quinta-feira, 10 de outubro de 2019

MOSSORÓ-RN: COLISÃO CARRO E MOTO, DEIXA MULHER E CRIANÇA DE 7 ANOS FERIDAS NO BELO HORIZONTE

Uma colisão envolvendo um carro tipo Corolla e uma moto, foi registrada na manhã desta quinta feira 10 de outubro de 2019, deixando uma mulher condutora da moto e uma criança de apenas sete anos com ferimentos leves. O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Zeca de Medeiros, com Marinho Dantas, quase em frente à antiga base da PM no bairro Belo Horizonte em Mossoró. Segundo informações de policiais militares da viatura do BH, que passavam pelo local e prestaram apoio às vítimas, a condutora do carro não respeitou sinalização, avançando a preferência da condutora da moto que seguida sentido Alberto Maranhão/João Damásio. O carro seguia na Zeca de Medeiros, sentido Belo Horizonte/Rebouças do bairro. Com forte impacto por pouco não houve uma tragédia maior. A condutora da moto foi de encontro ao para-brisa do carro que ficou completamente danificado. Ana Kelly 27 anos e uma criança de sete anos, Maria Eduarda, que segundo informações ela teria acabado de pegar na creche, foram atendidas por uma equipe do SAMU para o HRTM e graças a Deus nenhuma delas apresentaram sinais de fraturas. Apenas lesões de natureza leves. Uma equipe do 2°DPRE foram acionados para realizar perícia. A condutora do carro ficou o tempo todo acompanhando socorro às vítimas. O que chamou atenção foi a solidariedade das pessoas, pois Mossoró registra 38°C e a população protegeu as vítimas usando sombrinhas. Gesto bonito e que alimenta nossas esperanças por um mudo com pessoas mais generosas e solidárias.

*Passando na Hora. 

CEARÁ-MIRIM-RN: Após seis horas, Corpo de Bombeiros controla incêndio florestal

Incêndio florestal atinge Ceará-Mirim nesta noite — Foto: Redes sociais
Após seis horas de trabalho, o Corpo de Bombeiros controlou na madrugada desta quinta-feira (10) um incêndio florestal que atingiu área estimada em 40 hectares no município de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal. Não houve registro de prédios atingidos e pessoas feridas.
De acordo com a corporação, duas equipes, em duas viaturas, foram enviadas ao local. Os profissionais ainda contaram com ajuda de voluntários e carros-pipa cedidos pela prefeitura. O impacto do fogo na fauna e na flora, bem como o que motivou o incêndio, ainda serão apurados.
O combate começou por volta das 18h30 e foi debelado por volta das 2h, segundo o Corpo de Bombeiros. Este foi o único, ao longo do dia. Segundo a corporação, somente na quarta-feira (9), houve registro de 21 incêndios florestais no Rio Grande do Norte.

Fogo atinge Ceará-Mirim — Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi
Nesta quarta-feira, o Governo do RN decretou situação de emergência nos municípios de Portalegre e Viçosa, com validade de 90 dias, por conta do aumento do número de incêndios florestais na região.
O Corpo de Bombeiros também instituiu a operação AMA, que visa utilizar recursos do fundo de reaparelhamento da instituição para comprar equipamentos necessários às atividades de combate.
Somente em outubro, até a terça-feira (8), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 60 focos de incêndios no RN. Em agosto foram 52 e em setembro 81 contra um em junho e quatro em julho.


*G1 RN.

