segunda-feira, 19 de agosto de 2019

APODI-RN: PROPRIETÁRIOS DE CARROS DE SOM SÃO CONVIDADOS A COMPARECEREM À SEDE DA COMPANHIA

A Polícia Militar da cidade de Apodi, convida os proprietários de veículos de divulgações e propagando por meio de som, (carro de som), para comparecerem a sede desta CPM, localizada na Rua Miguel Ferreira de Araújo, s/n, Bairro Rodoviária, para que sejam realizadas aferições nos equipamentos e orientações aos proprietários.
Data e hora; De Terça feira dia 20/08 a sexta-feira dia 23/08, das 08:00 a 11:00 h.

Natal: Adolescente mata próprio pai com tiro na perna após discussão

Vítima teria chegado em casa apresentando comportamento agressivo. Segundo vizinhos, homem de 61 anos tinha sinais de embriaguez e tentou agredir a esposa, quando filho apareceu e atirou nele
Um adolescente de 16 anos matou o próprio pai com um tiro na perna, na tarde desta segunda-feira (19). A vítima foi identificada como Antonio Lucas da Silva, de 61 anos, que morreu no bairro Neópolis, Zona Sul de Natal. A informação foi confirmada pela Polícia Militar.
A vítima foi atingida com um disparo que acertou a veia femural. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram acionadas para prestar socorro, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu.
De acordo com vizinhos, que ouviram a discussão entre pai e filho, na Avenida Alto do Monte Belo, o clima entre os dois era conturbado e de muita briga.
Segundo uma das testemunhas, que mora próximo ao local, mas não quis se identificar, Antonio Lucas teria um histórico de chegar embriagado em casa.
Na tarde desta segunda (19), o homem de 61 anos teria chegado em casa com sinais de embriaguez e agido de forma violenta com a esposa. O filho então tentou impedir o comportamento agressivo do pai e atirado contra ele com uma arma de fogo que mantinha escondida.
De acordo com a PM, o adolescente suspeito de ter matado o próprio pai já acumula uma passagem nos registros do sistema socioeducativo por crime análogo ao tráfico de drogas. Ele fugiu após o disparo e até o momento do fechamento desta reportagem não havia sido localizado.


*OP9/O Câmera. 

MOSSORÓ-RN: Popular é ferido a golpes de faca peixeira no centro da cidade

A ação criminosa aconteceu no final da tarde de hoje, 19, na Rua Meira e Sá, próximo ao Hotel Caraubas e segundo informações, o principal acusado foi preso em flagrante pela Policia Militar.
A vitima é o paciente psiquiátrico José Edilson da Silva Costa, conhecido popularmente como “Ferrugem” de 33 anos de idade, que segundo informações, no mês de janeiro passado, também sofreu outro atentado no centro da Mossoró.
Na tarde de hoje, Ferrugem recebeu atendimento no local e foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, por uma equipe do Samu.


*O Câmera. 

MOSSORÓ-RN: JOVEM ASSASSINADO NO JARDIM DAS PALMEIRAS EM MOSSORÓ É IDENTIFICADO PELO ITEP

O jovem assassinado a tiros na noite deste domingo (18) na Rua Tucumã no Conjunto Jardim das Palmeiras, próximo ao Ceduc na região das Malvinas em Mossoró RN, foi identificado nesta manhã de segunda feira (19), por familiares que compareceram ao ITEP com sua documentação.
Trata-se de Jordson Yuri de Souza Melo, 18 anos de idade, era natural de João Pessoa na Paraíba e morava na Rua Xavier Fernandes no centro de Areia Branca, região litoral do Oeste Potiguar.
Jodson Yuri transitava em via pública quando foi alvejado com cerca de nove tiros, de revolver calibre 38 e de espingarda possivelmente calibre 36. No momento da perícia no local do crime, não foi possivel identificar a vítima por que a mesma não portava documentos e somente hoje, segundo feira é que o corpo foi liberado para sepultamento depois do reconhecimento, através de documentos, feito pelos familiares.

