Pesquisar este blog

12 abril 2023

APODI-RN: FORÇA DE SEGURANÇA PROMOVE PALESTRA NA ESCOLA DE SOLEDADE

Nesta quarta-feira,12, foi realizada mais uma palestra voluntária promovida pelas forças de segurança, desta vez na Escola Municipal Francisco Targino, distrito de soledade, Apodi/RN. Foram abordados assuntos relacionados às drogas lícitas/ilícitas, bullying, mau uso das telas, respeito....
Associação dos Agentes de Segurança Pública de Apodi/RN - AASAAPODI

APODIENSE ESTÁ PRECISANDO DE SANGUE; VAMOS AJUDAR!!

Natal-RN: Bebê é transferido de Natal para São Paulo em avião da FAB para avaliação de transplante

Um bebê de cinco meses foi transferido em uma avião da Força Aérea Brasileira (FAB), de Natal para São Paulo, na manhã desta terça-feira (11). O traslado foi resultado de um trabalho em coordenação entre o Governo do Estado e o Ministério da Defesa. O paciente foi levado para a avaliação de um possível transplante.

O paciente estava internado na Maternidade Januário Cicco. O bebê foi transportado às 10h30 pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o aeroporto na aeronave da FAB, que decolou às 11h30 da Base Aérea de Natal. A escolta foi feita por batedores do Esquadrão Águia do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar. A transferência do bebê foi articulada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

De acordo com dados da Coordenação de Regulação e Avaliação em Saúde da Sesap, o processo de transferência pelos procedimentos burocráticos demoraria em média mais uma semana. "Houve uma força-tarefa para que o bebê pudesse ser transferido com toda assistência garantida e com celeridade. A regulação trabalha diariamente para que os pacientes tenham acesso à saúde da melhor maneira possível", disse Letícia Duarte, coordenadora de regulação.

O trâmite de transferência foi realizado a partir de um contato direto entre a governadora Fátima Bezerra e o ministro da Defesa José Mucio. "Não tenho palavras para agradecer ao ministro por tamanha celeridade e atenção. É uma vida, isso representa muito", disse a governadora.

Governo do RN solicita prorrogação por mais 30 dias da presença da Força Nacional no estado

O governo do Rio Grande do Norte solicitou nesta terça-feira (12) ao Ministro da Justiça, Flávio Dino, a permanência por mais 30 dias da Força Nacional no estado.

O ofício encaminhado cita o pedido para permanência e uso dos equipamentos e recursos humanos da Força Nacional visando a "necessidade da continuidade das operações de segurança que estão em andamento neste Estado".

As primeiras equipes da Força Nacional desembarcaram no Rio Grande do Norte há quase um mês, no dia 14 de março, quando começaram os ataques promovidos por uma facção criminosa, que atingiram prédios públicos e veículos, além do transporte público no estado.

O pedido foi confirmado pelo governador em exercício do RN, o vice Walter Alves (MDB), durante a visita do Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão, ao RN.
O gestor disse que o estado vive um momento de controle atualmente, mas vê a necessidade de permanência por mais tempo da Força Nacional pelo estado. A Força Nacional desembarcou no dia 14 de março e permanência seria por pelo menos um mês no estado naquele momento.

"É um pedido pra continuar o reforço. Temos que ficar atentos. Criminosos tentam, mas a população do RN tem que saber que existe aqui as forças de segurança do estado. Tem sido realmente muito efetivo", completou.

Visita do ministro

Durante o encontro com o governador em exercício, o ministro do CNJ, Luis Felipe Salomão, disse que visitou varas de execuções penais e criminais no estado. "Estamos buscando soluções, identificar problemas e apoiar o Tribunal na busca de soluções", disse ele.

Além das visitas, o ministro disse que veio ao estado apresentar um programa chamada "Registre-se". "É para atingir a população de rua no sentido de fornecer certidão de nascimento para população de rua. A partir da certidão, ganha-se a cidadania, pode-se obter os beneficios sociais, capacitação para emprego. Mas sem esse documento é impossível", pontuou.

*Do G1 RN

CONVITE MISSA DE 30º DIA


Governo bloqueia Bolsa Família de 1,2 milhão de usuários

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome bloqueou o Bolsa Família de 1,2 milhão de pessoas que informaram morar sozinhas e estão no grupo de cadastros que são considerados suspeitos pela pasta. Os beneficiários terão 60 dias para recadastrar as informações e comprovar que preenchem os requisitos necessários para ter acesso ao auxílio.

