terça-feira, 21 de maio de 2019

APODI-RN: MAIS UMA TARDE DE CHUVA NA CIDADE

A tarde desta terça-feira, 21 foi de chuva na cidade de Apodi-RN. Na Eletrônica Maia o pluviômetro marcou 5,2 milímetros. Uma chuvinha calma, fina, mas de muita serventia, pois amenizou a temperatura mais uma vez!

JOÃO CÂMARA-RN: IRMÃO DE EX-PREFEITO É ASSASSINADO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Foi assassinado na manhã desta terça-feira (21), em uma granja na zona rural de João Câmara, cidade da região do Mato Grande potiguar, o comerciante Rogério Torquato, de 60 anos, que foi candidato a vereador pelo PT em 2016. Ele é irmão de Aldo Torquato, ex-prefeito do município. O carro da vítima foi levado.
A granja fica às margens da RN-120, estrada que liga João Câmara a Bento Fernandes. A Polícia Militar foi chamada e fez buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.
A Polícia Civil já deu início às investigações.

Granja em que Rogério Torquato foi morto fica às margens da RN-120, estrada que liga João Câmara a Bento Fernandes — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Granja em que Rogério Torquato foi morto fica às margens da RN-120, estrada que liga João Câmara a Bento Fernandes.
 
*G1 RN/Blog Márcio Melo.

HOMEM DESAPARECIDO EM BARAÚNA É LOCALIZADO EM MOSSORÓ-RN

LEANDRO PEREIRA DE SOUZA de 29 anos de idade, que estava desaparecido, foi localizado próximo ao Viaduto em Mossoró.
A família agradece a todos que ajudaram na divulgação e que se preocuparam o Leonardo!

MOSSORÓ-RN: MULHER COMETE SUICÍDIO NO BAIRRO BELO HORIZONTE

A Polícia Militar, Civil e ITEP assim como uma equipe BRAVO 03 do SAMU, foram acionados na tarde desta terça feira 21 de maio de 2019, para a Rua Marinho Dantas, 25 bairro Belo Horizonte, em Mossoró no Rio Grande do Norte informando que uma mulher identificada como Cláudia Iraci, 46 anos teria posto fim a sua própria vida usando um lençol. A ambulância BRAVO do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi informada que ela teria tentado suicídio ingerindo medicamentos. Chegando ao local constataram o enforcamento e acionaram a ALFA com Suporte Avançado, porém médicos e socorristas nada puderam fazer para salvar a mulher que já teria sido retirada da corda feita com um lençol.
A Polícia isolou o local e o ITEP realizou os trabalhos periciais. Pessoas próximas a família informaram que a mulher sofria de depressão e teria passado o dia todo dizendo que iria se matar. Na tarde pediu que sua filha fosse em uma farmácia próximo comprar medicação e teria dito que quando ela voltasse talvez não encontrasse mais ela com vida.
Ainda de acordo com as pessoas a própria filha também sofre de depressão e já relatou várias vezes a vontade de se matar. Um caso lamentável de uma doença incontrolável e crescente em Mossoró. 


*Informação: Passando na Hora.

BARAÚNA-RN: FAMÍLIA PROCURA HOMEM DESAPARECIDO DESDE ONTEM 20.

Os Familiares de LEANDRO PEREIRA DE SOUZA de 29 anos de idade comunica o seu desaparecimento desde ontem, dia 20 de maio e pede ajuda de todos, para quem encontrar o mesmo, entrar em contato com a família que estar desesperada, pois o mesmo estar bem debilitado.
Ele esteve na cidade de Baraúna, depois a última vez foi visto em Mossoró na sua residência. De lá para cá a família não sabe mais seu paradeiro.
Desde já agradeço a quem encontrar, favor entrar em contato pelo fones: 99487-3940 OU 99163-6495.