Jordson Yure de Souza Melo foi a 119ª vítima da Conduta Violenta Letal Intencional registrada em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, onde a violência vem crescendo de forma assustadora. A Divisão de Homicidios e Proteção à Pessoa (DHPP), núcleo de Mossoró, vai investigar o caso para tentar chegar a motivação e os autores do crime.

*Fim da Linha/Passando na Hora.  

PEDRO VELHO-RN: Presos suspeitos de matar professora na zona rural

Uma ação da Polícia Civil capturou dois suspeitos da morte da professora Ana Télia, no último dia 29 de julho, na zona rural do município de Pedro Velho, no Agreste Potiguar. Jonas Alves de Souza e um adolescente foram apontados como autores do latrocínio, informou a polícia. As detenções aconteceram na sexta-feira (16), mas só foram divulgadas nesta segunda (19).
Na noite daquele dia, a professora jantava com o marido e os dois filhos, quando três homens e um adolescente invadiram a casa. De acordo com as investigações, os suspeitos começaram a recolher os objetos e um deles apontou a arma, pedindo dinheiro. Na ação, Ana Télia acabou atingida por um disparo.
Os homens fugiram levando celulares e objetos da casa. O celular da professora foi recuperado com o adolescente. O esposo da professora, conhecido como Laércio, também foi baleado, mas foi socorrido no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel em Natal.
A Polícia Civil solicita a ajuda da população no envio de informações para localizar os outros dois autores do crime: Willian de Moura Costa, conhecido como “Dinho”, 28 anos, e Daniel Santos, conhecido como “Dany”, de aproximadamente 25 anos. As informações podem ser enviadas de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.


*Fonte: Amigos da Onça. 

NATAL-RN: POR NÃO ACEITAR O FIM DO RELACIONAMENTO NO RN HOMEM TENTA MATAR EX A FACADAS E ACABA SENDO DETIDO E AMARRADO EM POSTE POR VIZINHOS

Vítima está internada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, encontra-se consciente e aguarda exames neurológicos
Josenildo de Lima foi preso no fim de semana na Zona Norte de Natal suspeito de tentar matar a ex-namorada com várias facadas. De acordo com testemunhas, o suspeito não aceitava o término do relacionamento. Na tarde de sábado (17) ele esperou Ana Cristina sair de casa no bairro de Igapó e a agrediu com golpes de faca.
Vizinhos gravaram imagens do suspeito e o amarraram em um poste até a viatura da Polícia Militar chegar. A vítima foi encaminhada inicialmente para o Hospital Santa Catarina e, em seguida, transferida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. O estado de saúde dela é estável. Segundo amigos de Ana Cristina, ela encontra-se consciente e aguarda exames neurológicos.

Uma amiga da vítima relatou, sem se identificar, que Ana Cristina estava morando com o suspeito, mas decidiu acabar o relacionamento por já ter sido agredida. “Ele já tinha espancado ela, tomado o celular. Ela registrou a queixa e tinha ordem judicial para ele não se aproximar, mas ele ficou calado, veio e esfaqueou ela”, contou.
Ana Cristina é natural de João Pessoa na Paraíba, mas morava em Natal há 20 anos. Segundo amigos, eles ficaram juntos por quatro meses.



*Passando na Hora.

GROSSOS-RN: VIGILANTE MORRE AFOGADO APÓS CARRO CAPOTAR E CAIR EM SALINA

O caso foi registrado na madrugada desta segunda feira 19 de agosto de 2019, em uma das salinas no município de Grossos, região do litoral Oeste Potiguar.
De acordo com informações da Polícia Militar, dois vigilantes, conhecidos como Joseldo e Marcelo Ferreira Paulino, trabalhavam na ronda noturna, em um veículo, quando o carro derrapou e caiu dentro da água do reservatório de decantação da empresa
O vigilante Joseldo, conseguiu sair do veículo e nadar até a parte externa da água. Já seu colega Marcelo, não teve a mesma sorte e acabou morrendo afogado.
A equipe do ITEP de Mossoró, foi acionada para realizar procedimentos no local e após a conclusão dos trabalhos, recolheu o corpo do vigilante para ser necropsiado em sua base.


