Paco Britto.
A Secretaria de Estado de Educação do DF emitiu nota. Leia:
"A Secretaria de Estado de Educação do DF informa que um professor, armado com uma faca e uma besta com cinco setas, entrou na Sede I do órgão, no Ed. Phenínia, Setor Bancário Norte, no final da manhã desta sexta-feira (15). Ele subiu até a assessoria do gabinete, no 12ª andar. Funcionários perceberam o cabo da besta para fora da mochila que ele carregava e acionaram a Polícia Militar. Dois policiais chegaram rapidamente e o renderam. O professor não chegou a utilizar as armas. A ocorrência foi registrada na 5ª Delegacia de Polícia."
*Fonte: www.correiobraziliense.com.br/Robson Freitas.

MOSSORÓ-RN: CRIME DE HOMICÍDIO É REGISTRADO NO CONJUNTO CIDADE OESTE

Um homem identificado como Cleomar Teixeira da Silva, conhecido como "Pantera" 42 anos, foi morto em via pública por volta das 11:00hs desta sexta feira 15 de março de 2019, enquanto trabalhava na entrada do Conjunto Cidade Oeste, em Mossoró no Rio Grande do Norte.A Polícia Militar isola o local.
De acordo com as informações, a vítima trabalhava em uma obra cavando um buraco na rua, quando foi surpreendido por dois elementos de moto, que atiraram na cabeça e fugiram em sentido ignorado. De acordo com pessoas no local, a vítima é morador do bairro Belo Horizonte.
O conjunto Cidade Oeste, fica localizado às margens da RN 117, estrada que liga Mossoró à Governador Dix Sept Rosado, distante cerca de 8km do Centro de Mossoró.
A polícia suspeita que a motivação do crime contra "Pantera", pode ter sido por vingança, um filho dele é acusado de um homicídio ocorrido em Mossoró e possivelmente não conseguiram assassinar o filho e acabaram matando o pai.
Segundo informações, um filho de Cleomar, Leonardo Santos da Silva, conhecido como "Maguila" foi executado dentro da cadeia de Icapuí-CE no dia 25 de novembro de 2018.(RELEMBRE)
Mossoró contabiliza 36 mortes violentas em 2019.
Mais imagens

*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: DEICOR APREENDE FUZIL 7,62

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), realizaram uma operação na noite desta quinta-feira, 14 de Março de 2019, na cidade de Mossoró, no intuito de prender um integrante de uma organização criminosa especializada em roubos a banco.
Durante a operação, os policiais receberam uma denúncia anônima que em uma residência estava um criminoso bastante perigoso e foragido da justiça, de posse de uma arma de fogo.
No momento em que as equipes da DEICOR chegaram no endereço informado, constataram que a casaestava fechada, foi então que os policias resolveram realizar a abordagem na residência.
Após a entrada os policiais perceberam que não tinha ninguém no local, e após uma busca minuciosa foi encontrado, em um dos cômodos do domicílio um fuzil de calibre 7,62.
Não foi informada a Rua e o bairro onde a arma foi apreendida para não atrapalhar as investigações. Agora os policiais trabalham para localizar o responsável pelo armamento, e, segundo o Diretor da DEICOR, a caçada não tem hora, nem dia pra acabar.

*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: HOMEM É BALEADO DURANTE ASSALTO NO ABOLIÇÃO IV

Um homem acabou sendo baleado durante, um assalto, ocorrido na noite de quinta feira, 14 de março de 2019, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ocorrência foi registrada pela Central de Operações da PM e aconteceu, em uma Pizarria, nas proximidades da Escola Estadual Hermógenes Nogueira, no Conjunto Abolição IV.
Segundo informações repassadas para a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, a vítima, (Nome preservado) trafegava em uma moto XRE 300, quando foi seguida por dois criminosos ocupando uma motocicleta.
Os dois assaltantes, que estavam de olho na XRE 300, seguiram a vítima até uma Pizarria que parar sua moto e estacioná-la, foi conversar com uma amigo, quando os criminosos anunciaram o assalto mandando que todos deitassem no chão.
Enquanto os elementos tentavam acionar a moto da vítima para roubá-la o rapaz que estava deitado ao chão, tentou sair do local, mas acabou atingido por disparos efetuados pelos criminosos. Após atirarem na vítima os bandidos fugiram levando a motocicleta XRE 300.
A vítima baleada foi socorrida por populares inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio e depois transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

*Passando na Hora.

Prefeito de Felipe Guerra Haroldo Ferreira mostra força e indica Novo Diretor do Hospital Regional de Apodi.

