quarta-feira, 10 de julho de 2019

ABERTURA DOS JERNS 2019 EM APODI-RN

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 10 de julho de 2019 a abertura de mais uma edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS).
Alunos e professores da rede estadual e municipal participaram do evento, que teve concentração no Estádio Antônio Lopes Filho e caminhada pelas ruas da cidade, até a frente da Igreja Matriz de Apodi.

*Fotos: João Dehon.

O MELHOR PROFESSOR DO MUNDO!


MARTINS-RN: CAMINHÃO BAÚ VIROU NA RN-117 NA SUBIDA DA SERRA NO SÍTIO PICO DOS CARROS

Na tarde de hoje, 10 de julho, na RN-117, um caminhão baú que teria começado a subir a serra, nas precisamente na ultima curva de quem desce com sentido Martins/Umarizal, segundo conhecedores essa curva é a mais temida na serra, pois quem não conhece da impressão que já terminou a descida e se depara com essa cuva "S", na mesma já virou Ônibus, camionetes, carros de passeio e vários caminhões.
Dessa vez o acidente aconteceu com o veiculo subindo a serra coisa rara de acontecer. Graças a Deus no momento não passavam outros veículos no local, e só aconteceu danos matérias.
Segundo informações de curiosos pode ter sido problemas técnicos no veiculo, que caiu na vala que fica próximo a pista de rolamento onde o carro ao cair na mesma perdeu o controle e subiu a barreira ao ponta de virar no acostamento.


*Martins em Pauta. 

APODI-RN: HOJE TEM ABERTURA DOS JERNS 2019!

No período de 10 a 18 de julho os JERNS em sua XLIX edição acontece com em Apodi com a coordenação do 13ª DIREC.
Será um grande evento!

UERN: Confira o resultado final da seleção de vagas para cursos da Escola de Música

A Escola de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, do Departamento de Artes da Faculdade de Letras e Artes (DART/FALA/UERN), divulga o resultado final do processo seletivo para preenchimento de vagas nos cursos de Iniciação Musical, Formação Musical Básica I, Formação Musical Básica II e cursos livres nos instrumentos: bateria; teclado; guitarra; violão clássico e violino.

Para ver a relação, acesse o EDITAL.

Para efetuar a matrícula no curso de Iniciação Musical, o responsável pelo aluno deverá comparecer entre os dias 9, 10, 11 e 12 de julho, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na secretaria da Escola de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, localizada no Departamento de Artes – DART, Campus Central. É necessário levar o comprovante de depósito no valor de R$ 100,00.

A matrícula para os aprovados no curso Formação Musical Básica I, para os cursos Livres, bem como os aprovados para o curso Formação Musical Básica II, ocorrerá no mesmo período e local: 9 a 12 de julho, na secretaria da Escola de Música, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Também é necessário apresentar o comprovante de pagamento da taxa do curso, no valor de R$ 100,00.

Além do comprovante, é preciso apresentar a seguinte documentação: cópia do Registro de Nascimento, ou RG, ou CNH; e uma foto 3×4.

O depósito da taxa de inscrição deve ser realizado na seguinte conta (não serão aceitos depósitos realizados por envelopes):

Caixa Econômica Federal
Conta: 3012-8
Agência: 2380
Operação: 003
CPF/CNPJ: 21.212.556/0001-11
FUNCITERN – FUND.DESENV.CIÊNCIA TECN.E INOV. EST. RN

Os candidatos participantes do Cadastro Único, portadores de declaração de carência expedida pelo CRAS ou que preencherem declaração de carência (anexo II do Edital), podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de matrícula. O pedido de isenção será realizado exclusivamente de forma presencial durante o processo de matrículas.


*Por: Iuska Freire.

BRASÍLIA: Congresso da UNE reunirá 18 mil estudantes a partir desta quarta (10)

Marianna Dias, atual presidenta da UNE, durante eleição no Conune de 2017, em Belo Horizonte (MG) / Vitor Vogel/UNE/Divulgação
A 57ª edição do Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), que começa na quarta-feira (10) e segue até domingo (14), em Brasília (DF), terá como temas centrais a defesa da educação, do emprego e da Previdência. São esperados até 18 mil delegados, representando mais de 90% das universidades brasileiras.

A projeção, feita pela UNE, ultrapassa os números da edição de 2017, em Belo Horizonte (MG), que teve cerca de 15 mil participantes. Os encontros são bienais.

