Pesquisar este blog

21 julho 2025

ALEXANDRE DE MORAES BLOQUEIA CONTA E PIX DE EDUARDO BOLSONARO

O ministro Alexandre de Moraes (STF) bloqueou as contas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A informação foi revelada à coluna pelo próprio parlamentar, que tentou fazer duas transações via Pix, nesta segunda-feira (21/7), sem que conseguisse concluir as operações.
Apesar da nova decisão judicial, Eduardo Bolsonaro diz que não recuará na sua atuação para que o governo Trump avance em mais sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal, como o próprio Moraes.
Com informações do @metropoles

Urgente: Moraes ameaça prender Bolsonaro em até 24 horas

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu prazo de 24 horas para que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) explique o descumprimento da medida cautelar que proíbe o ex-presidente de usar redes sociais, direta ou indiretamente.

A decisão foi tomada após vídeos de Bolsonaro circularem na internet nesta segunda-feira (22).

Nas imagens, gravadas durante ato com aliados na Camara, ele exibe a tornozeleira eletrônica e faz críticas à Justiça: “Isso aqui é símbolo da máxima humilhação… Não matei ninguém, não roubei.”


O vídeo foi publicado em uma conta ligada a apoiadores do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Moraes reforçou que a proibição vale também para conteúdos veiculados por terceiros. Se a defesa não justificar, Bolsonaro pode ser preso.

*Jair Sampaio 

ALEXANDRE DE MORAES INTIMA ADVOGADOS DE BOLSONARO

🚨 Jornal Nacional anuncia que Alexandre de Moraes intimou os advogados de Bolsonaro após ele DESCUMPRIR medidas impostas.

ASSU/RN: OPERAÇÃO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL APREENDE 9 MOTOS COM ESCAPAMENTO ADULTERADO

A 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (2ª CIPRv) deflagrou na noite de sábado (19), a Operação Sossego, com objetivo de retirar de circulação motos adulteradas em Assú. Foral apreendidas nove motocicletas com escapamento adulterado.

A ação teve como objetivo combater a poluição sonora e a perturbação do sossego alheio provocadas pelo uso dos chamados “canos esportivos”. As abordagens foram realizadas em diversos pontos da cidade, com foco especial em motocicletas com escapamento modificado que produzem ruídos acima dos limites legais.

Os veículos foram conduzidos ao pátio do órgão, e seus condutores foram notificados conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

*Fim da Linha 

Moraes proíbe divulgação de entrevistas de Bolsonaro nas redes sociais

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta segunda-feira 21 a proibição da transmissão ou veiculação de áudios e vídeos de entrevistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em redes sociais.

No despacho, Moraes afirmou que essa proibição visa evitar que Bolsonaro use terceiros para burlar a medida cautelar que restringe seu acesso às redes sociais. O ministro ressaltou que a desobediência pode levar à decretação de prisão do ex-presidente.

“A medida cautelar de proibição de utilização de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros, imposta a Jair Messias Bolsonaro inclui, obviamente, as transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas de redes sociais de terceiros, não podendo o investigado se valer desses meios para burlar a medida, sob pena de imediata revogação e decretação da prisão”, diz trecho do despacho.

Bolsonaro cumpre medidas cautelares desde sexta-feira 18, que incluem a proibição de acessar redes sociais e de manter contato com seu filho Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos e é investigado pela Polícia Federal por atuação relacionada a tentativas de influenciar o governo Trump a levantar sanções contra o Brasil.

*Agora RN 

Fraude no INSS: vítimas que aderirem ao ressarcimento até hoje recebem a partir de quinta

A adesão, que é gratuita, é necessária para que o beneficiário receba a devolução dos valores diretamente em sua conta. Marcello Casal JrAgência Brasil

Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos relacionados à fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber os valores ainda nesta semana, caso aceitem o acordo até esta segunda-feira (21).

O primeiro lote de pagamentos está previsto para começar em 24 de julho, quinta-feira. Segundo o governo, podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que contestaram os descontos e não receberam resposta das entidades envolvidas.