O prefeito da cidade de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira de Morais, vem realizando uma administração de grandes resultados Positivos na cidade de Felipe Guerra, por que não dizer na Parte da Saúde Pública.
Sendo um dos primeiros Prefeito da região na época das eleições estadual declarar seu apoio a candidatura da atual Governadora, Fátima Bezerra. Haroldo mostrou que tem força junto ao Governo do Estado, tanto é que indicou o diretor de um hospital Estadual em outra cidade.
O enfermeiro Alyson Alves de Gois, foi indicado por Haroldo Ferreira e recebeu total apoio do Dep. Estadual, Dr. Bernardo Amorim. O Jovem Alyson para chegar ao cargo contou com seu curriculum de experiência na saúde pública na região.
Alyson já prestou diversos serviços na secretária de Saúde de Caraúbas e também no Hospital da cidade de Almino Afonso e administrou a empresa SAMMYS.
Não para por aí, segundo informações que circula nos bastidores, o Prefeito da cidade de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira na companhia do Dep. Estadual Bernardo Amorim, já tem toda liberdade de indica novas direções em órgão do estado na região.

*Santana Notícia

ESTAMOS VENDENDO CARTELAS DO OESTE CAP E DO NATAL CAP

Estamos vendendo cartelas OESTE CAP e do NATAL CAP!
É só nos chamar no Whatsapp 9 9159 1630, que nós vamos até você!!!

PATU-RN: PREFEITO VISITA CANTEIRO DE OBRAS DA CRECHE E DA ESTAÇÃO DE ESGOTO SANITÁRIO

O prefeito Rivelino Câmara visitou, nesta quinta-feira (14), o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Conjunto Nova Patu, a estação elevatória vai receber o esgoto do bairro Nova Patu e bombear para estação de tratamento próximo a RN 078. O gestor também visitou o andamento da execução das obras da Creche Municipal, também no Conjunto Nova Patu. “Quando a tão sonhada creche estiver concluída, irá beneficiar dezenas de crianças e famílias da nossa cidade” disse Rivelino.

Corte de pessoal gera economia de R$ 200 milhões, afirma presidente

O presidente Jair Bolsonaro defendeu hoje (14) o decreto que extingiu 21 mil cargos em comissão e funções de confiança, além da limitação no pagamento de gratificações a servidores públicos. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, ao lado dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde), ele lembrou que a medida vai gerar uma economia anual de cerca de R$ 200 milhões.

“Isso era um compromisso nosso por ocasião de campanha e acredito até que a gente possa avançar um pouco mais nessa questão, mostrando que dá para fazer economia sim”, afirmou o presidente durante a live no Facebook, que durou 15 minutos.

A prática de se dirigir diretamente ao público pelas redes sociais será mantida toda quinta-feira, por volta das 19h, segundo Bolsonaro, como forma de apresentar um balanço do governo. Ele confirmou que a próxima live (transmissão ao vivo pelas redes sociais) será dia 21, quando terá retornado da viagem ao Estados Unidos quando se reunirá com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Leilão
Durante a transmissão ao vivo, o presidente mencionou o leilão amanhã (15) às 10h de 12 aeroportos atualmente administrados pela estatal Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Nós estamos anunciando aqui a concessão de 12 aeroportos, buscando realmente tirar do Estado esse peso que, infelizmente, onde o Estado brasileiro está dificilmente as coisas dão certo”, disse.

Localizados nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, os terminais, juntos, recebem 19,6 milhões de passageiros por ano, o que equivale a 9,5% do mercado nacional de aviação. O investimento previsto para os três blocos é de R$ 3,5 bilhões. O presidente defendeu a redução do papel do Estado na economia.

Críticas

O presidente voltou a criticar o que chamou de “velha política de negociação” e destacou que o Parlamento está compreendendo a necessidade de indicações técnicas para o governo e que não tem recebido “pressão” para noemações em ministérios.

*Agência Brasil

CURRAIS NOVOS-RN: PM é preso suspeito de participação em morte de universitária em Caicó

Zaira Cruz tinha 22 anos — Foto: Arquivo Pessoal
Uma operação da Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira (15) em Currais Novos, município do Seridó potiguar, um policial militar suspeito de participação na morte da universitária Zaira dos Santos Cruz, de 22 anos. A estudante foi encontrada morta no sábado de carnaval dentro de um carro na cidade de Caicó, que fica na mesma região.
Até então, a polícia não divulgou a causa da morte nem qual teria sido a participação do PM no caso.
Zaira cursava Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e deveria se formar ainda este ano.


*VNT.

