Leticia Letrux precisou desmentir mentiras espalhadas pelo bolsonarismo (Foto: reprodução) |
Diante da repercussão e de uma onda de desinformação a respeito do show, a Agência Saiba Mais, apurou que a performance se trata, na verdade, de uma encenação de uma crônica de Shakespeare onde um escritor escreve seu livro e ao final queima para que ninguém o leia. A apresentação de Olodum, Dorgival Dantas, Zé Hilton do Acordeon, Juliana Linhares e Khrystal faz uma comparação das regras que ditam quem vai fazer sucesso no mundo da música ou não.
A imagem que ganhou força nos últimos dias mostra a cantora queimando um livro e, ao fechar o objeto, o fogo se apaga. Em alguns comentários, também é dito que o show tenha sido regado de “drogas, álcool e sexo”, o que não ocorreu.
Em resposta à uma publicação feita e deletada pelo jornal Tribuna do Norte, Leticia Letrux desmentiu a acusação de que ela teria queimado uma bíblia. Nos comentários do post, a artista escreveu que o número é uma mágica com fogo e que o livro a ajuda tanto a acender, quanto a apagar o número pirotécnico. “Eu jamais queimaria a bíblia na minha vida. sou uma artista performática, ao longo do show várias mágicas ocorrem. é rídiculo quererem criar essa mentira (vamos parar de chamar fake news com esse nome em inglês, é MENTIRA mesmo).”, escreveu a cantora. Veja:
Morgana Souza, do coletivo de cultura e comunicação do MST/RN explicou à reportagem que é inadmissível ter notícias falsas como essas sendo vinculadas na tentativa de criar cenários inexistentes.
“Fizemos um festival muito bonito e animado, principalmente, trazendo artistas que vem desde nossas áreas de acampamento, trazendo cultura popular, música alternativa e marcando a diversidade que também pautamos na reforma agrária. É inadmissível ter notícias falsas como essa sendo veiculadas na tentativa de criar cenários inexistentes!”, explicou.
Em nota, o MST também se pronunciou dizendo que é um movimento comprometido com a verdade e transparência dos fatos e não medirá esforços para combater a disseminação de informações falsas. Veja a nota na íntegra enviada a Agência Saiba Mais:
“O Movimento Sem Terra (MST) no Rio Grande do Norte vem, por meio desta nota, tornar público esclarecimentos diante de postagens produzidas por veículos de imprensa do Rio Grande do Norte na noite deste último domingo (10 de novembro). Matérias assinadas pela redação do jornal Tribuna do Norte, Blog do BG e Blog do Gustavo Negreiros, disseminaram informações falsas afirmando que a artista Letrux fez performance com “fogo na bíblia” em seu show no 2° Festival do MST: por terra, arte e pão.
Em comentário na própria publicação do jornal Tribuna do Norte no instagram, a cantora desmentiu o conteúdo e afirmou que se trata apenas de uma de suas performances de truques de mágica que realiza sempre no palco.
‘É apenas uma mágica de fogo. o livro (q NÃO é a bíblia), ajuda a acender e quando o fecho, ele ajuda a apagar, tornando a mágica mais segura. simples assim. eu JAMAIS queimaria a bíblia na minha vida. sou uma artista performática, ao longo do show várias mágicas ocorrem. é ridículo quererem criar essa mentira (vamos parar de chamar fake news com esse nome em inglês, é MENTIRA mesmo)’ alegou.
O MST é um movimento comprometido com a verdade e transparência dos fatos e não medirá esforços para combater a disseminação de informações falsas.
Movimento Sem Terra no Rio Grande do Norte (MST/RN)“.
Feira Potiguar da Agricultura Familiar
O Festival do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocorreu durante a Feira Potiguar da Agricultura Familiar, evento organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), no Centro Administrativo do Estado, com entrada gratuita. Passaram pelo eventos grandes nomes do cenário musical como Olodum, Dorgival Dantas, Zé Hilton do Acordeon, Juliana Linhares e Khrystal.
Além da cantora carioca, se apresentaram na noite de sábado DJ Samir e Renata Rosa. O grupo Francisco El Hombre também se apresentaria no evento, como parte da turnê de despedida da banda, mas devido a problemas no voo para Natal, acabou tendo sua participação cancelada.
Letrux é um dos maiores nomes do cenário da música independente contemporânea no Brasil. No espetáculo, a artista trouxe o repertório do seu terceiro disco, lançado em junho de 2023: Letrux Como Mulher Girafa.
*Agência Saiba Mais/Blog do Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário