quinta-feira, 29 de agosto de 2019

IFRN sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Fase da competição acontece 31 de agosto e 1º de setembro 
O Campus Natal - Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediará, pela terceira vez, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com o apoio da Instituição, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Robociência e Natalcard, o evento é voltado para as pessoas que gostam de tecnologia e têm afinidade com robótica. Além de contar com a presença dos competidores, o evento busca difundir a robótica para a sociedade em geral e atrair crianças, adolescentes e adultos para esse universo.
A OBR tem como objetivo estimular os jovens a seguirem carreiras científico - tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino - aprendizagem brasileiro. Abrangendo duas modalidades  competitivas, a prática e teórica, na modalidade prática estadual, participarão 291 equipes do Rio Grande do Norte. Nesta etapa os competidores terão de construir e programar um robô que deve desviar de escombros, superar terrenos
irregulares, transpor caminhos desconhecidos e subir montanhas salvar vítimas em um ambiente que simula um cenário de demolição. Os melhores colocados se classificarão para a etapa nacional, que acontecerá em outubro, em Rio
Grande/RS.
O evento tem entrada gratuita e acontecerá nas quadras do Campus, das 9h às 17h. As equipes do nível médio irão competir no sábado, dia 31 de agosto, e as do fundamental, no domingo, dia 1º de setembro.


Assessoria de Comunicação Social e Eventos Reitoria | IFRN

POR FALTA DE VIATURAS SUFICIENTES NO ITEP DE MOSSORÓ SERVIDOR DE PAU DOS FERROS ARRISCA A VIDA E SOFRE ACIDENTE

Por falta de quantitativo de viaturas suficiente no ITEP (Instituto Técnico-Cientifico de Perícia) de Mossoró, servidores da recente unidade de Pau dos Ferros arriscam a vida.
Inaugurado há quase 1 ano, a unidade do ITEP de Pau dos Ferros era uma obra aguardada por toda a população do alto-oeste potiguar há mais de 30 anos, porém depois de inaugurada a sede do ITEP de Pau dos Ferros, que teria como um dos maiores benefícios desafogar a unidade regional de Mossoró, acabou servindo para dar suporte técnico a unidade de Mossoró, o que quase acabou em tragédia na madrugada de hoje 29 de agosto.
Um servidor do ITEP de Pau dos Ferros que teria se deslocado conduzindo uma viatura de remoção de cadáver (o popular rabecão) para atender ocorrências na região de Mossoró, uma vez que a viatura daquela unidade havia se deslocado para cidade de Natal com um cadáver para ser realizado exames. No caminho de volta para Pau dos Ferros, por volta das 2h da madrugada, o condutor da viatura perdeu o controle do carro, colidiu com uma placa de publicidade e logo em seguida desceu um barranco nas mediações da cidade de São Francisco do Oeste.
Há tempos que já é de conhecimento da população a exaustiva carga de trabalho a que são submetidos os servidores da segurança pública. Porém esse fato em questão deixa claro a falta de estrutura que passa o ITEP-RN, pois sem quantitativo mínimo de viaturas para funcionar, tem que deslocar o transporte de uma unidade para outra; também percebe-se a falta de infraestrutura para exames mais detalhados em cadáver, sendo necessário ter que se deslocar para a Capital.

José Antonio Nunes/Folha Regional
Felizmente, o servidor envolvido no acidente não teve ferimentos graves. Porém a população do alto-oeste que tanto aguardou o ITEP e que não mais precisava deslocar-se para Mossoró a fim de realizar a liberação de cadáver, agora volta a depender de viaturas de outras unidades para fazer o recolhimento de corpos.

*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: MAIOR É PRESO E MENOR APREENDIDO COM MOTO ROUBADA E ARMA ARTESANAL NO BAIRRO COSTA E SILVA

Uma dupla portando uma arma artesanal tomou de assalto uma motocicleta de um cidadão na noite desta quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, numa lanchonete no bairro Alto da Pelonha, em Mossoró, na região Oeste Potiguar.
O veículo, uma Honda Pop de cor vermelha, tinha GPS e o proprietário conseguiu rastrear a sua motocicleta, e acionou a Central de Operações da Polícia Militar (CIOSP).
Os policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 12° BPM saíram em diligencias e conseguiram localizar e prender a dupla, na BR 110 no bairro Costa e Silva.
São eles, Emerson Santos Teles de Oliveira, de 18 anos, e um adolescente de 16 anos. Os dois foram conduzidos a Delegacia de Plantão para os procedimentos.
Emerson Santos foi autuado por roubo e corrupção de menor e foi conduzido a Cadeia Pública da cidade, onde está a disposição da justiça. O adolescente também foi autuado por roubo e foi encaminhado ao CEDUC.


*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: 130ª - Preso de Justiça usando tornozeleira é morto a tiros no Dom Jaime Câmara

O crime aconteceu por volta das 06 horas da manhã de hoje 29 de agosto, na Avenida Antônio Filgueira, próximo à Favela do Velho no bairro Bom Jaime Câmara em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Adailton Melo Antunes natural de Pendências de 45 anos de idade, foi surpreendido na calçada de uma casa e quando percebeu a aproximação dos criminosos, tentou escapar pelo muro da sua residência, mas foi seguido e morto com um tiro na cabeça nos fundos da casa.

A vítima é preso e segundo informações conseguiu na Justiça em liberdade, usando tornozeleira eletrônica no mês de março do ano passado.
Ainda segundo informações, ele cumpria pena acusado pelo crime de estupro de uma criança de 09 anos.
Foi a segunda morte no bairro em menos de uma semana e a polícia tem informações, que os criminosos podem ser os mesmos que fugiram na semana passada do Ceduc e o crime pode está relacionado ao domínio de uma facção criminosa que atua no bairro.
A equipe do Itep comandada pelo perito criminal Marcos Daian identificou apenas uma perfusão de tiro na parte de trás da cabeça da vitima com orifício de sai na parte da frente.
Mossoró chega na manhã de hoje a 130ª morte por assassinato em 2019. O numero de mortes pode ser alarmante, mas são 46 mortes a menos que no mesmo período em 2018, que até o dia 29 de agosto registrou 176 crimes de homicídios. 


VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA


*O Câmera 

APODI-RN: ALUNO DA ESCOLA LOURDES FALECEU DEPOIS DE CRISE DE GARGANTA

O garoto Pedro Antônio, de 12 anos faleceu na manhã de hoje.
Ele era ALUNO do 7° Ano da Escola Municipal Professora Lourdes Mota em Apodi.
Adoeceu da garganta, foi para o Hospital de Mossoró, na noite de ontem sofreu uma parada e ficou na UTI. Hoje o mesmo faleceu.
É lamentável!