quarta-feira, 15 de maio de 2019

NATAL-RN: PRESO É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CELA DA CADEIA PÚBLICA

Um detento identificado até o momento como Leandro Santos Elias, de 36 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (15), dentro de uma cela do Presídio Provisório Raimundo Nonato, também conhecido como Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte de Natal.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), que administra os presídios estaduais, o corpo do detento foi encontrado caído dentro da cela, sem sinais aparentes de violência. O corpo será periciado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a investigação será conduzida pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O relatório da DHPP, entretanto, aponta a possibilidade de morte natural. A Sejuc informou que o homem, que já enfrentava problemas de saúde, estava com outros presos dentro da cela. Porém, à noite, os presos não teriam ouvido nada e não chamaram socorro.
Leandro Santos Elias respondia pelo crime de receptação de material roubado.

*VNT.

CHUVA INTENSA EM PORTALEGRE, RN

Galera, atualizando a chuva em Portalegre/RN, até o momento 218mm de chuva, continua com uma chuva fininha.
Algumas localidades chegou a 260mm.
Essas águas estão descendo para a Barragem de Santa Cruz do Apodi. 

EMPARN: CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE NO RN!!

Per.: das 7:00hs de 14/05/2019 as 7:00hs de 15/05/2019
No. Postos Existentes: 173 No. Postos sem Contato: 64
No. de Postos com Chuva: 35 No. de Postos sem Chuva: 74
MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Portalegre(Particular) 218,0
Piloes(Prefeitura) 59,0
Vicosa(Prefeitura) 57,4
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 55,0
Martins(Particular) 42,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 32,0
Riacho Da Cruz(Emater) 31,5
Agua Nova(Prefeitura) 16,3
Francisco Dantas(Emater) 15,0
Joao Dias(Emater) 12,0
Grossos 6,3
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 5,0
Lucrecia(Emater) 4,2
Tibau(Prefeitura) 3,2
Apodi(Prefeitura) 3,0
Jose Da Penha(Emater) 1,4
Felipe Guerra(Prefeitura) 0,6
MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 33,8
Bodo(Emater/trf p/delegacia) 23,8
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 20,8
Angicos(Prefeitura) 12,0
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 11,0
Cerro Cora(Emater) 8,8
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 6,0
Acari(Particular) 5,1
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 4,4
Fernando Pedroza(Emater) 4,2
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 4,0
Caico(Acude Itans) 2,5
Carnauba Dos Dantas(Emater) 0,9
Pedro Avelino(Particular) 0,9
Santana Do Serido(Emater) 0,6
MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Coronel Ezequiel(Particular) 89,5
Jacana(Emater) 83,0
MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Natal 0,6

PARADA NACIONAL: EM PAU DOS FERROS-RN JÁ COMEÇOU

Mobilização contra o cortes na educação.

MOSSORÓ-RN: (066ª) Agricultor é morto a tiros dentro de casa na comunidade de Riacho Grande

Agricultor é morto a tiros dentro de casa na comunidade de Riacho Grande
O crime aconteceu na madrugada de hoje, 15 de maio, na comunidade de Riacho Grande, localizada as margens da RN 015, na zona rural de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, logo após a meia noite, os criminosos arrombaram a porta e invadiram uma residência no conhecido "Beco da Facada" e mataram com tiros, Jonathan Meneses Gomes de 27 anos de idade, que dormia com a esposa.

Ainda segundo informações, eles mandaram que a esposa da vítima saísse do local e depois executaram Jonathan Menezes com tiros de escopeta calibre 12 na região do abdômen.

Após o trabalho da perícia, o corpo do agricultor, foi recolhido para ser examinado na Unidade Regional do Itep em Mossoró. A polícia informou que Jonathan Meneses Gomes já havia sido preso por porte ilegal de arma de fogo, mas não há informações oficiais sobre os criminosos e nem da motivação para o bárbaro crime.


*Fonte: O Câmera.

