Pesquisar este blog

25 junho 2024

STF decide que porte de maconha para uso não é crime

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu nesta terça-feira, 25, que o porte de maconha para consumo próprio não é crime. Os ministros ainda debatem critérios objetivos para diferenciar usuários e traficantes, inclusive quantidade de droga. O julgamento deve ser concluído amanhã.

A decisão só passa ter efeitos práticos quando o julgamento for encerrado e o acórdão publicado.

A Lei de Drogas, aprovada em 2006, não pune o porte com pena de prisão. Com isso, os ministros declararam que esse não é um delito criminal, mas um ilícito administrativo. Prevaleceu a posição de que a dependência é um problema de saúde pública.

“Ninguém partiu da premissa de que a droga é positiva. Pelo contrário, estamos afirmando que se trata de uma infração. Mas é necessário que haja tratamento às pessoas viciadas”, defendeu Gilmar Mendes, decano do STF e relator do processo.

Votaram a favor da descriminalização os ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber (aposentada), Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Cristiano Zanin, Kassio Nunes Marques e André Mendonça foram contra a descriminalização.

O consumo de maconha não foi legalizado, ou seja, continua proibido na legislação. A diferença na prática é que quem for enquadrado como usuário não terá antecedentes criminais. “O que acho mais nefasto é a pecha de criminoso que se coloca no usuário e que o inibe de buscar ajuda nos casos de dependência”, defendeu Dias Toffoli.

A pena para os usuários permanece a mesma prevista na legislação – advertência sobre os efeitos das drogas e participação em programas ou cursos educativos. Os ministros ainda não decidiram se mantém ou não a prestação de serviços comunitários.

Toffoli complementa voto
Na semana passada, o STF divulgou o posicionamento do ministro Dias Toffoli como uma divergência parcial – um voto para manter a legislação como está, com a ressalva de que, na avaliação dele, ela já não criminaliza o usuário.

Nesta terça, ao retomar o julgamento, ele pediu a palavra e esclareceu que a posição foi a favor da descriminalização do consumo, não apenas de maconha, mas de todas as drogas, o que consolidou a maioria.

“A descriminalização já conta com seis votos. O meu voto se soma ao voto da descriminalização. Hoje pela manhã Vossa Excelência (Barroso, presidente do STF) me perguntou como meu voto era para ser proclamado. Por isso, entendi por bem fazer essa complementação. Se eu não fui claro o suficiente, o erro é meu, de comunicador”, afirmou Toffoli.

Como diferenciar usuários de traficantes
A segunda etapa do julgamento gira em torno da quantidade de droga que deve ser usada como parâmetro para distinguir o consumidor do traficante. As propostas apresentadas até o momento vão de 25 a 60 gramas. Uma terceira corrente no STF defende a abertura de prazo para o Congresso ou a Anvisa estabelecerem esse limite.

Esse é um ponto central porque, na avaliação dos ministros, vai ajudar a uniformizar sentenças e evitar abordagens preconceituosas. Estudos citados no plenário mostram que negros são condenados como traficantes com quantidades menores do que brancos. O grau de escolaridade também gera distorções nas condenações – a tolerância é maior com os mais escolarizados.

“A quantidade vem sendo utilizada, lamentavelmente, como uma forma de discriminação social”, criticou Alexandre de Moraes.

A quantidade, no entanto, não será um parâmetro soberano. Outros elementos podem ser usados para analisar cada caso. Se uma pessoa for flagrada com uma balança de precisão, por exemplo, ela pode ser denunciada como traficante, mesmo que tenha consigo uma quantidade de droga abaixo do limite.

Crise com o Congresso
O julgamento aprofundou a animosidade entre o STF e o Congresso. A bancada evangélica reagiu em peso. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também chegou a se manifestar publicamente contra a interferência do Judiciário. Ele defende que a regulação das drogas cabe ao Legislativo e não deveria estar sendo discutida pelo Supremo.

Deputados e senadores debatem uma proposta de Rodrigo Pacheco para driblar o STF e incluir na Constituição a criminalização do porte de drogas, independente da quantidade. Uma comissão especial será criada para debater o texto.

“Nós estamos assumindo para nós problemas que não são nossos, por falência dos outros órgãos de deliberação da sociedade. E depois nos chamam de ativistas”, criticou Toffoli nesta terça.
Veja como votou cada ministro:

A favor da descriminalização

Gilmar Mendes (relator)

“Despenalizar sim, mas mais do que isso: emprestar o tratamento da questão no âmbito da saúde pública e não no âmbito da segurança pública.”

Rosa Weber (aposentada)
“A dependência química e o uso de drogas são questões que se inserem no âmbito das políticas públicas de saúde e de reinserção social. Delimitada a questão como problema de saúde pública, tenho por desproporcional e utilização do aparato penal do Estado para a prevenção do consumo dos entorpecentes.”