“Em tempos de crise, de golpe, em que se tenta restringir a participação política do povo e, ao mesmo tempo, com ataques e retiradas de direito e de uma série de retrocessos que ocorrem no país, isso tem como resposta dos estudantes brasileiros o contrário: uma ampliação de participação política”, compara a vice-presidenta da UNE, Jessy Dayane.

Debates, grupos de trabalho, atos políticos e atividades culturais estão na programação do evento, que terá como um dos destaques a realização de uma passeata na Esplanada dos Ministérios na sexta-feira (12).

Dayane explicou a importância das três bandeiras principais: a defesa da educação diante dos cortes orçamentários promovidos pelo governo Bolsonaro; a defesa da geração de empregos como contraponto ao cenário de crise gerado pelo avanço neoliberal; e a defesa do direito à aposentadoria, em discussão no Congresso Nacional por conta da reforma da Previdência.

Outro destaque é a participação do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, convidado para discutir o tema das fake news em uma das mesas do congresso. As denúncias do veículo sobre o suposto conluio entre o ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, e procuradores da operação Lava Jato não ficará de fora dos debates.

“É um fato político relevante porque mexe com a democracia do país, com a prisão política do Lula, com uma armação, uma cena que foi criada pra influenciar politicamente as eleições e implementar um programa de retrocessos, de retirada de direitos. Então, tem tudo a ver com a nossa luta”, pontua Dayane.

O Conune tem grande peso na caminhada dos estudantes brasileiros, tendo marcado a luta social em diferentes momentos da história nacional, como no caso da ditadura civil-militar (1964-1985), quando o movimento estudantil contribuiu para engrossar as fileiras dos que resistiam ao regime. Para a vice-presidenta da UNE, o evento pode, agora, ajudar a fortalecer a luta contra o avanço conservador e neoliberal.

“Este momento é fundamental pra construir uma virada no jogo político do país. Ele [o congresso] contribui com o processo de trazer mais pessoas pra mobilização e pra defenderem a soberania, a democracia e os direitos do povo brasileiro”, afirma.

O Conune também tem como pauta, a cada edição, a eleição de uma nova diretoria para a UNE, que representa mais de 7 milhões de estudantes. O mandato é de dois anos.


*Brasil de Fato.

Morre o jornalista Paulo Henrique Amorim

Jornalista Paulo Henrique Amorim — Foto: Divulgação / TV Record
Morreu na madrugada desta quarta-feira (10) o jornalista Paulo Henrique Amorim, aos 76 anos. Ele trabalhou em diversas redações, inclusive na Globo.
Seu último emprego foi na TV Record, mas estava fora do ar desde o mês passado, quando foi afastado do programa Domingo Espetacular. O jornalista morreu de enfarte na capital fluminense.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: Cinco suspeitos morrem em confronto com a policia

Materiais apreendidos durante operação que deixou cinco suspeitos mortos na manhã desta quarta-feira (10) região metropolitana de Natal — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
Cinco suspeitos morreram em confronto com policiais, durante uma operação da Polícia Civil e da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (10) na zona rural de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. Duas mulheres e um homem, que foi baleado na perna, também foram presos. Segundo a PM, este homem também é suspeito de ter participado de um ataque a um policial militar.
De acordo com o tenente-coronel Eduardo Franco, da Polícia Militar, o tiroteio aconteceu logo que os policiais chegaram ao local onde os suspeitos estavam. "As equipes foram deliberadamente atacadas e reagiram", declarou. Ainda de acordo com ele, a polícia apurava suspeitas de que uma quadrilha estaria preparando ataques a transportes públicos na região metropolitana. Entre os produtos apreendidos, estavam cinco garrafas com combustível.
Além de gasolina, os policiais apreenderam três armas de fogo, sendo uma de calibre 12 de fabricação caseira, uma pistola calibre 40 que pertence à PM e tinha sido roubada, e uma pistola 380. Também foram apreendidos um machado, drogas e celulares. Os suspeitos mortos ainda não foram identificados oficialmente.
A operação foi denominada como "Vidit Otium", que significa Paz na Serra em Latim. O nome faz referência à comunidade Serrinha de Cima, em São Gonçalo do Amarante, onde a ação aconteceu.
Além da possibilidade de ataques, a polícia investigava vários assaltos na área rural de Macaíba e de São Gonçalo. Uma das vítimas foi um PM assaltado no início do mês.


*VNT.