VÍDEO MOSTRA CAMINHÃO DESGOVERNADO DESTRUINDO PALCO DE FESTA NO INTERIOR DO RN

Acidente aconteceu no sábado (11), na cidade de Pureza, e ninguém se feriu.
Um caminhão desgovernado destruiu um palco montado em uma rua da cidade de Pureza, interior potiguar, e desceu via abaixo. O veículo estava sem freio e o motorista não conseguiu controlá-lo. O acidente aconteceu no sábado (11). Ninguém se feriu.
Câmeras de segurança da rua por onde passou o caminhão, que estava carregado de tijolos, filmaram o momento do acidente. O palco foi atravessado pelo veículo e ficou destruído. A estrutura foi montada no Centro da cidade, para a realização de um projeto cultural.
O pai do condutor saiu correndo atrás do caminhão e acabou desmaiado, porque pensou que o filho havia atropelado pessoas pelo caminho.


*G1 RN

JOÃO DIAS-RN: Casa é alvejada a tiros e incendiada na cidade

Casa incendiada
No local foram encontradas várias cápsulas de diversos calibres.
Mais uma vez, a pequena cidade cidade de João Dias (RN) localizada na divisa com Catolé do Rocha (PB), passa por mais uma cena de terror, onde uma residência que fica localizada no Conjunto São Geraldo, foi alvejada por vários disparos de arma de fogo e em seguida incendiada.
De acordo com informações, a ocorrência aconteceu por volta das das 02h30min desta terça-feira (14 de Maio). No local foram encontradas várias cápsulas de diversos calibres de arma de fogo. O corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. Não houve feridos. Polícia foi acionada e investigará o caso.

*Catolé em Foco/Nosso Paraná RN

MORADOR DE RUA APROVADO NA UFRN É PRESO POR LATROCÍNIO

Mário Batista da Cruz de 36 anos tinha um mandado de prisão em aberto e foi capturado em Ponta Negra. Há 2 anos ele era aprovado em 2º lugar para cursar Administração.
O morador de rua Mário Batista da Cruz de 36 anos, aprovado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi preso nesta terça-feira (14) por policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa do Patrimônio Público (Dedepp). Ele foi alvo de um mandado de prisão pela prática de latrocínio.
Mário Batista foi capturado na orla de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Ele foi aprovado em 2º lugar para cursar Administração na UFRN em 2017 e morava na Casa do Estudante, no bairro da Ribeira. De acordo com polícia, o morador de rua também é investigado por suspeita de furto de patrimônio.
O envolvimento com as drogas afastaram Mário Batista da Cruz Júnior do sonho de se tornar um administrador. Ele abandonou o curso na universidade federal e foi expulso por roubar e depredar a Casa do Estudante, local onde costumava passar as noite.


*OP9/Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: HOMEM É PRESO APÓS PRATICAR ASSALTOS COM PISTOLA DE PINTURA

Suspeito levou moto e celular de vítima, mas foi rastreado pelo GPS do aparelho e capturado pela Polícia Militar
“Arma” utilizada pelo assaltante. Foto: PM/Divulgação
Um homem identificado como Raimundo de Castro Freire foi preso em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, após praticar assaltos na cidade utilizando uma pistola de pintura. Ele foi capturado por policiais militares do 2º Batalhão de Mossoró nesta terça-feira (14).

De acordo com uma das vítimas do assaltante “pintor”, ele agiu com a ajuda de um cúmplice que aparentava ter 60 anos de idade. Os dois levaram uma moto e um aparelho celular no Centro de Mossoró. O segundo suspeito conseguiu fugir do cerco da PM.
Por meio do sistema de GPS do celular, os agentes conseguiram rastrear Raimundo de Castro e recuperar os dois itens roubados. Ele estava em uma casa na Rua Rodrigues Alves, localizada no bairro Bom Jardim. O batalhão confirmou ainda que o homem já possui passagem pela polícia e estava em liberdade condicional.

*OP9/Passando na Hora.

AREIA BRANCA-RN: CASAL É PRESO SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS

Policiais Civis da Delegacia Municipal de Areia Branca prenderam em flagrante, nesta terça 14 de maio de 2019 um casal suspeito de envolvimento com mo tráfico de drogas naquela cidade. Maciel Henrique das Chagas e Mayara Ingrid de Oliveira, foram presos em uma residência no bairro Índios, em Areia Branca, onde, de acordo com denúncias, funcionava um ponto de venda de drogas.
Durante a abordagem os policiais encontraram com o casal uma certa quantidade de entorpecentes tipo "crack", maconha, além de balança de precisão e dinheiro fracionado. De acordo com a Polícia Civil, Maciel Henrique estava com mandado de prisão em aberto, por ser suspeito da prática de crime de roubo e tráfico de drogas naquela região.

Os dois foram conduzidos à delegacia, onde foram autuados pelo delegado Renato Oliveira, nos crimes de tráfico de drogas (art. 33) e associação ao tráfico,(art. 35) sendo encaminhados ao sistema prisional em Mossoró RN. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181. 

*SECOMS/PCRN/Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: ACUSADO DE MATAR A EX POR CIUMES EM ACADEMINA NO DOM JAIME CÂMERA É CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO

O Tribunal do Júri Popular condenou nesta terça-feira (14) Oliveira Carlos de Araújo, de 44 anos, a 15 anos de prisão em regime fechado por ter matado a tiros a ex-namorada Cristiane Bezerra de Moura Câmara, no dia 27 de julho de 2015, em uma academia de ginástica no Bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró. (RELEMBRE)
O julgamento começou às 8h30 no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins. O promotor de Justiça Armando Lúcio Ribeiro mostrou aos sete membros do Conselho de Sentença que o réu matou a vítima por não aceitar o fim do namoro.
Armando Lúcio declarou claro aos jurados que Oliveira Carlos praticou o que a Legislação Penal classifica como feminicídio, em sua forma qualificada. A defesa ressaltou que não foi bem assim. Defendeu tese de que a vítima teria provocado a reação do réu.
O julgamento terminou por volta das 15h20 desta terça-feira, com a juíza Welma Maria Ferreira de Menezes convocando os sete jurados a Sala Secreta, onde ficou definido que o réu deveria ser sentenciado por feminicídio em sua forma qualificada.
Considerando os quesitos votados pelos jurados, a juiz Welma Maria Ferreira de Mezenas aplicou sentença de 15 anos de prisão para o réu em regime fechado. Oliveira Carlos está preso desde julho de 18 e retornou para o sistema prisional com prisão preventiva decretada.

*Mossoró Hoje.

MOSSORÓ-RN: POLICIAIS DO 2º DPRE PRENDE FORAGIDO DE JUSTIÇA COM ARMA DE FOGO

Policiais Militares do 2º DPRE (Distrito de Policia Rodoviária Estadual de Mossoró), prenderam em flagrante, na manhã desta terça feira 14 de maio de 2019, em uma abordagem, após patrulhamento de rotina, a pessoa de: Antônio Vítor Silva Melo, 21 anos, com ele foi apreendido um revolver calibre 38, com a numeração raspada. Contra ele também existia um mandado de prisão em aberto do sistema prisional. Os policiais realizavam patrulhamento no bairro Santo Antônio quando abordaram um veiculo suspeito, com três indivíduos. Foi realizado uma revista no interior do carro, onde os policiais encontraram a arma embaixo do banco. Os três foram conduzidos para Delegacia, onde Antônio Vitor foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à Cadeia Pública, onde permanecerá à disposição da Justiça. Os outros foram liberados após serem ouvidos.
 
*Informações e fotos: PMRN/Passando na Hora.

Governo vai repor corte de emendas federais para a UERN

Governadora Fátima Bezerra em reunião com a diretoria da ADUERN
O Governo do Estado vai repassar R$ 3,6 milhões para garantir investimentos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sendo R$ 3 milhões referentes a contingenciamentos realizados pelo Governo Federal nas emendas inseridas no Orçamento Geral da União que foram destinadas à instituição de ensino superior pela bancada federal potiguar. Os R$ 600 mil restantes são contrapartidas para o recebimento de mais R$ 6 milhões em emendas dos anos anteriores.

