quinta-feira, 4 de abril de 2019

MOSSORÓ-RN: ADOLESCENTE É MORTO E JOVEM ATINGIDO POR BALA PERDIDA NO DOM JAIME CÂMERA (MALVINAS)

O Centro de Integrado de Operações da Polícia Militar (CIOSP), registrou uma ocorrência onde um adolescente foi assassinado, e um jovem atingido por bala perdida no início da noite desta quarta feira 04 de abril de 2019, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu próximo ao Bar do Cajueiro,no bairro Dom Jaime Câmara (Malvinas).
De acordo com as primeiras informações, o alvo do atentado seria o adolescente Wagner augusto Silva Nogueira de 17 anos, que morreu dentro de o carro no Centro da cidade enquanto era socorrido.
Fabio Ezequiel Freitas, de 21 anos de idade estava passando no lugar errado na hora errada e acabou sendo baleado.
Ele foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel, e segundo informações seu estado de saúde é estável.
Mossoró contabiliza 44 mortes violentas em 2019.
Em instantes mais informações e vídeo

Mais imagens

*Passando na Hora. 

CONVITE DE CANTORIA EM ITAÚ-RN!!!


TENTATIVA DE ROUBO A BANCOS TERMINA COM AO MENOS 10 MORTOS EM GUARAREMA/SP

Uma tentativa de roubo a dois bancos terminou com tiroteio em Guararema, cidade paulista a cerca de 80 quilômetros da capital, na madrugada desta quinta-feira (4). De acordo com informações iniciais da polícia, eram ao menos 25 criminosos e pelo menos 10 deles morreram. As informações são do G1.
Uma das mortes ocorreu quando um assaltante fazia uma família refém, durante a fuga, e foi baleado. A ação começou por volta das 4h perto da estrada municipal Doutor Hércules Campagnoli, na região central da cidade. A quadrilha chegou em vários carros e tentou roubar os caixas dos bancos do Brasil e do Santander. Até a última atualização desta reportagem, não estava confirmado se, de fato, o dinheiro foi levado dos bancos. O Banco do Brasil invadido é vizinho de parede da delegacia da cidade. A distância entre as duas agências é de menos de 300 metros. Os bancos ficam a cerca de 500 metros da Prefeitura de Guararema, cidade turística com pouco mais de 28 mil habitantes.
As bombas colocadas no banco Santander não chegaram a ser detonadas. Explosivos foram achados no interior das agências. Os criminosos também metralharam a fachada de uma loja.Por volta de 7h40, carros da polícia chegavam ao local do assalto para analisar uma suspeita de bomba em um veículo que foi deixado uma rua. Ainda segundo as primeiras informações da polícia, o restante da quadrilha conseguiu fugir em dois carros usando estradas rurais. Um veículo foi abandonado no meio do caminho. Policiais militares informaram que nenhum agente da corporação ficou ferido durante a perseguição aos criminosos. No entanto, ao menos uma viatura ficou com vidros estilhaçados e teve o pneu furado.

*Blog do Miquéas Capuxú.

SANTO ANTÔNIO-RN: Homem é encontrado morto por afogamento em açude

Homem é encontrado morto por afogamento em açude em Santo Antônio, RN - Foto: Divulgação/PM
Um corpo foi encontrado na manhã desta quarta-feira (03), em um açude, na cidade de Santo Antônio. O corpo é de um homem, vítima de afogamento, ainda não identificado, mais conhecido como Bergue.
Um popular comunicou à polícia militar informando de um corpo boiando no açude Catolé e a guarnição se deslocou até o local e constatou a veracidade do fato.
Os policiais fizeram o isolamento do local e acionaram o ITEP onde aguardam a chegada da equipe de perícia para a remoção do corpo e a realização dos demais procedimentos legais.


*VNT.

VENDE-SE TERRENO NO BACURAU 1

O terreno medo 7 x 17 m, próximo ao Parque de Vaquejadas!
Valor: 10 mil reais.
Interessado, ligue: 9 9184-2255, fala com João de Abel e faça um bom negócio!!!

O SINE-RN oferece nesta sexta-feira (05), mais de 08 oportunidades de emprego

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz em Natal, na Cidade da Esperança, na Rua Adolfo Gordo, s/n, prédio da Central do Trabalhador, NOVO HORÁRIO de 8h às 14h, ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Emprega Brasil, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 14h, de segunda a sexta.

VAGAS PERMANENTES - NATAL e GRANDE NATAL

OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
BALANCEIRO DE CONCRETO 1
OPERADOR DE BOMBA DE CONCRETO 1
OPERADOR DE RETRO-ESCAVADEIRA 1
Total 3

PARNAMIRIM E REGIÃO

OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINA INDUSTRIAL 2
OPERADOR DE EMPILHADEIRA 2
Total 4

MOSSORÓ E REGIÃO

OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
VAQUEIRO 1
Total 1

Vagas abertas do SINE-RN no Portal MTE Mais Emprego, acesso em 04/04/2019 às 14h40min, Joacir Morais

Para o Trabalhador: Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com o perfil profissional do trabalhador, o mesmo deverá acessar o Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço (empregabrasil.mte.gov.br) com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.