ALEXANDRIA-RN: DO 3º GRANDE ENCONTRO DE GERAÇÕES DA CANTORIA

Aconteceu no último sábado (05), no Mercado Público de Alexandria, o 3º Grande Encontro de gerações da Cantoria.
Raulino Silva, Raimundo Caetano e o mestre Ivanildo Vila Nova foram os grandes protagonista de mais uma noite em que o repente nordestino deleitou a plateia presente.
O evento foi promovido por Alzira Carlos e contou com a presença do público aficionado pelo repente, de Alexandria e cidades circunvizinhas.
Situando: Repentista refere-se, a um poeta popular, a um improvisador que, a partir de um mote, debita espontaneamente um poema em forma de repente.
Os poetas repentistas inserem-se na tradição da literatura oral e da literatura de cordel de uma determinada região ou país.
O repentista de viola do interior do Nordeste brasileiro faz a chamada "Cantoria", na qual desfila versos improvisados em inúmeras modalidades: sextilhas, mote em sete sílabas, decassílabo, oitavas (estrofes de oito versos), martelos, galopes, etc.


*Barriguda News.

Hemocentro Mossoró: Campanha de cadastro de Medula

É só ir no Hemocentro de sua cidade e se cadastrar como Doador.

Governo do RN decreta situação de emergência por causa de incêndios florestais

Incêndio florestal atinge mata na zona rural do município de Portalegre, no RN. — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou um decreto situação de emergência nos municípios de Portalegre e Viçosa, com validade de 90 dias, por causa do aumento do número de incêndios florestais na região. O texto será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial ainda nesta quarta-feira (9).
Além do aumento do número de incêndios, a medida considera "os graves danos provocados à fauna e à flora, a dificuldade na recuperação natural das áreas devastadas pelo fogo, agravamento da situação hídrica do Estado e o impacto socioeconômico no setor agropecuário".
O documento permite ao Corpo de Bombeiros contratar, com dispensa de licitação, as obras e os serviços necessários a mitigar as consequências provocadas pelos incêndios, além de compra de materiais e equipamentos para combate às queimadas. Também poderão ser adotadas medidas preventivas junto aos municípios, dentre elas a formação e treinamento de brigadas de incêndio e ações educativas para a população.
O combate ao fogo na serra do município de Portalegre ultrapassou as 40 horas nesta quarta-feira (9). Segundo o Corpo de Bombeiros, 20 militares estavam trabalhando no local com a ajuda de voluntários, carros-pipa e máquinas cedidos pela Prefeitura.
Mais 20 bombeiros foram enviados à cidade para reforçar o combate ao incêndio. Já a equipe da Defesa Civil que está na região trabalha junto às coordenadorias de Defesa Civil de Portalegre e de Viçosa. Um plano de ação que inclui o uso de drone para levantamento da área atingida e mapeamento dos locais de mais fácil acesso aos focos de incêndio foi elaborado.

Somente em outubro, até esta terça-feira (8), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 60 focos de incêndios no Rio Grande do Norte. Em agosto e setembro foram 52 e 81, respectivamente, contra um foco em junho e quatro em julho.
De acordo com o governo, o último trimestre do ano é o período mais quente, com baixa umidade relativa do ar, aumento da intensidade dos ventos e, consequentemente, mais propício ao surgimento de focos de incêndio.


*VNT.

É AMANHÃ! 5º BAILE BENEFICENTE AMIGOS DO GASPEC!!


MEC responde positivamente sobre adesão de Mossoró ao programa de escolas cívico-militares

Na última segunda-feira (07) a Prefeitura de Mossoró enviou e-mail ao Ministério da Educação (MEC) informando o desejo de aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). E já no dia seguinte, terça-feira (08), o gabinete da prefeita recebeu comunicado informando que o município de Mossoró passará para a próxima etapa que será de estudo para verificar a viabilidade de pessoal militar para implantação do programa em Mossoró.
A prefeita Rosalba Ciarlini se encontra em Brasília para agilizar o processo e garantir a chegada do PECIM em Mossoró. “Estamos na capital federal para diligenciarmos ações que viabilizem a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares nas unidades da nossa rede de ensino. Acreditamos desde o início no programa proposto pelo governo federal e estamos lutando para que ele chegue aos alunos do nosso município”, disse a prefeita Rosalba Ciarlini.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, surge para fomentar um novo modelo educacional de qualidade que possibilite elevar o nível de aprendizado, proporcionando melhores oportunidades aos jovens.