VAMOS COMPRAR O TERRENO, NO BACURAU 1

O terreno medo 7 x 17 m, próximo ao Parque de Vaquejadas!
Valor: 10 mil reais.
Interessado, ligue: 9 9149 3736 e faça um bom negócio!!!

UERN: Aluno de Direito é escolhido um dos embaixadores do Nordeste da Brazil Conference at Harvard & MIT

Imagine que o seu maior sonho é mudar a sua casa, a sua localidade, a sua cidade e, de repente, você tem a oportunidade de mudar o seu país. A história de Francisco Cavalcante de Sousa, aluno do 2° período da Faculdade de Direito da UERN, é mais ou menos assim, porém, mais impressionante. Ele é um dos embaixadores do Nordeste da Brazil Conference at Harvard & MIT e representará a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Oriundo do estado do Ceará, da cidade de Nova Jaguaribara, cidade que foi construída em outro local para que a antiga (que chamava-se apenas Jaguaribara) cedesse lugar ao Açude Castanhão, o maior reservatório de água doce do Ceará. O jovem estudante é o filho caçula de seis irmãos e o único a chegar a uma universidade. “Na minha família ninguém sequer terminou o Ensino Fundamental. Inclusive minha mãe é funcionária de uma escola, trabalha na limpeza. E eu lá em casa fui o único que decidi que queria mudar, não queria ser como os meus irmãos (que estão desempregados). Eu disse: ah! Eu posso mudar o meu país”, diz Francisco.
As condições de vida e de estudo nunca foram favoráveis para esse jovem de 20 anos. Em condições de vulnerabilidade socioeconômica aguda, muita gente na família, morando no interior do Nordeste, a maioria dos vizinhos analfabetos, sem incentivo para estudar, o contexto era precário para o conhecimento e o desenvolvimento de uma criança e adolescente. “Era meio que hereditário, se meu irmão não estudava eu também não ia estudar. Nem ia pra escola. Só que aí comecei a frequentar um projeto de cultura, de arte, de música, chamado ‘Projeto ABC’, que ficava ao lado da minha casa e exigia frequência regular na escola. Eu não tinha. A partir desse projeto eu encontrei as feiras de ciências e com isso os meus projetos eram vistos, eu estava envolvido, tanto que todo ano fazia um projeto diferente. Fazia pensando na minha comunidade, para ver se sensibilizava as pessoas de lá, mas fui vendo que esses projetos podiam ter uma abrangência nacional, como foi o caso do meu projeto sobre o Programa Bolsa-Família. Mudei de cidade e fui fazer Eletromecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Eu não gostava de Eletromecânica, porque gosto de escrever de me comunicar, mas lá no IFCE eu comecei a me envolver nos projetos de extensão, que tinha pessoas já com nível superior e isso foi muito favorável pra mim, tanto que ganhei uma bolsa e com ela fui mais além”, conta Francisco em meio a sorrisos.
Produziu e defendeu um projeto sobre o Bolsa-Família onde coletou dados, pesquisou e analisou o rendimento e a frequência escolar de alunos beneficiados pelo programa e estabeleceu relação entre garantia de frequência e educação de qualidade. Os resultados obtidos diziam que a relação não existia. Francisco ainda analisou os dados cientificamente e comprovou que a garantia da frequência regular não garantia a transformação socioeducacional. “Com isso eu fiz uma nova lei do Programa Bolsa-Família e a submeti ao programa Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). E lá a Câmara destacou a relevância da proposição que saiu da minha realidade. Daí eu vi que eu poderia do contexto de onde eu estava, do cenário nordestino, trazer uma contribuição para todo o meu país”.
E de projeto em projeto, de oportunidade e observações seguidas, Francisco conheceu a Brazil Conference at Harvard & MIT que é realizada pela comunidade brasileira de estudantes em Boston (EUA) para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil.

Ao se deparar com o anúncio de que a Brazil Conference at Harvard & MIT estava com inscrições abertas, Francisco decidiu pesquisar do que se tratava. Foi aí que começou a estudar o edital do Programa de Embaixadores e viu qual o perfil de jovens eles queriam para representar sua região. Pesquisou sobre os jovens embaixadores das edições e viu que, assim como eles, teria uma mensagem para transmitir ao mundo.

Francisco participou de um longo processo de seleção e foi avançando nas primeiras fases. Foi avançando e a conquista veio. Francisco é oficialmente, em 2019, um dos dez universitários brasileiros selecionados para assistir a Brazil Conference at Harvard & MIT, em Boston, para depois organizar seu próprio centro regional.