“As primeiras pessoas aptas para utilizar essa funcionalidade são aquelas que contestaram e não obtiveram qualquer tipo de resposta em 15 dias”, afirmou no início do mês o presidente do INSS, Gilberto Waller.

A adesão, que é gratuita, é necessária para que o beneficiário receba a devolução dos valores diretamente em sua conta, sem precisar recorrer à Justiça.

Não é necessário enviar documentos adicionais e, após a adesão, o valor será depositado diretamente na conta onde o beneficiário já recebe o benefício.
Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha.
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (caso haja mais de um).
Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
Clique em “Enviar” e pronto. Depois, é só aguardar o pagamento.
Outros casos

Em relação aos pensionistas e aposentados que estão em negociação com as associações, Waller afirmou que esses casos estão sendo subdivididos.

“Quando ele não concordar, é gerado uma GRU [Guia de Recolhimento da União] para a instituição fazer o pagamento administrativamente. Vencido esse prazo, estamos fazendo uma auditoria para saber se é caso para pagamento ou não. Para verificar se há fraude da fraude”, pontou.

Nos casos de quem entrou com ação judicial, Waller esclareceu que o segurado ainda pode optar por abrir mão do processo e solicitar o acordo.

Já aqueles que acionaram a Justiça antes da operação da Polícia Federal receberão uma Requisição de Pequeno Valor, além dos honorários advocatícios fixados em 5%.

O presidente do INSS reforçou que o sistema permanecerá aberto para contestações até, pelo menos, o mês de novembro.
Grupos especiais

O INSS informou que realizará automaticamente a contestação dos descontos indevidos para beneficiários em situações específicas que ainda não solicitaram o reembolso.

Esse procedimento, chamado de contestação de ofício, segundo o INSS, contemplará:Pessoas idosas com descontos iniciados após março de 2024 e que tinham 80 anos na época;
Indígenas;
Quilombolas.

Segundo estimativas do Instituto, essa medida beneficiará diretamente cerca de 209 mil pessoas idosas, 17 mil indígenas e 38 mil quilombolas.

Para pessoas que vivem em áreas de difícil acesso, o INSS informou que promoverá ações de busca ativa, com intensificação prevista a partir de agosto.
Recursos fora do arcabouço fiscal

Para viabilizar o pagamento das vítimas da fraude no INSS, o ministro Dias Toffoli, do STF, autorizou que os recursos utilizados fiquem fora do limite do novo arcabouço fiscal. A decisão permite a abertura de crédito extraordinário, sem impacto na meta de resultado primário, destravando o acordo entre União e os prejudicados.

Paralelamente, a Advocacia-Geral da União, segundo o governo, já obteve decisões judiciais que bloquearam R$ 2,8 bilhões de 12 entidades investigadas, e novas medidas estão em curso para ampliar esse valor.

Parte desses recursos poderá ser recuperada por meio de ações de regresso contra associações responsáveis por fraudes, inclusive aquelas que apresentaram documentos falsos ou não responderam às notificações, ampliando o leque de responsabilizações e reforçando o caixa para ressarcir os cofres públicos.

*Fonte: g1/98 FM de Natal 

Lula vai ao Chile atrás de apoio contra ofensiva dos EUA

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Após uma bem-sucedida campanha interna para reforçar a ideia de que o país está sendo vítima de um ataque econômico para interferir em assuntos domésticos, o governo brasileiro inicia a semana trabalhando para angariar apoio internacional em sua crise com os Estados Unidos. Nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Santiago para se encontrar com os presidentes do Chile, Gabriel Boric, da Colômbia, Gustavo Petro, do Uruguai, Yamandú Orsi, e com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. A reunião é vista como uma frente de esquerda contra a ofensiva autoritária do presidente americano Donald Trump. (CNN Brasil)