Alexandre de Moraes
“Quem conhece o Direito Penal, sabe que só é crime o que é apenado com reclusão e detenção e só é contravenção o que é apenado com prisão simples.”

Luís Roberto Barroso
“O que nós queremos é evitar a discriminação entre ricos e pobres, entre brancos e negros. Nós queremos uma regra que seja a mesma para todos. E fixar uma qualidade impede esse tipo de tratamento discriminatório. Ninguém está legalizando droga.”

Edson Fachin
“O dependente é vitima e não criminoso germinal. O usuário em situação de dependência deve ser tratado como doente.”

Dias Toffoli
“Estou convicto de que tratar o usuário como um tóxico delinquente não é a melhor política pública.”

Luiz Fux
“Não se está dizendo aqui que o consumo de drogas é lícito e nem que se pode consumir droga em local público. Nós não vamos transformar o Brasil em uma cracolândia.”

Contra a descriminalização

Cristiano Zanin
“Não tenho dúvida de que os usuários de drogas são vítimas do tráfico e das organizações criminosas, mas se o Estado tem o dever de zelar pela saúde de todos, tal como previsto na Constituição, a descriminalização, ainda que parcial das drogas, poderá contribuir ainda mais para o agravamento desse problema de saúde.”

André Mendonça
“O legislador definiu que portar drogas é crime. Transformar isso em ilícito administrativo é ultrapassar a vontade do legislador. Nenhum país do mundo fez isso por decisão judicial.”

Kassio Nunes Marques
“A grande preocupação da maioria das famílias brasileiras não é se o filho vai preso ou não. A preocupação é que a droga não entre na sua residência. Para isso, a lei tem hoje um fator inibitório. A sociedade brasileira precisa de instrumentos para se defender.”

Descriminalização, despenalização e legalização
  • Descriminalizar é deixar de considerar uma ação crime, ou seja, a atitude deixa de ter efeitos na esfera penal, mas ainda pode ser considerada como ilícito civil ou administrativo.
  • Despenalizar significa substituir uma pena de prisão por punições de outra natureza.
  • Legalizar é permitir um ato ou conduta por meio de legislação específica, que pode regulamentar a prática e determinar suas restrições e condições.

*Fonte: Estadão

[VÍDEOS] Polícia Civil apreende munições de fuzil, drogas e motocicletas roubadas em galpão em Mossoró

A Polícia Civil apreendeu nesta segunda-feira (24) drogas, motocicletas adulteradas, roubadas ou furtadas, dinheiro e munições de fuzil em um galpão no município de Mossoró, no Oeste Potiguar.

A “Operação Narke 2” foi deflagrada por policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/Mossoró) e da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV/Mossoró).
Durante as diligências, os policiais localizaram diversas motocicletas roubadas em processo de adulteração, 84g de “crack”, 150g de maconha, 100 munições calibre 7,62, além de 380 e 12. Segundo a polícia, foi apreendido também R$ 5.700 em espécie que seria proveniente do tráfico de drogas e uma balança de precisão.

A ação ocorreu no âmbito da “Operação Narke 2”, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp/MJSP, que visa integrar as forças de segurança pública na prevenção e repressão qualificada ao tráfico de drogas em todas as unidades da federação.

*98 FM de Natal

Estado: CNJ afasta juiz do RN por acusações de assédio e importunação sexual

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou o juiz Orlan Donato Rocha, de Mossoró/RN, acusado de assédio ou importunação sexual. Foi instaurada uma revisão disciplinar para reavaliar a pena de censura reservada aplicada anteriormente pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).
A decisão foi baseada em depoimentos de seis vítimas que relataram comportamentos inadequados e constrangedores por parte do juiz.
As denúncias incluem:
Perseguição: O juiz seguiu uma copeira enquanto ela deixava o café na mesa.
Observações Inapropriadas: Ele afirmou que colocaria os óculos para observar melhor o corpo da copeira, fazendo insinuações.
Chamadas Insistentes: Ligava insistentemente para a copa.
Elogios Impróprios: Elogiava o corpo das mulheres.
Perguntas Invasivas: Perguntava o que fariam à noite.
Abraços Não Consentidos: Pediu e deu um abraço em uma das vítimas.
O corregedor Nacional, Luis Felipe Salomão, destacou que o depoimento das vítimas deve ter especial valoração em casos de importunação sexual, sendo desconsiderado apenas se não encontrar coerência com outros elementos, o que não ocorreu neste caso.
O CNJ irá analisar o caso em profundidade para determinar se a pena de censura reservada é suficiente ou se é necessária uma punição mais severa.