*O Câmera.

CEARÁ-MIRIM-RN: INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES NA NOITE DE ONTEM

Um incêndio de grande porte nas mediações da Estação de Trem da cidade de Ceará-Mirim está sendo controlado pelo Corpo de Bombeiros na noite desta quarta-feira (9). O incêndio teve início por volta das 17h.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, três viaturas foram conduzidas ao local para fazer o controle das chamas, mas ainda não é possível saber a causa do fogo. Também não é possível saber se as chamas trazem algum risco para a cidade. A corporação estima que cerca de 40 hectares já foram atingidos.
Não há registro de vítimas. Além do Corpo de Bombeiros, bombeiros civis e carros-pipas da Prefeitura estão no local auxiliando no combate.

*Tribuna do Norte.

NATAL-RN: Corpo sem cabeça é encontrado no Rio Potengi

Homem foi encontrado sem cabeça no Rio Potengi, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Um corpo de um homem sem cabeça foi encontrado no final da manhã desta quarta-feira (9) no Rio Potengi, em Natal. O corpo estava nas proximidades da Ponte de Igapó e foi retirado do local por volta das 11h já em estado de decomposição. O caso será investigado pela Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A família de Reinaldo La Porta Santos, de 20 anos, que está desaparecido desde o dia 30 de setembro, acredita que o corpo encontrado é do jovem, por conta de duas tatuagens, que ainda estão visíveis. "Falaram que pode ser ele pelas tatuagens, que ele tem uma no braço e uma na costela", disse Alice La Porta, mãe do jovem.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep), no entanto, diz que a identificação do corpo só poderá ser confirmada após um exame de DNA. Isso porque as outras duas possibilidades que dão resultados mais rápidos são impossíveis de serem feitas neste corpo.
"O corpo está decapitado, então já fugiu o método da arcada dentária. Esse corpo também está ossificado na parte das mãos, então já escapou o outro método, que seria através das impressões digitais. Sobrou o terceiro, que é o DNA", explicou Fernando Marinho, que é diretor do Instituto Médico Legal do Itep.

Segundo ele, como já existe a suspeita de que o corpo seja de Reinaldo La Porta, por conta das tatuagens, o DNA será confrontado primeiramente com a família dele. "Isso no ajuda a afunilar, pegar essa família, que vai ser a primeira colher o material genético pra confrontar com a desse corpo", explicou o diretor, que disse ainda que esse procedimento pode durar até um mês, por haver também outros casos na frente para serem analisados.

*VNT.

FELIPE GUERRA-RN: CRIME DE HOMICÍDIO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

O caso foi registrado na comunidade de São Lourenço zona rural do Município de Felipe Guerra, região oeste do estado do Rio Grande do Norte. De acordo com informações, a vítima foi identificada apenas por "Elano".
O mesmo estava em casa na companhia de sua Esposa e um filho pequeno, populares ainda chegaram a ouvir quando a vítima teria pedido para não ser morto, pois tinha um filho pequeno e sua esposa estava gravida, mais mesmo assim o mesmo foi morto com disparos de arma de fogo de grosso calibre.
A vítima Elano é Natural de Mossoró do Bairro Alto da Conceição, o mesmo era junto com uma jovem da comunidade e estava morando no São Lourenço já algum tempo.
A Polícia Militar da cidade de Felipe Guerra foi acionada para o local de crime, fez o trabalho de isolamento até a chegada da equipe do ITEP de Mossoró, que fez a remoção do corpo pra sede do órgão em Mossoró para passar por exames de Necropsia.
Após o crime os altores fugiram com destino ignorado, a vítima Elano segundo a Polícia já tinha passagem na Polícia. Até o momento ninguém foi preso.

*Informações: Santana Notícia.