O encontro entre os presidentes deveria ter ocorrido no ano passado, mas, por conta de agenda, foi transferido para este ano e ganhou uma conotação política ainda mais forte devido à tentativa americana de influenciar o sistema Judiciário brasileiro para que o ex-presidente Jair Bolsonaro não seja condenado no processo que investiga a trama golpista. Lula pretende usar o encontro para afirmar que a investida de Trump é um ataque explícito à democracia brasileira. O presidente brasileiro dirá que vem tentando dialogar com o governo americano há meses para tratar de negociações econômicas e que as tarifas impostas são uma retaliação política. (Estadão)

Neste domingo, Lula, Boric, Petro, Orsi e Sánchez publicaram um artigo conjunto em defesa da democracia. “A erosão das instituições, o avanço dos discursos autoritários impulsionados por diferentes setores políticos e o crescente desinteresse dos cidadãos são sintomas de um mal-estar profundo em amplos setores da sociedade”, escreveram os mandatários. Os cinco se colocam como defensores da democracia em um mundo cada vez mais extremado e violento. “… como líderes progressistas, temos o dever de agir com convicção e responsabilidade frente àqueles que pretendem enfraquecer a democracia e suas instituições”, concluíram. (Folha)

Elio Gaspari: “O empresariado brasileiro não quer que o Brasil vá à mesa de negociação com a arma das retaliações no coldre”. (Globo)

APODI/RN: DOIS ACIDENTES SÃO REGISTRADOS NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA

Um grave acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (21), nas imediações do Posto Kurio na BR-405 em Apodi, Oeste do RN.

Segundo informações, um caminhão passou por cima de um motociclista nas margens da rodovia.

A moto ficou destruída contudo o condutor que seria da comunidade de São Vicente em Caraúbas nada sofreu com as graças de Deus.

Detalhe: Esse foi o segundo acidente da manhã, noutro um motociclista se chocou com dois cachorros, caiu, um dos cães morreu e outro ficou ferido assim como o condutor.

*Informação: João Marcolino 

CONVITE DE CANTORIA!!!


AREIA BRANCA/RN: EX-PRESIDIÁRIO É MORTO A TIROS ENQUANTO TRAFEGAVA DE MOTO NA PRA

Um crime de homicídio foi registrado, nesta manhã de sábado 19 de julho de 2025, na cidade de Areia Branca, no litoral da Costa Branca Potiguar. A vítima foi identificada como Emanuel Nazareno Brito, já com passagem pelo sistema prisional.

De acordo com as informações preliminares, a vítima trafegava de motocicleta pela região da Praia de Upanema quando foi surpreendido por homens armados. Os criminosos se aproximaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a mesma, que não teve chance de reação e morreu no local.
Após o crime, os atiradores fugiram sem deixar pistas. A motivação do homicídio e a identidade dos autores ainda são desconhecidas. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da equipe da Polícia Civil e do ITEP, que realizaram os procedimentos de praxe.

De acordo com a Polícia Civil, Emanoel Nazareno Brito, reespondeu processo na justiça por tráfico de drogas (artigo 33) e chegou a ser preso pelo crime. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca.

*Fonte: Fim da Linha 

Lula está no Chile e participa de reunião sobre defesa da democracia

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula participa, nesta segunda-feira 21, no Chile, de uma reunião de alto nível sobre a defesa da democracia, organizada pelo presidente chileno Gabriel Boric.

Também participam do evento os presidentes da Colômbia, Espanha e Uruguai. Três temas vão ser discutidos: a defesa da democracia e do multilateralismo; o combate às desigualdades; e o enfrentamento à desinformação e as tecnologias digitais.

A reunião vai ser reservada para os chefes de Estado e será seguida de um encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de pesquisa.

Para o Ministério das Relações Exteriores, a reunião vai dar seguimento ao encontro “em defesa da democracia – lutando contra o extremismo”, realizado em 2024, após convocação do presidente Lula e do presidente da Espanha, Pedro Sánchez.

Uma outra edição desta iniciativa irá ocorrer durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, em setembro deste ano.

*Agência Brasil