*Com informações Portal Migalhas/Difusora de Mossoró

DISQUE GELA, NO SITIO PONTA II

[VÍDEO] Rogério confirma saída de Robinson do PL e diz que deputado tem votado “alinhado” com PT

O senador Rogério Marinho, presidente do PL no Rio Grande do Norte, confirmou que o deputado federal Robinson Faria deixará a legenda em breve. Em entrevista à 98 FM nesta segunda-feira (24), Rogério afirmou inclusive que já concedeu uma carta de anuência para que o parlamentar troque de partido sem correr o risco de perder o mandato.

“Isso foi feito entendendo a particularidade, a peculiaridade, a forma como os deputados têm atuado, porque eles têm votado no Congresso alinhados com o atual governo do Partido dos Trabalhadores. Tivemos uma conversa a respeito. Ele procurou o presidente nacional e contou com nosso apoio porque não queremos, dentro de um partido político, que as pessoas estejam como se estivessem numa prisão”, afirmou Rogério.

O líder do PL no Estado declarou que, apesar disso, não haverá uma “ruptura de relacionamento” com Robinson Faria.

“Nós podemos até nos encontrar numa candidatura majoritária, mas ele está se sentindo mais confortável em votar nos projetos que o governo do PT tem apresentado. E para ele é mais conveniente fazê-lo de uma forma aberta, sem a preocupação de estar sendo monitorado ou pressionado de uma forma diferente”, acrescentou.

Em 2022, o PL elegeu 4 deputados federais no Rio Grande do Norte. No ano passado, João Maia deixou o partido para se filiar ao PP. Com a saída também de Robinson Faria, restarão dois parlamentares na sigla: General Girão e Sargento Gonçalves.
*98 FM de Natal

[VÍDEO] DRA. MARIA INOCÊNCIA: SONHO X NECESSIDADE

Aparelho ortodôntico ou aparelho dentário, muito conhecido por sua função estética, é um dispositivo que estimula as movimentações dos dentes. O objetivo principal do aparelho é proporcionar um melhor encaixe da mordida, a fim de prevenir problemas que afetam a qualidade de vida dos pacientes.

LUÍS GOMES/RN: HOMEM É MORTO E OUTRO BALEADO DURANTE ATAQUE A TIROS EM BAR

Um homem de 57 anos, identificado como Cleomendes Mário Batista Cipriano, conhecido como Boca, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (24) em um bar na Rua Onório Bernardino, no município de Luís Gomes (RN).
Segundo informações enviadas ao jornalismo do Cidadão 190, Cleomendes estava bebendo na companhia de Josimar de Almeida Nunes, quando dois homens armados chegaram em uma moto e atiraram diversas contra eles.
Cleomendes, morador da cidade de Paraná (RN), morreu no local. Já Josimar, foi baleado e levado para o Hospital Regional de Pau dos Ferros. O seu estado de saúde não foi informado.
A Polícia Militar foi acionada e isolou o corpo para o trabalho do ITEP, que periciou e recolheu o corpo de Cleomendes para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) de Pau dos Ferros.
A Polícia Civil vai investigar o crime para identificar os autores e a motivação.

*Grupo Cidadão 190

PH ELETRICISTA


Jovem que enfrentou facção criminosa em Florânia morre em Natal

O jovem João Lázaro, que desafiou facção criminosa na cidade de Florânia na semana passada, faleceu nesta segunda-feira em Natal.
O rapaz sofreu um tiro na cabeça quando passeava na calçada da sua rua. Ele teria criado inúmeros vídeos criticando facção criminosa, inclusive citando nomes de suspeitos.
Com os vagabundos mandando e desmandando na cidade, o prefeito Galo prefere o silêncio e sequer pediu reforço à segurança pública para identificar e prender os bandidos, inimigos da sociedade.

*Jair Sampaio

MARCELINO VIEIRA/RN: [VÍDEO] Cavalo bate em caminhonete em acidente inusitado

Um cavalo que corria desnorteado se chocou com uma caminhonete na manhã desta segunda-feira (24) no centro do município de Marcelino Vieira, no Alto Oeste potiguar. Ninguém ficou ferido. As informações são do g1 RN.

O acidente aconteceu na Avenida Coronel Epifânio Fernandes, em frente à prefeitura do município. O momento foi registrada por câmeras de segurança. Nas imagens é possível ver o cavalo correndo por uma calçada, entra na rua e atinge a lateral da caminhonete também em movimento.
Logo após bater no carro, o animal cai, mas levanta e sai trotando pela rua. De acordo com testemunhas, o cavalo tinha se soltado do proprietário e saído descontrolado pelas ruas. O animal foi recapturado após o acidente.

O proprietário do carro, que teve danos materiais no veículo, foi à delegacia do município registrar a ocorrência.