MENINA DO RN QUE ESPERAVA TRANSPLANTE GANHA UM NOVO CORAÇÃO NO RECIFE

Brunna Silveira Lopes foi transferida para a capital pernambucana, na quarta-feira (3), em um avião da FAB, e passou por cirurgia na madrugada desta quinta (4), no Imip. 
Brunna Silveira Lopes veio transferida do RN para o Recife em busca de um coração — Foto: Reprodução
A garota Brunna Silveira Lopes, de 7 anos, passou por um transplante de coração, na madrugada desta quinta-feira (4), no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip), na área central do Recife. Na quarta-feira (3), ela foi transferida do Rio Grande do Norte, onde mora com a família, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Vítima de uma cardiopatia grave, a garota é mantida viva com a utilização de aparelhos, inclusive um coração artificial. A menina passou por outras três cirurgias, sendo duas nos últimos 15 dias.
Por meio de nota, o Imip informou, na manhã desta quinta, que o coração compatível foi doado na noite de quarta. “No momento, a paciente encontra-se na UTI em estado muito grave”, disse a unidade de saúde.
O Imip informou, ainda, que Brunna foi acolhida pela unidade, depois de o centro de saúde ser acionado pelo Sistema Nacional de Transplantes. Ela entrou na lista de prioridade máxima para doação de coração.
Na quarta-feira, horas antes de o coração compatível ser encontrado, o médico Fernando Augusto Figueira, do Imip, fez um apelo para que as famílias tomem conhecimento sobre a importância da doação de órgãos.
“Para que surjam órgãos compatíveis, é preciso que ocorra a conscientização das famílias de pessoas que morreram e que podem fazer essa doação”, afirmou.
A operação de transferência de Brunna mobilizou 20 profissionais de instituições de saúde, bem como policiais militares e rodoviários federais, e contou com o apoio de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. 

Aeronave da FAB deixou Base Aérea de Natal no início da tarde de quarta (3), levando Bruna Silveira Lopes, de 7 anos, para o Recife — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
Fila
Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na quarta-feira (3), apontam que mais de mil pessoas estão na fila de espera para transplante de órgãos em Pernambuco. O número, segundo o governo estadual, poderia ser menor, caso mais famílias aceitassem doar os órgãos de entes falecidos.
Nos dois primeiros meses do ano, o índice de recusa foi de 36%. Segundo a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), um percentual aceitável de negativas deveria ficar em torno de 30%.
Entre janeiro e fevereiro de 2019, Pernambuco realizou 93 transplantes de órgãos sólidos, entre coração (8), rim (56) e fígado (27) - um a mais que o mesmo período em 2018.
No Brasil, a doação só pode ser efetuada com a autorização de um parente de até segundo grau. Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram 47 entrevistas e 17 recusas.
De acordo com a pasta, a dificuldade em diminuir o número de pacientes na fila de espera por transplantes está diretamente ligada à falta de informações e preconceito.
Órgãos
De acordo com a Secretaria de Saúde, a maior espera no estado é por rim (898), seguida de córnea (117), fígado (110), medula óssea (16), coração (13) e rim/pâncreas (10). Quanto à espera de córnea, todos os pacientes do estado conseguem a doação em até 30 dias.
Em relação à medula óssea, o SES frisa que é possível fazer a doação em vida ao se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Para doar, é preciso ter entre 18 e 55 anos. Uma vez no banco de dados, o possível doador pode ajudar alguém em qualquer lugar do Brasil e também do mundo.
 

*Informação: Passando na Hora.

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 03/04/2019 as 7:00hs de 04/04/2019
No. Postos Existentes: 173 No. Postos sem Contato: 75
No. de Postos com Chuva: 65 No. de Postos sem Chuva: 33

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 86,0
Tibau(Prefeitura) 83,8
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 80,0
Porto Do Mangue(Prefeitura) 63,0
Upanema(Prefeitura) 62,7
Serra Do Mel(Prefeitura) 58,2
Areia Branca(Emater) 50,1
Itaja(Emater) 44,0
Assu(Particular) 42,0
Barauna(Emater) 36,8
Ipanguacu(Emater) 36,0
Grossos 34,7
Martins(Particular) 21,0
Campo Grande(Particular) 18,6
Campo Grande(Particular 2) 17,1
Carnaubais(Emater) 17,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 13,0
Parau(Prefeitura) 8,3
Parana(Emater) 8,0
Felipe Guerra(Prefeitura) 6,0
Janduis(Emater) 6,0
Sao Rafael(Emater) 4,8
Sao Rafael(Particular Ii) 3,2
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 3,0
Riacho Da Cruz(Emater) 2,7
Jucurutu(Emater-pedra do Navio) 1,5
Portalegre(Particular) 1,5
Lucrecia(Emater) 1,3
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 0,3