ENEM 2019: RN TEM 143 MIL INSCRITOS

Provas do Enem acontecem em novembro — Foto: Reprodução/RBS TV
O Rio Grande do Norte tem 143 mil pessoas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (20). As inscrições para o exame terminaram na sexta-feira passada (17).
Desse total, 52.498 inscritos no estado ainda não efetuaram o pagamento do boleto para confirmar a participação no exame, segundo balanço do Inep atualizado nesta segunda. Mas esses estudantes ainda estão dentro do prazo: o pagamento pode ser feito até a próxima quinta-feira (23).
A taxa é de R$ 85 e o pagamento pode ser realizado em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo estabelecido já tem sua participação garantida no exame.
O Brasil registrou, ao todo, 6,38 milhões de inscritos para a edição de 2019. O número final de participantes confirmados será divulgado no próximo dia 28. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.
O Enem é realizado anualmente pelo Inep, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O exame viabiliza o acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas.


*VNT.

APODI-RN: ZÉ CARRITELA FALECEU NESTA TERÇA-FEIRA

José Soares de Macedo, o ZÉ DA CARRITELA faleceu nesta terça-feira (21) em Apodi. 
Pessoa muito conhecida na cidade, prestou relevantes serviços no nosso município e deixa saudades! 
A todos os familiares, deixamos aqui as nossas condolências!
Foto: Portal Fatos do RN

APODI-RN: CRIANÇA MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO NA COMUNIDADE DE SANTA CRUZ

Um garoto de nome Samuel, dois anos de idade sofreu afogamento na manhã de hoje, foi socorrido, mas não rexistiu e faleceu a caminho do hospital.
De acordo com informações, a criança caiu em um balde com água dentro de um tanque, que tinha pouca água. Quando a mãe viu o filho, retirou-o com vida, mas o menino veio a óbito.
Lamentamos profundamente o acontecimento. Que Deus dê o conforto a todos os familiares! 

NATAL-RN: Bandidos morrem após troca de tiros com a Polícia Militar na zona norte

Por volta das 18h50min um veículo Cerato foi tomado de assalto no Conjunto Parque dos Coqueiros, na fuga os bandidos se depararam um uma Barreira (Blitz) do GPI na Av Itapetinga no Conjunto Santarém, após furar a Blitz, teve início um acompanhamento Tático pela ruas do Bairro, após solicitado o apoio o Tático 01 - FT4 se deparou com com os suspeitos em fuga e onde vieram a efetuar disparos contra a equipe da PM.
E que após colidirem os veículos continuaram efetuando disparos e que após o revide a injusta agressão os suspeitos foram alvejados e socorridos, até o momento não se tem a identificação dos suspeitos.

 
*Informações: BO Policia RN.

CAICÓ-RN: CAMBISTA É ASSASSINADO A FACADAS NO CENTRO DA CIDADE; SUSPEITO É PRESO EM FLAGRANTE

Um crime brutal, foi registrado nesta manhã de segunda feira 20 de maio de 2019, na cidade de Caicó, na região do Seridó do Rio Grande do Norte. Um ex-jogador de futebol e que atualmente trabalhava como combista (Jogo do Bicho), foi morto a golpes de faca-peixeira no centro daquela cidade.
De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada para isolar o local de crime, Jacinto Pereira, idade não informada,foi golpeado com várias cutiladas de faca, e morreu no local. O principal suspeito do crime, identificado até o momento como,"Nazareno", foi preso logo em seguida, pela Polícia Rodoviária Estadual e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade.


O Blog do Jair Sampaio noticiou que havia uma rixa antiga entre vítima e acusado. Ainda de acordo com o blog, Nazareno já responde pela prática de homicídio na cidade de Caicó. Testemunhas relataram que o acusado, enquanto esfaqueava a vítima, dizia: “Nunca mais você bate em minha irmã”.

O corpo do cambista será recolhido e encaminhado ao ITEP unidade regional de Caicó para ser examinado. A Polícia Civil, vai instaurar inquérito para apurar o caso detalhadamente para chegar a verdadeira motivação do crime.


*Informações: Jair Sampaio.