*Informações: G1 RN

Brasil só empata com a Costa Rica na estreia da Copa América

A Seleção Brasileira empilhou chances, mas não teve sucesso pela estreia da Copa América. Nesta segunda-feira (24/6), o Brasil só empatou com a Costa Rica por 0 a 0, no SoFi Stadium, em Los Angeles (EUA). A equipe comandada por Dorival Júnior teve maior posse de bola, porém os adversários ficaram postados na defesa e seguraram o placar. Os brasileiros ainda tiveram um gol anulado de Marquinhos ainda no primeiro tempo.

Com o resultado, o Brasil fica na segunda colocação, com apenas um pontos, e vê a Colômbia liderar o grupo D. Paraguai fica na última colocação, com nenhum ponto. Agora, as equipes retornam a campo na sexta-feira. Às 19h, a Costa Rica enfrenta a Colômbia, no Glendale. Mais tarde, às 22h, a Seleção Brasileira encara o Paraguai, em Las Vegas.

Brasil encontra ferrolho
O Brasil teve dificuldades para atacar a fechada Costa Rica. Em diversos momentos, a equipe caribenha se defendeu com nove jogadores no campo defensivo. Com isso, a Seleção buscou passes em profundidade, jogadas individuais e chutes de fora da área, mas faltou capricho. As melhores chances saíram com Raphinha, Rodrygo e Vini Jr, porém, todos pararam no goleiro Sequeira. Entretanto, a bola parada foi a que mais chegou mais perto do gol. Aos 29 minutos, Marquinhos balançou a rede, porém o VAR anulou o gol por impedimento (milimétrico) do zagueiro.

Seleção empilha chances, mas falta variação
Na volta do intervalo, o jogo seguiu com a mesma tônica. O Brasil no ataque, enquanto a Costa Rica se defendeu. Logo no primeiro minuto, Rodrygo, praticamente sozinho na área, despediçou e pouco tempo depois teve outra oportunidade. Além dele, Paquetá arriscou no meio da rua, mas a bola pegou na trave. Ninguém pegou o rebote. Na segunda metade da etapa final, Dorival acionou Endrick e Savinho. Os dois, logo de cara, tiveram uma chance cada com um minuto em campo. O camisa 9 ficou na marcação, enquanto o camisa 20 chutou para fora. Até mesmo o lateral-esquerdo Guilherme Arana, sumido na maior parte do jogo, arriscou de longe, porém o goleiro fez grande defesa. No fim, a Seleção foi na base do abafa para balançar as redes, mas parecia que a bola não quis entrar.

Dorival segue invicto, mas sem encantar
Em seu primeiro jogo oficial pela Seleção Brasileira, o técnico Dorival Júnior segue invicto no comando do Brasil. São cinco jogos, com duas vitórias e três empates. A equipe brasileira segue sem perder no comando do treinador, contudo, ainda falta mais entrosamento e mais tranquilidade na definição das jogadas.

Brasil 0x0 Costa Rica

1ª rodada do Grupo D da Copa América

Data e horário: segunda-feira, 24/06/2024, às 22h (de Brasília)

Local: SoFi Stadium, em Inglewood, Los Angeles (EUA)

BRASIL: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos, Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes (Gabriel Martinelli, 37'/2ºT), Lucas Paquetá; Raphinha (Savinho, 24'/2ºT), Rodrygo, Vini Jr (Endrick, 25'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.

COSTA RICA: Patrick Sequeira; Mitchell, Juan Pablo Vargas, Calvo; Quirós, Brenes (Bran, 18'/2ºT), Galo, Lassiter (Joseph Mora, 46'/2ºT); Zamora (Campbell, 23'/2ºT), Ugalde (Madrigal, 18'/2ºT), Aguilera (Gerald Taylor, 46'/2ºT). Técnico: Gustavo Alfaro.

*Fonte: terra.com.br

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO!!!!

INSS INICIA PAGAMENTO A APOSENTADOS E PENSIONISTAS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira (24). a fazer os pagamentos de junho para aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412).

Para aqueles que recebem acima desse valor, os pagamentos só começarão em 1º de julho. Os primeiros a receber serão os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1.
Segundo o instituto, são pagos mensalmente 39,9 milhões de benefícios.

Confira o calendário de pagamentos do INSS deste mês:

Final do NIS: 1 – pagamento em 24/06
Final do NIS: 2 – pagamento em 25/06
Final do NIS: 3 – pagamento em 26/06
Final do NIS: 4 – pagamento em 27/06
Final do NIS: 5 – pagamento em 28/06
Final do NIS: 6 – pagamento em 01/07
Final do NIS: 7 – pagamento em 02/07
Final do NIS: 8 – pagamento em 03/07
Final do NIS: 9 – pagamento em 04/07
Final do NIS: 0 – pagamento em 05/07