Os bloqueios têm sido feitos via aplicativo do Cadastro Único e por SMS no celular. No prazo de 2 meses, quem não comprovar que mora sozinho pode ter o benefício suspenso definitivamente. Depois de regularizar o cadastro, comprovar que preenche os requisitos do Bolsa Família e que mora sozinha, o benefício volta a ser pago. A pessoa receberá, inclusive, as parcelas bloqueadas.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, disse que a pessoa que realmente mora sozinha pode e deve se manter como unipessoal. Ele afirmou que o objetivo não é penalizar ninguém, mas corrigir distorções verificadas no último ano, quando houve uma curva acentuada de registros unipessoais.

“Caso a pessoa preencha os requisitos do Bolsa Família e comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas. Portanto, o cidadão comprova as informações, volta à folha de pagamento normal do programa e recebe as parcelas referentes aos meses em que ficou sem o pagamento”, declarou Dias.

Outros 125 mil cadastros serão cancelados por não cumprirem mais os requisitos para receber o Bolsa Família, ou deixaram de sacar o valor há mais de 6 meses.

A pessoa que mora com a família e fez o cadastro como “unipessoal” não precisa procurar o posto de atendimento para regularizar o cadastro. Basta solicitar o cancelamento no aplicativo do Cadastro Único.

Dias afirmou ao jornal O Globo que o governo fará uma revisão de 6 milhões de cadastros de pessoas que passaram a ter direito ao auxílio no pré-eleitoral e eleitoral –de maio a outubro.

*Poder 360

Greve dos professores do RN é suspensa após acordo com Governo do Estado

A greve dos professores da rede pública estadual de Educação está encerrada. A informação foi confirmada pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN). A categoria e o Governo do Estado teriam chegado a um acordo com relação ao pagamento do reajuste do piso dos professores. A decisão foi confirmada em assembleia dos profissionais.

Os sindicalistas concordaram em aceitar a última proposta oferecida pelo Governo do Estado. O Executivo concordou com a atualização salarial de 14,95% para todos que ganham abaixo do piso a partir de maio. Para os que ganham acima do piso, o Estado sugeriu implementar o reajuste de forma parcelada: 7,21% para abril, 3,61% em agosto e 3,49% em dezembro. Todos os percentuais com pagamento retroativo a janeiro. Essa foi a quarta proposta do Governo do Estado aos professores. Nas outras três, o Executivo também havia tentado parcelar o pagamento do piso, mas todas foram rejeitadas.

De acordo com a Diretora de Aposentados do Sinte, Marlene Moura, o sindicato entendeu que era o momento de aceitar a proposta. “Encerramos a greve porque, na verdade, chegou o momento do recuo. A gente sabe quando avançar e quando recuar. Ficamos com a última proposta do Governo”, explicou.

A decisão, porém, não foi unânime. Entre os aproximadamente 450 votantes na assembleia da categoria, 272 foram favoráveis ao fim da greve. Os demais, ou se abstiveram ou foram contrários à proposta do Governo do Estado.

Com o fim da greve, os professores retomam o trabalho nas salas de aula a partir da quinta-feira (13).

*Tribuna do Norte.

Facção ameaça crianças e adolescentes que publicarem sobre atentados nas redes sociais: “Papo tá dado”

Circula nas redes sociais uma mensagem de aviso vinda de supostos integrantes do Comando Vermelho a respeito de piadas sobre chacinas em escolas. Eles teriam proibido brincadeiras sobre o assunto e ameaçado quem desobedecer ao alerta.

“Coe menorzada (sic) que ta brincando aí com essas parada de entrar em escola para querer fazer chacina mano. Pprt [papo reto] quem eu ver no status ou no Facebook eu vou pegar em casa, mano. Tem brincadeira certa não. Pai e mãe tenha acesso ao celular dos filhos de vocês pra depois não falar que nós (sic) é ruim !!!! Papo tá dado”, diz a publicação.

O “aviso” surge em meio a uma tensão de pais e responsáveis de alunos, uma vez que, recentemente, o país testemunhou dois ataques a escolas que deixaram mortos e feridos, sendo um deles a uma creche em Blumenau, que vitimou quatro crianças.

*Fonte: Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: Júri Popular absolve réu da acusação de homicídio ocorrido em março de 2022

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri Popular da Comarca de Mossoró julgou nesta terça feira 11 de abril de 2023, o réu Erivagner Lucas Martins da Silva, conhecido por “Olho de peixe“.

Ele foi julgado pelo assassinato do vigilante Isaias de Oliveira Gomes, crime ocorrido em março de 2022 no Alto São Manoel em Mossoró. Durante o julgamento, a defesa alegou negativa de autoria e apresentou duas testemunhas que afirmaram que o réu estava em outro local na data e horário em que o crime aconteceu.

