terça-feira, 10 de setembro de 2019

Fiscalização fecha 11 academias e flagra 13 profissionais ilegais no interior do RN

Fiscalização interditou 11 academias no interior do estado — Foto: Divulgação
Uma fiscalização fechou 11 academias que funcionavam de maneira irregular no interior do Rio Grande do Norte e flagrou 13 profissionais que trabalhavam ilegalmente. Uma delas, no município de Macau, chegou reabriu após a fiscalização e foi fechada novamente no turno da noite.
A ação realizada pelos fiscais do Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região aconteceu entre os dias 3 e 6 de setembro em 12 municípios do estado: Baía Formosa, Vila Flor, Canguaretama, Tibau do Sul, João Câmara, Jandaíra, Macau, Alto do Rodrigues, Guamaré, Pendências, Poço Branco e Taipu.
Ao todo, 13 academias apresentaram alguma irregularidade e 11 delas precisaram ser fechadas. A maioria não tinha registro no Conselho Regional de Educação Física e nenhum profissional da educação física como responsável técnico, o que é obrigatório.
No caso da academia de Macau, que foi fechada na manhã de quarta-feira passada (4), reabriu sem autorização e foi fechada novamente a noite, os responsáveis vão ser denunciados ao Ministério Público pelas irregularidades e por desobediência. 


*G1 RN.

DETRAN: PROPOSTA DO GOVERNO É REJEITADA E GREVE ESTÁ MANTIDA

Categoria mantém paralisação por tempo indeterminado
Foto: divulgação
Os servidores do Detran rejeitaram a contraproposta apresentada pelo Governo do Estado na semana passada e decidiram manter a greve iniciada nessa segunda-feira (09). A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (10), em Assembleia Extraordinária, na sede do Sinai.

A contraproposta consiste em:

– Realizar concurso público apenas em 2021. Os trabalhadores cobram a realização neste ano ou, no máximo, em 2020;

– Reajustar a tabela salarial após os pagamentos das três folhas em atraso relativas a novembro, dezembro e 13° de 2018. Mas até o momento não há previsão de quitação desta dívida;

– Manter o decreto que retira a autonomia financeira da autarquia, posição que a categoria rechaça e exige a revogação;

Na ocasião, apenas dois pontos da contraproposta foram acatados pelos trabalhadores. São eles:

– Implementar promoções e processos indenizatórios que se encontram atrasados. Entretanto, o cumprimento deste direito já está na lei, alerta o diretor de imprensa do SINAI, Alexandre Guedes.

– Melhorar a infraestrutura física do DETRAN. A promessa do governo é apresentar um projeto em até 30 dias: “Mas não basta apenas apresentar o projeto. É preciso executar”, afirma Alexandre.

Nesta quarta (11) a direção do SINAI-RN vai protocolar um pedido de audiência com o governo. O objetivo é informar a posição da categoria de rejeitar a contraproposta do Executivo e manter a greve, bem como dar continuidade às negociações.

*Saulo Vale/JBelmont.

MOSSORÓ-RN: ACIDENTE NO CENTRO E BR 304 MOVIMENTAM SAMU NA TARDE DESTA TERÇA FEIRA 10.

Uma colisão de moto e carro na Avenida Cunha da Mota, no Centro de Mossoró, e uma colisão de ônibus com moto na BR 304, na descida do Viaduto do Shopping, movimentaram o SAMU na tarde desta terça feira 10 de setembro de 2019. Na BR 304, uma equipe BRAVO 01 socorreu a vítima com lesões leves. Já na colisão do Centro a equipe da ALFA socorreu o motociclista em estado grave para o HRTM. Estamos colhendo informações adicionais dos acidentes.

*Passando na Hora.

Cosern abre seleção para curso gratuito de eletricista de rede de distribuição em Natal e no interior

Foto: Canindé Soares/Cosern/Divulgação
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte abriu nesta segunda-feira (9) o processo seletivo para o curso de eletricista de rede de distribuição. As inscrições para a seleção são online e podem ser feitas no site da Cosern, clicando no banner “Escola de Eletricistas”. Outras informações também podem ser obtidas no e-mail formacaodeeletricista@ctgas-er.com.br
 

De acordo com a companhia, serão disponibilizadas, ao todo, 125 vagas em três cidades (25 para Natal, 50 para Mossoró e 50 para Caicó). O período de inscrições para seleção se estenderá até 23h59 do domingo (15), ou até o limite máximo de 300 candidatos inscritos para Mossoró e Caicó, ou 150 candidatos para Natal - onde será formada uma turma apenas no período noturno.

A Escola de Eletricistas é uma iniciativa da Cosern em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em Natal, as aulas teóricas e práticas do curso serão realizadas nas instalações do CTGÁS-ER (Av. Capitão Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova), em Mossoró nas instalações do SENAI (Rua José Leite, 100, Abolição) e em Caicó serão no Campus do IFRN (RN-288, s/n). Depois de formados, segudo a Companhia, os eletricistas de rede passarão a fazer parte do “Banco de Talentos” da Cosern para possíveis oportunidades na concessionária ou no mercado de trabalho.

As datas das provas de seleção, os resultados e o início do curso (que terá carga horária total de 480 horas) serão divulgados posteriormente pelo Senai. As aulas para as turmas diurnas serão ministradas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Para as turmas noturnas, das 18h às 22h.