*Passando na Hora.

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN: POLÍCIA MILITAR DO DESTACAMENTO DA CIDADE PRENDE SUSPEITO COM MOTO ROUBADA

Policiais militares lotados no 2º Batalhão de Policia Militar que tem o comando do Major Maximiliano Fernandes, a serviço do Destacamento de Policia da Cidade de Gov. Dix-Sept Rosado na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, que tem o comando do sargento Josinaldo, prenderam na noite de domingo, 18 de agosto de 2019, por volta das 20h30min, na rua principal da cidade a pessoa de PAULO SOARES DA SILVA JUNIOR, com 01 motocicleta tipo Honda/XRE 300 de cor azul, ano 2012, placa OJX 0200 com registro de roubo. 
A ocorrência foi apresentada pelo Sargento Carlos Alberto ao DPC. Roberto Claudio Rodrigues Moura na Delegacia de Policia Civil de Plantão em Mossoró, para a realização dos procedimentos cabíveis e legais na forma da lei em desfavor de PAULO, ficando o mesmo a disposição da justiça.

*Jr.Dantas/Passando na Hora.

SANTANA DO MATOS-RN: DOIS ASSALTANTES MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Foto: PM/Divulgação
O portal G1-RN destaca nesta segunda-feira(19) a morte de dois assaltantes durante um troca de tiros com policiais militares na cidade de Santana do Matos, na região Central potiguar, na noite do sábado (17). De acordo com a PM, os dois homens, que estavam em uma motocicleta, haviam roubado uma pessoa, e estavam cometendo um segundo crime quando um policial militar à paisana percebeu a ação. Na ocasião, houve reação e troca de tiros.
Segundo a PM, um dos bandidos foi baleado e morreu no local. O segundo ainda tentou escapar, mas logo em seguida foi baleado ao também trocar tiros com outro policial militar. Com os dois bandidos os policiais apreenderam duas pistolas de fabricação caseira.

PASME. O pacto de PCC e Comando Vermelho: Facções criminosas vão à Justiça contra portaria de Moro

Foto: IsaacAmorim/AG.MJ
Rompidas desde 2016, as duas maiores facções do Brasil se juntaram em uma tentativa de derrubar as restrições impostas pelo ministro da Justiça, Sergio Moro , para o sistema penitenciário federal. Integrantes das organizações criminosas paulista e fluminense concordaram em ir à Justiça para contestar a portaria 157, assinada por Moro em fevereiro, que proíbe o contato físico entre presos e seus familiares, além de reforçar o veto à visita íntima .

A medida visa a bloquear a comunicação com o mundo externo. Isso porque chefes presas costumam enviar ordens para os integrantes da rua, por meio de bilhetes entregues a familiares e advogados. A portaria também ratifica outra decisão, de agosto de 2017, que proibiu visitas íntimas, por tempo indeterminado, a quem foi membro de facção, líder de quadrilha ou que tentou fuga.

A costura do acordo entre as facções, assim como as ações judiciais, foram feitas por advogados do Instituto Anjos da Liberdade , que atuam em nome de todos os presos das unidades federais. Para contestar as imposições da portaria de Moro, o instituto entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com três arguições de descumprimento de preceito fundamental, entre outras ações.

— Existia uma preocupação a respeito de quem me pagava (se era a facção rival). Eu disse: “Ninguém paga, não. O instituto tem um trabalho gratuito, a gente não recebe de ninguém” — afirma Flávia Pinheiro Fróes, presidente do instituto.