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Parelhas(Emater) 42,5
Guamare(Lagoa Doce) 38,0
Angicos(Prefeitura) 35,4
Macau(Posto Nosso Barco) 34,4
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 23,0
Cerro Cora(Emater) 17,3
Santana Do Matos(Emater) 15,3
Sao Fernando(Emater) 12,5
Carnauba Dos Dantas(Emater) 11,9
Caico(Batalhao) 10,5
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 7,0
Lajes(Olho Dagua Dois Irmaos) 7,0
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 5,0
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 3,6
Serra Negra Do Norte(Emater) 2,3
Florania(Sitio Jucuri) 2,2
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 1,7
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 0,7
Caico(Acude Itans) 0,5

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Joao Camara(Centro Saude) 20,5
Parazinho(Emater - Ex-particular) 14,8
Coronel Ezequiel(Particular) 13,3
Monte Das Gameleiras(Emater) 10,0
Ielmo Marinho(Prefeitura) 6,0
Santa Cruz(Emater) 4,5
Monte Alegre(Emater) 2,0
Tangara(Emater) 1,9

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Canguaretama(Emater/barra De Cunhau) 28,1
Montanhas(Prefeitura) 17,5
Ceara Mirim 16,0
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 13,7
Espirito Santo(Prefeitura) 9,8
Natal 9,3
Goianinha(Emater) 7,5
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 3,7
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 0,8

Corte orçamentário de 42% em ciência e tecnologia preocupa entidades

As principais entidades científicas e de ensino superior do país criticaram, em carta conjunta, o congelamento de 42% das despesas de investimento do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) anunciado pelo governo federal na semana passada.

Segundo elas, áreas importantes como o enfrentamento de epidemias emergentes, a busca por novas fontes de energia e as pesquisas em segurança alimentar podem ser duramente afetadas.

“Se essas restrições orçamentárias não forem corrigidas a tempo, serão necessárias muitas outras décadas para reconstruir a capacidade científica e de inovação do país”, afirma o texto, assinado por Academia Brasileira de Ciências, Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entre outras.

O governo anunciou que congelaria R$ 29,582 bilhões das despesas previstas para este ano em razão da revisão do cenário econômico, com menos crescimento e, por consequência, menor arrecadação.

O congelamento representa 23% das despesas discricionárias (manejáveis e, por isso, sujeitas a corte) do governo.

Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), afirma que o contingenciamento pode impedir o pagamento de bolsas de estudo de pesquisadores.

Em novembro de 2018, os recursos de 2019 propostos para o CNPq, maior agência de fomento à pesquisa ligada ao governo federal, só conseguiriam garantir seu funcionamento até setembro, de acordo com o então presidente do órgão Marcelo Morales.

Agora, Davidovich afirma que talvez só seja possível pagar as bolsas até julho. O CNPq é responsável por 72,8 mil bolsas de estudos e pelo financiamento de projetos de pesquisas em todo o país.

“Já estávamos no mínimo suportável. Agora, pode ser que quem está estudando fora tenha que voltar e quem está na pós-graduação tenha que procurar outro emprego”, diz.

O CNPq afirma que ainda não recebeu do MCTIC a informação de reflexo do contingenciamento no órgão.

Na educação, o governo congelou R$ 5,839 bilhões, o maior corte em termos absolutos e equivalente a 25% do valor previsto no Orçamento. Em termos percentuais, o maior bloqueio aconteceu no Ministério de Minas e Energia (79,5%). “Um corte desse atinge o país que sofreu com Brumadinho e tem barragens sob risco e impede o desenvolvimento de energias alternativas, elevando nosso atraso na área”, diz Davidovich.

Durante a campanha presidencial, Jair Bolsonaro afirmou que tinham como meta elevar o financiamento para a área não só com recursos públicos mas especialmente com recursos empresariais para que 3% do PIB fosse investido em ciência e tecnologia. Hoje, porém, esse patamar atualmente está perto de 1,5%, com participação maior de recursos públicos. Na Coreia do Sul essa taxa é de 4%, na União Europeia, 3% e, em Israel, mais de 4%.

Segundo Davidovich, a experiência internacional aponta que cada dólar investido nessa área tem retorno de 3 a 8 vezes maior. “A crise é global, mas os países continuam investindo em ciência porque há retorno, porque eles aproveitam janelas de oportunidade e ganham protagonismo internacional, porque produzem seus próprios medicamentos e alimentos mais baratos. O Brasil está na contramão disso, e abrir mão desse investimento é condenar o Brasil a ser um país de 4º mundo.”

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que financia a inovação e a infraestrutura de pesquisa das instituições de ciência e tecnologia, teve mais de 80% de seus recursos contingenciados.

*Folhapress.