Na sua apresentação à equipe da Reitoria, de professores e visitantes estrangeiros, Francisco foi elogiado por todos. A professora Socorro Diógenes, egressa da UERN e orientadora de Francisco em um de seus projetos, diz estar feliz e honrada pela conquista deste aluno que está apenas no início do curso de Direito. Já o professor Lauro Gurgel, diretor da Faculdade de Direito, agradeceu pelo empenho e disse que a Faculdade, assim como a Universidade, também fica honrada com essa conquista.

Assessora da Reitoria, professora Cicília Maia, que também já participou do MIT, fala que devemos ter os olhos voltados também para os grandes projetos, para as novas ideias que os jovens estudantes trazem para a UERN e que Francisco já está fazendo a diferença no contexto atual da educação do Estado.

O reitor Pedro Fernandes, muito emocionado, diz que uma Universidade que tem 50 anos e está na insistência da boa educação, na formação do bom cidadão e fincada no interior do Nordeste do Brasil deve seguir insistindo nas cotas sociais e no conhecimento para todos. “Vale a pena insistirmos nessas lutas”, reforçou Pedro Fernandes.

O fato da conquista em si desse programa de abrangência internacional, já fica evidenciado que a trajetória de vida deste jovem pode incentivar outros a buscarem seus sonhos. Com dedicação e muita força podemos conquistar o que queremos. “Eu quero ser um símbolo de que o protagonismo juvenil pode transpor fronteiras e transformar o ambiente onde vivemos, mesmo morando no interior nordestino, onde a aplicação de políticas públicas muitas vezes fica em segundo plano”. 

CURRÍCULO

Francisco Cavalcante de Sousa é aluno de Direito da UERN, fez ensino técnico em Eletromecânica pelo IFCE, foi pesquisador do PIBIC/CNPq e bolsista no Tribunal de Justiça do Ceará. Dentre suas iniciativas, destacam-se um projeto escolar que resignificou o caráter educacional do Programa Bolsa Família em seu estado e a criação do site Jaguaribara em Foco, a primeira plataforma local de noticias que discute problemáticas de seu município. Atualmente ele desenvolve projetos sobre políticas públicas, objetivando promover o protagonismo juvenil e a transformação socioeducacional em sua região.


*Por: Aline Linhares.

Operação apreende quase R$ 1 milhão em mercadorias sem nota fiscal no RN

A Secretaria Estadual de Tributação (SET) apreendeu R$ 923,5 mil em mercadorias sem nota durante a Operação Fisco Presente, realizada até a noite de terça-feira (12) no Rio Grande do Norte. A força tarefa envolveu 183 auditores que monitoraram as principais rodovias do estado potiguar e estabelecimentos comercias de nove cidades.
De acordo com a Secretaria de Tributação, essa foi a maior operação itinerante de fiscalização já realizada no RN neste ano, envolvendo as equipes da própria SET e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF). O balanço da operação foi divulgado nesta quarta-feira (13).
Ainda segundo a Secretaria, a ação durou mais de dez horas, com blitzes nas BR-101 e 304, no Posto Fiscal de Carau, em Canguaretama, e no Posto Fiscal de Mossoró, além de rodovias estaduais nas cidades de Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Nova Cruz, Caicó, Currais Novos, Macau e Pau dos Ferros.
O objetivo foi prevenir e combater o trânsito de mercadorias sem nota fiscal e outras irregularidades. Foram montadas barreiras em 30 pontos nas diversas regiões do estado. Além da inspeção aos veículos com transporte irregular de cargas, as equipes também visitaram 1.216 empresas, notificando 204 estabelecimentos.
Os motivos das autuações foram o uso de maquinetas de cartão de crédito não cadastradas em nome das empresas, estoque de mercadorias sem documentação fiscal, falta da emissão de nota fiscal nas vendas e funcionamento sem inscrição estadual.
A Secretaria de Tributação informou que os fiscais autuaram as empresas em mais de R$ 149 mil e aplicaram multas em valor superior a R$ 277 mil. Foram lavrados 57 termos de apreensão de mercadorias, devido a irregularidades praticadas para suprimir o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
De acordo com o Secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, operações itinerantes de combate à sonegação semelhante a essas ocorrerão ao longo de todo o ano.
As ações de fiscalização visam a combater a sonegação e recuperar aproximadamente R$ 40 milhões por mês, inteligência fiscal, cruzamento de informações e big data. Estima-se que 10% do que é arrecadado mensalmente com o ICMS - mais de R$ 400 milhões - no Rio Grande do Norte seja sonegado do tesouro estadual, segundo a SET.


*VNT.

APODI-RN: JANTAR BENEFICENTE!