Em maio, Fróes levou a discussão à reunião da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), na Jamaica. No dia 21, o Instituto Anjos da Liberdade promoverá um colóquio internacional no auditório do Senado, em que mulheres dos presos das facções inimigas dividirão a mesa para falar sobre a rotina das visitas diante das restrições impostas.

A recente união judicial é vista como trégua pontual pelo promotor Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo.

— A guerra continua. Mas houve uma espécie de trégua não declarada com a ida desses chefes paulistas para o sistema penitenciário federal. Como eles estão privados de regalias, a tendência é haver alianças para pressionar o Estado e favorecer os chefes no sistema federal. Eles agem baseados em interesses próprios — diz o promotor.

As advogadas do Instituto Anjos da Liberdade, assim como o Ministério Público do Rio de Janeiro, negam que houve um armistício.

*O Globo/BG.

MOSSORÓ-RN: SUSPEITO É PRESO COM MOTO ROUBADA NO BAIRRO ABOLIÇÃO I

Policiais do 2° BPM abordaram na noite deste domingo, 18 de Agosto de 2019, um indivíduo trafegando numa motocicleta em atitude suspeita na Rua Francisco Xavier, bairro no Abolição I, em Mossoró, na região Oeste Potiguar. 
Durante a abordagem, os militares constataram que o veículo havia queixa de roubo. Diante dos fatos, Maxuell Vieira da Silva, de 22 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzido a Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis. De acordo com a polícia, o suspeito já tem passagem por delegacias e foi autuado em flagrante por receptação (artigo 180) e foi encaminhado a Cadeia Pública da cidade, onde está preso a disposição da justiça.

*Passando na Hora.

APODI-RN: MAIS UM ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL

Foto: WhattsApp
Um acidente foi registrado na noite de domingo, 18 de agosto de 2019 na região da Chapada do Apodi. 
O acidente aconteceu na BR-405, quando um popular, conhecido por Nito, "Chorei Chorei" pedalava a sua bicicleta pela via e foi atropelado por uma motocicleta e morreu no local. 
De acordo com informações, Nito foi visto passando em frente ao Assentamento Casulo, empurrando uma bicicleta, aparentemente apresentava sinais de embriaguês. Quando a vítima chegou no KM 70 da BR-405, um motociclista vinha em uma moto modelo Honda XR 250 Tornado, de cor preta, com placa de Fortaleza e atropelou o senhor.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando chegou a vítima já estava sem vida. O condutor da motocicleta evadiu-se do local.
A Polícia Militar fez o isolamento do local até a chegada da equipe técnica do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para os procedimentos no local e em seguida, fazer a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró.
No mês de agosto, quatro pessoas perderam a vida em três acidentes de motos no município de Apodi.
Foto: WhattsApp
Foto: WhattsApp

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL

Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol aconteceu nesse final de semana. E aqui você confere os resultados, veja:

15ª RODADA

Fortaleza-CE 0 x 1 Internacional-RS
Corinthians-SP 2 x 0 Botafogo-RJ
Vasco da Gama-RJ 1 x 3 Flamengo-RJ
Athletico -PR 1 x 0 Atlético-MG
Grêmio-RS 1 x 1 Palmeiras-SP
Cruzeiro-MG 2 x 0 Santos-SP 18/08/2019 11:00
São Paulo-SP 1 X 0 Ceará-CE 18/08/2019 16:00
Fluminense-RJ 0 x 1 CSA-AL 18/08/2019 16:00
Bahia-BA 1 x 1 Goiás-GO 18/08/2019 16:0
Chapecoense-SC x Avaí-SC 18/08/2019 19:00