Diante das alegações, o Conselho de Sentença acatou a tese da defesa e decidiu pela absolvição do réu. Apesar de ter sido absolvido, Erivagner não foi solto e teve que retornar ao sistema prisional, já que o mesmo cumpre pena por outro crime de homicídio.

*Fim da Linha

Câncer de útero: estudo mostra maior risco em mulheres que alisam o cabelo

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que mulheres que usam produtos químicos para alisamento capilar apresentam um risco ligeiramente maior de desenvolver câncer de útero do que aquelas que não alisam o cabelo.

Embora não tenha sido comprovada uma relação causal entre os produtos químicos e o câncer, o estudo mostrou que eles podem aumentar o risco da doença. Os pesquisadores acompanharam um grupo de 34 mil mulheres por mais de 10 anos. O câncer uterino é o sétimo mais comum entre mulheres no Brasil, e é mais comum após a menopausa. Mulheres que fazem alisamento capilar com frequência devem evitar substâncias tóxicas, como o formol, que é proibido no Brasil.

O estudo destaca que o fator de risco aumenta muito em pacientes que relataram ter feito alisamento mais de quatro vezes nos últimos meses. O aumento no risco entre as mulheres que fizeram alisamentos com menos frequência não foi considerado significativo pelos pesquisadores.

Os casos de câncer uterino têm aumentado em vários países nos últimos anos, especialmente entre mulheres negras e de origem latina. A ideia da pesquisa foi baseada em um dos principais fatores de risco para o câncer uterino: o desequilíbrio hormonal, principalmente de estrogênio e progesterona.

*Por Patrícia Figueiredo/ Agência Einstein.

LUTO: MORRE CARDIOLOGISTA POTIGUAR, VÍTIMA DE ACIDENTE DOMÉSTICO

Um acidente inesperado causou uma perda irreparável para a cardiologia potiguar. Faleceu na madrugada de hoje (12) o médico cardiologista Francisco Edênio Rêgo Costa, de apenas 52 anos.
Um simples acidente doméstico ontem a noite causou essa tragédia (queda de uma escada em casa).
Ele também era integrante efetivo do Conselho Regional de Medicina (CREMERN), onde era corregedor.
Os amigos, familiares e colegas ressaltam que ele era uma pessoa muito querida e excelente profissional. A nossa vida realmente é um sopro, precisamos aproveitar melhor o pouco tempo que temos com as pessoas que amamos.

*Informações: Gustavo Negreiros

NATAL-RN: [VÍDEO] PILARES DE SUSTENTAÇÃO DA SEDE DO ITEP NA ZONA OESTE

Obras a todo vapor no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Nas imagens, concretagem das sapatas que darão suporte aos pilares de sustentação da nova sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). O prazo para conclusão de toda obra é de 12 meses, com investimento de aproximadamente R$ 19,6 milhões. Os recursos são do Fundo Nacional de Segurança Pública, com contrapartida do Governo do Estado.

Reservas hídricas do RN acumulam 60,16% da sua capacidade

Os últimos dados do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nesta terça-feira (11), pelo Governo do RN, através do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicam que as reservas hídricas estaduais totais já somam 60,16% da sua capacidade total, que é de 4,37 bilhões de metros cúbicos. Em comparativo, no mesmo dia 11 de abril do ano passado, o somatório percentual acumulado era de 43,31%.

O último açude que registrou sangria, nesta terça-feira, no sistema do Igarn, foi o Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas. O reservatório possui capacidade para 8,54 milhões de metros cúbicos.

O açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu, completou 100% da sua capacidade e começou a sangrar, na noite desta segunda-feira (10). Também durante o dia de ontem, dois outros açudes monitorados pelo Igarn começaram a sangrar. Em Umarizal, o açude Rodeador, com capacidade para 21,40 milhões de metros cúbicos; e em José da Penha foi o açude Flechas, com capacidade para 8,95 milhões de metros cúbicos, que começou a verter suas águas.

A barragem Umari, localizada em Upanema, completou 100% da sua capacidade e sangrou, na tarde do último domingo (09). O manancial não sangrava desde 2009.

Até o momento 14 mananciais já sangraram nesta quadra chuvosa, são eles: Mendubim, localizado em Assu, o açude público de Encanto; o açude público de Riacho da Cruz; o açude público de Pilões; Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz; Beldroega, localizado em Paraú; Morcego; localizado em Campo Grande; Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes; Apanha Peixe, localizado em Caraúbas; Rodeador, em Umarizal; Umari, localizado em Upanema; Pataxó, localizado em Ipanguaçu; e Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, está com 1.509 bilhões de metros cúbicos, equivalentes a 63,63% da sua capacidade total, que é de 2,37 bilhões de m³.

Já Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, está com 365,43 milhões de m³, correspondentes a 60,93% da sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de metros cúbicos.