A decisão foi anunciada pela governadora Fátima Bezerra em reunião com a diretoria da Associação dos Docentes da UERN (Aduern). O repasse será formalizado na próxima semana, em Mossoró. “Nosso trabalho é totalmente voltado à valorização da UERN e isso passa pelos investimentos, pela valorização do profissional que trabalha na instituição, ainda mais nesse momento muito sério que passa a educação do país”, ressaltou a governadora.

Ainda durante a reunião, a chefe do executivo determinou a criação de grupos de trabalho para discutir e avaliar demandas dos professores da UERN, em especial a criação do plano de cargos, carreiras e salários para os 823 professores efetivos da instituição. “A pauta é totalmente legítima e justa, por isso vamos criar uma comissão para discutir o plano, tudo à luz da realidade do Estado. Nosso planejamento é começar, mesmo que de forma modesta, do jeito que nos é permitido, a fazer uma reposição salarial para a educação, a saúde e a segurança”, completou Fátima Bezerra.

Os professores da UERN discutem a formatação do plano da categoria há vários anos, tendo aprovado ainda no início de 2016 a minuta que foi entregue ao Governo do RN nesta reunião, e o último aumento salarial foi escalonado de 2012 a 2014. “Estamos com um déficit salarial acumulado de 138% em uma década. É preciso atualizar o plano para evitar a saída de professores da instituição”, afirmou a professora Rivânia Moura, presidente da Aduern.

A comissão de avaliação será formada por representantes das secretarias de Estado da Administração (Sead) e do Planejamento e das Finanças (Seplan), da reitoria da UERN e da Aduern.

Os professores ainda apresentaram demandas para discussão na comissão, como a abertura de espaços de diálogo entre a gestão estadual e a direção da UERN, além da atualização do auxílio-saúde para técnicos e professores e o projeto de lei para regularização a cessão de docentes da universidade para outros órgãos.

A reunião contou com a participação dos secretários Aldemir Freire (Seplan), Getúlio Marques (SEEC) Virgínia Ferreira (Sead) e Alexandre Lima (Sedraf), além do diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), Gilton Sampaio, a diretora da Escola de Governo, Ana Lúcia Gomes, e a diretora do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, Márcia Maria Alves de Assis. Os últimos quatro citados, além de gestores do Governo, são também professores da UERN.


*ASSESSORIA.

EMPARN: CHUVAS REGISTRADAS DE SEGUNDA PARA TERÇA NO RN

Per.: das 7:00hs de 13/05/2019 as 7:00hs de 14/05/2019
No. Postos Existentes: 173 No. Postos sem Contato: 63
No. de Postos com Chuva: 31 No. de Postos sem Chuva: 79

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Janduis(Emater) 45,0
Ipanguacu(Emater) 39,9
Assu(Particular) 30,0
Parau(Prefeitura) 23,4
Sao Rafael(Particular Ii) 21,2
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 20,7
Joao Dias(Emater) 18,0
Sao Rafael(Emater) 16,9
Campo Grande(Particular) 13,5
Campo Grande(Particular 2) 11,0
Itaja(Emater) 5,0
Carnaubais(Emater) 3,5
Lucrecia(Emater) 3,3
Portalegre(Particular) 1,5

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 95,4
Florania(Sitio Jucuri) 90,6
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 33,4
Acari(Particular) 25,7
Carnauba Dos Dantas(Emater) 18,9
Parelhas(Emater) 15,2
Santana Do Matos(Emater) 15,0
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 8,1
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 7,0
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 5,5
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 4,0
Caico(Acude Itans) 2,0
Serra Negra Do Norte(Emater) 1,8
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 0,5

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Parazinho(Emater - Ex-particular) 0,4

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Pedra Grande(Emater) 12,5
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 0,8