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG

1 Santos-SP 32 15 10 11
2 Flamengo-RJ 30 15 9 14
3 Palmeiras-SP 30 15 8 14
4 Atlético-MG 27 15 8 6
5 São Paulo-SP 27 14 7 10
6 Corinthians-SP 27 15 7 9
7 Internacional-RS 24 15 7 5
8 Athletico -PR 22 14 7 8
9 Botafogo-RJ 22 15 7 -1
10 Bahia-BA 21 15 5 2
11 Ceará-CE 20 15 6 5
12 Goiás-GO 18 15 5 -10
13 Grêmio-RS 18 15 4 -2
14 Fortaleza-CE 17 15 5 -5
15 Vasco da Gama-RJ 17 15 4 -8
16 Cruzeiro-MG 14 15 3 -9
17 Fluminense-RJ 12 15 3 -6
18 CSA-AL 11 15 2 -18
19 Chapecoense-SC 10 14 2 -12
20 Avaí-SC 6 14 0 -13

Bacurau” entoa protesto a favor de vidas nordestinas esquecidas no sertão

Após premiação no Festival de Cannes, “Bacurau” fez sua primeira exibição pública em solo brasileiro. No aclamado Festival de Cinema de Gramado, o longa dirigido pelos pernambucanos Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, foi aplaudido durante toda a passagem dos créditos finais.
O retrato do nordeste brasileiro tem se firmado a cada dia nas produções cinematográficas, e pode-se dizer que “Bacurau” realizou o trabalho com propriedade. O filme conta o cotidiano de um município que já nem se encontra no mapa, podendo-se dizer “esquecido” pelo restante do país.
Apesar de alguns personagens terem um papel mais significativo, nenhum deles é protagonista. Como o próprio nome já diz, o centro das atenções é a cidadezinha, que nem asfalto tem e é composta por pouco menos de 50 moradores.
Ao serem atacados por desconhecidos, os moradores de Bacurau se veem impelidos a lutar por sobrevivência. Cada morador executa o papel com maestria. Quem tem um papel de importância é o ator alemão Udo Kier (Melancolia), que por algum motivo está no sertão brasileiro. Ele interpreta um vilão bruto, mas que acaba respeitando alguns princípios pessoais.
A fotografia de Pedro Sotero em tons quentes e verdes tentou mostrar algo que pouco se vê nos longas que retratam o Nordeste do país. As plantas dão mais cor e vida em meio ao amarelo caloroso que parece desgastar os personagens. O contraste do tom de pele dos personagens, sejam eles pretos, pardos ou brancos, também contribui para uma fotografia ainda mais linda.
Parte importante do elenco, o ator Wilson Rabelo, que interpreta o professor Plínio no filme, comenta que se conectou com o personagem ao busca descobrir a origem de sua identidade como brasileiro. No início do longa, o personagem vê a própria mãe morrer e deixar um legado para os moradores da cidade.
“Em Bacurau, as pessoas têm uma maneira de integrar-se a partir das suas experiências. Eu me considero um educador, mais que um professor, um cidadão que troca seu conhecimento. O importante em Bacurau também para o Plínio é ser filho da Carmelita, que considero ser uma citação aos quilombos que existiam no Nordeste e são muito poucos referenciados. Considero o Plínio um representante do ‘quilombismo’ na região”, relembra o ator.
O curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuário, explica a importância de ter um filme como “Bacurau”, que “provoque dentro do universo cinematográfico”. Para ele, o cinema brasileiro tem que dialogar com o melhor cinema feito em todo o mundo.
“No momento que o filme foi selecionado para Cannes já ficamos de olho, começamos o contato com Kleber, Juliano e a Emily, que é a produtora. Eles gostaram muito da experiência anterior que eles tiveram aqui com o filme Aquarius, a Sônia Braga também adorou estar aqui e foi homenageada naquele ano. A gente sabia que esse começo, neste ano, iria ser forte”, contou Rabelo.
A estreia do Bacurau em todas as salas de cinema brasileiras será no dia 29 de agosto. É um filme que vale a pena, faz refletir e dá até um gostinho de faroeste, com cenas de tiroteio e mortes sangrentas. 
*Por Sara Rodrigues – Agência do Rádio/O Xerie.