Serviço:
Seleção para o curso de eletricistas de rede de distribuição Cosern/Senai

Pré-requisitos:
Maior de 18 anos;
Ensino Médio completo;
CNH do tipo B, C ou D;


Documentos necessários:
Currículo atualizado;
Comprovante de endereço atualizado;
Comprovante de conclusão do Ensino Médio; e
Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo categoria “B”, válida;
Etapas de seleção:

Inscrição online e confirmação da inscrição com apresentação de documentação comprobatória dos pré-requisitos;
Prova escrita (Português e Matemática);
Avaliação psicológica;
Teste de Escalagem nos postes do Centro de Treinamento;
Entrevista presencial para avaliação do perfil técnico.

APODI-RN: 2020 COM NOMES NOVOS E VELHOS NA POLÍTICA LOCAL

A política partidária apodiense, sempre foi acirrada nas disputas pelo mandato do poder executivo. No ano de 2020, parece que não vai ser diferente. Nomes novos e nomes velhos na disputa e o povo aguarda pelas definições.
Pelo que se configura, no próximo pleito teremos nomes, como do atual prefeito Alan Silveira, ex-prefeito Flaviano Monteiro, ex-vice prefeito Zé Maria, vereador Gilvan Alves, sindicalista Agnaldo Fernandes e o policial Jackson França.
No poder legislativo, o acirramento também promete, com nomes velhos e novos. 
As soluções para todos os problemas vão aparecer!

VEM AI, A VII FACUC!


SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: JOVEM DE 20 ANOS É EXECUTADO A TIROS E DEGOLADO

Um homem de 20 anos foi executado a tiros e degolado em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na noite desta segunda-feira (9). De acordo com a polícia, Jackson Júnior recebeu uma ligação telefônica em que uma pessoa o chamou para o local onde ele foi assassinado.
O crime aconteceu em um campo de futebol na cidade. O corpo do jovem foi encontrado com marcas de tiros e com o corte no pescoço. Inicialmente, a polícia acredita que a motivação do crime é o envolvimento da vítima com facções criminosas, mas o caso ainda será investigado.

*G1 RN.

Campanha “UERN pela Vida” inicia com blitz voltada para comunidade acadêmica

Em alusão ao setembro amarelo, campanha nacional em prevenção ao suicídio, a Universidade do Rio Grande do Norte (UERN) promoverá ao longo do mês a campanha “UERN pela Vida”. A programação tem início nesta terça-feira, 10, com a Blitz Pela Vida.

Com balões e faixas amarelas, distribuição de doces e lacinhos, as blitze serão realizadas paralelamente na Reitoria da UERN, no Epílogo de Campus, Campus Central, na Faculdade de Enfermagem (FAEN) e na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), a partir das 6h30. A ideia é abranger o maior número de servidores e estudantes com as ações.

No Campus Central, logo após o momento da Blitz Pela Vida, haverá uma palestra com o tema “Conhecer Para Incluir – à Sombra Desta Mangueira”, promovida pela Diretoria de Política e Ações Inclusivas (DAIN). O debate será realizado às 8h30, na mangueira entre as Faculdades de Educação (FE) e Direito (FAD).

A ação é o ponto de largada para a programação que será desenvolvida durante todo o mês de setembro, que tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e aos sinais que indicam depressão.

A campanha UERN pela Vida é promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Assessoria de Desenvolvimento Organizacional e em parceria com diferentes Pró-reitorias, diretorias e assessorias da Universidade.

PROGRAMAÇÃO

Toda quarta-feira de setembro
Projeto de #DeDentroParaFora
Local: PRAE
A partir das 8h

DIA 10/09
Blitz Pela Vida: distribuição de doces e lacinhos.
Local: Reitoria, Epílogo de Campus, Campus Central, FAEN e FACS.
A partir das 6h30min

Conhecer Para Incluir à Sobra Desta Mangueira (DAIN)
Local: Mangueira entre a FE e FAD
Às 8h30min

DIA 11/09
Campus de Assu
Palestra: Suicídio: podemos conversar sobre?
A partir das 8h30min

DIA 17/09
Palestra de cabeça erguida sigo em frente
Local: Auditório de música.
A partir das 8h30min

DIA 18/09
Campus de Caicó
Palestra: De cabeça erguida, sigo em frente!
A partir das 8h30min

DIA 20/09
FACS
Sala Temática: exposição e visitação
Atividades do NUPCS (Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde)
Das 8h às 17h

Ciclo de Palestras:
GD1: Como as políticas de saúde interferem no suicídio?
GD2: Por que as pessoas tentam suicídio?
GD3: Por que o suicídio é um tabu?
Das 17h30min às 19h30min

DIA 21/09
FACS
Identificação e abordagem de pacientes com ideação suicida
Das 8h às 11h

DIA 24/09
Roda de Conversa
Apresentação Cultural
Atividades do NUPCS
Local: Auditório da FAFIC
A partir das 7h30min –

DIA 25/09
Papo Cabeça
Mente e Corpo em Movimento: apresentação Cultural, RitBox e Palestra
Local: Centro de Convivência
A partir das 20h

DIA 26/09
Campus de Pau dos Ferros
Palestra: O acolhimento como estratégia de enfrentamento
A partir das 8h30min

DIA 29/09
AVENIDA RIO BRANCO
Abraço Pela Vida: distribuição de bexigas e lacinhos.
A partir das 17h
Local: em frente ao Teatro Dix-Huit Rosado.


*Por: Adriana Morais.