NATAL-RN: Sob forte comoção, professora de dança morta em acidente de trânsito é sepultada

Professora Gislâne Cruz foi sepultada no Cemitério Vila Flor, em macaíba, Grande Natal — Foto: Alessandro Sousa/Inter TV Cabugi
O sepultamento de Gislâne Cruz, nesta segunda-feira (20), foi marcado por comoção e revolta entre familiares e amigos da professora de dança, que morreu em um acidente de carro no domingo (19), em Natal. Ela foi sepultada no Cemitério Parque Vila Flor, em Macaíba, na Região Metropolitana da capital potiguar.

Gislâne Cruz do Nascimento tinha 26 anos e era professora do Colégio Salesiano, onde foi velada durante a noite do domingo e a manhã desta segunda. A missa de corpo presente também aconteceu na escola, que anunciou que não haverá aula hoje.

De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), Gislâne seguia em um carro com uma motorista que trabalha em um aplicativo de transporte de passageiros. A professora estava a caminho de uma academia onde daria uma aula. O veículo em que elas estavam seguia no sentido Candelária no prolongamento da Avenida Prudente de Morais, na Zona Sul, quando se deparou com outro automóvel, que ia na contramão. Houve uma batida.

Após a colisão, o carro em que as duas estavam capotou. Gislâne foi a única a morrer no acidente. Segundo o CPRE, dois homens, que tinham sinais de embriaguez, estavam no veículo que seguia na contramão. O motorista, o oficial de Justiça Josias Teixeira de Morais 62 anos, foi preso. Ele participará de uma audiência de custódia marcada para as 14h desta segunda-feira (20).

Girlâne Cruz morreu em batida de carro na manhã deste domingo (19) em Natal. — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
A mulher que dirigia o automóvel em que estava a professora, Beverly Iane Ramalho, relatou como tudo aconteceu. “Eu pedi para ela botar o cinto. Ela botou o cinto, eu botei o cinto e seguimos viagem. Quando eu peguei a Prudente de Morais, passando próximo ao Sest, veio o carro e colidiu conosco. Ele vinha na contramão e colidiu na traseira do meu carro. Eu estava no sentido Candelária e ele vinha na lateral do Sest Senat e entrou na contramão”, conta.

*VNT.

ALUNA DA REDE PÚBLICA DE MOSSORÓ GANHA 1º LUGAR EM FEIRA DE CIÊNCIAS NO EUA

A estudante Ekarinny Myrela Brito de Medeiros, aluna da Ufersa e egressa da escola estadual Hermógenes Nogueira Costa, localizada em Mossoró, conquistou, na última sexta-feira (17), durante a Intel ISEF, Feira Internacional de Ciências e Engenharia, o 1º lugar da Patent and Trademark Office Society e o 4º lugar na categoria Translational Medical Science (TMED). A feira e premiação aconteceram na cidade de Phoenix, no Arizona (EUA).
A única representante do RN na feira defendeu o projeto “Desenvolvimento de cateter bioativo proveniente do aproveitamento do líquido da castanha do caju (Anacardium Occidentale) como alternativa na prevenção de infecção sistêmica”. O trabalho começou a ser concebido após uma experiência familiar da estudante. Ekarinny perdeu uma tia, vítima de infecção na corrente sanguínea, ocasionada por um cateter. Diante desse acontecimento, a aluna iniciou estudos e descobriu que não havia cateter que possuísse propriedades bioativas, que inibe bactérias.
Além das premiações oficiais, Ekarinny foi convidada para publicar o seu projeto no International Journal of High School Research. “Nunca imaginei que poderia subir duas vezes no palco da Intel e conseguir o quarto lugar na minha categoria. Queria agradecer a todas as pessoas que me ajudaram, ao Governo do Estado, ao Programa Ciência para Todos, a Ufersa – a minha universidade, ao CCAA, aos vereadores que me apoiaram. Sintam-se todos abraçados”, disse Ekarinny.
A SEEC, em parceria com universidades do RN, como a UERN e Ufersa, realiza ações com foco no desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes e na motivação dos professores na realização de ações que dinamizem a ciência em sala de aula. “Para nós, é motivo de orgulho ver tantos estudantes trilhando um caminho de sucesso por meio da iniciação científica”, pontua Márcia Gurgel, secretária adjunta de Educação.

*Informações da Ufersa.